Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Preparação física específica

Tudo sobre Paintball Cenário.
buda douglas wili
Recruit
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Out 2011, 21:16

Preparação física específica

Mensagem por buda douglas wili »

Saudações guerreiros

O que vocês acham de um programa de preparação física específica para paintball? Vocês fariam este tipo de trabalho específico?
Avatar do usuário
Billy_BR
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 801
Registrado em: 05 Jan 2011, 09:27
Federado: 1069

Re: Preparação físicsa específica

Mensagem por Billy_BR »

estou precisando urgente!!
Avatar do usuário
glauciospi
sergeant
sergeant
Mensagens: 374
Registrado em: 14 Set 2011, 15:05
Federado: 0535
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Preparação físicsa específica

Mensagem por glauciospi »

buda douglas wili escreveu:Saudações guerreiros

O que vocês acham de um programa de preparação física específica para paintball? Vocês fariam este tipo de trabalho específico?
Billy_BR escreveu:estou precisando urgente!!
Salve Guerreiros da Tinta,

Minha esposa é enfermeira e tomei uma carcada, pois no penultimo domingo fui jogar e na segunda feira estava parecendo um velho de 80 anos, minhas pernas doiam, fadiga muscular, pois no jogo achei que tinha 19 anos de novo e corri feito louco, ela me alertou sobre o esporte, palavras dela "Se quer praticar paintball até o fim da vida procure um medico para não antecipar esse fim", ela muito insistiu até que eu marcasse um médico, francamente não gosto de medicos e hospitais, mas como em qualquer esporte conhecer os limites do seu corpo, leia-se coração, musculos, sistema respiratório, um medico deve ser procurado, segundo ela ser franco com ele, dizer que pratica paintball e os esforços envolvido, como correr, abaixa-se, pular, e o tempo que o faz, eu quando jogo chego as 10hs e jogo até as 17hs, assim sendo são 7 horas de esforço, os exames ainda não foram marcados mas o médico orienta que seja feito um aquecimento rapido algumas corridinhas no estacionamento são bem vindas, e um bom alongamento antes de cada jogo e depois do jogo, para evitar dores. Se procurar no google tem algunas imagens com alongamentos, mas de qualquer forma procure seu médico.

Procurando adotei alguns exercícios de alongamento segue sugestão:
Imagem

Abraços
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Preparação físicsa específica

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

bom realmente o alongamento...
deveria ser praticado por todos e de preferencia de manha mesmo...
antes mesmo de qualquer outra coisa...
isso ajuda com que seu corpo "acorde"...
pois vc alonga todas as partes moveis do corpo...
como se estivesse dizendo para as mesmas que vc acordou...

porem estou curioso para saber...
quais sao os tipos de exercicios especificos...
para o paintball...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
paolo
corporal
corporal
Mensagens: 289
Registrado em: 11 Ago 2011, 17:45
Localização: Atibaia/SP

Re: Preparação físicsa específica

Mensagem por paolo »

se tiver esse treino específico vou querer tbm ...

esse fds fui estrear minha nova X7 ... putzzzzzzzz hoje o braço tá latejando !!! hahahahahahahahaha

tava acostumado com a tipp98 levinha do campo e senti a diferença de peso ...

quem tiver um treininho e quiser compartilhar, surgirão vários interessados !!!
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Preparação físicsa específica

Mensagem por RogerDiver »

O ideal é algum profissional de educação fisica que também joga paintball fazer um programa.

Eu particularmente acho que o principal tipo de condicionamento para o paintball é o cardio-respiratório, principalmente para jogos longos, a mascara cria o que chamamos no mergulho de espaço morto, ou seja é uma area que aumenta o tamanho do aparelho respiratório, e exige que respirações mais longas sejam feitas para que ar "fresco" chegue aos pulmões, a respiração curta impede que todo o CO2 seja eliminado do aparelho respiratório, e cria um efeito acumulativo, isso é conhecido por hipercapnia, e ao contrario do senso comum, o reflexo da respiração é disparado pelo aumento do CO2 e não pela diminuição do O2, o que significa que se a respiração esta curta usando mascara, o quadro só vai piorar, se o seu condicionamento cardio-respiratório não é o minimo ideal, de mascara tudo piora.

Uma dica que usamos para quem esta começando a mergulhar, e se perceber que alterou o padrão respiratório (ficou curto) é se concentrar alguns instantes na respiração, e dar uma enfase à exalação, ou seja, exalar o maior volume possível dos pulmões, e isso exige um esforço, em poucos ciclos respiratorios os CO2 diminui na corrente sanguinea, e a respiração volta a um ritmo mais compativel com a atividade.

[]'s
Roger
Avatar do usuário
PietroTavolazzi
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 418
Registrado em: 23 Jul 2011, 22:10
Federado: FPESP - 443
Localização: São Paulo - SP

Re: Preparação físicsa específica

Mensagem por PietroTavolazzi »

Para quem não está preparado como nosso colega acima ocorre queima de células importantes em nossa musculatura, nessas como disse que corria feito um de 19 foram gastas para fazer o que fez, ou seja, nosso instinto animal em momento de perigo lhe forneceu o máximo de energia advindo das musculaturas intracelulares, causados pelo estimulo externo, parece que distendeu tudo né? Quase...na verdade elas estão dilaceradas, mais este é o processo evolutivo do condicionamento, claro não em alta escala como fez, mais em pequenas doses, esse processo de dilaceração é o estimulo do exercícios para o músculo, para concentrarem níveis cálcio, glicose e proteínas para gerarem em vários ciclos novas células sobre postas feito um novo muro de tijolos, parabéns! Você ganhou novas células e está apto à um treino um pouco melhor para ir evoluindo. Massssss o que ocorre?

O cara só treina de fim de semana, e o efeito sanfona da musculatura é terrível, o corpo faz a adaptação para aquilo, depois volta onde estava...o que ocorre lesão! Muito esportistas de final de semana tem a tendência de terem mais contusões do que esportistas assíduos.

Todo exercício que fazemos o corpo se adapta ao dia a dia, se corremos todos dias, todos os dias estaremos em mutação para adaptar ao ambiente, se ficamos sentado, o corpo se adapta à gastar energia necessária para tal. Velho ditado " Nooossssaaaa parei de malhar e muchou tudo ????", claro, seu corpo se adaptou em sua atividade diária e necessária.

Lembre-se de sua alimentação, se me alimento 3 vezes por dia ou 2, o corpo é "animal", ele guarda para as reservas (leia-se gorduras) para que esteja vivo até a próxima refeição, se você se alimenta 5 ou 6x, o corpo acaba dispensando, pois sabe em que sua rotina metabólica não precisará. Claro isso tudo em pequenas doses, nada de almoço carreteiro e jantar depois da 18h00 também, neste horário a absorção de nutrientes e alto e o gasto energético é baixo, então é muito pior!

Precisamos treinar muito cardio respiratório, caminhadas com pequenos tiros rápidos à sub máxima nossa, que é anaeróbios;
Alongamentos diários, e antes e após os jogos;
Trabalhos de isometria, que é para aumentarmos o tempo para a fadiga em nossas posições;

Se precisarem de algo, claro coloquei de forma resumida e fácil assimilação pode pedir aí!

Claro, estou falando isso pois tenho embasamento...
Avatar do usuário
vinicius_michel
sergeant
sergeant
Mensagens: 376
Registrado em: 13 Mar 2011, 22:17
Localização: Beagá/MG

Re: Preparação físicsa específica

Mensagem por vinicius_michel »

O Carlos Valle disse que tem um DVD na área que mostra o treinamento físico dos integrantes da SEAL. Claaaro que temos que dar uma maneirada, mas é uma luz....
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Preparação físicsa específica

Mensagem por RogerDiver »

Não é bem um treinamento, é um processo de seleção (fisica e mental) e durante esse processo de seleção a ingestão calórica dos candidatos é entre 5000-6000 calorias. Uma vez que o cara formado aquele treinamento não é mais praticado.
Quasar
private
private
Mensagens: 85
Registrado em: 10 Mai 2011, 19:11

Re: Preparação físicsa específica

Mensagem por Quasar »

Olá Combatentes!!

Sou Prof. de Educação Física e vou deixar algumas considerações...

Mantenha um treinamento semanal e leve em considerações alguns fatores importantes, como: nível atua de aptidão física, estilo de vida diário, histórico médico, estilo de jogo, posicionamento e coisas afins.
Falando por exemplos a coisa fica mais fácil.

:sniper2:
EXEMPLO 01 - Jogador de cenário operante na posição Sniper: Movimentação lenta, permanece na mesma postura durante longo período de tempo, realiza a maioria dos disparos apoiando o marcador em algum objeto ou acessório e carrega pouco peso no colete.
De maneira bem simplória... Basicamente ter boa capacidade cardiorrespiratória, bom nível de força geral, força isométrica excelente e boa flexibilidade

:horse:
EXEMPLO 02 - Jogador de cenário urbano operante na posição Infantaria: Movimentação em corrida (as vezes em grande velocidade), campo com terreno variado (escadas, muros, janelas...), sustenta o marcador sem nenhum tipo de auxilio, diferentes tipos de deslocamento (em pé, agachado...) e carrega bastante peso no colete.
Novamente sendo simplório... Capacidade cardiorrespiratória, velocidade de deslocamento, força geral, força isométrica, força explosiva e flexibilidade em níveis acima dos meros mortais (sedentários).

Outras coisas importantes são:
glauciospi escreveu:que seja feito um aquecimento rapido algumas corridinhas no estacionamento são bem vindas, e um bom alongamento antes de cada jogo e depois do jogo
Alongamento é a base de tudo!!
PietroTavolazzi escreveu:Muito esportistas de final de semana tem a tendência de terem mais contusões do que esportistas assíduos.

Todo exercício que fazemos o corpo se adapta ao dia a dia, se corremos todos dias, todos os dias estaremos em mutação para adaptar ao ambiente, se ficamos sentado, o corpo se adapta à gastar energia necessária para tal. Velho ditado " Nooossssaaaa parei de malhar e muchou tudo ????", claro, seu corpo se adaptou em sua atividade diária e necessária.
Sobre a 1º frase - "Atletas" de fim de semana apresentam um índice de mortalidade maior do que as pessoas não atletas!!
Sobre a 2º frase - Lembre do ditado: "O que não se usa, se perde!"

Lembre de fazer uma avaliação médica antes de praticar qualquer esporte ou fazer algum exercício físico com regularidade.
Procure um Educador Físico para ter um bom acompanhamento durante o treinamento, esse é o único profissional que realmente sabe como potencializar os ganhos e minimizar as perdas. :sherif:

Não sou o dono da verdade e espero ter contribuído!!! :yessir:
Avatar do usuário
paolo
corporal
corporal
Mensagens: 289
Registrado em: 11 Ago 2011, 17:45
Localização: Atibaia/SP

Re: Preparação físicsa específica

Mensagem por paolo »

Valew Amigos de Tinta !!!

Realmente o jeito é se preparar ....

Agradeço as dicas
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Preparação físicsa específica

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

confesso que axava que...
o dono do topico que iria passar algo pra toods nos...
algo totalmente voltado ao paintball...
mas pelo jeito ele estava somente perguntando mesmo...

pokpokpokpkop
fiquei chupando o dedo!!!
:cmd: :cmd: ...

abraços
Taguchi
Quasar
private
private
Mensagens: 85
Registrado em: 10 Mai 2011, 19:11

Re: Preparação físicsa específica

Mensagem por Quasar »

Taguchi, é bem provável que algum professor de educação física desse mundão de Deus crie um programa específico pra jogadores de paintball e isso não é tão difícil. É necessário conhecer as especificidades do esporte, analisar seus movimentos e necessidades quanto aos atributos físicos e colocar tudo na prática. Não estou me propondo a fazer isso, mas posso deixar mais algumas dicas.

1- Melhorar Resistência Aeróbica
Primeiramente procure correr 2 ou 3 vezes por semana até adquirir um nível de resistência compatível com o seu estilo de jogo. Depois de algumas semanas correndo bem e cansando pouco, procure correr utilizando o seu colete, depois adicione alguns bolsos (coletes molle), depois alguns pods e o cilindro. Pra turma que acha exagero correr de colete na rua e frequenta uma academia, sugiro pesar o seu colete com tudo mais o que é transportado e procurar saber se na academia existe o que chamamos de colete lastrado, seu personal deve saber o que seja...

2- Melhorar Força Muscular / Membros Superiores
Pensando exclusivamente no peso do marcador e em ter que transportar, fazer mira e coisa e sem utilizar nenhum acessório para ajudar. Comece frequentando uma academia e adquirindo mais força, depois monte um halteres com o peso aproximado do seu marcador e realize os movimentos específicos do paintball (trate o halteres como seu marcador). Após algumas semanas, aumente o peso e repita esses passos várias vezes até atingir o desempenho desejado. Caso contrate um personal e tenha espaço em casa, faça isso na sua residência e depois de cada série faça um treino de tiro...

Não esqueçam que é de FUNDAMENTAL importância que se procure um médico e um bom professor de educação física para se ter todas as orientações necessárias ao treinamento. Exercício físico é ótimo pra saúde :legal:, quando bem orientado, pois o mesmo pode ser muito prejudicial quando feito demasiadamente e sem orientação!!! :mal:
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Preparação física específica

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

ah sim eu to ligado...
ate pq cheguei a cursar educacao fisica mas desisti...
é que o topico começou com uma pergunta...
e logo pensei que viria uma resposta com a solucao...
mas como eu disse acima...
axo que na verdade ele tbm estava querendo saber...

pokpkpkopkpoko

abraços
Tagcuhi
Avatar do usuário
AugustoAmaral
Recruit
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Nov 2010, 22:23
Localização: Caruaru, PE
Contato:

Re: Preparação física específica

Mensagem por AugustoAmaral »

Isso é interessante, pois no último jogo que participei aqui, não alonguei nem nada...no outro dia qse não levantei da cama...
Responder

Voltar para “Geral.”