Pessoal, acabei de ler esse livro que conta como as Tropas Brasileiras, obviamente a elite DOPaz, pacificaram a região mais violenta do Haiti. O livro é bem curto, com pouco mais de 200 páginas e a leitura flui bem. Conta brevemente a história do país, mostrando o porque da situação atual. Gostaria que as missões descritas fossem um pouco mais detalhadas e que um maior número delas fossem relatadas. De 12 grandes operações, apenas 4 foram contadas. As outras foram passadas em 2 parágrafos.
Enfim, recomendo a leitura. Principalmente por mostrar um pouco do trabalho de nossas tropas, que pouca gente conhece e/ou não dão o devido valor. Bom também observar um pouco de como outras forças armadas vêem nossas tropas. E falando nisso, impressionante a quantidade de países envolvidos. De Brasil, Peru, Bolívia e Uruguai, até Canadá, EUA, França, Espanha, passando por Jordania e China! Nem consigo imaginar a comunicação entre eles, já que eram comuns operações conjuntas, e também não era raro fogo amigo, esse com direito a capítulo próprio.
A quem se interessar:
DOPAZ - Como a Tropa de Elite do Exército Brasileiro pacificou a favela mais violenta do Haiti
Tahiane Stochero
Editora Objetiva
Comprei na Saraiva por R$30,00.
Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.
DOPAZ - Brasil no Haiti
Re: DOPAZ - Brasil no Haiti
Valeu a dica. Vou procurar.
- Potiguar
- corporal
- Contato:
Mas também... não foi moleza não....
Para quem acha foi...
Mesmo com esses exemplos... Prefiro ficar com meu RA...
Para quem acha foi...
Mesmo com esses exemplos... Prefiro ficar com meu RA...
- landocf
- lance corporal
Meu irmão esteve lá durante seis meses em 2005 (ele foi no segundo grupo da MINUSTAH), e voltou somente com muitas histórias para contar, uma das coisas que ele me falou qdo veio ao Brasil numa folga, é que esse lugar do livro (provavelmente Cittè du Solei), fazia o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro parecer o Tivolli Park.
Abs.
Abs.