Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Máscaras, Coletes, vestimentas, luvas, botas, etc...
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

ja imaginava isso...
e foi exatamente por isso que eu disse...
e volto a reforçar os desenhos sao muito bons!!!

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Cypress
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Set 2010, 04:33
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Cypress »

Realmente tinha esquecido de splinter cell. Ótima referência de armor e bem mais fácil de ser executada. Quanto a materiais, fiz muitas experimentações com EVA, espuma moldada a quente e até fibra de vidro. Se vc conseguir trabalhar com espuma moldada (daquelas chamadas espuma de memória), ou até mesmo EVA moldado a quente, pode até rolar, mas eu restringiria o EVA a partes da coluna e externas da coxa. O resto tem que ter maleabilidade, e as placas peitorais são as que mais precisam se deformar ao se fechar os braços pra dentro do peito.
Outra boa sugestão são os materiais usados pelos coletes de paintball da Dye, BT e JT. Acho que é uma espuma de silicone moldada. Mas acredito que isso envolva um ferramental mais complicado.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por FabaoBH350 »

Gepeto, gostei muito do design, realmente maravilhoso....

Mas acho que faltou vc pensar na fixação dos apetrechos, principalmente o cilindro de propelente...

Outra coisa importante é o CUSTO, produzir uma peça plástica é caríssimo... só a confecção de UM molde para uma peça por exemplo, fica na casa do R$ 15.000,00, olhei isso pra fabricar POD´s aqui no Brasil... a peça é barata, o caro é o molde... se vc vender milhares de peças vale a pena...

Mas de qquer forma, vc tpá de parabéns, aguardo ancioso mais novidades, e como vi que vc é de BH, fica aqui o convite pra nos conhecer... equipebanned.com... Jogamos Paintball Real Action...

Abração irmão... :legal: :legal: :legal:
Avatar do usuário
Cypress
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Set 2010, 04:33
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Cypress »

FabaoBH350 escreveu:Gepeto, gostei muito do design, realmente maravilhoso....

Mas acho que faltou vc pensar na fixação dos apetrechos, principalmente o cilindro de propelente...

Outra coisa importante é o CUSTO, produzir uma peça plástica é caríssimo... só a confecção de UM molde para uma peça por exemplo, fica na casa do R$ 15.000,00, olhei isso pra fabricar POD´s aqui no Brasil... a peça é barata, o caro é o molde... se vc vender milhares de peças vale a pena...

Mas de qquer forma, vc tpá de parabéns, aguardo ancioso mais novidades, e como vi que vc é de BH, fica aqui o convite pra nos conhecer... equipebanned.com... Jogamos Paintball Real Action...

Abração irmão... :legal: :legal: :legal:
Pra protótipos pode-se usar fôrmas de silicone e resina no lugar de metal e plástico PVC, respectivamente.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por FabaoBH350 »

Cypress escreveu: Pra protótipos pode-se usar fôrmas de silicone e resina no lugar de metal e plástico PVC, respectivamente.
é mas a gente já tinha o desenho final, era só produzir... Mas não teria mercado, eu ia morrer e não recuperaria o din din do molde... kkkk...
Avatar do usuário
Cypress
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Set 2010, 04:33
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Cypress »

É... recuperar 15 barões não seria fácil, hehehee... haja pods vendidos pra gerar um retorno assim !!
Numa de minhas horas de atoíce, eu enchí um mag de metal modelo AK de bolinhas, e coube perto de 30 certinho. Daí veio a idéia de fazer pods táticos no formato de Mags, pra usar nos bolsos de colete, afinal foram feitos pra esse formato achatado específico, e não pra tubos. Mas quando comecei a formatar os passos pra produção, resolví ficar no homemade mesmo. Sai mais barato adaptar mags de airsoft do que fazer do zero pods nesses formatos.
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

E ai, galera!

Tô vendo que de projetista não tem só eu aqui não hahaha! Todo mundo já fez alguma experiência em casa aí...
Se vc conseguir trabalhar com espuma moldada (daquelas chamadas espuma de memória), ou até mesmo EVA moldado a quente, pode até rolar, mas eu restringiria o EVA a partes da coluna e externas da coxa. O resto tem que ter maleabilidade, e as placas peitorais são as que mais precisam se deformar ao se fechar os braços pra dentro do peito.
Cypress, o foda em ir retirando as placas de EVA é que uma das minhas propostas pro TCC é a de oferecer proteção mesmo e o EVA é quem faz o papel de placa balística. Tô pensando em quebrar as placas de EVA em unidades menores, já que elas vão ficar encapsuladas (não vão sair do lugar de jeito nenhum mesmo, dá pra jogar na máquina de lavar sem destruir a armor e tal). Corto as placas num padrão de hexágonos e temos um misto de Splinter Cell e Crysis. Vou desenhar e ver como fica...
Outro padrão que eu acho FODA e é construido como um tecido sem costura, só que bastante segmentado, é esse aqui (uma experiência de uma modelista de moda mesmo, mas muito maluco o resultado):

http://www.tinederuysser.com/Site/Weara ... ami.html#1
http://www.tinederuysser.com/Site/Weara ... ami.html#3

Além da dar alguma proteção eu quero melhorar a chance de uma bolinha, ao atingir o usuário do meu colete, não estourar. Meio que um colete à prova de balas pra paintball, um colete que aumenta suas chances de NÃO ser eliminado. Pra falar a verdade, nem sei como é a regulamentação quanto a isso (em speed sei que não pode), já que quem não tem um colete "amortecedor" pode se sentir em desvantagem numa partida. Ao mesmo tempo qualquer um pode pegar um A-TAC, cobrir ele todo de pouches e encher tudo de espuma. ENFIM... caso vocês saibam de regulamentos quanto ao amortecimento dos tiros, por favor, digam!
Mas acho que faltou vc pensar na fixação dos apetrechos, principalmente o cilindro de propelente...
Fabão, eu mesmo tô sentindo que o colete tá com pouco suporte pra fixar os módulos, ainda mais se comparado com esses A-TAC de que o Taguchi fez review recentemente. Ainda to trabalhando o sistema misto de que eu tinha falado, pq ainda to desenvolvendo os porta-trecos que vão montar no suit. Quero que ele seja compátivel com qualquer equipamente MOLLE/PALS, mas dê ênfase aos que eu to projetando considerando ergonomia, segurança do usuário (pra ninguém ficar paraplégico se cair de costas em cima de um cantil e afins. Parece bobagem mas não custa nada considerar isso no projeto).

Engraçado você ter dito "principalmente o cilindro de propelente"... obviamente não dá pra jogar sem gás, mas fico imaginando quais outros apetrechos são importantes quando se joga num cenário grande (já reparei que o tal "bolso pra mapa" é sempre muito cobrado). Rola de fazer uma listinha de equip prioritário em campo?
Outra coisa importante é o CUSTO, produzir uma peça plástica é caríssimo... só a confecção de UM molde para uma peça por exemplo, fica na casa do R$ 15.000,00, olhei isso pra fabricar POD´s aqui no Brasil... a peça é barata, o caro é o molde... se vc vender milhares de peças vale a pena...
To ligado nesses moldes de injeção... faço projeto de peça plástica fabricada nesse processo e, por mais que se cheque os modelos 3D que vão pra fabrica, sempre fica um pensamento do tipo "se der m* no molde eu to ferrado". Já vi um cara fazer o corpo de um aeromodelo através de um vaccum forming caseiro tosco, mas a peça tinha um formato proximo ao de um POD. Acho que merece alguns testes, com uma chapa de plástico mais grosso. Não estou achando o vídeo exato agora, mas acho e posto aqui. Enquanto isso te deixo com um vídeo genérico desse processo.

http://www.youtube.com/watch?v=zQRkfqSF4FY

Ah, dá pra fazer fácil fácil uns mags do tipo AK com vacuum forming tb. E fica beeem mais barato que comprar e reaproveitar a coisa real.

Quando ao convite, fico agradecido! Quando for fazer os testes de campo do suit já sei a quem procurar! :legal:

E de agora em diante vou ver se posto com mais frequência e posts menores =/
Abraços ae!
Avatar do usuário
Cypress
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Set 2010, 04:33
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Cypress »

Vacuum forming é o meio mais barato de se produzir, ao meu ver, mas teria que ser fôrma negativa pra ficar uma peça legal. O chato desse processo é ter que ficar recortando e dando acabamento nas peças feitas, mas não deixa de ser uma alternativa.

Quanto ao efeito de amortecimento que vc citou acima, fuja disso como o diabo foge da cruz. Segundo as diretrizes do fairplay em qualquer modalidade de paintball se baseia, a moral da história é : Tomou tiro, fica neutro. É culpa, em grande parte, por conta de bolinhas não estouradas que sofremos as mazelas de aguentarmos os famosos highlanders do nosso esporte. Faça um colete cravejado de pregos se necessário, mas evite esse efeito de bolinhas não estouradas de qualquer maneira. Seguindo o raciocínio que falarei logo abaixo quanto a materiais, Uma ou outra podem não estourar, mas se mais de 50 % ficar inteira, de volta a prancheta.

Fiz a algum tempo atrás vários coletes, um de EVA, um de espuma e um misto. de todos, o de espuma recoberta com náilon ganhou de lavada por ser maleável e por amortecer o tiro sem tirar a sensibilidade do jogador (ele sente o impacto da bolinha, mas não sente a dor), e espuma de 1 cm de espessura foi o material ideal, depois de testadas várias grossuras. Um jogador que faz o papel de batedor corre, abaixa, levanta, se arrasta, pula, escala... enfim, precisa ter a agilidade de um mico sagui, sem perder a proteção do colete, já que ele tá mais propenso a tiros que um operador SAW, por exemplo. E o colete dele não pode "engessar" o sujeito nem um milímetro. Os pods presos ao colete já dão trabalho, por isso o motivo de a maioria dos coletes e cintos porta pods prenderem eles nas costas do jogador. Se um pod tá preso do lado esquerdo ou direito a coisa já começa a complicar pro sujeito.

O único sistema que eu vejo que é realmente aplicável ao uso de placa de EVA de 5mm é o sistema "rabo de lagosta". Fiz um colete assim, ficou inacabado por eu ter mudado o foco do meu loadout, mas foi de longe o melhor colete que eu tive no quesito cobertura de proteção + maleabilidade. Pra vc visualizar, seria algo como a parte do abdômen da armadura do homem de ferro dos filmes. Já sendo mais realista, a armadura do Batman do filme Dark knight é mais plausível pro uso desejado do equipamento.

Pra finalizar meu ponto de vista, eu resumo da seguinte forma: Se fosse eu o idealizador desse projeto, eu fecharia com um produto baseado em capas de coletes balísticos, recheado de espuma, e com umas proteções adicionais em vinil acolchoado estampado, exatamente o mesmo material de luvar de goleiro, ou como eu achei aqui, luvas de motociclista. segue uma foto pra melhor visualização:

Imagem

Seria um colete baseado nesses modelos de protetores já existentes, mas com um acabamento de superfície lisa, imitando material mais rígido. Alia-se praticidade, proteção e design em uma mesma peça. Algo com o acabamento final parecido com esse material abaixo, mas sendo aplicado somente em áreas específicas, como músculos peitorais, ombreira, pequenas seções do abdomen, costelas e omoplatas. Nas outras áreas, apenas o tecido conectivo e de fácil transpiração. Faz a tarefa de articular e ventilar ao mesmo tempo, quebrando esse aspecto de "armadura de gladiador":

Imagem
Imagem

Ficaria com o visual muito parecido com esses ( o primeiro é um macacão para motociclistas imitando a armadura do batman do último filme ):

Imagem
Imagem

Abaixo alguns modelos para inspiração, poderiam seguir essa idéia pra ficar apenas com um visual mais parecido de armadura rígida e menos desse aspecto de acolchoamento, porém mantendo a maleabilidade da espuma:

Imagem
Imagem
Imagem

Enfim, essa é a linha de pensamento que eu seguiria pra se chegar a um produto final comercial, prático, leve, refrigerado (em parte), e interessante.
E a pesquisa continua...
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

Cypress, seu nick já tá no slide "agradecimentos" da minha apresentação. Sério.

De volta à prancheta...
Avatar do usuário
Cypress
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Set 2010, 04:33
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Cypress »

hahahahaahha !! É um prazer poder ajudar !!
Avatar do usuário
mariocarioca
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 144
Registrado em: 18 Nov 2009, 12:24
Federado: 0594 FPERJ
Localização: rio de janeiro e minas gerais
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por mariocarioca »

tem um seriado na sky chamado terra nnova vi la os soldados usando um colete diferente usado em motocross vou comprar um pra mim deve ajudar nastante na proteção na loja dealextreme ele sai a 52 dolares sem frete com frete gratiz vale a pena ,nao posto foto aqui porque nao sei mas quem quizer vou dar o link,achei manero e protege muito so vou ter que adaptar o bolso do cilindro,mas isso agente ve depois.
http://www.dealextreme.com/p/motorcycle ... 70cm-46087
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

Ô povo!

Peço desculpas pelo tempo parado... tava agarrado arranjando uns esquemas de metodologia e documentação do projeto... Tem post novo no blog http://pbtacsuit.blogspot.com/, com as primeiras costuras sendo feitas... A partir de hoje o protótipo começa a ser fabricado, mas ainda com base em uma camiseta de malha, normal. Dependendo da mobilidade dada pelas placas de EVA na configuração atual sigo pra construção do colete no material definitivo.

Imagem
Primeiro teste com nylon 70 e linha de nylon plastificado =D

Imagem
E os slides da apresentação tão andando... alguem reconhece Crysis 2 aí?

Perguntas: quantos pods vocês costumam carregar pra campo? Ou vcs tem usado mags mesmo? Em caso de resposta positiva,quantos mags?

E o tanque de gás: Qual o tamanho, e vcs preferem deitado, válvula pra cima ou de cabeça pra baixo (válvula pra baixo)?

Abraço!
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

tem um seriado na sky chamado terra nnova vi la os soldados usando um colete diferente usado em motocross vou comprar um pra mim deve ajudar nastante na proteção na loja dealextreme ele sai a 52 dolares sem frete com frete gratiz vale a pena ,nao posto foto aqui porque nao sei mas quem quizer vou dar o link,achei manero e protege muito so vou ter que adaptar o bolso do cilindro,mas isso agente ve depois.
Tô ligado no Terra Nova, mariocarioca! Eu, pessoalmente não sou muito fã de equip pra motocross não... tudo meio largão, sei lá hahaha... Mas acho doido a forma como eles colocaram na série, tipo uma armadura leve.

Fun fact sobre a série: os rifles que eles usam são armas Nerf (daqueles dardos de espuma) pintadas de preto, sem mas nem um parafuso de modificação! Taí a prova: http://www.giantfreakinrobot.com/televi ... -guns.html

Abraço!
Avatar do usuário
Cypress
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Set 2010, 04:33
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Cypress »

Pow, Devia chamar oi seriado de "NERF AND DINOSSAURS" ... spielberg tá economizando demais com coletinhos de motocross e nerfs... até stargate tem props mais elaborados...

Quanto ao colete, uma dica no que se refere a prender o EVA na camiseta: Eu usei cola de sapateiro amazonas que vende em bisnaga, custou 5 reais e funcionou superbem e só solta se vc não esperar o tempo suficiente pra juntar uma peça na outra. De resto, já aguentou muitas lavagens e não soltou até hoje. Claro que não lavei em máquina tbm, né...
A costura serve pra dar uma garantida, mas se vc ficar só na costura o EVA rasga com o tempo na costura. Pra dar um acabamento legal nas bordas cortadas, vc pode usar um ferro de soldar desses da tramontina que se acha até em supermercados. E vc pode usar ele pra fazer desenhos tbm. Só tomar cuidado pra não parar ele muito num ponto só senão derrete o EVA.
Avatar do usuário
Cypress
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Set 2010, 04:33
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Cypress »

Saiu algumas fotos do filme GI JOE 2, e o colete do the rock é no estilo que vc quer, saca só:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Responder

Voltar para “Máscaras, Proteções e Vestimentas.”