Embora o cenário onde ocorreu o incidente que vou citar seja um pouco diferente do dia a dia do paintball, dada as circunstancias acho que vale a pena relatar aqui.
Um mergulhador relatou um incidente em um outro fórum que eu frequento, durante mergulhos descompressivos a ultima etapa de descompressão é feita com Oxigênio, quando esse mergulhador abriu o cilindro de oxigênio dele para respirar, inalou algo com gosto "carbonizado", o desfecho não teve nenhum problema maior, ao desmontar regulador e torneira do que estava sendo usado nesse cilindro, encontrou o assento da torneira do cilindro completamente carbonizado, bem como o o-ring do regulador.
(Pinha: Ja Traduzi o relato para o Teco!!!)
Eu conheço outros casos de combustão em cilindro de Oxigênio que ocorreram durante a recarga, e fora d'agua, dentro d'agua é a primeira vez.
Nos equipamentos de mergulho que usamos porcentagens de Oxigênio maior que 40% (o ar comprimido tem 21%), temos que limpa-los como se fossem ser usados em 100% de Oxigênio, a oleosidade da mão é suficiente para desencadear um incidente como o relatado acima, e essa limpeza é feita em sala limpa com luva esteril e lubrificação com uma graxa especial chamada Christo Lube ou Tribolube, a ultima vez que comprei 180 gramas dessa graxa custou mais de 200 dolares.
Trazendo para nossa realidade, o numero de marcadores operando com Ar comprimido cresceu muito nos últimos 2 anos, vale a pena lembrar os cuidados com a lubrificação e manutenção desses equipamentos:
- Numca use nenhum lubrificante que não seja a base de silicone;
Numca tente resolver nenhum tipo de vazamento usando lubrificante;
Durante a transferência de gás de cilindros scuba para cilindros de paintball, faça da forma mais lenta possível;
Ao rosquear o cilindro no marcador, ou abrir o cilindro com o remote, faça lentamente, e só depois que toda a linha estiver pressurizada, termine de abrir.
Para quem quiser ver o report do incidente (em inglês):
http://www.rebreatherworld.com/rebreath ... post373001
Jogue em Segurança,
Roger