Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Máscaras, Coletes, vestimentas, luvas, botas, etc...
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

Alô pra todo mundo aí! Sou novo aqui no forum mas já tinha comentado esse assundo aqui em outro tópico...

Negócio é o seguinte: estive pensando em como seria trazer o estilo e as funcionalidades de um colete tático do mundo dos video-games para o mundo real, especialmente para o paintball. Quando falo de video-game estou falando de títulos desde Battlefield e Call of Duty (realistas), passando por Splinter Cell e Metal Gear Solid (futuristas mas ainda embasados em técnicas militares realistas), atéééé extrapolar em coisas do tipo Gears of War, Fallout, Crysis, etc. (futuristas MESMO. Esquema "super-soldado").

Então gostaria de saber o quê que vocês acham da idéia assim, por alto; se ela pode ser interessante ou se é simplesmente estúpida; se a galera aí joga video-game e se joga, quais jogos... enfim até que ponto video-game de tiro e paintball se misturam.

Dependendo da evolução do tópico mostro as minhas propostas aqui (pois é, to projetando um treco desses).


Abraço!
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

bom como na verdade naum entendi o proposito do topico...
e ja que so depois sera colocado o pq...
estarei movendo para miscelanea...
e quando for mostrado o pq movo para o lugar adequado...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

Opa, Taguchi!

Vou explicar direito... to mexendo com meu projeto de graduação em Desenho Industrial (ou Design de Produto, o nome novo do curso) e minha idéia era a de fazer uma colete tático pra paintball com o visual bastante inspirado em video-games de tiro, tipo os que eu mencionei no primeiro post. Obviamente algum jogo seria uma referência mais forte do que os outros, mas de qualquer forma o colete tático provavelmente teria algo de futurista. No fim das contas vou ter de fabricar ao menos uma unidade do colete, que mostro aqui pro pessoal (e quem sabe esse negócio nao vai pra frente e começo a fabricar e vender?).

Pra tomar base to querendo saber do pessoal do forum se eles tem o hábito de jogar jogos de tiro, desde os Counter Strikes da vida até os mais recentes. Se tiver esse hábito, queria que falassem quais jogos cada um curte mais ou acha que tem mais a ver com paintball de cenário. Talvez seja o caso de abrir um poll, mas acho que o tópico consegue dar melhor uma idéia do que se trata.

Acho que é isso... imagina jogar uma partida de cenário vestindo um colete bem no esquema de Crysis... pode ser divertido.

Abraço!
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

o problema é que com a existencia dos coletes molle...
cada jogador acaba fazendo do seu colete o jeito que quer...
por exemplo um topico de review que eu mesmo abri...
referente ao colete A-TAC que dito por muitos no proprio topico ser o melhor de todos....
da uma olhada nas fotos e nas quantidades de bolsos existentes...
inclusive tem fotos de um todo montado e sendo usado pelo proprio dono da marca e veja como ficou...
mas claro nada que te desanime ate pq nem esboço do que vc esta pretendendo fazer tem ainda...
posta pelo menos algum esboço pro pessoal ir vendo ou ter uma ideia do que vc pretende...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

Enfim, umas imagens pra dar melhor idéia:

Versão básica
Imagem

Versão extendida
Imagem

Lembrando, apenas idéias iniciais! Quero as críticas e comentários da galera ae.


Abraço!
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

cara realmente é um colete totalmente diferentes...
porem se eu naum me engano ja tem algo parecido com isso no mercado...
naum sei se pra paintball mesmo...
ou para mototcross sei la...

so axei meio estranho pq realmente parece muito futurista!!!
mas uma coisa é no papel e outra coisa é pronto!!!
boa sorte no projeto!!!

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

Blz, Taguchi!

Vou atualizando aqui à medida em que o projeto for andando, posto foto dos protótipos e dos módulos pra montar no sistema MOLLE do colete.


Só volto a pedir: quem se interessar por jogo de tiro, por favor, comente aí o quê que vê de conexão entre o Paintball e os FPS da vida!

Abraço!
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

bom para ficar melhor visualizado...
por quem frequenta a secao sobre isso...
estarei movendo o topico para a secao correta...
e boa sorte no projeto

abraços
Taguchi
Breno Sousa
Recruit
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Ago 2011, 09:02

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Breno Sousa »

Fala galera...

O tópico é bom e a idéia também, unir o TC da facul com o esporte que praticamos é uma ideia ótima, porém na minha opnião, o colete futurístico não é uma boa ideia para cenário, talvez para speed mas acho que o pessoal de cenário não gostaria de vestir um colete que o deixaria vulnerável em campo a não ser que ele fosse discreto e se camuflasse bem. Uma sugestão é pensar em algum produto para o upgrade e modificações na marcadora que é uma coisa muito procurada e se pode pensar em várias coisas, talvez um kit para adaptação mais realista do que as que já vimos por aí de uma X7 em uma AWM Sniper não esquecendo da boa precisão e alcance. Seria um ótimo produto e eu já seria um comprador!

Então fica aí minha opnião.
Inté.
Avatar do usuário
Cypress
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 168
Registrado em: 17 Set 2010, 04:33
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Cypress »

Vou entrar na onda do tópico, e um pouco mais além. Por quê se limitar ao colete, se podemos viajar no loadout todo de uma vez? Olha só essa idéia, inclusive da máscara. Nas minhas viagens imaginárias pelas partidas futuristas de paintball, eu vejo máscaras totalmente transparentes, com algum sistema de ventilação forçada que evite o embaçamento da lente. Também o colete meio integrado ao BDU, achei bem interessante. Cheguei a fazer um body armor de EVA meio copiado da roupa desse jogo, várias placas numa base de tecido. Permite mobilidade e ventilação muito boas, mas mesmo assim esquenta mais que um colete de cordura. Mas cheguei a conclusão que a falta de bolsos é meio problemática em certos casos, fora a manutenção complicada desse material. Enfim, minha sugestão, embora nunca tenha jogado, é uma armadura do jogo HAZE:

Imagem

Outra boa idéia e um pouco mais realista, embora eu ache exageradamente "blindado", é ARMY OF TWO:

Imagem
Imagem
Imagem
Detalhe: essa terceira é considerada a versão light da armadura !!!

A melhor de todas, de longe, e abaixo digo o porque:

ImagemImagemImagem
ImagemImagem

Curiosamente, eu curto bastante esses visuais futuristas, ao melhor estilo Aliens 2, starship troopers e outras doideras, mas com o tempo me apeguei mais ao modelos tradicionais de loadout para uso, mais realista e mais prático pro "dia-a-dia" do esporte. Com o tempo a gente vai perdendo o medo dos tiros e se preocupando mais com movimentação e táticas de combate. E no final, acho que dá um trabalho do cacete lavar essas armaduras todas depois de uma partida acirrada...
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

Pois bem! Desculpem a demora, responderei a todos. O link pras imagens que postei antes tão quebrados, vou postar novamente.
[...]o colete futurístico não é uma boa ideia para cenário, talvez para speed mas acho que o pessoal de cenário não gostaria de vestir um colete que o deixaria vulnerável em campo a não ser que ele fosse discreto e se camuflasse bem.
Breno, acho que o pessoal de speed teria pouco interesse num colete, que dirá num colete "temático". O jogo de speed não requer nem as capacidades táticas de um sistema MOLLE nem a camuflagem, então acho que se tem alguém que poderia tirar algum proveito desse tipo de colete que estou propondo aqui seria o pessoal de cenário. Obviamente um jogo com tema futurista tiraria mais proveito de uma body armor bacanuda.
Com relação à camuflagem, ela pode muito bem ser aplicada na minha proposta de equipamento. Aliás, bom saber de alguém que valoriza essa questão, é o tipo de comentário crítico de que eu preciso pra desenvolver um trabalho (e um equipamento) bacana. :grin:
Uma sugestão é pensar em algum produto para o upgrade e modificações na marcadora que é uma coisa muito procurada e se pode pensar em várias coisas, talvez um kit para adaptação mais realista do que as que já vimos por aí de uma X7 em uma AWM Sniper não esquecendo da boa precisão e alcance.


Concordo pacas. Não sei você mas eu acho frustrante que 95% dos kits realistas pra marcador sejam de M4A1 ou AK-47. Realmente kits bem fabricados - e de preferência fabricados em território brasileiro - serão bem vindos. Quem sabe esse meu projeto não dá uma idéia na geral de que dá, sim, pra fabricar equip aqui? Eu sou projetista... deve ter algum engenheiro por ai no forum que vai sacar melhor que eu de fornecedores de material e processo de fabricação!

Por quê se limitar ao colete, se podemos viajar no loadout todo de uma vez? Olha só essa idéia, inclusive da máscara. Nas minhas viagens imaginárias pelas partidas futuristas de paintball, eu vejo máscaras totalmente transparentes, com algum sistema de ventilação forçada que evite o embaçamento da lente. Também o colete meio integrado ao BDU, achei bem interessante.
Cypress, meu caro! Continue com as boas idéias e críticas, por favor, é disso que eu preciso aqui, sem sacanagem! Quanto à máscara, não conheço uma toda transparente, mas você deve conhecer a Angel Eye:

Imagem
Brutal essa máscara. Sério.

Voltando ao assunto, seria muito doido poder desenvolver todo o loadout, mas como esse projeto tem que ser apresentado até o início de Dezembro, vou ter de me ater ao colete mesmo (mas nada me impede de continuar a desenvolver as idéias depois de apresentado o TCC). A minha viagem do que seria uma body armor foda é onde eu to tentando chegar:

- um BDU mais ou menos básico que dê suporte pra módulos especializados. Esse BDU é unissex, totalmente ajustável e com alguma ventilação. Placas de EVA dão uma proteção leve contra os tiros;

- por cima do BDU vai o que eu tenho chamado de Módulo de Expansão. É um colete com acolchoamento estrategicamente posicionado, pro jogador poder cair e rolar e tal sem machucar (principalmente áreas onde os ossos ficam mais expostos, tipo quadris, ombros e clavículas). O Módulo de Expansão também tem suporte pros outros módulos, que são fixados através de um sistema misto de MOLLE e botões de snap, que eu ainda estou amadurecendo.

Os módulos ainda tão sendo pensados, mas provavelmente terão as seguintes funções (e quanto mais módulos melhor, permitindo o jogador a montar o "kit" melhor adequado pro gameplay dele):
- Carregar o tanque;
- Carregar os carregadores (magazines)
- Carregar pods
- Protetor de Pescoço (esse aqui é a minha maior aposta. Quero fazer esse módulo fazer os tiros ricochetearem sem estourar!)
- Protetor de Ombros
- Resfriador ativo (uma idéia-antiga-que-eu-não-consigo-largar de correr água resfriada pelo colete, pra ajudar no calor)
Com o tempo a gente vai perdendo o medo dos tiros e se preocupando mais com movimentação e táticas de combate.
Fiquei pensando nisso mesmo e pensando no realismo tomei os suits de Splinter Cell como principal referência. Das imagens que você mostrou acho que a que mais se aproxima é a última, do Modern Warfare.

Imagem
Imagem
Imagem

As "armaduras" não são extremas como as de Gears of War ou Starcraft e apesar de romanceadas, são táticas. Algumas idéias mais ou menos antigas e a que tô evoluindo mais recentemente (a mais recente, justamente a que mais parece coisa de Splinter Cell ainda não coloquei online, fica pro próximo post):

Imagem
Imagem
Imagem


Basicamente isso... façam todas as críticas possíveis, pra afinar as idéias que eu for mostrando aqui!

Abraço a todos!
Avatar do usuário
Caue
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 172
Registrado em: 27 Jul 2011, 16:13

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Caue »

Hahahah que loco brother.

Você que fez os rascunhos? Se realmente der certo você ja tem um comprador. Paintball HALLO action hahaha
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

desculpem o off topic mais tenho que ressaltar isso...
GEPETTO
vc desenha poko hein???
fla serio!!!

ta ficando show de bola!!!
parabens!!!

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

Ô Taguchi, só pra lembrar... os meus desenhos são só os ultimos três, hein. Os três primeiros não fui eu que fiz não! (só pro caso de você estar todo empolgado com a coisa errada hahaha)

Como vocês (não) podem ver, estou tendo problemas com o hosting das minhas imagens. Elas estão num tumblr - http://www.pbtacsuit.tumblr.com - , mas os servidores do tumblr têm estado acima da capacidade nos últimos tempos... por isso estou fazendo um blog mesmo, onde ficarão expostas e organizadinhas as imagens. Estando pronto posto aqui!

Abraço!
Avatar do usuário
Gepetto_Father
private
private
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2011, 22:15
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Colete Tático Baseado em Jogos Eletrônicos

Mensagem por Gepetto_Father »

Como prometido... a nova versão da veste básica, bastante inspirada nas roupagens de Splinter Cell e algumas de Ghost Recon e Modern Warfare.

Imagem
no blog dá pra ver sem o corte, a imagem não cabe na largura do fórum :?

A montagem dos módulos maiores, que são vestidos (tipo o colete mesmo), vai ser feita pelos botões de snap com que esse BDU é cravejado (esses pontos mais escuros). Você veste o colete normalmente e fixa ele no BDU pelos snaps. Os módulos menores (porta pods, carregadores, e tanque) são presos com um misto de snaps e tiras de nylon, como no sistema MOLLE.

Nas laterais e no topo dos ombros a veste tem regiões com tela, que permitem ventilação (apesar de eu achar que nosso clima mereça mais ventilação... algo a se pensar). O EVA dessas placas na frente e nas costas dá estrutura pra roupa receber aquele tanto de apetrechos e eles se prenderem firmemente no lugar, sem ficar balançando e arumar uma barulheira durante as entradas em construções do inimigo e afins. A idéia pra segurar tudo no lugar é que essa veste básica aí seja justa no corpo, sendo ajustada por duas tiras de cada lado das costelas (tipo ajuste de alça de mochila) e um elástico largo entre as "omoplatas" de EVA (isso é visível no desenho menor). O fechamento na frente é por zipper, do tipo à prova dágua.
Adicionei também um protetor de pescoço de neoprene, fechado com velcro, que dá pra ver nesse desenho.

O blog novo - http://www.pbtacsuit.blogspot.com - já tá rolando, agora com possibilidade de receber comentários. Vamo lá, povo! Esse projeto VAI ser executado até dezembro. Faça suas críticas pra termos um resultado mais bacana!
Responder

Voltar para “Máscaras, Proteções e Vestimentas.”