Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Bolinhas mais pesada mais precisa?

Bolinhas, rádio, POD's, etc..
zarro
master sergeant
master sergeant
Contato:

Bolinhas mais pesada mais precisa?

Mensagem por zarro »

Pessoal, andei pensando, se uma bolinha mais pesada teria uma melhor precisão, já q pela lógica teria menos influência do ar pelo maior peso.. COmo por exemplo se dispararmos uma esfera comparada a uma bolinha de paintball.. Com certeza teremos um caminho menor a percorrer, mas se fosse coisa em algo de 1g, ñ teria tanta diferença.. Uma bolinha hoje fica em torno de 3.0 a 3.4g, te tivéssemos uma de 4.0g melhoraria?.. :smile: . Outra coisa q a bolinha teria um custo maior, mas pra quem busca uma precisão maior como eu pagaria, claro q com preço ñ muito fora do padrão.. Faz sentido para vcs?.
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Federado: FPESP #29

Re: Bolinhas mais pesada mais precisa?

Mensagem por Edgard »

Não sei dizer quanto a precisão, mas acho que quanto mais pesada, menor o alcance, devido á força da gravidade exercida sobre o peso maior da bolinha...
Kowarick
staff sergeant
staff sergeant

Mensagem por Kowarick »

como o Edgard falou o alcançe seria prejudicado...sendo assim teria que subir o fps para a bolinha percorrer a mesma distancia das normais....
dependendo da distancia que desse o tiro , iria machucar bastante
zarro
master sergeant
master sergeant
Contato:

Mensagem por zarro »

Sim, menor distância e maior impacto, mas será q ajuda na precisão?..

:m16:
daniel braga
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant

Mensagem por daniel braga »

Acho que o peso não é o fator mais importante para precisão, e sim equilibrio e um formato mais perfeito.
Uma bolinha muito leve, tem mais chances de desvio, uma mais pesada, menos chance, porém como nossos amigos disseram, menor alcance e maior consumo de ar.
Não me atento muito ao peso, posso estar errado, sou iniciante, mas me atento ao formato, e procuro marcas e lotes em melhor condição, que podem me proporcionar mais equilibrio nos fatores que descrevi.
Abraços.

:legal:
Wash
first sergeant
first sergeant
Federado: FPERJ - #281

Mensagem por Wash »

Concordo com os amigos. O fator predominante para a melhoria da precisão é o formato da bolinha.
Taguchi Japa
lt general
lt general
Federado: FPESP # 0132
Contato:

Mensagem por Taguchi Japa »

Concordo tbm que o formato sim pode influenciar tanto na distancia quanto na precisao...

um bom exemplo pra isso sao as bolas first-stike da tiberius...

isso que me fez pensar desse modo...
porem posso estar errado...

abraços
Taguchi
daniel braga
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant

Mensagem por daniel braga »

Fatima CTTR escreveu:Fizendo alguns testes em laboratorio para outros fins, com balança de precisao e tudo o mais e constatamos que as bolinhas (numa amostragem maior de 100 bolinhas) variam de 3,11 a 3,24, tendo uma leve tendencia para 3.15.
No teste com uma TM15 fixa, com 290 a 300 fps e com bolinhas do mesmo peso teve um bom agrupamento mais ainda foi disperso. O que me leva acreditar q nao é só o peso q influencia na precisao, cano, vento, pressão etc e sim o formato da bolinha - (como todos disseram acima)

Abs, Fa

Ai sim Fá...

CTTR Labs!!

Valeu!
zarro
master sergeant
master sergeant
Contato:

Mensagem por zarro »

Taguchi Japa escreveu:Concordo tbm que o formato sim pode influenciar tanto na distancia quanto na precisao...

um bom exemplo pra isso sao as bolas first-stike da tiberius...

isso que me fez pensar desse modo...
porem posso estar errado...

abraços
Taguchi

Sim, sim, ñ vejo a hora dessa bolinha entrar de vez no mercado e ter mais Marcadores com esse suporte, ainda ñ sei o porq de tanta demora.. Assim poderíamos ter a função sniper e 50mt de precisão.. Seria ótimo..
zarro
master sergeant
master sergeant
Contato:

Mensagem por zarro »

Fatima CTTR escreveu:Fizendo alguns testes em laboratorio para outros fins, com balança de precisao e tudo o mais e constatamos que as bolinhas (numa amostragem maior de 100 bolinhas) variam de 3,11 a 3,24, tendo uma leve tendencia para 3.15.
No teste com uma TM15 fixa, com 290 a 300 fps e com bolinhas do mesmo peso teve um bom agrupamento mais ainda foi disperso. O que me leva acreditar q nao é só o peso q influencia na precisao, cano, vento, pressão etc e sim o formato da bolinha - (como todos disseram acima)

Abs, Fa

O bom seria bolinhas com 4.0, mas acho q ñ existe no mercado. A mais pesada q já testei foi a XO com 3.4g.. Na verdade como dito acima, só as First Strike mesmo...
landocf
lance corporal
lance corporal

Mensagem por landocf »

Depende,

pois como a galera respondeu acima, existem uma série de fatores influenciando a trajetória, exemplificando:

1. Velocidade de saída (dentro do cano)
2. Arrasto aerodinâmico (dentro do cano)
3. Tamanho do cano
4. Pressão do gás
5. Velocidade de saída (o que cronado)
6. Massa da bolinha
7. Arrasto aerodinâmico
8. Inflência dos ventos.
9. Efeitos de "spin"

Quanto a questão da precisão (ou grupamento do tiros) cabe considerar não somente a massa das bolinhas, mas também como fabricante trabalhou na qualidade desta bolinha, pois as diferenças de formato dentro de um mesmo grupo, irão reduzir esta precisão. Considere se há algum efeito de spin sendo aplicado na bolinha (por exemplo o sistema APEX e os canos HH) e ainda se o fabricante usou algum artifício para enganar Mr. Newton, como a RAP4 nas bolinhas GOLF e a Tiberius nas FS.

Caso você queira mais informações a respeito, postei um trabalho de um químico americano sobre o tema, segue o link viewtopic.php?f=14&t=14226&start=0.

Abraços.
zarro
master sergeant
master sergeant
Contato:

Mensagem por zarro »

landocf escreveu:Depende,

pois como a galera respondeu acima, existem uma série de fatores influenciando a trajetória, exemplificando:

1. Velocidade de saída (dentro do cano)
2. Arrasto aerodinâmico (dentro do cano)
3. Tamanho do cano
4. Pressão do gás
5. Velocidade de saída (o que cronado)
6. Massa da bolinha
7. Arrasto aerodinâmico
8. Inflência dos ventos.
9. Efeitos de "spin"

Quanto a questão da precisão (ou grupamento do tiros) cabe considerar não somente a massa das bolinhas, mas também como fabricante trabalhou na qualidade desta bolinha, pois as diferenças de formato dentro de um mesmo grupo, irão reduzir esta precisão. Considere se há algum efeito de spin sendo aplicado na bolinha (por exemplo o sistema APEX e os canos HH) e ainda se o fabricante usou algum artifício para enganar Mr. Newton, como a RAP4 nas bolinhas GOLF e a Tiberius nas FS.

Caso você queira mais informações a respeito, postei um trabalho de um químico americano sobre o tema, segue o link viewtopic.php?f=14&t=14226&start=0.

Abraços.

Opa, valeu!!, toda informação é bem vinda... Vejo q quase todas as bolinhas tem o mesmo peso, seria um padrão a seguir no peso?.. Compreendo todos os outros fatores, assim como, qualidade da bolinha, cano, velocidade e etc... Mas minha pergunta se direciona apenas ao peso... Se levarmos todos os fatores favoráveis para uma boa precisão, uma bolinha mais pesada seria mais precisa?.. Essa é minha dúvida.. Obrigado pelo link, vou ler sobre o assunto..
landocf
lance corporal
lance corporal

Mensagem por landocf »

Não sei em termos de precisão, mas com certeza, a distância final percorrida vai ser menor, quanto maior for a massa da bolinha.
Murelli
private
private

Mensagem por Murelli »

A bolinha mais pesada não possui alcance menor, é só olhar aquelas fórmulas de física do ensino médio. O que vai variar mesmo são os outros fatores que todo mundo já falou.

Acredito que a bolinha mais pesada seja mais precisa sim, pelo menos ela será menos suscetível a forças aerodinâmicas como ventos e a própria resistência do ar, então espera-se menos mudanças na sua trajetória devido às imperfeições que toda bolinha tem. Porém, utilizar uma bolinha muito diferente das outras pode extrapolar os limites em que as máscaras foram testadas (mas isso só dá pra ter certeza olhando a norma específica), pois com o aumento da massa há o aumento da energia de impacto.
Gabriel_Santos
private
private

Mensagem por Gabriel_Santos »

galera tem a questão, a mais leve tem mais influencia com ventos laterais, ou seja uma mais pesada pode sim ser mais precisa em determinadas situações!
Responder

Voltar para “Outros.”