Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Marcadores de speed no cenário

Tudo sobre Paintball Cenário.
Coelho
lance corporal
lance corporal
Federado: FPERJ#142/FPESP#112

Re: Marcadores de speed no cenário

Mensagem por Coelho »

Pq diabos NÃO CANSO de me tentar fazer compreendido sempre que esse assunto veio a tona?
Vou tentar responder a questão inicial do camarada de Recife: Marcadores de speed no cenário

Existe uma regra fundamental homologada para o Paintball Cenário?
Existe uma confederação nos moldes de uma CBF que diz: Paintball cenário é considerado assim tal se tiver "X regras"?
Portanto existe alguma condição de dizermos que em um jogo "pelada" de paintball fica proibido uso de marcador, equipamento, roupa A ou B?

Cenário. O nome é auto-explicativo! Cenário é uma caracterização... mas em momento algum ficou condicionado que pra ser cenário, a caracterização PRECISA ser militar?
Você podia jogar o Paintball Cenário Star Wars, por exemplo. Um time todo vestido de Jedi e o outro de Stormtroopers, marcadores caracterizados como armas laser e elementos de campo como obstáculos, como Droids, Jabba the Hut, etc e etc! Vai me dizer que não ia ser no mínimo curiosamente interessante?
Cenário cabe em muitas fantasias. O que acontece é que algumas pessoas gostam de grau de fantasia 3 e outras 7, e outras 9, em uma escala de zero a 10.

Já o Paintball cenário competitivo é uma espécie de mutação genética pra gerar alimento transgênico. Pode dar certo, mas só depois de muita tentativa e erro.
As pessoas tb tendem a confundir competição com desafio. Você é desafiado por um cara num sinal de trânsito para um "mini pega" informal. Você cai nessa pilha e fica disputando com ele quem chega primeiro no próximo sinal (farol)... Isso foi uma competição? Teve alguem pra aferir, teve segurança, regras racionais, busca da igualdade inteligente de recursos?
Não... foi um desafio (tosco, por sinal) e NINGUÉM além de você e o cara vão saber que aquilo ocorreu, pois não teve qualquer intuito de competição esportiva. Nada mudou.

Aqui no RJ, tamos tentando cortar um dobrado pra regular esse tipo de competição, e cada vez o que fica mais óbvio é que o caminho é usar os aprendizados da única modalidade ESPORTIVA e COMPETITIVA de sucesso. (Podem tacar as pedras por eu falar isso, mas não tente mentir pra si mesmo) Essa modalidade é o Speed!
Vou repetir pra não ficar mal entendido. Desde que se iniciou o campeonato Carioca de Cenário, ficou mais gritante que os moldes de arbitragem, regras de eliminação e características da organização estão mais bem amparadas em algo já testado e funcional como os torneios de speed do que as regras e estilos de arbitragem "pessoais" dos campos de cenário comercial.

Mas nem por isso estou dizendo que tem que esquecer os campos e acabar com as características de CENÁRIO. Os campos e locais de jogos podem ser diferenciados, na mata, no confinado, nos bunkers de pneu... A grande graça do cenário é a utilização de estratégias que funcionem melhor naquele determinado local, que permitam um jogo menos óbvio e mais duradouro que uma partida de speed. Por mais que o cara corra, ele não tem como chegar ao centro de um campo de 200mts de extensão em 3 segundos! Há alguma estratégia, há alguma tática para se "alcançar" esse objetivo que é diferente da marcação imediata assim que se inicia uma partida de speed.

Pensem comigo. Em uma competição ESPORTIVA, é natural que os TIMES (pq equipe é grupo que utiliza um equipamento e time é o mesmo grupo, mas que tem ideais competitivos) busquem SIM as técnicas mais eficientes, os equipamentos mais modernos e mais confiáveis, e novamente isso está sendo "importado" do speed.

E DAÍ?
As modalidades CONTINUAM NÃO SE TOCANDO. Você não vai ver o Ninjinhas Black tirar o time do CBP pra jogar um suposto Campeonato Paulista de Paintball Cenário, pq eles tem um FOCO! O Castilho joga no INFERNO VERDE e cada coisa é uma coisa.

Leio alguns argumentos "tem que seguir as regras da modalidade" onde cada vertente "inventa" regras e jura pra si e para seus colegas que essas regras são as unicas válidas e vitalícias no Paintball... e tem uns que não escondem sequer seu "desprezo" por outras "modalidades", mas cobram respeito pela sua.

As pessoas TRISTEMENTE confundem gosto pessoal com liberdade pessoal. Acham que por gostar de modalidade ou estilo X ou Y, tem que fazer valer o mesmo como o mais importante e melhor, como verdade e princípio fundamental.
Aprendi com o tempo que se eu não gosto de speed, não vou jogar speed e morreu o assunto, só que pra chegar a essa conclusão por CONTA PRÓPRIA, preciso conhecer basicamente preciso experimentar a sensação, preciso ter a cabeça minimamente aberta. Se eu jogo speed e não sou chegado em RA, pra emitir qualquer opinião tenho que ao menos ter participado de um cenário caracterizado, ter jogado com um marcador milsim alguma vez pra poder dizer que não me agradoU. (e ainda assim tentar mais um pouco pra ver se não era jeito ou azar de iniciante!).
É por ter esse embasamento que me sinto a vontade de vir aqui opinar, não a favor de speed, cenário ou RA, e sim a favor de sermos honestos consigo mesmos.

-" Não gosto de speed pq acho rápido demais, caro demais, mal dá pra aproveitar o jogo e aind preciso usar roupas que vão me deixar parecido com uma ARARA! Vou jogar RA!"

VERSUS

-"Xiii brincar de soldadinho, ficar 4 horas na mata e não usar nem meio saco de bolas? tô FORA! quero é dar tiro pra caramba e partir pra cima de cara!"

E que cada um viva feliz, sem precisar jogar água no chope do outro ou achar que sua escolha é melhor que a do outro!

Acho portanto uma covardia de ambas as partes, criticar meramente pq não gosta ou acha feio ou não vê na outra modalidade o seu "ideal" do Paintball.
No que os amigos ai falam da invasão de marcadores de "speed", já acho a forma que é falada perjorativa. "Os speedeiros".
Ok... quer dizer então que qq newbie que resolve comprar um marcador, vai no google, encontra e compra um marcador eletrônico não-milsim e decide ir jogar no campo novo de cenário perto da casa dele é um "speedeiro"?

Acho tão absurdo o MITO de marcador Milsim ser mais "legal" pq parece mais com arma ou "melhor" por usar vários acessórios como miras laser, scopes e etc quanto o MITO de pelo cara comprar uma DM, se tornar por passe de mágica um jogador melhor que pode dar mais tiros do que a mente humana é capaz de processar... BULLSHIT!
MARCADOR NÃO FAZ NADA SEM O CARA ATRÁS DELE PENSAR E PUXAR O GATILHO, SEJA 1 OU 1000 VEZES, E APENAS 1 DOS 1000 É SUFICIENTE PARA MARCAR O ADVERSÁRIO!

O camarada que dá 1000 tiros e não acerta nenhum, é mais eficiente? É melhor jogador? é SPEEDEIRO?
Como disse o Castilho, algumas pessoas que jamais PISARAM em um campo de speed, mal jogaram com um marcador eletrônico não-milsim, assim como vários caras que só conhecem speed e mal jogaram umas partidinhas de cenário e tentam ser formadores de opinião sem sequer ter colocado a sua própria opinião a prova...

Se tem uma coisa que não pode fazer parte de uma discussão é colocar a sua opinião e sua paixão acima das dos outros.
O argumento final mais famoso e indiscutível é: - "Eu jogo assim porque GOSTO!";
É quase como falar em uma mesa de bar: - "vamos encerrando por aqui, pq acabou o papo! ;)

MAS ENTENDAM. ESSE ARGUMENTO É VÁLIDO APENAS EM UM AMBIENTE NÃO COMPETITIVO, DE DIVERSÃO E PRAZER.

Se estamos falando de COMPETIÇÃO a única coisa que vale é uma BOA REGRA, de BOM SENSO, que não respeita gosto, estética ou opinião. Respeita APENAS a IGUALDADE COMPETITIVA e APLAUDE O MELHOR EM CAMPO, QUE CONSQUISTA SUAS VITÓRIAS A BASE DE RESPEITO ÀS REGRAS, TREINO, DEDICAÇÃO E TALENTO.

E talento, amigos... não se escolhe e compra como se escolhe um marcador... seja milsim, seja speed, sejam 3bps ou 30. Se você nasce com ele, fique feliz e aproveite. Se não nasce, treine e aprenda o máximo, junte-se a um bom grupo e transforme o conjunto do seu TIME em algo merecedor...

...ou reclame de quem tem o talento E/OU a força de vontade.

End: Coelho´s Bible - Livro do Apocalipse de tinta, Capitulo 9, Versículo XII
Gabiruh
corporal
corporal
Contato:

Mensagem por Gabiruh »

Caramba, acho que o Coelho estava escrevendo esse post desde do dia que abriram esse tópico... :lol: :lol: :lol:

Gente o foco do tópico não é qual modalidade é melhor, ou o que é paintball e sim o uso de marcadores de speed em uma partida de cenário, onde ao meu ver o estilo de jogo é mais estratégico, onde a ideia não é eliminar outros jogadores e sim cumprir as missões... Speed e cenário são tão distintos que não tem nem como se comparar...

E acho muito utópico torneios de cenário e RA, quem vai garantir o fairplayer de todos os jogadores quando se envolve uma competição??? Quando existe algum prêmio??? Acho que um torneio para cenário só nos moldes de um que foi feito pelo CTTR, onde se avalia o desempenho do time e não o confronto entre eles...

E o que todo mundo precisa saber é que "opinião é que nem bumbum: todo mundo tem e dar quem quer"... :loko: :loko:

Bem, acho que pode trancar pq foco do tópico já mudou faz tempo...
Coelho
lance corporal
lance corporal

Mensagem por Coelho »

AAAh... Tranquilo Gabiruh... sim, a síntese de que a opinião é que nem " * " é como eu disse lá no meio, aquele argumento "final" que não dá pra ser rebatido...
Mas soluções tão aí pra ser ao menos tentadas, e não pra se desprezar antes de as trabalhar.

Concordo plenamente que Speed e R.A. são água e óleo pelo simples DNA de cada um. A primeira é absolutamente voltada à competição, a 2a, absolutamente voltada à simulação, então acho que elas nem "brigam" apenas são totalmente distintas.

A questão na minha opinião é onde fica o CENÁRIO nesse meio. É competitivo? Não! Mas com determinados elementos, pode ser! :wink:
Nessa tentativa, há sucessos e há aberrações, mas há com isso aprendizado.
Paintball CENÁRIO transita ENTRE o RA e o SPEED. Se ele é mais puxado para um lado, ou para o outro, vai depender da mentalidade e desejo dos jogadores naquele momento, circunstância, local, evento... então eis aí quem sabe uma resposta para a grande questão que "perdeu o foco" ao longo do tópico.

"O QUE ACHAMOS DO USO DOS MARCADORES ELETRÔNICOS NOS JOGOS DE CENÁRIO?"

EU, acho simplesmente... natural, normal e até benéfico pois com marcadores eletrônicos, se bem instruídos, podemos CONTROLAR, PROGRAMAR o BPS a niveis "justos" ao invés de 15 ou mais BPS, pois justamente os JOGADORES de cenário que não compreendem que paintball não se ganha a partir de quantidade de bolinha são aqueles que fazem "mal uso" de qualquer marcador, seja uma TM-15 a uma LUXE.

Moral da história. Falta na verdade educação, conhecimento e respeito mútuo. Achei simplesmente SENSACIONAL alguém acima que falou que a FPESP estava mais preocupada em regular o que acontece em campo ao invés de regular equipamentos. É por aí mesmo!

Vlw!
Thiagon
sergeant
sergeant

Mensagem por Thiagon »

Potiguar,

Eu aonda não entendi oque minha assinatura tem haver com tudo isso. hehehe

abs
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant

Mensagem por Ices_br »

Como Eu falei essa discutição é muito chata e sempre existe um pessoal que desvirtuam o foco da discussão!!!

A pergunta é clara, quem tem um marcador que não tenta replicar um armamento real, pode jogar cenário?

A resposta é mais clara ainda: Pode sim, desde que respeite a regra de um determinado evento.... Agora obrigar as pessoas terem marcador X ou Y não eticamente correto!!!

Outra pergunta seria alguém com um marcador que não tenta replicar um armamento real, pode jogar R.A?

Sim desde que obedeças a regras do evento, munição controlada e re-municiar de 30 em 30 bolinhas, basicamente.

O que não pode haver é achar que alguém é que pratica tal modalidade (Cenário, Speed ou R.A) melhor que outro jogador só porque esse joga uma modalidade diferente!

Speed, digo pelo que eu assisto e leio, é uma modalidade extremamente competitiva e muito pelo contraio que alguns dizem existem muita táticas, uma delas é supressão do adversário incessantemente (Famosa chuva de bolinha).

Agora o que me preocupa com algumas frases aqui, diz respeito a Fairplay.... Dizer que não pode haver fairplay numa competição com premiação, isso é absurdo e demonstra que essas pessoas não entenderam o que fairplay.

Discussão chata e que só cria tumulto no fórum....
daniel braga
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant

Mensagem por daniel braga »

:legal:
Ices, meu camarada...

concordo COMPLETAMENTE, alias, poderia encerrar o tópico.

Não existe mais o que dizer sobre isso.
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Federado: FPESP #29

Mensagem por Edgard »

daniel braga escreveu::legal:
Ices, meu camarada...

concordo COMPLETAMENTE, alias, poderia encerrar o tópico.

Não existe mais o que dizer sobre isso.

:legal:

[ 2 ]
Coelho
lance corporal
lance corporal

Mensagem por Coelho »

Ices_br escreveu: Speed, digo pelo que eu assisto e leio, é uma modalidade extremamente competitiva e muito pelo contraio que alguns dizem existem muita táticas, uma delas é supressão do adversário incessantemente (Famosa chuva de bolinha).
Entende onde o problema começa Ices?
Quem jamais jogou, participou, frequentou treinos e etc, acaba se "assustando" com o volume de bolinhas sem perceber que isso faz parte da estratégia de negar a movimentação, de marcar a posição do adversário em campo, para que o teu companheiro de time possa num piscar de olhos entender que há oponente naquele bunker que está sendo "fritado".

Eu considero o Paintball mais um xadrez de movimentação em campo (qualquer campo, independentemente da modalidade) do que um jogo de trocar tiro, pq na trocação de tiro, tem o elemento sorte em parceria com a precisão, já na movimentação, está justamente a essência de um jogo brilhante, da jogada genial.
Speed tem tudo isso, só que muito mais rápido e técnico que outras modalidades... e antes que entendam mal, técnico no que tange o objetivo principal do PAINTBALL... que é ACERTAR o outro sem ser ACERTADO.
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant

Mensagem por Ices_br »

Coelho escreveu: Entende onde o problema começa Ices?
Coelho, eu acredito no seguinte se existe jogo, existe estratégia independente da modalidade.....
Agora sem estender essa discussão, pois não e foco do tópico... Eu penso assim:
Eu respeito às outras modalidades e procuro saber sobre tudo de paintball de Speed a R.A, tudo isso pelo simples motivo eu sou fã de "paintball" , jogo que é Jogado com bolinhas de tinta e marcadores.
Coelho
lance corporal
lance corporal

Mensagem por Coelho »

Tá certo! Penso igual... paintball é paintball!
AlexCastilho
first sergeant
first sergeant

Mensagem por AlexCastilho »

Coelho,

Sempre providencial!!!!!

Ices,

Vc esta certo ao que tange o fair play e outros.....excxeto quantro ao quesito supressão, porque neste tópico o coelho foi bem. Vou lembrar que os campeonatos brasileiros de paintball de 1990 até 1998 eram de CENÁRIO (só existia isso)!!!!!!!

Eu vou jogar R.A. Milsin, Speed e qualquer coisa que inventem relacionada ao paintball. Vou jogar dentro das regras estabelecidas pela e por cada organização dos eventos. Se permitirem marcador X, vou usa-lo. Se permitirem Y, vou, usa-lo......e assim farei com o limite de bolinhas. 8, 30, 200 ou 1.000 para mim não faz a menor diferença, pois adptarei meu modo e estilo de jogo para o que me for imposto. E quando não concordar, eu não jogo e nem por isso vou postar fazendo críticas e desdenhando determinada modalidade.

grande abraço
AlexCastilho
first sergeant
first sergeant

Mensagem por AlexCastilho »

Pirito,

1. Para mim EGO só se for Brasil da planet eclipse. Disso podemos falar.....alias tenho uma também. Como tenho uma NT black Gold e uma TIPP 98 mod AK da tacamo.
2. Entendi o seu pedido de desculpas e aceite os meus, porque eu fui realmente indelicado com vc. Sim eu fui e acredito que chumbo trocado não dói.
3. Nunca aleguei que vc é novato, se o fiz por favor aponte onde o fiz para que eu possa me retratar. De qualquer forma, para mim nao importa se é novato, veterano e sim se é jogador.
4. Sim vc faltou com respeito.
5. Minha posicao é na FPESP e não deste forum. Meus comentários foram assinados pelo Jogador e não pelo Presidente da FPESP.
6. Não usei de nehuma suposta influência, mesmo porque não a tenho, quer seja da FPESP quer seja deste Forum. O que fiz foi explicar que desdenhar de outra modalidade deste esporte chamado paintball como vc fez não é o espírito deste forum e nem da FPESP. Issso é fato comprovado pelos comentários de apoio a integração que o cenário recebeu para participar do CBP de inúmeros jogadores deste forum e da FPESP. Ou seja, é uma realidade.
7. Se existe rixa, existe apenas na cabeça de algusn jogadores com cabeça fraca. Vc viu o apoio e a torcida que o times de cenário receberam no CBP?????
8. Espero encontra-lo em campo e que aceite ser meu amigo.

abs,
Pirito
lance corporal
lance corporal

Mensagem por Pirito »

Cara já conseguimos resolver 90% em ótimos diálogos de muitas linhas por post hehe.
Agora só a ultima coisa que acho que não ficou esclarecida. Eu não desdenhei do speed como você falou vários times de cenário assistem o CBP e eu sou um deles como eu comentei.
E como você disse que tem marcador de cenário para jogar cenário e disso que eu to falando usar marcador direcionado para o campo.

OBS:. Não me venha falar que se o cara não tem dinheiro pra comprar, porque marcador de speed é muito mais caro hehehe.

Abraços e espero sim ser seu amigo em campo. Apesar de achar que eu já te vi no attack, depois dessa kit tacamo.
lfsalles
staff sergeant
staff sergeant

Mensagem por lfsalles »

nemezes escreveu:(....) e uma imagem vale mais que mil palavras!

Imagem
(...).

De início,
agradeço pelas acertadas palavras do Coelho, Ice e Roger, bem como pela participação dos demais.

Pirito,
de minha parte, desculpas aceitas.

Foi eu quem errou seu nome. Saiba que isso se deu por simples problema de visão!
Quando li seu post, li seu nome errado, foi mal. Essa imperfeição de leitura acabou motivando-me a escrever seu nome errado no meu post que não visava, de forma alguma, menosprezá-lo, mas apenas colocar um ponto de vista objetivo e evitar "flames" (no que parece tive pouco sucesso). De toda forma, como parece que acabou por se encomodar: desculpe-me se escrevi seu nome errado.

Acredito que continuamos discordando quanto ao assunto do tópico e quanto a Fpesp, mas enfim....independentemente da conduta alheia, continuarei jogando e fazendo minha parte, tal qual espero o mesmo dos demais.

Quanto a dúvida original:
Assunto esgotado e bem explorado em várias das respostas, razão pela qual não tenho nada contra a trancar o tópico, como também não me oponho a prosseguir no debate.

Abs,
Luiz Fernando
Gagliani
lt general
lt general
Federado: FPESP # 0020

Mensagem por Gagliani »

E os anos passam e a história se repete :sad:

Nem perco meu tempo discutindo esse tipo de assunto :mal:
Responder

Voltar para “Geral.”