Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Re-Teste em cilindro de ar (HPA)

Acessórios de marcadores: Loader's, sistemas de AR, Miras, canos, grips, etc..
Avatar do usuário
ltcoelho
corporal
corporal
Mensagens: 204
Registrado em: 01 Out 2007, 13:27
Localização: BH - MG

Re-Teste em cilindro de ar (HPA)

Mensagem por ltcoelho »

E ai galera!

Tinha feito a pergunta deste post dentro de um outro tópico mas como nao tive muitas respostas para minha dúvida resolvi abrir um novo! Migrei esta semana para um sistema de HPA e agora começou mais uma sessão de dúvidas! hehehhe

Comprei um cilindro usado aproveitando uma oportunidade de negócio. Peguei um cilindro Crossfire com algo em torno de um ano e meio e 2 anos de uso segundo o vendedor. O cilindro encontra-se em excelente estado e aparentemente funcionando em perfeita segurança. So que a nomeclatura utilizada para marcar as datas de re-teste estao diferentes do meu cilindro anterior.

A marcação que aparece é "02 C 06" o que estou supondo ser a data de fabricação em fevereiro de 2006. Quando seria a data de re-teste? A validade do teste é de 3 ou 5 anos? Alguem sabe de alguma empresa confiável para o re-teste? Alguem tem idéia do custo?

Abraço!
Avatar do usuário
Arrigow
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2447
Registrado em: 26 Dez 2007, 18:30

Re: Re-Teste em cilindro de ar (HPA)

Mensagem por Arrigow »

ltcoelho escreveu:E ai galera!

Tinha feito a pergunta deste post dentro de um outro tópico mas como nao tive muitas respostas para minha dúvida resolvi abrir um novo! Migrei esta semana para um sistema de HPA e agora começou mais uma sessão de dúvidas! hehehhe

Comprei um cilindro usado aproveitando uma oportunidade de negócio. Peguei um cilindro Crossfire com algo em torno de um ano e meio e 2 anos de uso segundo o vendedor. O cilindro encontra-se em excelente estado e aparentemente funcionando em perfeita segurança. So que a nomeclatura utilizada para marcar as datas de re-teste estao diferentes do meu cilindro anterior.

A marcação que aparece é "02 C 06" o que estou supondo ser a data de fabricação em fevereiro de 2006. Quando seria a data de re-teste? A validade do teste é de 3 ou 5 anos? Alguem sabe de alguma empresa confiável para o re-teste? Alguem tem idéia do custo?

Abraço!
Em qualquer operadora de mergulho ou loja de mergulho vc faz o re-teste.

Por precaução faça o re-teste antes de usá-lo.

Abraço e boas partidas!
Avatar do usuário
ltcoelho
corporal
corporal
Mensagens: 204
Registrado em: 01 Out 2007, 13:27
Localização: BH - MG

Mensagem por ltcoelho »

Valeu Arrigow!

O que eu tenho medo é deixar o cilindro na mao de qualquer um pra fazer o re-teste! ja ouvi tanta historia destas agencias de mergulho estragando equipamento, quebrando valvulas ( nao no caso do paintball mas tenho alguns amigos mergulhadores que contam a historia ) que estou procurando por algum lugar confiavel.

Alguem tem noçao de quanto custa um re-teste?
Avatar do usuário
Santos
Administrador
Administrador
Mensagens: 4395
Registrado em: 15 Abr 2007, 19:20
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Santos »

Fala coelho.

Peguei estes endereços de operadoras de mergulho ai em Mg.
- Com certeza eles podem te dar informações sobre re-testes.

abraço.

BH Sub Scuba School

Endereço:
Rua Alvarenga Peixoto, 655 - Lourdes
Tel: (31) 3291-3212
Site:
http://www.bhsub.com.br
E-mail:
contato@bhsub.com.br

--

Mar a Mar
Endereço:
Rua Piauí, 1714 - Savassi
Tel: (31) 3225-0029 / 3221-3277
Site:
http://www.maramar.com.br
E-mail:
maramar@maramar.com.br
Avatar do usuário
Marcelo Utsch
major general
major general
Mensagens: 3918
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Marcelo Utsch »

Coelho,

Liga pro Tameirão que ele sabe quem faz o re-teste aqui em BH.

Abraço
Avatar do usuário
ltcoelho
corporal
corporal
Mensagens: 204
Registrado em: 01 Out 2007, 13:27
Localização: BH - MG

Mensagem por ltcoelho »

Vou pegar com ele o contato!

So quero ter certeza que vamos estar jogando em segurança!! heheh

Abraço!
Avatar do usuário
rlcout
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 146
Registrado em: 29 Out 2007, 14:55

Mensagem por rlcout »

Pessoal,

Só um detalhe sobre os re-testes em operadoras de mergulho.

No teste hidrostático o cara tem que colocar 5/3 a mais de pressão dentro do cilindro e verificar a dilatação do material. Por ex.: um cilindro de 3.000 psi o cara tem que colocar 5.000 psi dentro do cilindro, medir a dilatação do material, esvaziá-lo e medir novamente.

O resultado do teste contendo todos os dados, ou seja, o laudo técnico deverá ser assinado por um engenheiro.

Aqui no DF desconheço um local que faça isso. O que acontece aqui é o pessoal levar o cilindro para uma loja de extintores e o cara diz que está tudo 100%, mas sem nenhum laudo.

No caso de cilindros com 4.500 psi isso se agrava. O cara vai ter que colocar 7.500 psi para realizar o teste.

Tomem cuidado com isso!!!

Ricardo
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Mensagem por Grenader »

Um ponto importante a ser dito sobre isso é : o material com que o cilintro é construido importa bastante.

Cilindros de composite ou fibra de carbono, tem capacidade de suportar pressão altissimas, da ordem de 17.000 PSI antes de estourar.

:arrow: O reteste do seu cilindro, segundo sua informação, é para 02 C 11, 5 anos de validade. Em geral ciclindros de composite ou fibra de carbono tem essa validade, mas tambem pode estar escrito diferente no cilindro.

:arrow: A MSA do Brasil (empresa onde trabalho) esta equipada para fazer esse teste, mas não sei se fazem para terceiros, acredito que seja apenas para equipamentos fornecidor por nós. Fora isso, procure uma boa operadora de mergulho ou o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo), com certeza eles fazem esse teste, só provavelmente será demorado e caro.
elfo
sergeant
sergeant
Mensagens: 308
Registrado em: 15 Abr 2007, 21:27
Localização: Santo André - SP

Mensagem por elfo »

e para cilindro de CO² ???
onde faz ???
Avatar do usuário
mvlcoelho
sergeant
sergeant
Mensagens: 371
Registrado em: 21 Out 2007, 23:23

Mensagem por mvlcoelho »

[OFFTOPIC]

vai ter coelho no paintball assim lá longe ...
auahuahuha
Avatar do usuário
ltcoelho
corporal
corporal
Mensagens: 204
Registrado em: 01 Out 2007, 13:27
Localização: BH - MG

Mensagem por ltcoelho »

mvlcoelho escreveu:[OFFTOPIC]

vai ter coelho no paintball assim lá longe ...
auahuahuha
Coelho é uma praga!!! Ainda bem!!! heheheh
Responder

Voltar para “Acessórios.”