Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Migração de CO2 para HPA

Tudo sobre marcadores e partes internas.
Avatar do usuário
gilmarfcrocha
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 494
Registrado em: 30 Mar 2010, 19:57

Migração de CO2 para HPA

Mensagem por gilmarfcrocha »

Senhores, inicialmente se o tópico for repetido ou estiver em local errado, mil perdões na busca não encontrei nada que afastasse minha dúvida.

Estou migrando de CO2 para HPA, e alem do básico que HPA e óleo é uma combinação perigosa em certas ocasiões etc, eis a dúvida: possuidor de uma x7 lubrificada com óleo e efetuando a migração p/ HPA, é prudente que eu desmonte e "lave" todo resíduo de óleo e lubrifique com graxa ou posso colocar o cilindro de HPA direto e jogar e então daí em diante só graxa? Os resíduos de óleo que ficam no marcador trazem risco?
Avatar do usuário
gilmarfcrocha
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 494
Registrado em: 30 Mar 2010, 19:57

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por gilmarfcrocha »

ninguem?
Avatar do usuário
B_M_S
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1120
Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
Federado: FPERJ: #0424
Localização: São Gonçalo RJ

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por B_M_S »

Olha Gilmar, acho que não custa nada você retirar todos os resíduos de óleo do marcador. Pode ser que não aconteça nada ou pode ser que aconteça. Se fosse eu, faria isso.

Grande abraço.
Avatar do usuário
Guinaaaaa
sergeant
sergeant
Mensagens: 366
Registrado em: 07 Set 2010, 09:36
Federado: FPESP #000265
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por Guinaaaaa »

Se o óleo usado na marcadora é o próprio da Tippmann, não há essa necessidade, pois, segundo um questionamento feito por um amigo à tippmann (dessa mesma natureza) eles informaram que o lubrificante que eles usam é à base de materiais não inflamáveis o que elimina o risco em contato com o HPA.
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla GUINA

cara muito importante essa sua informacao...
muito tem a mesma duvida e o mesmo medo...
com relacao a mistura oleo com ar comprimido...
naum é desconfiando da sua afirmacao...
mas somente para ter uma pronta resposta para futuros questionamentos...
vou enviar um e-mail para a tippmann e fazer essa pergunta novamente...
mas desde ja vlw mesmo pela contribuicao!!!

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por RogerDiver »

gilmarfcrocha escreveu:Senhores, inicialmente se o tópico for repetido ou estiver em local errado, mil perdões na busca não encontrei nada que afastasse minha dúvida.

Estou migrando de CO2 para HPA, e alem do básico que HPA e óleo é uma combinação perigosa em certas ocasiões etc, eis a dúvida: possuidor de uma x7 lubrificada com óleo e efetuando a migração p/ HPA, é prudente que eu desmonte e "lave" todo resíduo de óleo e lubrifique com graxa ou posso colocar o cilindro de HPA direto e jogar e então daí em diante só graxa? Os resíduos de óleo que ficam no marcador trazem risco?
Gilmar,

Ar comprimido e óleo (hidrocarbonetos) não podem se combinar apenas nos locais onde existe compressão/expansão, no caso das Tippmanns pré Phenom, só existe uma válvula onde isso ocorre, se você numca lubrificou essa valvula com óleo, ou se numca pingou óleo no ASA do seu marcador não ha com o que se preocupar.

Óleo onde as partes mecanicas do seu marcador se movimentam, ou seja, Front e Back bolt, se voce quiser continua usando não tem nenhum problema.

[]'s
Roger
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por RogerDiver »

Para ilustrar um pouco melhor o que postei acima...

Na animação abaixo o gas é representado na cor amarela, o back-bolt bate em um pino que libera o gas, essa é a valvula, ela fica dentro do power tube. A parte interna dessa valvula não pode estar contaminada de óleo para ser usada com ar-comprimido.


Imagem

[]'s
Roger
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla ROGER

aproveitando o gancho...
entendi perfeitamente quanto a lubrificacao externa do power tube...
que pode ser feito normalmente...
e que so naum pode pingar oleo no asa aonde entra o gas no marcador...

bom agora segue a pergunta...
mesmo o oleo da tippmann que diz naum ter materiais inflamaveis na sua composciao???
assim como disse nosso amigo nos posts acima???
isso é uma regra mesmo???
nenhum tipo de oleo pode ser utilizado??? ou esses da tipmann podem???

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por RogerDiver »

Fala Taguchi,

Eu nao sei a composição do óleo da tippmann, ele somente seria aceitável na parte interna se fosse a base de silicone.

Os lubrificantes a base de silicone são empregados no mergulho por serem estáveis para misturas que conte há oxigênio ate 40%. nos cilindros carregados com compressor ou scuba a porcentagem de oxigênio é a da atmosfera (máximo 21% no nível do mar).

Se no lugar de usarmos ar comprimido utilizássemos apenas nitrogênio poderíamos ate lubrificar com qualquer óleo, porque o problema é o oxigênio na mistura.

Para se ter uma idéia, acima de 40% de oxigênio todo nosso equipamento de mergulho tem que ser limpo para oxigênio, isso significa que os reguladores tem que ser abertos em câmara limpa e manipulados com luva estéril, porque a própria gordura da mão é combustível, os o-rings nao podem conter hidrocarbonetos, o ideal e que sejam de um material chamado viton, e os únicos lubrificantes seguros são uns chamados christolube ou tribolube, nao sei qual a base deles porque são patenteados e amplamente usados na industria aeroespacial e mergulho, só sei que eu uso como se fossem ouro e choro cada vez que tenho que comprar um tubo.

[]'s
Roger
Avatar do usuário
gilmarfcrocha
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 494
Registrado em: 30 Mar 2010, 19:57

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por gilmarfcrocha »

bom, pelas respostas serem ate de certa forma contrarias umas das outras, na dúvida vale o trabalho de desmontar todo marcador e lavar literalmente, que viver com a dúvida na hora de colocar o cilindro e a dúvida nao é pouca bos%$#..."vai explodir ou nao!? " entao melhor limpar tudo!!!
Quando postei uma pequena parte de mim acreditava que haveria uma resposta absoluta, mas nao foi, entao vale a lavadinha do marcador mesmo !!!

Obrigado a todos que responderam, se bem que qdo comprei na kamikasi pedi pra testar antes e o cara de imediato mandou hpa qdo tirou da caixa...masssssss como ja lubrifiquei como a maioria que usa co2 (pingando as gotinhas onde se rosqueia o cilindro de co2) melhor nao arriscar !
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

ROGER
vlw ae pela explicacao...
deu para entender perfeitamente...

GILMAR
como o proprio ROGER explicou...
ficou claro sim manu...
é simples vc pode lubrificar todo o marcador em suas partes moveis...
vide ilustracao postada acima pelo ROGER...
vc so naum pode pingar oleo na entrada do marcador...
aonde vc rosqueia o cilindro!!!

mas se mesmo assim vc quiser lavar todo seu marcador...
tudo bem...criterio de cada um...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
gilmarfcrocha
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 494
Registrado em: 30 Mar 2010, 19:57

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por gilmarfcrocha »

taguchi, faz uns 2 meses que nao lubrifico ali, onde vai o cilindro, e joguei umas 7 ou 8 vezes, sera que da rolo mandar hpa direto?
Avatar do usuário
wprandini
private
private
Mensagens: 39
Registrado em: 03 Jun 2011, 15:39

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por wprandini »

Cara, lave sim, existe muitas histórias por aí de cilindros "alados" e marcadores "explosivos". é melhor prevenir do que remediar!!!
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por Taguchi Japa »

gilmarfcrocha escreveu:taguchi, faz uns 2 meses que nao lubrifico ali, onde vai o cilindro, e joguei umas 7 ou 8 vezes, sera que da rolo mandar hpa direto?
Fla GILMAR

tranquilo cara...
naum pelo tempo mas pelos jogos...
nesses 7 a 8 jogos ja saiu a lubrificacao...
o recomendado seria de todo dia em que for jogar lubrificar novamente...
mas ja que fazem 8 jogos sem lubrificacao nenhuma...
tranquilo pode mete HPA nela!!!

abraços
TAguchi
Avatar do usuário
gilmarfcrocha
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 494
Registrado em: 30 Mar 2010, 19:57

Re: Migração de CO2 para HPA

Mensagem por gilmarfcrocha »

VALEUUUU
Responder

Voltar para “Marcadores.”