Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Matéria sobre o Paintball na Sport TV

O Local do Bate-papo off-topic!
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por Edgard »

Acho que o maior erro é da emissora que dá espaço pra qualquer um ir lá e falar o que quiser. Isso também é reflexo que qualquer um agora é jornalista...ai o cara não pesquisa direito sobre o assunto da matéria e boa.
Também o cara que vai ser entrevistado tem que ser humilde e falar para a produção que vai chamar alguem mais gabaritado pra falar...

Eles tinham que dar espaço pra federação falar e não um jogador....quem dá respaldo pra o que foi apresentado alí???
Ninguem!!

Fica parecendo que agente que joga cenário tem que pedir por favor não falem mal dagente....somos legais....vamos ser amigos....

Fico puto com isso :twisted:

O respeito deve ser reciproco.

:mal:
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por Taguchi Japa »

FLa pessoal

concordo com o EDGARD...
essa materia poderia sim ser feita exatamente como foi...
porem na hora de flar ou seja na hora da entrevista...
deveria ser algum representante da federacao...
no caso da FPERJ ja que a materia foi no RIO...
e isso poderia ter partido da propria emissora...
para dar mais credibilidade a materia...
ou ate mesmo dos jogadores que a fizerao...
mas pelo jeito eles naum pensarao nisso...
alias mostra que realmente pensarao so neles!!!

:mal: :mal: ...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
LanAraki
corporal
corporal
Mensagens: 257
Registrado em: 08 Set 2011, 04:37
Localização: Atibaia - São Paulo
Contato:

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por LanAraki »

para com isso! Olha o conceito que o cara tem em mente sobre o que é a modalidade cenário! :cmd:
Ta bom sim! (Y) Speed é esporte e cenário que é diversão. huahuaHUhuahuahuahu EURI!
Pelo que vejo e tenho como experiencia própria é que, ao contrario do que ele disse, GRANDE MAIORIA INICIA EM CAMPOS DE SPEED, PODE NÃO SER EM CAMPOS COM INFLÁVEIS E TUDO MAIS, MAS SÃO CAMPOS SEMELHANTES AO SPEED.
O engraçado é ver que o cara de barbixa ali ele falando de "cenário é andar de bicicleta, e o speed é o ciclismo". Quão de tática tem no speed comparado as táticas do cenário/R.A?
Não menosprezamos os jogadores de Speed, mas é incrível cada palavra que sai dessas pessoas que se dizem jogadores de Paintball.
:mal: :mal: :mal: :mal:
Avatar do usuário
Coelho
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 132
Registrado em: 19 Abr 2007, 12:02
Federado: FPERJ#142/FPESP#112
Localização: Rio de Janeiro

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por Coelho »

Estava dando uma geral no meu Facebook e encontrei uma msg que me tinha passado batida, falando desse topic aqui.

Acho que mesmo depois de ter "esfriado" vale uma explicação a quem tenha se sentido ofendido com alguma explicação ou com a EDIÇÃO do vídeo que foi publicado;

Começo justamente por aí.
Os caras foram ao campo e filmaram uma TARDE INTEIRA, filmavam TUDO, todos os movimentos, desde a preparação aos jogos, dirigiam "ceninhas" que seriam (foram) usadas na matéria final e aproveitavam qualquer explicação ou conversa para se basear ao fazer a matéria.
NENHUM deles tinha conhecimento prévio de qualquer modalidade de Paintball e o apresentador "conhecia" tanto o objeto da sua matéria, que foi de calça apertada camo prum campo de speedball :shock:.

O problema ao meu ver começa na interpretação e material gravado omitido, sem querer tirar a culpa de um ponto de vista mais ortodoxo por parte do Marcelão (Papeletto).
O Marcelão se enganou ao falar da ilegalidade dos marcadores milsim, dando a entender que não é possível ter e portar os mesmos de forma legal, o que sabemos ser uma inverdade, ainda que a maioria dos proprietários e jogadores realmente não estejam habilitados conforme a lei (INDEPENDENTEMENTE DE MODALIDADE/ESTILO DE MARCADOR).
Além disso, o Marcelão tem um vocabulário indesejável ao se referir o marcador como arma. Algumas vezes fizemos essa correção durante a gravação e ainda assim na edição isso parece ter perdido a importância, uma vez que "arma" explica naquele momento melhor o contexto para um leigo que assiste. Mesmo sabendo que nos EUA a cultura do paintball utiliza sem o mesmo pudor o termo "Gun" (basta verificarmos nos principais sites e lojas online) acredito que no atual contexto brasileiro é FUNDAMENTAL que usemos o termo MARCADOR.

Ou seja. Falamos muito de tudo, eu mesmo procurei o apresentador logo em seguida e GRAVAMOS uma explicação inversa a da proibição do marcador milsim, mas simplesmente NÃO ENTROU NA MATÉRIA na edição posterior. Uma pena, mas fora do nosso controle. Se conseguir o material bruto, vai estar lá.
Isso não significa que o Marcelão não esteja errado em ter levantado a bola daquela forma.

Quanto a minha parte nas entrevistas, seguem algumas respostas pontuais:
glauciospi escreveu:Show, pelo menos estamos sendo apresentados ao Brasilis... mas o cara dizer que Speed é esporte e cenário é so diversão.... como dizem no Rio.. "IsScangalhou Geral ae!", creio que ambos são esporte.... kkkk :balls2:
Caro Gláucio... Sua "reclamação" foi a mais suave, então vou falar para você apenas ao invés de me reportar a quem malhou, fez birra, cara feia ou interpretou da pior forma possível.

Comecei jogando cenário e continuo jogando esporadicamente até hoje. Meu time, por 2 anos jogou apenas cenário e no fim de semana passado depois de cerca de 3 anos dedicados apenas ao Speed, sagrou-se o 3o colocado 2011 no Circuito Brasileiro de Paintball (CBP), Categoria Amador sendo com essa colocação "promovido" a categoria OPEN (PRO).

Quando falo do Cenário como diversão x Speed como esporte, não entenda a PRÁTICA esportiva, afinal ambos são um jogo no geral com o mesmo objetivo: Marcar os adversários.
Tenho carga suficiente inclusive competitiva em cenário para entender que são coisas muito diferentes.

O cenário agrega jogadores que jogam por vitórias em partidas e jogos pontuais, quando muito alguns big games ou torneios mais simples, com números mais baixos de participantes.
As próprias regras do cenário são variáveis muitas vezes de campo pra campo, estados e condição do local do jogo (por exemplo no campo X vale apenas a área Y, em determinados locais vale a regra "garrafão" enquanto em outros corpo + equipamento completo); Há ainda a questão dos equipamentos, pois há correntes que consideram cenário apenas Milsim, carecendo de marcadores similares a armamento enquanto há outras que pregam o uso de qualquer equipamento, livre e sem obrigações de acessórios, fardamento e etc.
A regra baixada recentemente aqui na Fperj denomina PAINTBALL CENÁRIO todo e qualquer jogo que ocorra em CAMPOS DE CENÁRIO, e PAINTBALL SPEED todo jogo que ocorra em campos com uso de infláveis espelhados e regras iguais ou derivadas das ligas nacionais e internacionais.

Speed é a modalidade do Paintball esportiva, justamente por se basear em muitos anos de regras unificadas e praticamente comuns. Há campeonatos pontuais e regulares em ligas regionais, nacionais, continentais e mundiais.
Um jogador de paintball PROFISSIONAL nos Eua, Russia, Asia e Europa pode receber salários (inclusive bem altos!) e patrocínios polpudos.
Isso não é uma realidade no paintball cenário, infelizmente.
Mesmo com ligas e premiações nos EUA, não existem casos de jogadores de cenário FAMOSOS, patrocinados e com salário por jogar em times de cenário competitivo.

No speedball, há arbitragem profissional, 10 árbitros pré posicionados em setores convencionados num campo para aferir marcações em 10 a 14 jogadores!
Como fazer isso em um campo de cenário? E quando são vários campos, todos diferentes?
Esse é o maior limitante de competições em cenário que o elevariam a condição de ESPORTE.
E o R.A.? Tem como virar esporte competitivo? Como fazer isso em uma modalidade que depende da boa fé e respeito pessoal à regra?
Em uma utopia isso seria perfeitamente praticável entre pessoas de boa fé e honradas, mas quando se fala em prêmios, "títulos" e custos... a verve competitiva humana fala mais alto... acredite!
Seriam necessários juízes, mas como instalar juízes suficientes sem atrapalhar os conceitos da modalidade?
Acho que o B_M_S entendeu isso!


Portanto, a minha metáfora do "andar de bicicleta x ciclismo" parece só ter sido compreendida por alguns, entre eles o LFsalles que foi muito feliz em seu post de resposta: http://paintballcenario.com.br/forum/vi ... 15#p226935
Quem acha hoje que está jogando cenário e pode ser considerado um "atleta" por ter participado de jogos, competições e big games precisa entender que em um esporte competitivo (qualquer um hoje em dia) só tem vez quem faz um preparo sério, alimentar, físico, técnico e tem uma rotina de treinamentos regulares extremamente sérios e de alto nível.
Não se ofenda. Quando digo que Cenário não é competitivo, não estou dizendo que não é esporte. Você sai pra andar de bicicleta, CLARO que está praticando um esporte! Mas isso não inclui competitividade, prêmios, ranking e todo um contexto de mídia que envolve o esporte profissional. Se você pratica CICLISMO, compete em torneios, treina com outros atletas no mesmo nível e busca tempos e marcas de alto nível aí sim podemos dizer que é um atleta. E ainda tem além disso, pois atletas "anônimos" temos muitos, mas poucos são realmente PROFISSIONAIS pois esses tem patrocínios, salário e etc.

A matéria em questão fala desse grupo intermediário, de atletas "anônimos" mas que treinam pesado para uma modalidade competitiva e reconhecida internacionalmente como esporte. Joga-se Speedball aqui exatamente como na Europa, EUA, Restante da America Latina e Asia... Já cenário, nem sempre... o que mais vejo em cenário são os jogadores que compram equipamentos de ponta, roupas e acessórios, fardas, proteções da melhor qualidade e a partir desse momento se consideram "jogadores experientes, quase atletas".
Aonde está o ranking que comprova isso? Quantas competições regulares esse jogador já participou? Em que categoria (Amador/Open/Pro) esse "atleta" está habilitado?

Nos Eua, os torneios são divididos entre 6 categorias, sendo a mais baixa delas (D5) exclusiva para universidades! (Sim amigo... nos EUA em uma faculdade você pode jogar PAINTBALL amador pela sua faculdade)
D4, D3, D2, D1 e PRO.
O time tem que participar de uma temporada em TODAS a partir da D3 antes de ser considerado PRO e existem mecanismos de aferição de nível também por jogador.

Entende agora porque andar de bicicleta não é igual a praticar ciclismo? Não há QUALQUER conotação pejorativa nisso. Apenas fatos!
castroskt escreveu:O cara ainda me vem e fala arma ao invés de marcador...logo depois ele fala que quer desvincular o nome de arma com o marcador mas ele mesmo fala arma...ai complica po! Fora que o cara desmoraliza o cenário comparando andar de bicicleta (cenário) e praticar ciclismo (speed) paaaaaaaaaaara amigô. Até concordo com a parte que o BMS diz que agente tem compromisso com o fairplay e amizade, mas isso pra mim tem que ter em qualquer esporte, no lazer ou no profissional. Da forma que ele diz, parece que eles são melhores e isso nao existe...são modalidades diferentes.
Acho importante você ter falado isso: Se eu fosse um leigo ou iniciante, poderia entender sim a matéria e explicações com um "ar de superioridade" mas precisaria de um DOCUMENTÁRIO pra fazer entender que não é nada disso, apenas um limítrofe entre modalidades.
Muita gente de speed e cenário milsim não se beija mutuamente.
Pra alguns jogadores de speed, Cenário atravanca o esporte "deles" pela apologia ao militarismo e violência embutida nisso.
Do outro lado, a maioria dos jogadores de Milsim e R.A. não querem contato com nada além das simulações, histórias e equipamentos fiéis aos verdadeiros. Speed portanto é quase um atentado ao realismo.
Um quer ganhar jogos, outro quer se caracterizar como personagem no contexto.

Tem alguém "melhor"? Certamente não. Gosto não se discute!
A diferença no caso aparece em geral na parte preparatória.
O jogador de speed que quer ter chances competitivas, precisa se cuidar, treinar, fazer seu time evoluir em conjunto, comunicação e etc pois as derrotas significam... PERDA.
Já no cenário, em um contexto mais voltado a diversão e confraternização a pressão por uma vitória não demanda tanto esforço... é um mérito de quem jogar melhor e pronto... POUCA PERDA.

Ou seja... "aposta" é mais alta pra uma modalidade que a outra, o risco portanto maior...
Quem não quer apostar, arriscar tanto em geral prefere cenário, quem arrisca mais e quer competição ao limite, acaba jogando speedball.
Não há OPÇÃO melhor, mas não dá também pra dizer que um jogador que tenha participado de várias competições e desafios contra jogadores de nível similar não tenha mais EXPERIÊNCIA que um jogador predominantemente esporádico que participe de jogos mais "relax" como muitos no cenário.

Como pessoa, não há ninguém melhor que ninguém, mas como JOGADOR, como em qualquer esporte há pessoas mais aptas, qualificadas e preparadas... fora o famoso "dom" (O que por sinal habita MUITOS jogadores de cenário que se tivessem contato com speed, poderiam levar seu potencial ao limite sem "perder raizes").
Posso afirmar portanto também que em termos técnicos para PAINTBALL, o jogo de acertar bolinhas em adversários o speedball é mais técnico, isso é um fato que não faz dele MELHOR, mas simplesmente mais evoluído COMPETITIVAMENTE.

São sim modalidades diferentes e objetivos diferentes.
Gagliani escreveu:Se não me engano é o Coelho aqui do fórum que fez a matéria.

Me surpreende ele dizer isso pois participa e defende ambas as modalidades...mas que foi infeliz e falou besteira isso não tem como negar :mal: :mal:
Desculpa Gagli... você interpretou besteira algo que outros interpretaram de outra forma. Espero que este post esclareça um pouco melhor os fatos, minha linha de raciocínio e fico aberto para uma discussão sadia a respeito.


Henrique Padua escreveu:Antes que nada, tanto speed como cenário é só diversão.
A final de contas, o importante num esporte é competir, e não vencer. Quem joga para vencer não joga. Não sei o que tá fazendo, mas com certeza não está jogando.
E isso se aplica a qualquer esporte!
Pode ver no futebol, os times precisam vencer para suprir seus interesses em patrocínio, e sei lá o que mais.. técnicos são demitidos por causa de derrotas, e etc.
Alí é uma questão de trabalho mesmo!!!
Coisa que não acontece no paintball, em modalidade alguma.

Outra coisa, deu a entender que, por mais que esse cara aí jogue cenário também, ele deve ser mais speedeiro!
O ferreiro vai tentar te convencer que a melhor porta que tem é a de metal.
O marceneiro vai tenar te convencer que a melhor porta que tem é a de madeira.

E é claro que o speedeiro vai vender o peixe dele..
Basta comparar o nível da explicação dada por ele e o nível das explicações dadas à reportagens de cenário (Mega Jogo, Op Manda Brasa, etc.)..

Entretanto, confesso que a nível de resultado final, fico contente com a reportagem porque está apresentando o paintball de uma forma sadía, uma galera de tira do próprio bolso para jogar paintball e participar de campeonatos, que leva o paintball com amor, com dedicação..
:legal:

Chega de reportagens relacionando o uso de marcadores à crimes, né?
:mal:
Acho que isso foi um comentário favorável, mas não tem como concordar com o início em relação a competitividade...
Speed não é só diversão e me atrevo a dizer que em muitos casos, cenário idem (ao menos aqui no RJ aonde já houveram dezenas de competições e há times formados no intuito de competir).
Eu concordaria nesse aspecto se você estivesse falando do R.A.
No mais não estou vendendo peixe não... hoje em dia jogo mais speed que cenário sim, mas já fui jogador apenas de cenário por alguns anos e adoro o jogo um pouco mais cadenciado e cheio de surpresas dessa modalidade.
Só não posso fechar os olhos para a realidade e por isso fui estudar speed, me tornei árbitro e agora começo a treinar um pouco mais forte.
Julio Natali escreveu:Falow Muita Bosta !!!!!!!!!
"A gente ta tentando tirar um pouco dessa parte da violência, fazer tudo em amigos, por diversão, Lazer"
Cassete ele mesmo fala isso... depois o cenário q é lazer ???
Como se meu "MARCADOR" não atirasse no mesmo nível que as de Speed...
:cmd: :mal:
Desculpe, mas quem falou isso foi o Daniel Paz, quando o entrevistador insistiu no termo "arma" por ter entendido ser normal falado pelo Marcelão... O Daniel tentou tirar essa conotação... no mais não é porque é levado de forma profissional que deixa de ser lazer e diversão! O que difere um do outro é o nível de COMPROMETIMENTO.
PietroTavolazzi escreveu:Fico vendo o vídeo novamente, será que ele não refletiu no que falou e poderia reverter na própria gravação? Ou será que pensou que era uma minoria o pessoal do cenário perto do Brasilsão assim motivando a galera à ir para o Speed pensando que é um jogo sério e o cenário uma brincadeirinha....mais o pior foi o amigo ainda complementar.
Nem um nem outro. Cenário comercial não é igual a cenário recreativo, que pode avançar para o competitivo, ainda que disforme.
O Speed já possui uma estrutura consolidada no Brasil, calendário com um circuito nacional com etapas que ocorrem 3 a 4 vezes ao ano, outro Sulamericano com etapa Brasil, Argentina, Chile, Venezuela entre outros e outras competições regionais.
Fora as várias equipes que participam anualmente (cada vez mais times e jogadores... esse ano vi ao menos 30) na PSP World Cup, em Orlando - FL - EUA.
E o cenário?
Quando muito temos um Big Game que atrai jogadores de outros estados, ou jogos de maior porte com esse intercâmbio, mas são poucos os Eventos regulares como o Mega Jogo ou o Middle Game.
Cenário não é uma "brincadeirinha" mas também não está hoje estruturado no Brasil como esporte, infelizmente.
Vide o post com o torneio nos EUA, com premiação e tudo!
d0ug escreveu:Putz, quando vi que era o coelho falando já sabia que ia vir b@#$. :mal:
BRANDAO escreveu:Sem cometários!
Só de ver que foi toda uma história ja manipulada,falar que treinam 5 vzs por semana, que fazem tudo aquilo direto! tudo pra elevar o SPEED?!
Isso é PIADA!!!!!!!!!!!!
:mal: :mal: :mal: :mal:
Bla bla bla e mimimi. Xiitismo de quem não consegue aceitar a existência de nada que não seja o que eles entendem como paintball. No coments. Moderação já o fez.

Taguchi Japa escreveu:Fla pessoal
realmente né...
sera que se existisse algum capeonato de paintball cenario...
naum faria com que a modalidade crescesse mais???
e ate mesmo se tornasse mais profissional???
bom essas sao duvidas que ao meu ver...
somente acontecendo para ver no que ia dar...
quem sabe ate naum seja uma sugestao pra FPESP...

abraços
Taguchi
Exatamente. Aqui no RJ já foram feitas algumas experiências. NÃO É MOLE. Houve até evolução, involução e recentemente nova evolução, mas o MAIOR problema que se enfrenta é a aceitação dos jogadores às regras e sua condição de esportista. É como se o jogador de cenário que treina de 15 em 15 dias, não estuda previamente o terreno, não faz táticas e estratégias, não conhece seus adversários achasse que por já ter jogado naquele campo e conhecer um lugarzinho bom pra diabo onde ele vai tirar uns 4, já pode se considerar campeão por antecipação, ou o NOME e HISTÓRICO, TRADIÇÃO do seu time lhe garantissem vaga antecipada nas finais, ou ainda que seu equipamento de ultima geração atirando 30 bolinhas por segundo, fossem armas perfeitas contra jogadores adversários, mesmo que esses saibam jogar em conjunto...
Ou seja... a coisa engatinha ainda aqui, e ouso dizer que seria o estado com maior experiência nisso.
Vamos ver como fica 2012 com as novas regras e se daí podemos "exportar" novidades ou conhecimento consolidado para num futuro pensar numa liga nacional de cenário competitivo.

tonyldo escreveu:Tentei fazer isso que você (LFSALLES) disse: "Ver o video com boa vontade..."
E cheguei a seguinte conclusão. Tudo que você disse ai foi dito de maneira totalmente sem cordialidade com os outros praticantes que escolheram a modalidade cenário.
Ele poderia ter dito tudo o que ele queria dizer sobre o esporte dele sem atacar tanto a outra modalidade. Como eu disse anteriormente, botaram a pessoa errada pra falar. E se eu fosse um leigo vendo esse tipo de matéria, sinto em dizer isso Salles, mas não teria como eu vê com boa vontade. Como é que um leigo diante de um canal esportivo e de uma matéria deste conteúdo vai conseguir assimilar que o paintball cenário é uma coisa boa?

Repito, se é para as duas modalidades se unirem cada uma com suas particularidades, beneficios e dificuldades e seguirem de mão juntas para crescer em nosso pais, não me importa se nos estados unidos tem gente comprando mansão em Hollywood com dinheiro do paintball, esse cara deu um belo de um tiro no pé.
PietroTavolazzi escreveu: Quando vi o vídeo, voltei umas 10 vezes... mostrei para outras pessoas em meu serviço (nunca jogaram) o que acharam da matéria, simples a conclusão que já discutimos.
Agora levanto uma nova lebre, e se a matéria fosse com alguém do cenário? Falando da forma que ele falou de nossa modalidade só que do Speed?
A minha única esperança é que também eles sejam igualmente como a gente, tentem entender e caminharmos juntos para crescer no Brasil, como qualquer esporte no EUA, o cara se vive, somos ainda terceiro mundo!!!
Eu pensei também 10 vezes antes de colocar aqui, mais não me segurei, espero que um dia ele veja, compreenda e transcreva de forma transparente tudo que falou, realmente eu fiquei ofendido e chateado com nossa modalidade e ele representando o outro lado.

Ambos tem razão. No que me toca, peço desculpas a quem se sentiu ofendido com a comparação e por isso venho aqui tentar explicar melhor, conforme o Pietro pediu... tardiamente talvez mas antes tarde... ;)
Quanto a união, estão corretissimos! Só que os únicos parâmetros que temos vem dos EUA onde o Paintball tem uma escala muito maior que a nossa. Acho importante copiar o que eles tem de bom, tentando não repetir certos erros.
A boa notícia é que o caminho dessa união entre modalidades está aberto. Em São Paulo pelo menos percebo sinergia pelos esforços da FPESP e tenho certeza que a FPERJ esse ano vai melhorar isso aqui no RJ.

Edgard escreveu:Acho que o maior erro é da emissora que dá espaço pra qualquer um ir lá e falar o que quiser. Isso também é reflexo que qualquer um agora é jornalista...ai o cara não pesquisa direito sobre o assunto da matéria e boa.
Também o cara que vai ser entrevistado tem que ser humilde e falar para a produção que vai chamar alguem mais gabaritado pra falar...
Eles tinham que dar espaço pra federação falar e não um jogador....quem dá respaldo pra o que foi apresentado alí???
Ninguem!!
Fica parecendo que agente que joga cenário tem que pedir por favor não falem mal dagente....somos legais....vamos ser amigos....
Fico puto com isso :twisted:
O respeito deve ser reciproco.
Taguchi Japa escreveu:FLa pessoal

concordo com o EDGARD...
essa materia poderia sim ser feita exatamente como foi...
porem na hora de flar ou seja na hora da entrevista...
deveria ser algum representante da federacao...
no caso da FPERJ ja que a materia foi no RIO...
e isso poderia ter partido da propria emissora...
para dar mais credibilidade a materia...
ou ate mesmo dos jogadores que a fizerao...
mas pelo jeito eles naum pensarao nisso...
alias mostra que realmente pensarao so neles!!!

abraços
Taguchi
Foi como disse no início. Grande parte da má interpretação do que foi dito não é culpa de quem assiste, mas da edição que deu a entender isso. O apresentador estava mal informado, e os editores certamente não conversaram com um representante da FPERJ ou mostraram a matéria antes de colocar no ar pra saber se aquilo ali condiz com os fatos.
Não se esqueçam que o intuito desse programa é entreter, e não documentar, ensinar... portanto existe essa "licença jornalistica" por mais que não concordemos com partes dela!
Mas não tomem nada dali como pessoal. Só foi falado do cenário porque o entrevistador tocou no assunto! Se ele não tivesse feito as perguntas, a matéria ficaria apenas naquilo ali mesmo.
Novamente peço desculpas a quem entendeu como uma ofensa a minha metáfora e tentei explicar que não era por ai, mas não posso opinar no lugar de quem falou outras coisas (que concordo plenamente com vocês) terem sido mal explicadas e com embasamento errôneo.


LanAraki escreveu:para com isso! Olha o conceito que o cara tem em mente sobre o que é a modalidade cenário! :cmd:
Ta bom sim! (Y) Speed é esporte e cenário que é diversão. huahuaHUhuahuahuahu EURI!
Pelo que vejo e tenho como experiencia própria é que, ao contrario do que ele disse, GRANDE MAIORIA INICIA EM CAMPOS DE SPEED, PODE NÃO SER EM CAMPOS COM INFLÁVEIS E TUDO MAIS, MAS SÃO CAMPOS SEMELHANTES AO SPEED.
O engraçado é ver que o cara de barbixa ali ele falando de "cenário é andar de bicicleta, e o speed é o ciclismo". Quão de tática tem no speed comparado as táticas do cenário/R.A?
Não menosprezamos os jogadores de Speed, mas é incrível cada palavra que sai dessas pessoas que se dizem jogadores de Paintball.
Bem... o que falar... não concordo com você!
Quantos campos de Speedball há no pais e quantos de cenário? Você tem números que comprovem essa massa saindo do speed pro cenário? O que é um campo semelhante a speed? Tem tamanho oficial, retangular e com "bunkers" idênticos espelhados?
O cara de barbicha aqui acha que poucas "táticas" speed tem valia em cenário e praticamente nenhuma de cenário tem valia no speed. Assim como R.A. que é baseado em técnicas realistas similares às militares tem uso nulo em um jogo COMPETITIVO de paintball uma vez que visam a integridade dos integrantes e não um objetivo numérico de jogadores vivos ou pontual como uma bandeira cravada.
Ou seja, sair correndo pra tentar salvar um refém em um jogo eliminando o máximo de defensores não tem valia alguma no R.A. assim como ter noções de CQB, invasão coordenada, "sniping" e etc não tem para uma partida de speedball.
Já no quesito PAINTBALL como pessoa que se diz sim jogador, não menosprezo, não deixo de falar os meus pontos de vista e procuro também não me fazer de cego, e surdo para modalidades diferentes, mesmo que não sejam as que eu pratique.


UFA!

é isso!

Caso tenham alguma outra duvida ou opinião, vamos postar e defender nossos pontos de vista... mas sem agressões, flames e má educação.
Pensem que podemos sempre aprender mesmo de pessoas que consideramos "opostas" assim como um bom argumento e troca de informações pode fazer aquela pessoa entender algo antigo por um prisma diferente.

Abraços a todos... até aos murrinhas de plantão! :lol:
Avatar do usuário
B_M_S
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1120
Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
Federado: FPERJ: #0424
Localização: São Gonçalo RJ

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por B_M_S »

Puxa, que discurso. Acho que esse é o maior post do Fórum.
Cansei até de ler, imagina o coelho que escreveu?
Bom, me convenceu.kkkkk
Podia ter falado assim na entrevista. Ia ficar mais belo.

Certamente foi uma atitude louvável vir e esclarecer os pontos que nos deixaram tanto chateados.
Como eu postei, concordo com ele em pequena parte. Nós jogamos paintball para nos divertir e não para competir.

Acho que uma coisa deve ser definitivamente esclarecida.

O esporte chama-se Paintball. Da mesma forma que chamam futebol de esporte, ou o ciclismo citado pelo colega. As derivações destes são meras convenções dos jogadores para sua prática. Ou seja, Speed não é esporte, cenário não é esporte, RA não é esporte. Paintball é esporte.

Comparando com o famoso futebol... "1 toque " não é esporte, "bobinho" não é esporte, "pelada" não é esporte. Futebol é esporte e da mesma forma suas variações são convenções dos seus praticantes.

Se entendermos isso, boa parte dos equívocos serão evitados.

Não podemos esquecer que todos (praticantes do paintball) estamos juntos nessa empreitada. Todos somos sujeitos à legislação(não importa se o marcador parece ou não uma arma real) e, infelizmente, somos na esmagadora maioria "marginais" por não termos documentação para portar qualquer que seja o marcador(Ego, ou Rap4). Todos somos parte de um grupo de pessoas que ama o esporte independentemente da forma praticada e queremos poder praticá-lo em conformidade com as leis do nosso País. Muitos estão dando o sangue para buscar o afrouxamento das imposições para prática efetiva do esporte.

Vamos pensar nestas coisas sempre que formos falar do esporte Paintball, seja numa conversa descontraída com amigos, danto uma entrevista séria, ou tentando convencer a patroa a jogar.

Acho que é isso.

Grande abraço.

P.s.:botei minha mãe pra apertar o gatilho ontem e ela se amarrou. rsrs
Avatar do usuário
Coelho
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 132
Registrado em: 19 Abr 2007, 12:02
Federado: FPERJ#142/FPESP#112
Localização: Rio de Janeiro

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por Coelho »

B_M_S escreveu:Puxa, que discurso. Acho que esse é o maior post do Fórum.
Cansei até de ler, imagina o coelho que escreveu?
Bom, me convenceu.kkkkk
Podia ter falado assim na entrevista. Ia ficar mais belo.

Certamente foi uma atitude louvável vir e esclarecer os pontos que nos deixaram tanto chateados.
Como eu postei, concordo com ele em pequena parte. Nós jogamos paintball para nos divertir e não para competir.

Acho que uma coisa deve ser definitivamente esclarecida.

O esporte chama-se Paintball. Da mesma forma que chamam futebol de esporte, ou o ciclismo citado pelo colega. As derivações destes são meras convenções dos jogadores para sua prática. Ou seja, Speed não é esporte, cenário não é esporte, RA não é esporte. Paintball é esporte.

Comparando com o famoso futebol... "1 toque " não é esporte, "bobinho" não é esporte, "pelada" não é esporte. Futebol é esporte e da mesma forma suas variações são convenções dos seus praticantes.

Se entendermos isso, boa parte dos equívocos serão evitados.

Não podemos esquecer que todos (praticantes do paintball) estamos juntos nessa empreitada. Todos somos sujeitos à legislação(não importa se o marcador parece ou não uma arma real) e, infelizmente, somos na esmagadora maioria "marginais" por não termos documentação para portar qualquer que seja o marcador(Ego, ou Rap4). Todos somos parte de um grupo de pessoas que ama o esporte independentemente da forma praticada e queremos poder praticá-lo em conformidade com as leis do nosso País. Muitos estão dando o sangue para buscar o afrouxamento das imposições para prática efetiva do esporte.

Vamos pensar nestas coisas sempre que formos falar do esporte Paintball, seja numa conversa descontraída com amigos, danto uma entrevista séria, ou tentando convencer a patroa a jogar.

Acho que é isso.

Grande abraço.

P.s.:botei minha mãe pra apertar o gatilho ontem e ela se amarrou. rsrs
Tá certo BMS!

Sempre que me perguntam, veem com equipamento e etc, eu respondo que jogo PAINTBALL... aí quase sempre a pessoa diz:
- "Ah! eu já joguei no campo tal... me chama pra jogar contigo!"

Nesse momento, tenho que intervir para não colocar a pessoa em uma coisa que ela não imagina ser o que está pensando...
Levar um novato para um campo de speedball sem prepara-lo minimamente é pedir pra perder amigo ou deixar a pessoa meio traumatizada! :lol:

Explico que jogo o modo mais profissional, onde o estilo de jogo e do campo são bem diferentes, há um pouco mais de tiro e chance de ser marcado por muitos tiros, precisa de um condicionamento razoável, etc e tal
Ando sempre com uns videos de internet e pessoais pra mostrar como é, assim a pessoa se anima de verdade ou como imaginava um campo de cenário comercial, com marcadores a 1,5 bps :P acha um pouco exagerado pra ela e desiste.

Há alguma mentira, tiração de onda, me achar melhor nisso? Sinceramente... tento ser humilde e cativar a pessoa pra que vá assim mesmo, alguns vão gostam e até se iniciam, mas não posso distorcer os fatos.
Há diferenças sim, mas ainda assim é o MESMO PAINTBALL, DE ATIRAR BOLINHAS UNS NOS OUTROS... só que as pessoas ainda não conhecem as diferenças de modalidades como nós aqui no meio.

Imagina que você conversando com alguém diz: - "Eu gosto de jogar basquete!"
Tá implícito aí que é uma atividade paralela, um hobby... uma forma de fazer exercícios.
Já quem diz: -"Eu jogo basquete!"
Imediatamente a pessoa pode imaginar você um time mais organizado, ou até como um pro, desde que você tenha características de jogador.
Mas em um caso em que um grandalhão te diga: - "Sou jogador de basquete"
Na mesma hora pensamos em um profissional, jogador do Minas, Flamengo, Pinheiros... associamos porque entendemos que há a diversão e o jogo competitivo dentro do esporte.
Conhecemos alguns jogadores famosos, torcemos por um ou outro time, se acompanharmos temos até mesmo ídolos nacionais como o Oscar... referências!

No Paintball ainda não tem isso!
A desinformação é tão grande que mesmo praticantes mal conhecem outras modalidades já importantes!
É esporte? Claro! Mas tem que ralar muito ainda pra virar um esporte difundido e com isso profissional de verdade, afinal no rigor da lei, sequer LEGAL é ainda! :oops: :cry:

Aproveitando isso, quem tava no CBP no domingo ouviu uma notícia MUITO, mas MUITO animadora pra todos nós!
Acho que em breve vai cair como uma bomba BOA em nossos meios!

Abraço e valeu o apoio!
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por Edgard »

Coelho gostei muito dos esclarecimentos e agradeço realmente por ter tido o comprometimento de responder tudo e de maneira (ao meu ver), imparcial.

Tomara que não demore. Más com certeza um dia vai acontecer de termos no Paintball jogadores for fun, jogadores amadores e jogadores profissionais. Com certeza só teremos os profissionais quando o esporte estiver legalizado e reconhecido como esporte.
Avatar do usuário
PietroTavolazzi
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 418
Registrado em: 23 Jul 2011, 22:10
Federado: FPESP - 443
Localização: São Paulo - SP

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por PietroTavolazzi »

Coelho,

li todos os posts e replicas na qual fez, isso já é uma grande evolução para nosso esporte, digno de pessoas com crescimento pessoal que assumem o que fazem realmente e nós faz repensar suas atitudes, palavras e consentimentos dados na gravação. :goodjob: :goodjob: :goodjob: :goodjob: :goodjob: .
Infelizmente a mídia é isso, infelizmente se soltarmos algo que não queremos ou que foi naturalmente e isso for ao ar estamos numa situação de difícil justificativa, os editores, repórter, diretor e entre outros não sabem realmente à respeito do esporte, por isso que estão com um profissional, o que ele falar e os convém vai para o ar da melhor maneira do público absorver, se falou certo ou errado vai para mesa sem nenhuma anotação (acredito, pois os comunicaram).

Tudo isso serve para refletirmos em nossas palavras e imagens, realmente quando vi a matéria tentei não me contaminar com isso, porém tínhamos acabado de vir de um mega evento na qual tínhamos quase que literalmente Speed x Cenário e a mistura não ficou muito boa, por parte dos dois, nem de um e de outro, cenário também não temos "Santinhos" ou seja temos seres humanos, pode ser que sejamos mais ligths por ser ainda no Brasil e grande parte recreativa hobista, não de ponta como Speed que em sua fatia aqui é de alto rendimento e competitivo, aquilo fiquei meio que revoltado, uma atrás da outra não condizendo com uma não realidade e direcionando a matéria com a mentalidade das modalidades de uma forma um pouco mais legal de ser do que a outra, do tipo a outra é só uma "brincadeirinha".

Resumindo, vendo de outros olhos e no que retratou acima ficou tudo entendido da maneira melhor possível, claro que na edição ela ficou de uma maneira do que de outra, mais após suas palavras e tudo que foi dito bato palmas para sua atitude. :legal: :legal: :legal: :legal: :legal:
Avatar do usuário
Coelho
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 132
Registrado em: 19 Abr 2007, 12:02
Federado: FPERJ#142/FPESP#112
Localização: Rio de Janeiro

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por Coelho »

Obrigado Edgard, Alexandre e Pietro.
É excelente trocar ideias e sugestões com pessoas que enxergam as coisas como elas são, e não exclusivamente como elas gostariam que fossem.

Se me permitem, vou um pouco além.

Se tem uma ferramenta com que se conquista as coisas é o conhecimento.

Ouço muita opinião e achismo dos dois lados mais radicais, mas descubro rapidamente que ambos pecam no conhecimento do outro lado que criticam.
Já critiquei muito os radicais e não posso dizer que era completamente imparcial com os lados, mas com o tempo fui aprendendo a tratar e falar dos assuntos de forma que não gerassem tanta controvérsia e ao mesmo tempo mantendo um ponto de vista.
Meu embasamento no passado todo por exemplo contra o cenário baseado exclusivamente no Milsim vinha de uma lógica publicitária básica. A luz da lei estamos todos no mesmo saco: Speed, Cenário, Woods, R.A.
Mesmo com suas diferenças, somos para governo a mesma coisa. Entretanto não podemos ser ingênuos em relação à opinião publica, desinformação e mesmo a mídia sensacionalista.

Respondam me com convicção. Apresentemos um jogador de R.A. e um de Speed, ambos completamente caracterizados a um grupo de pessoas que não tem conhecimento de paintball e perguntamos por exemplo, qual para ela é o praticante de um esporte.
Sem tendencialismos, sem perguntas manipuladoras... podemos refazer a forma essa pergunta várias vezes, mas duvido que a maioria não se intimide mais com o jogador de R.A. e tenda a destacar o outro como esportista.
O que acontece é que NATURALMENTE fica muito mais fácil convencer e receber menos crítica e desconfiança por parte da Mídia e Opinião Publica (e com isso ganhar força política) com um jogo que tenha respaldo e o histórico do speedball do que os jogos e partidas de R.A. Fato.
E porque estou correndo o risco de linchamento digital ao proferir essas palavras tão "fortes" para alguns?
Do ponto de vista "estratégico" é muito mais inteligente para o PAINTBALL como um todo, deixar essa "tarefa" para o Speed e esperar o benefício para TODAS as modalidades, uma vez que o detalhe da lei que transforma a vida de todo jogador de paint hoje em dia em uma incerteza é meramente o CALIBRE das bolinhas que coloca nossas atiradoras de bolinhas com lançadores de projéteis mais perigosos do que eles são de fato!

SE a proposta do Deputado Alexandre Leite (Magrão do Ninjinhas - SP) for de fato aprovada e conseguir a alteração na lei do desarmamento, independentemente dele ter usado o Speedball como exemplo da prática do paintball, TODOS os jogadores de qualquer modalidade vão se beneficiar, entendem?

Quem você mandaria pra fazer a segurança de um evento? Uma menina loira de 1,63 e 55kg linda ou um Homem alto e encorpado com cara de mau?
Quem você colocaria como host fazendo a inscrição dos convidados no mesmo evento? O mau encarado ou a menina?

Se o sistema é F*D*, parceiro, temos que ser mais espertos que ele!

E quando digo que ERA de uma opinião radical, tenho uma série de testemunhas que me acompanham ha anos dentro do Paintball e perceberam a mudança do tom e a forma de tratar os conflitos.
Quando eu dizia que o cenário tinha que se basear na ESTRUTURA do Speed, todo mundo me olhava feio... hoje entendem que fazer isso não compromete em NADA a característica da modalidade, e ao mesmo tempo eu acho que certos detalhes precisam ser até revistos a favor de questões que estavam melhor ANTES.
Ou seja... qual o mal de se aproveitar o melhor de cada mundo?

É esse o tipo de "união" que sempre quis, mas via de forma tão transparente e ingênua que me parecia absurdos outros pontos de vista. Burrice a minha! OS OUTROS PONTOS DE VISTA SÃO FUNDAMENTAIS, ASSIM COMO O AMADURECIMENTO DAS IDEIAS APARA AS ARESTAS E TRÁS QUASE SEMPRE UMA SOLUÇÃO MELHOR! :P

Bem... é isso!
Prevejo um 2012 melhor ainda para TODOS AS MODALIDADES DE PAINTBALL, talvez com um presentão de natal a caminho! :lol:
Se continuarmos esse esforço (Parabéns CASTILHO) de foco conjunto para mudar a lei que nos marginaliza e transformarmos realmente em um esporte reconhecido, vai ser como a renascença do paintball Brasileiro, vamos ter eventos e atividades pipocando em todo canto, prestigiando quem goste de Paint competitivo, recreativo, simulação e tudo o que tem direito!
Há de nascer uma CONFEDERAÇÃO que normatize as regras e nos coloque na midia não mais com uma conotação pseudo-violenta, mas meramente de um esporte como a esgrima, boxe e o antes controverso e hoje multimilionário MMA.

Obrigado a todos por ler minhas biblias! :lol:

Abraço
Avatar do usuário
glauciospi
sergeant
sergeant
Mensagens: 374
Registrado em: 14 Set 2011, 15:05
Federado: 0535
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por glauciospi »

Coelho, obrigado por esclarecer nossas dúvidas e reclamações, pelo angulo postado creio que ficou mais que esclarecido sobre o Paintball no Brasil.

Valeu.... :legal: :legal: :legal:

PS. Cara se vc não for politico se candidata.. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: pois foi o primeiro discurso que li de começo a final... :lol: :lol: :lol:
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por RogerDiver »

Coelho,

Eu sou fissurado em números, minha mente é muito mais analitica que emocional, eu não vou discutir nenhum mérito do seu discurso, os numeros abaixo são copiados do Pinta Brasil (Forum de Airball, sou usuário dele tambem) e do Paintball Cenario (nome auto explicativo).

Minha pergunta é quem atrai mais interessados no assunto? O Jaspion (para não fazer analogia com a modelo), ou os GI Joe (para não fazer analogia com o Leão de Chacara).

Pinta Brasil
Foram criados 114721 Mensagens em 9160 Tópicos em 62 Fórum(s)
Última mensagem em 08 Dezembro 11 em 11:11 por tiagotoscano
Nós temos 6145 Membros do fórum
Boas vindas ao nosso novo usuario: sgt freitas
No total há 30 Usuários Ativos conectado, 16 Visitante(s) e 14 Membro(s)
Membro(s) conectado: claudio lira, Jon-Hy(arena), celo, tmoquiche, saonunca_swat, fredjpa, M.A.V, Fabiobeh, Guido, leo_psy, Tony_zero, charles, alsc71, RogerDiver


Paintball Cenário
No total, temos 33 usuários online :: 18 registrados, 0 ocultos e 15 visitantes (baseado em usuários ativos nos últimos 5 minutos)
O recorde de usuários online foi de 70 em 30 Jan 2010 19:43

Usuários Registrados: Bing [Bot], BRANDAO, Cassio_Jrs, d0ug, Erica ATTACK, Gagliani, geovamneto, glauciospi, Google [Bot], Hsan, JK-74, Kbral, Marck, RogerDiver, Rogerioes1994, Tony, Typhon, Willcassir
Legenda: Administradores, Campos anunciantes, Moderadores Globais, Lojas / Revendas, Moderador Real Action

ANIVERSÁRIOS
Parabéns para: vander1976 (35), Capeta (29), daniel souza (26), mestre (22)

ESTATÍSTICAS
Mensagens no Total: 213864 • Tópicos no Total: 12829 • Membros no Total: 7463 • O mais novo usuário registrado: thiagosieiro
Avatar do usuário
Coelho
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 132
Registrado em: 19 Abr 2007, 12:02
Federado: FPERJ#142/FPESP#112
Localização: Rio de Janeiro

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por Coelho »

HAhaahh!

Boa Roger!

mas não é de hoje que o Cenário bomba mais lá e no paintball!
Quantos campos de cenário tem no Brasil? e Speed?
Eu diria que apenas 10% no máximo speed!

Tentei deixar bem claro que essa situação que coloquei está acima do que é mais visto, visado, praticado e procurado... é SIMPLESMENTE O QUE PARECE A QUEM NÃO CONHECE NEM UM NEM OUTRO!
Mostra um jogo de Cenário/R.A. pra um leigo e pergunta a ele o que parece?
Agora mostra uma partida do CSP, com arquibancada, torcida, 10 juízes e aqueles infláveis estranhos e pergunta o que parece...

Eu não posso te dar números exatos disso porque até onde sei, não há uma pesquisa realizada, mas certamente se houvesse nós frequentadores dos fóruns E jogadores/empresários do Paintball NÃO poderíamos participar para manter a imparcialidade.

Estou falando de pura opinião publica, que gera votos, que geram ALGUNS políticos com capacidade de compor e modificar leis que podem nos ajudar... OU PREJUDICAR!

Nessa análise crua, temos que tentar nos desvincilhar completamente da nossa porção jogador, fã, praticante e crítico, capicce?

;)
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por RogerDiver »

Coelho,

Se voce procurar meus posts aqui no fórum vai descobrir que vou ao CBP visitar amigos que jogam airball, usando os parametros que voce colocou eu não vejo nenhuma diferença.

Agora apelando para o aspecto cultural e de conhecimento, me mostra no pinta brasil (nenhuma critica, apenas objeto de analise) uma discussão sobre legislação, onde os "eleitores" tem conhecimento sobre as leis que regem a atividade (não é esporte) que eles praticam, depois procura aqui no paintball cenário e faz uma analise sobe o quanto por dentro da pratica legal, um e o outro esta.
Avatar do usuário
B_M_S
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1120
Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
Federado: FPERJ: #0424
Localização: São Gonçalo RJ

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por B_M_S »

Estou entusiasmado com o nível que tomou esse debate.
Isso é fato Roger. Exatamente por isso que temos de unir o melhor dos dois lados.

Estamos aí com o compêndio de regras para RA. Estamos tentando estabelecer um para o cenário. Afinal não é o que foi feito com o speed? A única diferença é que ali foi feita uma cópia de uma regra internacionalmente reconhecida e aqui nós e os canadenses somsos os únicos que buscam tal coisa.

No fim das contas, a única coisa que temos de combater é o preconceito e a ignorância. Parar com essa bobeira de que um é melhor que o outro. Como eu disse, é tudo paintball. Podemos mostrar que o cara fortão e mal encarado pode receber pessoas num evento e uma linda menina pode ser muito competente em manter a segurança deste evento.

Afinal de contas, realmente no fim das contas, todos conheceram o paintball como diversão e esse carater lúdico nunca se perderá. Não se perderá para os dois estremos e os meios, os que competem, pois estes vira e meche irão marcar amigos num fim de semana de descontração, nem para os tatiqueiros que ralam a carcaça numa "operação", nem para quando os dois se misturam e fazem aquela lambança num cenário.
Editado pela última vez por B_M_S em 08 Dez 2011, 12:18, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Matéria sobre o Paintball na Sport TV

Mensagem por Roger »

Adoro isto e esta é a verdadeira finalidade de um fórum.

Pessoas inteligentes debatendo sem ofensas e baixarias seu ponto de vista.

Parabéns pessoal! Vou ficar aqui assistindo...ou melhor lendo :legal:
Trancado

Voltar para “Miscelânea.”