Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

O Local do Bate-papo off-topic!
Avatar do usuário
Tameirao
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 15 Abr 2007, 20:17
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por Tameirao »

Apesar de achar fraquinha a matéria, tá aí!


Fonte: http://mundoestranho.abril.uol.com.br/m ... 5314.shtml

Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

O conflito seria equilibrado: o Brasil levaria a melhor com o Exército, mais numeroso, mas a Venezuela teria vantagem nos ares com seus caças russos de última geração. O que pega para o Brasil é que o investimento nas Forças Armadas está congelado desde 1995, enquanto a Venezuela firmou acordos com potências militares. O presidente de lá, Hugo Chávez, trocou armas americanas e européias por modelos russos e comprou 100 mil fuzis russos AK-103, o AK-47 atualizado. Isso seria um páreo duro para nossa infantaria. "O Exército brasileiro tem competência técnica, o que não tem é material e recursos financeiros", diz o cientista político Christian Lohbauer. Se a guerra rolasse mesmo, a Amazônia seria o ponto de partida. Os combates ali na fronteira, se não contidos a tempo, poderiam iniciar uma escalada, com maior envio de tropas e emprego de aviação. Depois, combates navais e até bloqueio da costa. Mas o perrengue está longe de virar realidade. "A Venezuela é ameaça apenas à Colômbia e à Guiana. À Colômbia, por causa de problemas de fronteira; da Guiana, a Venezuela reivindica a margem esquerda do rio Essequibo", diz o coronel Geraldo Cavagnari, membro do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp.

Exército brasileiro
O Exército brasileiro é o maior da América Latina, mas falta grana para equipá-lo. A honrosa exceção são os "núcleos de excelência", como as forças de emprego rápido: pára-quedistas, infantaria ligeira transportável por helicópteros, brigada de forças especiais e os batalhões de guerra na selva seriam os primeiros a intervir rapidamente em um conflito na Amazônia, já que armas pesadas como tanques e obuseiros nem conseguem entrar na floresta fechada
Marinha brasileira
A nossa Marinha é a única da América Latina com um porta-aviões, o São Paulo, capaz de atacar com aviões ou fazer desembarques anfíbios em terra. Os caças-bombardeiros Skyhawk são antigos, mas dentro do padrão da região. Os submarinos estão entre os mais eficazes em sua categoria. Os fuzileiros navais têm tropas profissionais e forças especiais que seriam de grande auxílio ao Exército na Amazônia
Aeronautica brasileira
A FAB não conta com caças de última geração, mas é uma força equilibrada e razoavelmente numerosa. O elemento mais importante é a presença dos R-99A, aviões-radar de alerta antecipado, que permite um controle eficaz das operações e o bloqueio do espaço aéreo ao inimigo. Os 132 aviões de transporte dão uma força em uma região como a Amazônia, na qual as distâncias são grandes e cobertas lentamente por barcos

Exército venezuelano
O contingente é pequeno mesmo em termos latino-americanos, e a maior parte é formada por conscritos, os recrutas alistados. Seu equipamento não tem nada de notável – há mesmo alguns blindados de transporte de tropas Urutus, fabricados no Brasil. Chávez tem incentivado a formação de milícias
Marinha venezuelana
As forças navais venezuelanas só alcançam a costa – nas águas oceânicas, sua capacidade de operação é reduzida. Seus dois submarinos de origem alemã e fragatas italianas são relativamente modernos. Chávez está querendo comprar potentes submarinos russos da classe Amur para servir como dissuasão de um eventual ataque americano
Aeronáutica venezuelana
Os caças russos Sukhoi-30MK2 são o grande trunfo do governo Chávez. A vantagem desses caças é uma combinação de maior velocidade, alcance e, principalmente, capacidade de manobra, armamento e eletrônica de bordo. Além dos caças, estão previstas compras de helicópteros russos de transporte e de ataque, o que na versão de alguns analistas modificaria o equilíbrio de forças na região

ALIADOS
Colômbia
Com o rompimento de laços com a Venezuela, a Colômbia poderia ser uma eventual aliada brasileira na guerra. O Exército colombiano é numeroso: 178 mil homens, quase tanto quanto o brasileiro. A "vantagem" dessa aliança seria que, se Chávez atacasse a Colômbia, os poderosos Estados Unidos entrariam no conflito ao nosso lado
Bolívia
Um aliado de Chávez no continente é a Bolívia, cujas Forças Armadas são pequenas e mal equipadas. O Exército da Bolívia tem apenas 25 mil homens e péssimo histórico: mesmo aliados com o Peru, perderam a Guerra do Pacífico contra o Chile (1879-1883); perderam o Acre para o Brasil (1903) e a Guerra do Chaco contra o Paraguai (1932-1935).


Até a próxima! :yessir:

:tropa:
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por Grenader »

Também achei fraca, mas...

Apesar dos Sukhoi serem aviões potentes, acredito que seus pilotos não são, embora nossa aeronautica de combate não seja tão poderosa em termos de aeronaves, temos pitolos bem treinados e forças terrestres com alguma experiencia em combate, graças as intervenções internacionais em paises como Timor Leste e Moçambique. O CIGS é referencia internacional em combate em selva.

O fato é que temos ilhas altamente especializadas, um contingente de essencialmente de defesa e um enorme contingente de reserva.
Avatar do usuário
Tameirao
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 15 Abr 2007, 20:17
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por Tameirao »

Grenader escreveu: Apesar dos Sukhoi serem aviões potentes, acredito que seus pilotos não são, embora nossa aeronautica de combate não seja tão poderosa em termos de aeronaves, temos pitolos bem treinados..
É... mas a diferença é brutal tanto para os F5EM quanto para os Mirrages 2000! Até mesmo para os AMX que serão modernizados pela Embraer

Infelizmente o Chavéz acertou nas compras!
Ele sabe que não dá conta de enfrentar os EUA (que acabaria com todo o poder bélico do Chavez usando apenas F-117 e B2), então ele faz compras para desestabilizar a américa latina.

Mas ainda acho que quem deveria se preocupar mais, é a Colômbia.

Abracos!
Avatar do usuário
Igor
private
private
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Set 2007, 15:21
Localização: Rio de Janeiro - Copacabana

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por Igor »

bom arespeito das aeronaves temos aeronave de alto nivel F-2000 Mirage e um caça relativamente antigo mais foi ele que fez os americanos criarem o f22


fotos http://www.fab.mil.br/aeronaves/FOTOS_A ... /Album.swf

video http://www.fab.mil.br/aeronaves/videos/ ... Mirage.mpg

fora que Sukhoi-30MK2 é um bonbardeiro pelo que sei
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por Grenader »

Feroz esse Mirage !!!
Avatar do usuário
Igor
private
private
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Set 2007, 15:21
Localização: Rio de Janeiro - Copacabana

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por Igor »

Grenader escreveu:Feroz esse Mirage !!!
ele foi usado pelos iraquianos na segunda guerra do Golfo onde os americanos ficarão com medo devido as baixas dos F15 por isso que a midia americana fizeram o Top Gun
Avatar do usuário
arakawa
corporal
corporal
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Jul 2007, 11:57
Localização: São Paulo/SP

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por arakawa »

Realmente, fraquinho esse artigo.
Nas maos de pessoas competentes, um ataque politico-economico e muito mais eficaz q qqr exercito.
Avatar do usuário
Tameirao
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 15 Abr 2007, 20:17
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por Tameirao »

Igor escreveu:bom arespeito das aeronaves temos aeronave de alto nivel F-2000 Mirage e um caça relativamente antigo mais foi ele que fez os americanos criarem o f22


fotos http://www.fab.mil.br/aeronaves/FOTOS_A ... /Album.swf

video http://www.fab.mil.br/aeronaves/videos/ ... Mirage.mpg

fora que Sukhoi-30MK2 é um bonbardeiro pelo que sei

:shock: :shock:
O Mirage 2000B/C brasileiro não é a ultima versão dos Mirages! A versão Mirage 2000-5 tem uma aviônica muito melhor que o nosso! Incluindo diversos dispositivos BVR como o "Fire and Forget"
Ou seja, os Mirages franceses são melhores que os nossos!

Só que o F16 é o melhor caça de 4ª geração. Veio para conter a onda de Migs e Sukhois soviéticos (ainda na guerra fria).

Já o F22 e o F35 são completamente diferentes dos Mirages, F16, F18, F15, Sukhois (anteriores ao 30), Migs, Harrier ou qualquer outro avião!
São caças de 5ª geração! Podemos falar que o Sukhoi 30 é uma geração 4 e 1/2! É o melhor caça da América do Sul!

Acho meio dificil terem produzido o F22 por causa do Mirage 2000! Se fosse para conter os novos Sukhois ou até mesmo dos Rafales, eu concordaria, mas por causa dos Mirages acho pouco provável!
Tem uma nova versão russa para os Sukhoi! É o Sukhoi 47 (berkut), mas parece que esse vai demorar a sair!
Igor escreveu:
Grenader escreveu:Feroz esse Mirage !!!
ele foi usado pelos iraquianos na segunda guerra do Golfo onde os americanos ficarão com medo devido as baixas dos F15 por isso que a midia americana fizeram o Top Gun
A versão iraquiana da primeira guerra do Golfo era o Mirage F.1EQ-5 e não o 2000! Na verdade eram caças bombardeios configurados para serem antinavio, armados com Exocet (o mesmo míssil usado pelo argentinos nas Malvinas contra os Britanicos). Portanto, os Mirages quase que ficaram todos no solo ou dabandaram para o Irã (assim como outros Migs) afim de salvar os aviões dos americanos!! Os principais aviões dos iraquianos na primeira guerra do golfo eram os Migs 29.
Se eu não me engano foi até um Mig 29 iraquiano que abateu um KC130 americano voltando de uma missão na primeira noite!
Mas tirando isso, os confrontos ar-ar para os iraquianos eram quase que covardia!

Os unicos Mirages 2000 que participaram foram os franceses mesmo!

Abracos!
Editado pela última vez por Tameirao em 18 Fev 2008, 15:42, em um total de 1 vez.
Luciano
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 180
Registrado em: 14 Nov 2007, 23:18

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por Luciano »

Eu só fico revoltado com o fato do Brasil ter comprado os Mirages apenas por questões políticas :twisted: , do que comprar os Sukhoi 35, mesmo o Su-35 sendo mais barato...
Edit: Quem quiser mais infos do Su-35 http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_01.htm
http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_10.htm
Avatar do usuário
Tameirao
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 15 Abr 2007, 20:17
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por Tameirao »

j4m3s escreveu:Eu só fico revoltado com o fato do Brasil ter comprado os Mirages apenas por questões políticas :twisted: , do que comprar os Sukhoi 35, mesmo o Su-35 sendo mais barato...
Edit: Quem quiser mais infos do Su-35 http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_01.htm
http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_10.htm
Eu acho que nao! Acho que os Sukhois são bem mais caros que os Mirages! Ainda mais os Mirages saindo de fabricacao!!!
Na verdade, o Su-35 é o ideal para o Brasil, porém não é tão simples!

A questão política tem que estar no meio e eu te falo pq!
Pq hoje em dia são poucos os países que compram um pacote fechado (como a Venezuela fez) de equipamentos militares!
Hoje em dia, quem negocia esses "brinquedos" querem a transderência total de tecnologia e algumas contra-partidas comerciais, conhecidas como "off-set"!
Os aviões americanos são os mais modernos! Mas pq o Brasil nem negocia com eles? Pq eles não transferem absolutamente nada! Ficaríamos atrelados com eles até o caça tornar obsoleto!
Já os Russos e os Franceses, além de transferirem a tecnologia, ajudariam o Brasil a entrar de vez na era espacial! Esses são alguns dos Off-Sets proposto por ambos paises!
Porém os franceses tem uma carta na manga! A Dassault (que produz o Mirage e o Rafale) tem ações da Embraer, tornando-as parceiras! Isso pesa muito na hora de definir um projeto de caça para o Brasil! Ninguém quer deixar uma das empresas mais lucrativas do Brasil fora disso...

Na verdade, o Brasil, com essa enrolação danada de definir os próximos aviões, deu um tiro certo no escuro! A Venezuela já decidiu qual é o caça deles! Temos a chance de escolher algo melhor e bem mais moderno e ficar na frente dos Venezuelanos por uns 20/25 anos...! Lembrando que os MIrages 2000 foram somente uma solução "Tapa-Buraco" do projeto F-X! A solução final será escolhida ainda! Acredito que o próximo caça brasileiro seria o Rafale com transferencia total de tecnologia para a Embraer! Bom demais para nós! Geraria mais emprego e aumentaria a nossa exportação de produtos da Embraer cada vez melhores!

O Chávez comprou alguns caças, mas nao a tecnologia! Se o Brasil quiser fazer o Chavez comer em nossas mãos, é só montar um centro de manutenção da Sukhoi aqui no Brasil! Pronto!(inclusive a Russia já propos isso). A Russia não é doida de colocar esse centro na Venezuela! Seria um prato cheio para os americanos, ainda mais com esse maluco do Chavez que está doido pra declarar guerra com alguém!

Abracos!
Luciano
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 180
Registrado em: 14 Nov 2007, 23:18

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por Luciano »

Tameirao escreveu:
j4m3s escreveu:Eu só fico revoltado com o fato do Brasil ter comprado os Mirages apenas por questões políticas :twisted: , do que comprar os Sukhoi 35, mesmo o Su-35 sendo mais barato...
Edit: Quem quiser mais infos do Su-35 http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_01.htm
http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_10.htm
Eu acho que nao! Acho que os Sukhois são bem mais caros que os Mirages! Ainda mais os Mirages saindo de fabricacao!!!
Na verdade, o Su-35 é o ideal para o Brasil, porém não é tão simples!

A questão política tem que estar no meio e eu te falo pq!
Pq hoje em dia são poucos os países que compram um pacote fechado (como a Venezuela fez) de equipamentos militares!
Hoje em dia, quem negocia esses "brinquedos" querem a transderência total de tecnologia e algumas contra-partidas comerciais, conhecidas como "off-set"!
Os aviões americanos são os mais modernos! Mas pq o Brasil nem negocia com eles? Pq eles não transferem absolutamente nada! Ficaríamos atrelados com eles até o caça tornar obsoleto!
Já os Russos e os Franceses, além de transferirem a tecnologia, ajudariam o Brasil a entrar de vez na era espacial! Esses são alguns dos Off-Sets proposto por ambos paises!
Porém os franceses tem uma carta na manga! A Dassault (que produz o Mirage e o Rafale) tem ações da Embraer, tornando-as parceiras! Isso pesa muito na hora de definir um projeto de caça para o Brasil! Ninguém quer deixar uma das empresas mais lucrativas do Brasil fora disso...

Na verdade, o Brasil, com essa enrolação danada de definir os próximos aviões, deu um tiro certo no escuro! A Venezuela já decidiu qual é o caça deles! Temos a chance de escolher algo melhor e bem mais moderno e ficar na frente dos Venezuelanos por uns 20/25 anos...! Lembrando que os MIrages 2000 foram somente uma solução "Tapa-Buraco" do projeto F-X! A solução final será escolhida ainda! Acredito que o próximo caça brasileiro seria o Rafale com transferencia total de tecnologia para a Embraer! Bom demais para nós! Geraria mais emprego e aumentaria a nossa exportação de produtos da Embraer cada vez melhores!

O Chávez comprou alguns caças, mas nao a tecnologia! Se o Brasil quiser fazer o Chavez comer em nossas mãos, é só montar um centro de manutenção da Sukhoi aqui no Brasil! Pronto!(inclusive a Russia já propos isso). A Russia não é doida de colocar esse centro na Venezuela! Seria um prato cheio para os americanos, ainda mais com esse maluco do Chavez que está doido pra declarar guerra com alguém!

Abracos!
Cara da uma olhadas nessas duas considerações, uma sobre a proposta russa e outra a proposta francesa:
http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_09.htm (russa)
http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_08.htm (francesa)

As questões políticas que digo são as comissões de vendas, para certas pessoas... :roll: :roll:
Avatar do usuário
Tameirao
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 15 Abr 2007, 20:17
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por Tameirao »

j4m3s escreveu: Cara da uma olhadas nessas duas considerações, uma sobre a proposta russa e outra a proposta francesa:
http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_09.htm (russa)
http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_08.htm (francesa)
Peraí... isso que vc esta falando é de 2002! É do primeiro programa FX!
Esse programa já foi "fechado"! O caça "vencendor" foi o Mirage 2000B/C (usados) com um custo bem mais baixo que o Mirage 2000 BR e o Sukhoi!

Foi por isso que eu disse que nessa demora do governo em decidir o próximo caça, sem querer, o governo acertou! Temos a chance de escolher algo melhor que os nossos vizinhos! (para o programa F-X 2)! Sei que o Sukhoi é bem melhor que os Mirages! Não há duvida disso! Tanto é que, na reportagem acima, já fala isso!

Só que agora, no ano de 2008, os franceses nao estão mais oferecendo o Mirage! Esse nós ja temos 12! Estão oferencedo o Rafale! Beeeem diferente do Mirage 2000!
Tem que contar tb a nova parceria Brasil-Franca que foi assinada nesse ano! É uma parceria militar mesmo! Com isso, militares brasileiros tem livre acesso na Franca e vice-versa.
Esse é o primeiro passo para implantação de fábricas, apoio em terra, treinamento, etc.. Por isso que eu falei que eu acho que o proximo caça brasileiro, seria o Rafale! Made in Brazil!

Só que essa proposta seria para implantar novos caças para o Brasil inteiro! E não somente 1 esquadrão (a exemplo do 1º GDA em Anápolis). Seriam em torno de 120 aeronaves (o que eu duvido que iria acontecer, mas isso é outra historia...). Em termos de avião, acho que o Sukhoi ainda é melhor que o Rafale, mas nao tenho como provar isso! É intuição mesmo!

Pra falar a verdade, eu não sei se prefiro o Rafale frances ou o Sukhoi russo. Teria que ver os Off Set mesmo!

É esperar para ver!
j4m3s escreveu:As questões políticas que digo são as comissões de vendas, para certas pessoas... :roll: :roll:
Isso infelizmente sempre vai ter! Estamos no Brasil! Tem sempre alguém querendo levar vantagem!

Grande abraco J4m3s!
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por BCRick »

Um amigo meu meio doidão com aeronáutica tinha me dito que ops Sukhoi da venezuela foram comprados sem armamento, num sei se ele tava só ironizando pq a venezuela num tem grana pra nada ou se eh verdade, mas mesmo que eles tem armamento, deve ser muito pouco, míssil é um puta troço caro.
Avatar do usuário
Tameirao
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 15 Abr 2007, 20:17
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por Tameirao »

É... eu não sei nem quais mísseis e nem a quantidade que o Chavez comprou!
Mas o mais importante é que o Sukhoi permite usar quase que qualquer míssil atual!
E isso é um grande problema para os outros países!

Abs!
mgdcol
private
private
Mensagens: 31
Registrado em: 17 Abr 2008, 14:50

Re: Como seria uma guerra entre Brasil e Venezuela?

Mensagem por mgdcol »

tudo bem que os caças venezuelanos são superiores, e que caças fazem uma puta diferença numa guerra... mas a guerra começaria pela floresta, o que limitaria bastante o uso dos caças por lá... e outra coisa né, mesmo com caças inforiores, é abatido quem primeiro se dá mal... ou alguém vai me dize que piranha não tira neguinho do jogo? heheeh
desculpa a comparação infame, mas temos que lembrar que a aeronáutica brasileira tem bastante pilotos qualificados, que mesmo com equipamentos piores devem incomodar nos céus.
Responder

Voltar para “Miscelânea.”