Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Manutenção de marcadores e acessórios.
Avatar do usuário
glauciospi
sergeant
sergeant
Mensagens: 374
Registrado em: 14 Set 2011, 15:05
Federado: 0535
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Mensagem por glauciospi »

Boa Fabão, mais um testemunho kkk (como vc disse ao japa) já troquei esse lacre de segurança do meu cilindro, ele rompeu só de ficar no calor na área de serviço de casa, na hora o susto foi por achar que era o gás de cozinha (GLP) que estava vazando, hoje para evitar as variações de temperatura, assim as variações de pressão, quando sobra gás e o levo para casa, guardo o cilindro na geladeira, mantendo assim uma baixa temperatura e evitando problemas com o CO2.

Fica a dica para quem sair do campo com gás para utilizar em casa (testes com marcador e equipamentos) se não for utilizar na hora coloque na gaveta da geladeira ao lado dos legumes.. kkkkk

abrass
Avatar do usuário
AXOM
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 113
Registrado em: 22 Jan 2012, 21:28
Federado: FPEMG #127
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Mensagem por AXOM »

Bom, eu faço o mesmo, mas coloco no congelador para ficar longe das crianças, quando vou jogar, sempre levo uma vasilha térmica com gelo, isotônico e o CO2 :)

Agora uma pergunta, ou melhor, duas perguntas:

Dá para usar o regulador de HPA em CO2?
Dá para usar o cilindro de HPA com CO2?

O que acho muito estranho nos dois sistemas é o uso do peso com CO2 (oz) e pressão com HPA, para mim faz muito mais sentido usar sempre pressão quando o assunto é cilindro, seja qual for o gás.
Avatar do usuário
AXOM
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 113
Registrado em: 22 Jan 2012, 21:28
Federado: FPEMG #127
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Mensagem por AXOM »

Ah, tô lendo o tópico do Fabão sobre reguladores de pressão, se a resposta estiver chego nela logo, logo :)
Avatar do usuário
Marcos RS
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1986
Registrado em: 10 Out 2010, 20:21
Federado: FPESC 001, FPERJ 782
Localização: Joinville-SC
Contato:

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Mensagem por Marcos RS »

AXOM escreveu: Dá para usar o cilindro de HPA com CO2?
Não!!! :nono:
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Mensagem por FabaoBH350 »

AXOM escreveu:Ah, tô lendo o tópico do Fabão sobre reguladores de pressão, se a resposta estiver chego nela logo, logo :)
Tá lá sim.. kkkk Se não achar vai toma pedalada.. kkkkkkkk

Mas sobre sua dúvida quanto a peso e pressão, é que o CO2 a partir de uma determina pressurização muda pro estado líquido... então vc pode ter 200 gramas de CO2 líquido no cilindro e 1200 PSI de pressão, e tbém pode ter 1000 gramas de CO2 liquido no mesmo cilindro com as mesmas 1200 PSI de pressão... lógico que, no segundo caso vc vai dar muito mais tiros, pois tem mais líquido pra mudar pro estado gasoso... Sacou ? é meio dificil explicar isso... ehehe

Já pro HPA isso não funciona, mesmo sob a alta compressão que usamos ele permanece no estado gasoso, ai a relação é direta, quanto maior a pressão maior o volume de ar comprimido no cilindro.... Bélezzzz ??? :legal: :legal: :legal:
Avatar do usuário
AXOM
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 113
Registrado em: 22 Jan 2012, 21:28
Federado: FPEMG #127
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Mensagem por AXOM »

Pô Fabão, acabei de ler o tópico e gostei bastante, parabéns pelo trabalho. Entendi direitinho a questão do oz X ci, mas você sabe se tem algum cilindro de co2 com marcador de pressão? A pergunta é mais por curiosidade, já que não vai adiantar você ficar olhando a pressão antes de dar o tiro, rsrsrs.

Quanto ao cilindro, tirando o regulador, marcador, o cilindro de HPA em si pode guardar CO2, certo? "É curiosidade, não vou fazer isso!!!" kkkkk

No mais, a grande vantagem que vejo no CO2 á o custo da estação, é mais barato comprar um extintor de incêndio que um cilindro de scuba, mas não tenho ideia de quanto custo aqui em BH a recarga de ar de um cilindro desses, aliás, quanto cabe de ar num cilindro de mergulho?
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Mensagem por FabaoBH350 »

AXOM escreveu:Pô Fabão, acabei de ler o tópico e gostei bastante, parabéns pelo trabalho. Entendi direitinho a questão do oz X ci, mas você sabe se tem algum cilindro de co2 com marcador de pressão? A pergunta é mais por curiosidade, já que não vai adiantar você ficar olhando a pressão antes de dar o tiro, rsrsrs.

Quanto ao cilindro, tirando o regulador, marcador, o cilindro de HPA em si pode guardar CO2, certo? "É curiosidade, não vou fazer isso!!!" kkkkk

No mais, a grande vantagem que vejo no CO2 á o custo da estação, é mais barato comprar um extintor de incêndio que um cilindro de scuba, mas não tenho ideia de quanto custo aqui em BH a recarga de ar de um cilindro desses, aliás, quanto cabe de ar num cilindro de mergulho?
Existe válvula com regulador de pressão pra cilindro de CO2 sim, mas é caro e não sei se compensa comprar não...

Teoricamente, os cilindros são muito parecidos, os de Aço e de alumínio, por exemplo, são usados pra CO2 e pra HPA.... A diferença do preço de um pro outro é mais por conta dá válvula que no caso do HPA é tbém um regulador de pressão, não é só uma válvula... as vávulas dos cilindros de CO2, são simples, o mecanismo é o mesmo da válvula do pneu de carro, apertou o pino abre, por isso são baratas...

:arrow: Agora olha só AXOM, um extintor de incêndio não serve como estação de recarga de CO2, a pressão que eles suportam, é muito menor do que a necessária pra servir como estação de recarga... Vc precisa comprar um cilindro de armazenagem de CO2 mesmo.... que é muuuto mais caro que um extintor de incêndio... e o preço é muito próximo do preço de uma Scuba, dependendo dos tamanhos de cada uma dessas coisas.... A minha Scuba, por exemplo, custou 450,00 reais, comprei usada, com reteste pra 5 anos e tô tranquilo... Cilindros de CO2 interessantes pra equipes são os de 6 kg, são usados em máquinas de chopp, normalmente vc encontra usados na faixa de 300 a 500 reais...

Se vc quiser adquirir um equipamento desse faça uma pesquisa antes, não compre sem conhecer direito, pergunte sobre o reteste e tals... se precisar de ajuda, pode contar comigo... :legal: :legal: :legal:
Avatar do usuário
AXOM
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 113
Registrado em: 22 Jan 2012, 21:28
Federado: FPEMG #127
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Mensagem por AXOM »

FabaoBH350 escreveu: :arrow: ... Cilindros de CO2 interessantes pra equipes são os de 6 kg, são usados em máquinas de chopp, normalmente vc encontra usados na faixa de 300 a 500 reais...

Se vc quiser adquirir um equipamento desse faça uma pesquisa antes, não compre sem conhecer direito, pergunte sobre o reteste e tals... se precisar de ajuda, pode contar comigo... :legal: :legal: :legal:
Opa Fabão,

quando falei extintor de incêndio, estava pensando nesses cilindros de 6kg com válvula lenta, não os de gatinhos rápido. Tenho pesquisando e achei cilindro usado com reteste feito por R$ 280,00 vazio. A recarga custo em torno de R$60,00, não tenho ideia de quanto custa a recarga de suba.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Mensagem por FabaoBH350 »

Recarga de Scuba, em média R$ 30,00... O mais caro é na Mar a Mar R$35,00...
Avatar do usuário
campolina
private
private
Mensagens: 26
Registrado em: 14 Fev 2012, 11:57

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Mensagem por campolina »

Muito bom cara!!! Parabéns a informação foi muito útil.
Avatar do usuário
Gabriel Tomio
private
private
Mensagens: 34
Registrado em: 25 Mar 2012, 19:14
Federado: FPESC#0040

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Mensagem por Gabriel Tomio »

Parabéns e Obrigado pelas informações
Jogo algum tempo e não sabia disso ainda! hehe
Abç
Responder

Voltar para “Manutenção.”