Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Tudo sobre Paintball Cenário.
Avatar do usuário
Fernando Rocha
private
private
Mensagens: 59
Registrado em: 11 Ago 2010, 10:19

Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por Fernando Rocha »

Como criar uma Federação Esportiva
Artigos
23 de Fevereiro de 2010


Anira Parmeggiani




Escolhido pelo COI para ser o primeiro país da América do Sul na história, a sediar os Jogos Olímpicos e prestes a recepcionar a próxima copa do mundo, o até então país do futebol, desperta para um novo e grande desafio: Tornar-se o país dos Esportes!


O Brasil vive o seu maior momento no cenário esportivo internacional e com ele nasce o desejo e a esperança de muitos jovens tornarem-se os atletas que brilharão pelo seu país em 2016. Certamente, este é o momento das modalidades olímpicas finalmente conquistarem o seu espaço.

A apenas seis anos de receber os jogos olímpicos no Brasil, existem modalidades de grande potencial medalhista que se encontram em verdadeira situação de precariedade.


Aqueles que acreditam na força do esporte, devem saber aproveitar ao máximo este momento. Que venham os jogos e fiquem os legados!


Devido a conveniência do tema e a importância de possuir representatividade regional perante a Confederação Brasileira de cada modalidade, como forma de alcançar desenvolvimento e difusão do esporte, através de apoio e incentivo financeiro, vamos abordar algumas noções gerais sobre os atos constitutivos de uma Federação Esportiva.


As Federações Esportivas constituem-se na forma de associações, pela união de pessoas que se organizam para fins não econômicos classificado-se portanto, como pessoas jurídicas de direito privado, nos termos dos artigos 44 e 53 do Código Civil de 2002.

Inicia a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro. Este ato é composto de diversas etapas, as quais estão abaixo enumeradas:


1. Publicação do Edital de Convocação dos interessados em três veículos de grande circulação.

2. Elaboração de um estatuto social que regerá a associação, no qual deverão constar os elementos básicos previstos no Art. 46 e 54 do Código Civil, Art. 23 da Lei 9615/94 e Art. 120 da Lei nº 6015/73.

3. Realização da Assembléia no dia e hora publicados com a aprovação da proposta de Estatuto Social e a eleição da diretoria.

4. Registro no cartório de títulos e Documentos


4.1 Documentos necessários:


4.1.1 - Requerimento dirigido ao Serviço de Registro Civil das Pessoas Jurídicas assinado pelo representante legal da entidade e atendendo as demais exigências do Art. 121 da Lei nº 6015/73.


4.1.2- Estatuto Social contendo visto de advogado com respectivo número de inscrição na OAB (Lei nº 8906/94, Art. 1º, parágrafo 2º).


4.1.3 - Ata de Fundação contendo visto de advogado com respectivo número de inscrição na (OAB, Lei nº 8906/94, Art. 1º parágrafo 2º);


4.1.4 - Relação dos componentes da Diretoria Atual (Diretoria e Conselhos) assinada pelo presidente, com indicação de nacionalidade, estado civil, profissão, nº do RG e CPF de cada um dos membros;


4.1.5 - Relação dos associados fundadores assinada pelo presidente, com indicação de nacionalidade, estado civil, profissão e nº do RG e CPF de cada um dos membros.



É importante que a associação constitua um contador para providenciar não só a inscrição do CNPJ mas, para disponibilizar todas as orientações necessárias para a organização financeira da associação.


Realizados os procedimentos acima, constituída está a associação, para efeitos legais.


Cada modalidade esportiva possui a sua própria Confederação. Assim, para que a Federação criada torne-se oficial em termos de representatividade da modalidade como esfera estadual é necessário que após todo processo de constituição da Federação, seja encaminhado o pedido de filiação à sua respectiva entidade nacional.

A homologação do requerimento depende, dentre outras exigências, do atendimento aos requisitos estabelecidos por cada Confederação. Salvo eventuais peculiaridades, os requisitos básicos de filiação se fundam na comprovação das etapas do ato constitutivo, na inscrição do CNPJ e na composição do Tribunal de Justiça Desportiva, noticiando os membros auditores que o compõe.


A formação do TJD é inteiramente disciplinada pelo CBJD recentemente alterado pela Resolução Nº 29 de 10 de dezembro de 2009, em seus artigos 4º-B e seguintes e pela Lei 9615/94.


O TJD é composto por nove membros denominados auditores de acordo com as previsões do artigo 5º do CBJD, sendo dois indicados pela entidade regional de administração de desporto, dois indicados pelas entidades de prática desportiva que participem da principal competição da entidade regional de administração do desporto, dois advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil, por intermédio da Seção correspondente à territorialidade, um representante dos árbitros, indicados pelo seu órgão regional de classe e dois representantes dos atletas, indicados pelo seu órgão regional de classe. Haverá ainda a escolha de um Presidente e um Vice Presidente do TJD que será de acordo com as disposições do Regimento interno e na forma da lei.


O TJD deve ter no mínimo uma comissão disciplinar, podendo existir quantas mais se fizerem necessárias. Cada comissão será composta de cinco membros denominados auditores, os quais serão indicados pelos membros do Tribunal Pleno, não podendo estes pertencer ao respectivo TJD, sob pena de violar o duplo grau de jurisdição.



Por fim, estabelecido o Tribunal, a Federação, em tese, estará apta para encaminhar o pedido de filiação desde que atenda todas as formalidades exigidas pela sua respectiva Confederação.





Fontes:


http://www.sebraemg.com.br/


http://www.titulosedocumentos.com.br/


http://futebolcapixaba.com/files/imagens/CBJD-2009.pdf


http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/L9615consol.htm


http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/2002/L10406.htm
http://www.liraa.com.br/index.php?optio ... 13&lang=pt
Avatar do usuário
Fernando Rocha
private
private
Mensagens: 59
Registrado em: 11 Ago 2010, 10:19

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por Fernando Rocha »

claro, sem problemas, quanto mais os estados estiverem representados por suas federações, maior a capacidade de pleitear o fim do controle militar sobre o comercio de produtos referentes ao nosso esporte e então criar uma Confederação - CBP
:tropa:
Avatar do usuário
Ten Pedro
corporal
corporal
Mensagens: 277
Registrado em: 07 Abr 2010, 13:42
Localização: Recife-Pe
Contato:

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por Ten Pedro »

O pessoal fala aqui em Recife que para existir uma federação tem que ter 3 associações e 20 membros federados...
Avatar do usuário
AlexCastilho
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 742
Registrado em: 25 Out 2008, 17:25

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por AlexCastilho »

Caro ten pedro,

"O pessoal fala aqui em Recife que para existir uma federação tem que ter 3 associações e 20 membros federados..".

Isso não corresponde com a legislação em vigor. Fico a sua disposição para auxiliar na criação da FPEP (federação de paintball do Estado de Pernambuco).

abs,
castilho
Presidente da Federação de Paintball do Estado de Sâo Paulo.
Avatar do usuário
Snake-RS
private
private
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Jun 2010, 23:09
Localização: Ivoti - RS
Contato:

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por Snake-RS »

Olá amigos..

Sou do Rio Grande do Sul.

Digo que estamos tentando criar a nossa federação, mas ainda precisamos de muita ajuda pra isso.
só tenho a agradeçer pelo topico.. pois solucionou muitas duvidas..
abraço e em breve estaremos com a FPERS
Avatar do usuário
Ten Pedro
corporal
corporal
Mensagens: 277
Registrado em: 07 Abr 2010, 13:42
Localização: Recife-Pe
Contato:

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por Ten Pedro »

AlexCastilho escreveu:Caro ten pedro,

"O pessoal fala aqui em Recife que para existir uma federação tem que ter 3 associações e 20 membros federados..".

Isso não corresponde com a legislação em vigor. Fico a sua disposição para auxiliar na criação da FPEP (federação de paintball do Estado de Pernambuco).

abs,
castilho
Presidente da Federação de Paintball do Estado de Sâo Paulo.
Grande Castilho,

estamos tentando criar nossa federação, a situação atual é que é necessário 5 clubes ou associações para se criar uma federação, e estamos barrando nesse detalhe.

estamos nos reunindo todas as terças feiras, mais não estamos conseguindo avanço nisso, poderia dar uma passada em nosso fórum e nos auxiliar?

www.paintballpernambuco.com/forum
Avatar do usuário
vedovi
private
private
Mensagens: 58
Registrado em: 08 Abr 2011, 20:24

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por vedovi »

Snake-RS escreveu:Olá amigos..

Sou do Rio Grande do Sul.

Digo que estamos tentando criar a nossa federação, mas ainda precisamos de muita ajuda pra isso.
só tenho a agradeçer pelo topico.. pois solucionou muitas duvidas..
abraço e em breve estaremos com a FPERS
Saudações Snake-RS

Atualmente estamos sediados aqui nessa terra maravilhosa, na qual faço tb de minha morada com a família, e muito me estranha a força que o PaintBall teve no passado aqui neste Estado e ainda não termos um Federação.
Estou buscando informações sobre o assunto e desejo contribuir com este processo de alguma forma. Em que "pé" anda este processo? O que já foi feito? Quem esta envolvido diretamente? Quais as pendências?
Desculpe se estou sendo demasiadamente entrometido, sei que mal cheguei e não quero sentar na janela não hehehe... apenas estou me colocando verdadeiramente a disposição, caso precise de uma boa força.

At

Vedovi
Avatar do usuário
Ten Pedro
corporal
corporal
Mensagens: 277
Registrado em: 07 Abr 2010, 13:42
Localização: Recife-Pe
Contato:

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por Ten Pedro »

castilho te enviei uma mensagem particular, da uma olhada por favor, é sobre esse assunto.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por FabaoBH350 »

Excelente tópico, :goodjob: :goodjob: :goodjob: :goodjob: :goodjob: ainda não o tinha visto... tenho certeza que vai auxiliar muita gente...

Ahhh se esse texto tivesse por aqui a mais tempo... :grin:


Imagem :1place: :1place: :1place: :1place:
egorn
private
private
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Mai 2011, 10:09
Localização: CE
Contato:

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por egorn »

NO ceará tem federação?
Avatar do usuário
Ten Pedro
corporal
corporal
Mensagens: 277
Registrado em: 07 Abr 2010, 13:42
Localização: Recife-Pe
Contato:

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por Ten Pedro »

egorn escreveu:NO ceará tem federação?
Não tem.

Atualmente moro em Fortaleza e não tem federação aqui
Avatar do usuário
cigano B.P.
private
private
Mensagens: 54
Registrado em: 15 Ago 2008, 00:21

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por cigano B.P. »

Ola pessoal, sou do sul (porto alegre) me interessa muito que seja criada uma federação aqui, pois não so para a divulgação do nosso esporte, mas tambem para que os jogadores tenha uma ajuda juridica em caso de algum dano ou problemas legais com os equips. mas principalmente para que se tenha alguma forma de punição para os mal jogadores, tipo aqueles que não respeitam as normas de segurança, transporte de equips , conduta em campo, etc.., é possivel? peço ajuda para alguem que entenda mais do assunto para melhor tirar as minhas duvidas...aqui como em outyros estados temos grande jogadores e equipes, mas tambem temos aqueles que por ter equipamentos de paintball se acham melhor e acima de tudo, acho que seria muito interessante termos uma federação para apoiar que realmente leva o esporte a serio, e de alguma maneira punir quem não tem um pingo de responsabilidade .
gostaria de receber mais detalhes sobre como criar uma federação, seus deveres e seus beneficios para o paintball.
agradeço desde ja..
abraços
Avatar do usuário
wthreex
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 109
Registrado em: 18 Mai 2009, 17:38
Federado: FEP-DF#017
Localização: Brasília-DF
Contato:

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por wthreex »

coyote03 escreveu:Ola pessoal, sou do sul (porto alegre) me interessa muito que seja criada uma federação aqui, pois não so para a divulgação do nosso esporte, mas tambem para que os jogadores tenha uma ajuda juridica em caso de algum dano ou problemas legais com os equips. mas principalmente para que se tenha alguma forma de punição para os mal jogadores, tipo aqueles que não respeitam as normas de segurança, transporte de equips , conduta em campo, etc.., é possivel? peço ajuda para alguem que entenda mais do assunto para melhor tirar as minhas duvidas...aqui como em outyros estados temos grande jogadores e equipes, mas tambem temos aqueles que por ter equipamentos de paintball se acham melhor e acima de tudo, acho que seria muito interessante termos uma federação para apoiar que realmente leva o esporte a serio, e de alguma maneira punir quem não tem um pingo de responsabilidade .
gostaria de receber mais detalhes sobre como criar uma federação, seus deveres e seus beneficios para o paintball.
agradeço desde ja..
abraços
Camarada,

Estou a sua disposição para ajudá-lo.
Eu estive em Flores da Cunha em dezembro de 2010 no Battle of Rwanda e gostei muito do pessoal daí. Fui muito bem recebido.
Eu participei ativamente de todo o processo de criação da Federação do DF (http://www.fepdf.com.br), portanto, acho que posso ajudar a evitar que emperrem em algumas coisas.
Quanto a ter alguma forma para punição dos maus jogadores, normas de segurança, definição de transporte de equipamento, conduta e comportamento, nós elaboramos o Código Disciplinar, que trata sobre Segurança e Ética. Este documento e o nosso Estatuto podem ser consultados através do nosso site: (http://www.fepdf.com.br/federacao.html).
Avatar do usuário
cigano B.P.
private
private
Mensagens: 54
Registrado em: 15 Ago 2008, 00:21

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por cigano B.P. »

grande Luciano , blz? cara eu tambem estava em flores, grande jogo!!
cara agradeço e peço mais informações sobre como criar a federação
deu uma olhada no site de vcs, show!! ,uma duvida é possivel eu me cadastrar e ser federado por uma federação de outro estado? pois ja que não tem uma por aqui, eu particularmente gostaria de ser ...desculpe minha ignorancia á respeito do assunto.
abraço
Avatar do usuário
wthreex
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 109
Registrado em: 18 Mai 2009, 17:38
Federado: FEP-DF#017
Localização: Brasília-DF
Contato:

Re: Como criar uma federação - Aos estados que não possuem

Mensagem por wthreex »

coyote03 escreveu:grande Luciano , blz? cara eu tambem estava em flores, grande jogo!!
cara agradeço e peço mais informações sobre como criar a federação
deu uma olhada no site de vcs, show!! ,uma duvida é possivel eu me cadastrar e ser federado por uma federação de outro estado? pois ja que não tem uma por aqui, eu particularmente gostaria de ser ...desculpe minha ignorancia á respeito do assunto.
abraço
Coyote,

Eu recomendo que vá em um cartório perto de sua residência e verifique primeiramente, quantas associações não necessárias para a criação de uma federação esportiva.
No cartório que nós registramos a FEP-DF o requisito era de 2 associações. Mas já vi casos que pedem 5.
As associações precisam estar devidamente registradas e com CNPJ.
Leve as documentações das associações (Ata da reunião de fundação, lista de presentes, estatuto e CNPJ) juntamente com a documentação solicitada para a federação (ata fundação, lista de presentes, qualificação dos membros, estatuto). Atenção para o endereço que colocar na ata de fundação, pois sairá no CNPJ.
Aguarde as considerações dos oficiais do cartório e pronto.

Qualquer pessoa pode se federar na FEP-DF. Eu já fui federado da FPERJ.
Em Brasília, estamos trabalhando para podermos intermediar a solicitação de CR como um clube de tiro. Desta forma, como Porto Alegre não está na 11a. Região Militar (Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Triângulo Mineiro), este benefício você não poderá usufruir.

abraço,
Responder

Voltar para “Geral.”