Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Como tirar seu CR em SP

Tudo sobre Paintball Cenário.
Avatar do usuário
ruihorta
private
private
Mensagens: 53
Registrado em: 26 Ago 2009, 18:23

Como tirar seu CR em SP

Mensagem por ruihorta »

Bom pessoal, gostaria de dar uma colaboração para aqueles que tem interesse da regularização de seu esporte junto ao exército.
Ao contrário do que muitos acreditam, tirar o CR e conseguir uma guia de trafego não é muito complicado e é possível fazer sem serviço de despachante, que no mais das vezes, não sai por menos de quinhentão.
O processo a ser seguido é o descrito no tópico "Como tirar seu CR em 10 passos!", entretanto, você deve seguir certos atalhos.
Para iniciar, o CR necessário para a arma de paintball e para que você possa transportar seu equipamento em São Paulo é mesmo o de colecionador, pelo que não é necessária inscrição em clube de tiro, o que economiza uma boa grana.
O ponto crucial é quanto a Guia de Trafego, que hoje é tirada pela internet e requer o registro da arma. Esse não é o caminho mais facil...
Com seu CR de colecionador em mãos, você deve ligar no exercito no n.º 3888-5258 e agendar para dar entrada em guia de trafego, vão dizer que é feito pela internet e vocÊ deve dizer que se trata de "marcador de paintball", que conforme informado pelos próprios não se faz o registro e, dessa forma, a GT tem de ser feita manualmente.
É só pagar a taxa e dar entrada.
Para mim e alguns amigos deu tudo certo,
Espero ter facilitado! Boa sorte!
Avatar do usuário
bobzila
second lieutenant
second lieutenant
Mensagens: 1069
Registrado em: 05 Nov 2010, 16:15

Re: Como tirar seu CR em SP

Mensagem por bobzila »

ruihorta escreveu:Bom pessoal, gostaria de dar uma colaboração para aqueles que tem interesse da regularização de seu esporte junto ao exército.
Ao contrário do que muitos acreditam, tirar o CR e conseguir uma guia de trafego não é muito complicado e é possível fazer sem serviço de despachante, que no mais das vezes, não sai por menos de quinhentão.
O processo a ser seguido é o descrito no tópico "Como tirar seu CR em 10 passos!", entretanto, você deve seguir certos atalhos.
Para iniciar, o CR necessário para a arma de paintball e para que você possa transportar seu equipamento em São Paulo é mesmo o de colecionador, pelo que não é necessária inscrição em clube de tiro, o que economiza uma boa grana.
O ponto crucial é quanto a Guia de Trafego, que hoje é tirada pela internet e requer o registro da arma. Esse não é o caminho mais facil...
Com seu CR de colecionador em mãos, você deve ligar no exercito no n.º 3888-5258 e agendar para dar entrada em guia de trafego, vão dizer que é feito pela internet e vocÊ deve dizer que se trata de "marcador de paintball", que conforme informado pelos próprios não se faz o registro e, dessa forma, a GT tem de ser feita manualmente.
É só pagar a taxa e dar entrada.
Para mim e alguns amigos deu tudo certo,
Espero ter facilitado! Boa sorte!
Amigo, muito obrigado pela ajuda, pretendo tirar meu CR esse ano ainda.
Avatar do usuário
ruihorta
private
private
Mensagens: 53
Registrado em: 26 Ago 2009, 18:23

Re: Como tirar seu CR em SP

Mensagem por ruihorta »

Espero que tenha boa sorte como nós!
Avatar do usuário
wthreex
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 109
Registrado em: 18 Mai 2009, 17:38
Federado: FEP-DF#017
Localização: Brasília-DF
Contato:

Re: Como tirar seu CR em SP

Mensagem por wthreex »

Horta,

Eu discordo, de boa fé, de parte do seu texto, principalmente quando afirma: "Para iniciar, o CR necessário para a arma de paintball e para que você possa transportar seu equipamento em São Paulo é mesmo o de colecionador, pelo que não é necessária inscrição em clube de tiro, o que economiza uma boa grana."
O CR necessário para paintball é o mesmo de atirador, pois o marcador, definido pelo Exército como arma de pressão de uso restrito (número de ordem 0290, categoria 1, grupo Ar), será utilizado na prática esportiva e não como item de colecionador. Está aí a dificuldade atual do nosso esporte.
Você conseguiu apostilar os seus marcadores no seu CR de Colecionador?

Até onde eu sei, liberação de GT para colecionador são exceções, visto que não precisam transportar as armas frequentemente. Somente quando precisam fazer manutenção ou mudança de endereço, por exemplo.

abraço,
Avatar do usuário
B_M_S
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1120
Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
Federado: FPERJ: #0424
Localização: São Gonçalo RJ

Re: Como tirar seu CR em SP

Mensagem por B_M_S »

Wthreex, o que o Rui disse procede sim. Sabemos que o correto seria o CR de atirador, porém, alguns SFPC's, inclusive o de SP informam e fazem o registro de CR de colecionador, como já informado por um companheiro em outro tópico. Portanto, para SP o trâmite é esse mesmo, inclusive o apostilamento. Já em outros estados como aqui no RJ por exemplo, o SFPC exige CR de atirador, filiação à clube de tiro, etc.

A conclusão que tomamos é que como a legislação está dúbia e obscura, os órgãos competentes a estão interpretando de formas diferentes. Nem o DFPC tem uma posição para todo o Brasil. O ideal é ligar no SFPC de sua respectiva região e ver o que eles interpretaram da legislação e o que pedem para tirar o CR.

Grande abraço.
Avatar do usuário
wthreex
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 109
Registrado em: 18 Mai 2009, 17:38
Federado: FEP-DF#017
Localização: Brasília-DF
Contato:

Re: Como tirar seu CR em SP

Mensagem por wthreex »

BMS,

Por um lado é bom, permite que o pessoal de SP tenha os equipamentos regularizados, mas acredito que num futuro não muito distante isso seja revertido.
Nós de Brasília estamos em contato com o DFPC e a orientação é CR de atirador. E é isso que vão cobrar. O que estamos vendo com os responsáveis é um afrouxamento nos requisitos, visto que o CR deve conter somente armas de pressão (0290). Nós estamos há um ano tratando desse assunto. Como você deve saber, no Exército tudo é muito moroso.
Ainda tem a questão da Guia de Tráfego para Colecionador, que conforme informações de despachantes militares, são autorizadas de forma excepcional. Desta forma não serve para quem joga semanalmente. Para ter GT de abrangência municipal, atualmente é necessário estar filiado a um clube de tiro ou associação desta natureza. Para abrangência estadual, o esportista precisa estar cadastrado a uma Federação. Nacional a uma Confederação. Mas um requisito básico é CR de Atirador.
Até hoje eu não tinha conhecimento de marcadores apostilados em CR de Colecionador e GT para para esse fim.

Bom, de qualquer forma é bom saber que está sendo possível regularizar desta forma.

abraço,
Avatar do usuário
ruihorta
private
private
Mensagens: 53
Registrado em: 26 Ago 2009, 18:23

Re: Como tirar seu CR em SP

Mensagem por ruihorta »

Boa tarde pessoal, então, concordo em número e grau, no entanto, como bem dito pelo colega, apesar de o texto da lei ser até, digamos, claro quando enquadra o marcador como arma, não é o que ocorreu comigo e alguns conhecidos quando fomos procurar regularizar nosso caso junto ao exército.
Não houve, na ocasião, nenhum impecílio ou restrição na emissão da nossa GT.
Meu CR é o de colecionador e minha GT é clara ao dizer "transportar dentro da Grande São Paulo para prática de tiro desportivo em clube apropriado.".
Em tese, nos termos da Lei, seria sim a GT de colecionador somente para manutenção e outros casos extraordinários, no entanto, ela é deferida no caso do paintball para o tráfego para prática do esporte.
Um abraço, :grin:
Avatar do usuário
ruihorta
private
private
Mensagens: 53
Registrado em: 26 Ago 2009, 18:23

Re: Como tirar seu CR em SP

Mensagem por ruihorta »

Olha eu denovo, não havia atentado ao colega na questão do apostilamento... Bom, não houve apostilamento, o modelo do marcador foi informado no momento da emissão da GT, inclusive, nem ao menos o número de série consta do doc, somente o modelo, no meu caso "BT TM15".
Um Abraço e boa sorte!
Responder

Voltar para “Geral.”