Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Acessórios de marcadores: Loader's, sistemas de AR, Miras, canos, grips, etc..
Avatar do usuário
Marcos RS
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1986
Registrado em: 10 Out 2010, 20:21
Federado: FPESC 001, FPERJ 782
Localização: Joinville-SC
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Marcos RS »

zarro escreveu:
Marcos RS escreveu:Zarro, em projeteis como os de armas de fogo a espiral do cano é fundamental para a trajetória do disparo, porém ainda não se chegou á uma conclusão definitiva quanto a sua eficiência para projeteis redondos.

Eu agora não troco meu HH por nada, mas foi um caso de amor e ódio até achar seu ponto certo.
Poise, essa parada eu to ligado, mas creio q levando em consideração a bola de Volley q também é esférica e ainda sim tem o efeito spim, creio q de uma melhorada.. Qual bore usa?, OU ainda ñ usa?.
Uso o 0,688 que é o maior que tenho, mas se a rosca do cano permitisse eu não usaria bore nenhum...
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

se eu naum me engano...
o cano invert twister naum foi desenvolvido para o marcador INVERT???
ou foi feito mesmo para utilizacao nas Tm-15???
pq muita gente que conheço que tem Tm-15 tem tbm esse cano...
e ele é raiado...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
zarro
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:50
Localização: Linhares - ES
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por zarro »

Marcos RS escreveu:
zarro escreveu:
Marcos RS escreveu:Zarro, em projeteis como os de armas de fogo a espiral do cano é fundamental para a trajetória do disparo, porém ainda não se chegou á uma conclusão definitiva quanto a sua eficiência para projeteis redondos.

Eu agora não troco meu HH por nada, mas foi um caso de amor e ódio até achar seu ponto certo.
Poise, essa parada eu to ligado, mas creio q levando em consideração a bola de Volley q também é esférica e ainda sim tem o efeito spim, creio q de uma melhorada.. Qual bore usa?, OU ainda ñ usa?.
Uso o 0,688 que é o maior que tenho, mas se a rosca do cano permitisse eu não usaria bore nenhum...

Poise, sei lá, ñ botava muita fé, mas depois de ver alguns vídeos, mudei minha ideia...
Avatar do usuário
HHirata
private
private
Mensagens: 32
Registrado em: 27 Jun 2011, 08:38
Localização: São Paulo

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por HHirata »

Ontem testei o LAPCO BSA. Diferença GRITANTE para meu cano anterior (é claro, era um generico, nao poderia exigir muito).

Conjunto LAPCO+munição Evil = trajetória retilínia, mínima parábola, agrupamento estreito! Apesar de fugir um pouco da discussao que criei aqui, esse cano SEM RAIAS superou minhas expectativas. Não pude determinar a distância dos tiros, algo que poderemos testar a fim de comparar com os canos raiados.

Próximo passo é comparar os dois canos, raiados e lisos de qualidade, no que interessa:
1) Alcance
2) Agrupamento
3) Necessidade de usar mais ou menos propelente para o mesmo FPS

Lembrando que, ficar segurando o marcador e atirar dependendo da propria mira gera muitas variaveis...por isso gostei tanto do video que o Gagliani postou:
Gagliani escreveu:OVERBORE Rulez !
[youtube]r7LMQLSfiDY&feature=youtu.be[/youtube]
Mas o que podemos concluir mesmo, é que cano sozinho nao faz milagre...uma munição de qualidade faz toda a diferença. Desde que comecei a usar a Evil, nao tive mais reclamaçoes.
Mamute
private
private
Mensagens: 43
Registrado em: 28 Jun 2008, 14:50

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Mamute »

Desculpe se deixei passar essa resposta em alguma postagem. Mas quando falamos de Overbore inclui também os inserts? Se não eu uso insert no tamanho certo, menor ou maior que a bolinha?
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla MAMUTE

na verdade vc precisa utilizar...
um que naum seja nem maior...
nem menor que a bolinha...
pois se for menos a bolinha naum passa e estoura no cano...
se for maior cria turbulencia ja no disparo...

abraços
Taguchi
Mamute
private
private
Mensagens: 43
Registrado em: 28 Jun 2008, 14:50

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Mamute »

então o Overbore diz respeito somente ao restante do cano? Após a área do insert ou, no meu caso, do back (http://www.pbreview.com/products/reviews/5733/), o ideal é o cano ser mais largo que a bolinha?
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla MAMUTE

bom geralmente o cano é sim um poko mais largo que a bolinha...
o que acaba mudando é exatamente o inicio dele...
que uns sao mais largos outros mais apertados...
e outros vem a opcao de vc escolher o tamanho...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
paulillo
private
private
Mensagens: 75
Registrado em: 23 Mai 2011, 13:39
Federado: Fpesp 0388

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por paulillo »

Srs,
Segue um comparativo do desempenho de diferentes bores que encontrei em uma discussão semelhante no PBNation que achei bastante relevante.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Abs
Paulillo :horse:
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por RogerDiver »

Paulilo,

Interessante, melhor coleta de dados que eu já vi, eu sou meio obcecado por analise numérica, ja tirei umas conclusões, mas queria ouvir outras opniões primeiro antes de dizer o que entendo desses dados.

[]'s
Roger
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Gagliani »

Por isso sempre fui adepto do Overbore :legal:
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por RogerDiver »

Estatistica é complicado, porque a interpretação pode acender uma vela pra Deus e outra para o diabo.

Assumindo que o teste usou um colimador e alinhou o marcador em 0,0 e cronado a 280fps

No mundo perfeito todas as amostras teriam acertado em 0,0 e a velocidade de todos os disparos mediram 280fps. A media aritimetica de X e Y (MEAN) seria 0,0 e o desvio padrão (SD) seria 0,0; a media aritimetica da velocidade seria 280 e o desvio padrão 0.

Se analisarmos só elo desvio padrao o bore .693 tem o melhor desempenho, o menor desvio padrão nesse contexto mostra maior agrupamento.

Se analisarmos pela media aritimetica o melhor desempenho é o .681, a media aritmetica mais proxima de 0,0 mostra que os disparos estao indo onde se esta mirando.

Paulilo, posta o link do artigo techpb para a gente dar uma lida, queria entender o significado do valor vector, deve ter alguma coisa a ver com distribuicao ou probabilidade, mas estou estranhando um unico numero.

[]'s
Roger
Avatar do usuário
paulillo
private
private
Mensagens: 75
Registrado em: 23 Mai 2011, 13:39
Federado: Fpesp 0388

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por paulillo »

Srs,
Estes resultados foram resultado de um estudo feito sobre o principio de Bernoulle (fluidos e sustentação da asa do avião) que por acaso foi demonstrado com bolas e canos de Paintball onde o resultado final foi que o cano com maior bore criava uma bolsa de ar em volta da bolinha que flutuava e não encostava na parede do cano, conseguindo uma melhor razão entre agrupamento e utilização do ar/potência.
Este artigo me chamou muita atenção por isso guardei os resultados, porém isto foi no final do ano passado e agora não me lembro com certeza qual o link direto, mas amanha vou pesquisar com calma e posto novamente. Link dos resultados:
http://freepdfhosting.com/fb0fb97a40.pdf
Abs
Paulillo
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por RogerDiver »

Conheço a equação de bernoulli, vejo uso para ela na explicação do apex, flatline, no hammerhead, mas no caso do overbore, poderia explicar porque ele saiu tanto do centro, mas qual a probabilidade da maioria das bolas sairem girando na mesma rotacao e para o mesmo lado?
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Barrels Riflados/Raiados: Espiral ou Reto?

Mensagem por Gagliani »

Vendo direito agora ..o .693 Saiu do centro porém teve o melhor agrupamento , provavelmente contradiz o que você falou e o que eu sempre acreditei Paulilo. Nesse caso a impressão que dá é que no .693 todas as bolas sairam girando para a esquerda o que fez sair do centro porém com o melhor agrupamento de todos ...estranho :?

Outra coisa parece que no .693 foi um dos que teve menor variação de FPS. ( O que eu já imaginava )
Responder

Voltar para “Acessórios.”