Segue a minha experiência, joguei 3 meses com ela inteira e jogo faz quase 1 ano e meio com ela cortada
1- Barulho - aumenta, mesmo se vc continuar usando o cano original de 14" ou qualquer outro de 14" (aquele barulho lindo que ela tem original, dps que cortar não volta mais), e só completando o que o amigo disse, ela original não eh silenciosa só pelos furos no cano, mas sim pelas capsulas de ar que possue (4 no total) que fazem com que o ar emitido qnd a bolinha sai, não saia pra fora do marcador
2- Precisão - Como o Fabão mesmo disse, o agrupamento dela fica mais próximo de vc, ele continua sendo exelente, porém encurta uns 3 metros do original
3 - Comprar outros marcadores - muita gente falava que preferia ter uma 15 original e uma 7 menor, eu tive as duas e acho que é diferente, pegada, material do marcador, gatilho, eu gosto muito da minha 15 cortada. Hoje temos o modelo LE que soluciona o problema do corte, ou seja se vc pode comprar uma, seria minha primeira sugestão. Quanto ao cano que ela vem, o apex, existe muita divergência sobre as preferências aqui no forum (mais isso ai vc consegue dar uma procurar sobre os Apex, LAPCO e HH nos post's)
4- Vale a pena - vale sim, o marcador fica diferente, mais leve, o ponto de equilibrio dele fica mais na sua mão, e para incursões em cqb e transposições de lugares apertados é até possível jogar com uma mão só.
RESUMO: não tem dinheiro pra uma LE? manda o dremel nela e seja feliz, vc não vai se arrepender.
abs