Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Tudo sobre marcadores e partes internas.
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por RogerDiver »

1234 escreveu: Como funciona o mecanismo interno das TMs em compração ou unicamente a X7?
No caso das Tm's o esquema de funcionamento é muito parecido com a Invert Mini, nessa animação a unica diferença entre as duas é a posição do solenoide, na mini ela fica no grip, e nas TM's ela fica em cima do power tube.

Observa que as TM's tem apenas uma parte móvel, apenas o Bolt é impulsionado pela descarga de gas da solenoide, e devolvido à posição pela mola que envolve o Bolt.

Imagem

A animação abaixo é de uma Tippmann A5, que é identico ao de uma X7 (tradicional) no caso da Phenom é utilizado uma valvula Spool.

Observa que o gas é armazenado em uma pequena camara, e o hammer é impulsionado por uma mola para acionar o pino de descarga de gas, note que o bolt esta conectado ao hammer para sincronizar o momento da descarga e a bola ser posicionado pelo bolt antes do disparo.

Imagem
1234 escreveu:Esse padrão de 200psi que as TMs trabalham internamente é igual para a tippman?
As TM's enquadram-se nos chamados marcadores de baixa pressão, as Tippmann (menos a Phenom) são marcadores de alta pressão, elas operam com no minimo 600psi.
1234 escreveu:Esse valor de 200psi alterado mudaria o que na marcadora?
O mecanimos interno das TM's são projetados para uma pressão de trabalho de 200 psi, os cilindros de ar comprimido possuem um regulador instalado neles que tambem são classificados como alta pressão (800 psi), baixa pressão (400 psi) e por demanda que fornece o gas conforme o marcador exige. Esse valor de 200 psi para as TM's é estipulado para o correto funcionamento do mecanismo e para garantir que não serão danificados.
1234 escreveu:Aquele relógio de gauge que fica na empunhadura das TMs é o regulador de pressão do marcador?
Sim, ele é o regulador de pressão interno do marcador, como existe diferença nas saida de pressão dos cilindros e desgaste das peças desse regulador pelo uso, a função dele é fornecer gas na pressão de trabalho ideal do mecanismo do marcador.
1234 escreveu:A X7 tb tem esse sistema de reguladora?
A X7 tradicional não tem um regulador de pressão, portanto se voce usa esse marcador com Co2 a pressão vai variar durante o uso em função do consumo do gas e da variação de temperatura, o que afeta a consistencia, a RAP4 e a Palmer fabricam reguladores que podem ser instalados na X7 para uso com Co2, como eu comentei no post anterior, como uso a minha X7 com ar comprimido, o regulador do cilindro faz esse papel.

A Phenom possue um regulador e a pressão interna de trabalho dela é 300 psi. Embora ela funcione com Co2 se for evitado é melhor, o Co2 é um gás ácido e com uma taxa de expansão muito alta, o que causa muita condensação dentro do marcador e ataca os selos de pressão (o'rings, acentos, etc.).
1234 escreveu:Os ups das TMs podem ser add como é feito nas Tippmans?
As TM's são muito mais limitadas em termos de MOD do que as Tippmanns, as TM's são projetadas de forma monolitica, o que quero dizer é que o corpo dela é moldado no formato do equipamento que ela deseja simular (a 7 é uma HK MP-7, a 15 tem muitos traços do HK 4160), os upgrades de performance são poucos e a maioria dispensavel, o cano original da TM7 tem um desempenho fraco, ja o da TM15 é satisfatório.

As Tippmans são projetadas de forma modular com o MOD em mente, e existem muitos pontos que podem ser melhorados com os upgrades de performance disponiveis.

[]'s
Roger
Avatar do usuário
ozmiro
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 534
Registrado em: 28 Out 2009, 12:12
Localização: Araraquara - SP

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por ozmiro »

:goodjob: :goodjob: :goodjob:
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por BCRick »

RogerDiver, eu já tinha visto essas animações de funcionamente mas nunca consegui entender especificamente o que faz o mecanismo de tiro de uma TM, por exemplo, fazer com que ela tenha qualidade de tiro, em matéria de alcance e precisão, melhor que uma mecânica como uma A5.
Você saberia como explicar isso?
Avatar do usuário
Alex Soroka
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 845
Registrado em: 15 Jan 2010, 19:07
Federado: FPESP: 110
Localização: São Paulo/SP

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por Alex Soroka »

BCRick escreveu:RogerDiver, eu já tinha visto essas animações de funcionamente mas nunca consegui entender especificamente o que faz o mecanismo de tiro de uma TM, por exemplo, fazer com que ela tenha qualidade de tiro, em matéria de alcance e precisão, melhor que uma mecânica como uma A5.
Você saberia como explicar isso?
na minha opinião a principal diferença entre as TM's e as Tippmanns é que nas TM's voce nao tem o hammer e com isso o disparo acaba sendo mais preciso. :yessir:
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por Gagliani »

BCRick escreveu:RogerDiver, eu já tinha visto essas animações de funcionamente mas nunca consegui entender especificamente o que faz o mecanismo de tiro de uma TM, por exemplo, fazer com que ela tenha qualidade de tiro, em matéria de alcance e precisão, melhor que uma mecânica como uma A5.
Você saberia como explicar isso?

Fala BCRick

É um conjunto de fatores !

Primeiro Acabamento interno.
Peças muito mais justas.
Menos Partes Móveis.
Pressão interna de trabalho 200 Psi ( menos turbulencia nos disparos)
Menos Kick.
Regulador = menos variação maior conscistência .
Poppet Valve.
Menos pancada nas Paintballs ( soft bolt)
Até o sistema de Ball detent dela faz diferença em relação ao das Tipps.


....e por ai vai :legal:
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por RogerDiver »

Alessandro Gagliani escreveu:
BCRick escreveu:RogerDiver, eu já tinha visto essas animações de funcionamente mas nunca consegui entender especificamente o que faz o mecanismo de tiro de uma TM, por exemplo, fazer com que ela tenha qualidade de tiro, em matéria de alcance e precisão, melhor que uma mecânica como uma A5.
Você saberia como explicar isso?

Fala BCRick

É um conjunto de fatores !

Primeiro Acabamento interno.
Peças muito mais justas.
Menos Partes Móveis.
Pressão interna de trabalho 200 Psi ( menos turbulencia nos disparos)
Menos Kick.
Regulador = menos variação maior conscistência .
Poppet Valve.
Menos pancada nas Paintballs ( soft bolt)
Até o sistema de Ball detent dela faz diferença em relação ao das Tipps.


....e por ai vai :legal:
Vou chover no molhado, ja que o Gagliani enumerou os fatores principais.

Num outro post que esta na pagina 1 eu comentei que a X7 que eu tenho é tão consistente quanto os meus outros marcadores, isso é porque eu só uso ela com Ar Comprimido, e antes que alguem fale sobre o Gas, as minhas Tiberius são usadas apenas com Co2, o que elas tem em comum na configuração que eu uso, é que ambas passam a operar com um regulador. O regulador faz com que a quase totalidade dos disparos seja feita com a mesma pressão interna, consequentemente com o mesmo volume de gas, deixando apenas duas variaveis a cada disparo, a diferença entre as caracteristicas fisicas das bolas e o operador, qdo se utiliza um marcador sem regulador, tem um terceiro fator que é a pressão e o volume de gas variavel entre cada disparo.

E o como o mecanismo das tippmanns produzem muito movimento no marcador, afeta tambem o desempenho do operador, principalmente se estiver sem coronha ou não usa-la adequadamente.

[]'s
Roger
BCRick
sergeant major
sergeant major
Mensagens: 932
Registrado em: 05 Dez 2007, 08:55

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por BCRick »

Obrigado aos dois, a explicação foi realmente muito elucidativa, tocou mais ou menos nos aspectos que eu já considerava serem os motivos.
Avatar do usuário
Aldo
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2967
Registrado em: 21 Out 2007, 07:57
Localização: Brasil, São Paulo/SP
Contato:

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por Aldo »

Bom... como o RogerDiver e o Gagli já falaram tudo, vou só dar a minha opinião... vai de TM15 sem medo!!!

Já atirei muito de phenom, tive X7, tm7 e tm15 !

Hoje estou com a minha tm15 serrada (utilizo um cano de 10'') e não a troco por nenhum outro marcador de cenário!
leodentista
private
private
Mensagens: 54
Registrado em: 20 Jun 2010, 17:32

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por leodentista »

caro amigo, vamos lá.
vc tem que pesar varias caracteristicas dos marcadores, vou falar um pouco dos tres, assim vc pode tirar suas proprias conclusões

Tm15 e Tm7: As duas utilizam ar comprimido e não podem ser utilizadas com CO2, elas são mini marcadores eletronicos ( mini speed), se colocar um rotor ela cospe 20 bps, o ripclip usado com ela deixa ela mais lenta. a diferença entre as duas é o corpo do marcador, pois a parte interna é a mesma. os gastos com ar comprimido tb é maior pois vc terá que ter uma escuba de mergulho e uma estação de recarga para abastecer quando o ar do cilindro acabar. o marcador não pode ser desmontado apenas tirar o cano.

X7 phenom e eletronica: vc pode usar ela com ar comprimido ou com Co2, por isso é mais barato o custo de Co2, pois todos os campos de paintball tem Co2, e vc consegue desmontar todo o marcador.

X7 com Rt: ela é boa funciona com os dois tipos de ar mais ela gasta muito mais ar pois ela usa o ar para rodar o ciclone e carregar o marcador com bolinhas.

enquanto a precisão é só vc comprar um cano bom e ira ter uma boa precisão, tipo Hammerhead, smart part, ate o cano jj de 16 é bem preciso e barato, mais os dois primeiros são melhores
Avatar do usuário
ozmiro
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 534
Registrado em: 28 Out 2009, 12:12
Localização: Araraquara - SP

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por ozmiro »

leodentista escreveu:caro amigo, vamos lá.
vc tem que pesar varias caracteristicas dos marcadores, vou falar um pouco dos tres, assim vc pode tirar suas proprias conclusões

Tm15 e Tm7: As duas utilizam ar comprimido e não podem ser utilizadas com CO2, elas são mini marcadores eletronicos ( mini speed), se colocar um rotor ela cospe 20 bps, o ripclip usado com ela deixa ela mais lenta. a diferença entre as duas é o corpo do marcador, pois a parte interna é a mesma. os gastos com ar comprimido tb é maior pois vc terá que ter uma escuba de mergulho e uma estação de recarga para abastecer quando o ar do cilindro acabar. o marcador não pode ser desmontado apenas tirar o cano.

X7 phenom e eletronica: vc pode usar ela com ar comprimido ou com Co2, por isso é mais barato o custo de Co2, pois todos os campos de paintball tem Co2, e vc consegue desmontar todo o marcador.

X7 com Rt: ela é boa funciona com os dois tipos de ar mais ela gasta muito mais ar pois ela usa o ar para rodar o ciclone e carregar o marcador com bolinhas.

enquanto a precisão é só vc comprar um cano bom e ira ter uma boa precisão, tipo Hammerhead, smart part, ate o cano jj de 16 é bem preciso e barato, mais os dois primeiros são melhores

Bom dia...
FAvor notar que as explicacoes acimas sao tecnicas e com muita informacao referente aos marcadores. Existem outros topicos sobre os mesmos marcadores tambem... favor procurar ler mais sobre tais antes de postar...
Gostaria de acrescentar que todos os marcadoes são DEMONTAVEIS até porque todos necessitam de lubrificacao e manutencao periodica..
:legal:
Avatar do usuário
ozmiro
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 534
Registrado em: 28 Out 2009, 12:12
Localização: Araraquara - SP

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por ozmiro »

Ressalto tambem que o custo do HPA não é mais elevado que o CO2...
É sim mais caro voce adquirir os aparatos necessarios porem apos a aquisicao a economia aparece... inclusive com manutencao dos marcadores...
Avatar do usuário
eduardohawks
corporal
corporal
Mensagens: 200
Registrado em: 02 Dez 2008, 20:03
Contato:

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por eduardohawks »

Galera muito obrigado pelas elucidações em referência aos modelos de marcadoras.

Lendo inúmeros tópicos sobre o assunto está me surgindo uma dúvida quanto ao funcionamento da pressão das marcadoras!
Bom vamos lá:

As tms que usam HPA terei que ter uma scuba para fazer a transferência de ar para o cilindro de paintball, mas essa scuba enche até 3000psi. Então, com essa quantidade de ar comprimida dentro do cilindro, marcada pelo manômetro do mesmo, a cada disparo vou ter uma determinada vasão de ar. Ou seja, o ar sai do cilindro e entra na camara de expanssão da TM e depois de armazenada alí ela vai para a vávula interna ou direto para o disparo?
Existe como regular essa vasão de saí depois do clindro?
O manômetro do marcador da TM indica o que exatamente? A quantidade de ar que está armazenado dentro dessa camara de expassão?

Seguindo essa mesma teria o uso de regulador, em marcadoras de CO2, faria o mesmo serviço? Regularia o CO2 para uma determinada pressão pré estabelecida para depois enviar para a válvula?

Fiquei um pouco perdido quanto a esse lance de pressão interna das marcadoras em comparação ao que vem do cilindro!!!

A X7 tem camara de expanssão?

Outra coisa a cada disparo o consumo do HPA é de quanto? Como poderia calcular quantidade de disparos por carga do cilindro?

Desde já obrigado!

Eduardo Figueiredo
Avatar do usuário
Gagliani
lt general
lt general
Mensagens: 6546
Registrado em: 18 Nov 2007, 19:35
Federado: FPESP # 0020
Localização: São Paulo - SP

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por Gagliani »

1234 escreveu:Galera muito obrigado pelas elucidações em referência aos modelos de marcadoras.

Lendo inúmeros tópicos sobre o assunto está me surgindo uma dúvida quanto ao funcionamento da pressão das marcadoras!
Bom vamos lá:

As tms que usam HPA terei que ter uma scuba para fazer a transferência de ar para o cilindro de paintball, mas essa scuba enche até 3000psi. Então, com essa quantidade de ar comprimida dentro do cilindro, marcada pelo manômetro do mesmo, a cada disparo vou ter uma determinada vasão de ar. Ou seja, o ar sai do cilindro e entra na camara de expanssão da TM e depois de armazenada alí ela vai para a vávula interna ou direto para o disparo?
Existe como regular essa vasão de saí depois do clindro? Sim existe justamente o Regulador faz isso ,mantém a saída e entrada de ar constante.
O manômetro do marcador da TM indica o que exatamente? A quantidade de ar que está armazenado dentro dessa camara de expassão?
Indica a pressão interna de trabalho que no caso das Tms é 200 Psi


Seguindo essa mesma teria o uso de regulador, em marcadoras de CO2, faria o mesmo serviço? Regularia o CO2 para uma determinada pressão pré estabelecida para depois enviar para a válvula?
Sim exatamente a mesma coisa !

Fiquei um pouco perdido quanto a esse lance de pressão interna das marcadoras em comparação ao que vem do cilindro!!!

A X7 tem camara de expanssão? Não

Outra coisa a cada disparo o consumo do HPA é de quanto? Como poderia calcular quantidade de disparos por carga do cilindro? Isso depende de cada marcador e da pressão interna de trabalho.

Desde já obrigado!

Eduardo Figueiredo
Bom vamos lá para vc entender !!

Todo cilindro de HPA ja possui um regulador, a Válvula de saída dele ja regula a pressão de 3000/4500 psi para 800 psi ( cilindro de Alta) ou 400 Psi ( cilindro de baixa)
No Caso das Tms ela pega essa pressão e ainda baixa mais para 200 Psi , é assim que os 3000 Psi viram 200 rs !

Só para nível de curiosidade a Phenom Trabalha com 300 psi e a X7 e A5 com 650 Psi !!

Espero ter ajudado e não te confundido mais !

Abs :legal:
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por nemezes »

Galera,

Na boa, que debate lindo e saudável. Tentei encontrar um espaço aqui entre as respostas para somar, depois de tantas exxplicações sensacionais sobre marcadores, só posso dizer, vocês estão de parabéns! Bem, o que eu tenho a dizer que independente de tecnologias, o que faz o marcador ideal, é aquele que vc confia, com a manutenção em dia. Hoje, falando de milsim, o marcador mais avançado e o mais caro é a MTAC, isto não tem como discordar, é só olhar a especificação técnica...mas, uma A5 bem regulada, bem cuidada e com os ups necessários, pode atirar com uma precisão, cadência, agrupamento que podem impressionar um cara com uma Tm15 mal regulada ou maltratada... na minha opinião, o que faz o marcador ideal é aquele que vc conhece bem, que confia, e sabe que não vai te deixar na mão. EU particularmente detesto x7 e todos sabem (já tive 3), mas é uma impressão pessoal, conheço pessoas que amam suas x7's. Hoje possuo duas TM's, pq já tive no passado uma invertmini...e sabia que o marcador era simples, robusto e eficiente...porém, está longe de ser a top-top em tecnologia se comparar com as DM's e as Bob Longs... tentar comparar tm7 e tm15 pela tecnologia é comparar banana com banana..tecnicamente, o "core" é igual.. o que muda são up's de placa, solenoide e cano, mas, são iguais, são duas invert minis.

Em fim, depois destas brilhantes discursões técnicas, o que me restou foi filosofar.. marcador ideal, é aquele que vc confia, e sabe que não vai te deixar na mão... bem é isso! :legal:
Avatar do usuário
sktanaka
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 786
Registrado em: 10 Mar 2009, 15:26
Localização: São Carlos

Re: Comparativo discriminatório BT TM7 ou15 e X7

Mensagem por sktanaka »

nemezes escreveu:Galera,

Na boa, que debate lindo e saudável. Tentei encontrar um espaço aqui entre as respostas para somar, depois de tantas exxplicações sensacionais sobre marcadores, só posso dizer, vocês estão de parabéns! Bem, o que eu tenho a dizer que independente de tecnologias, o que faz o marcador ideal, é aquele que vc confia, com a manutenção em dia. Hoje, falando de milsim, o marcador mais avançado e o mais caro é a MTAC, isto não tem como discordar, é só olhar a especificação técnica...mas, uma A5 bem regulada, bem cuidada e com os ups necessários, pode atirar com uma precisão, cadência, agrupamento que podem impressionar um cara com uma Tm15 mal regulada ou maltratada... na minha opinião, o que faz o marcador ideal é aquele que vc conhece bem, que confia, e sabe que não vai te deixar na mão. EU particularmente detesto x7 e todos sabem (já tive 3), mas é uma impressão pessoal, conheço pessoas que amam suas x7's. Hoje possuo duas TM's, pq já tive no passado uma invertmini...e sabia que o marcador era simples, robusto e eficiente...porém, está longe de ser a top-top em tecnologia se comparar com as DM's e as Bob Longs... tentar comparar tm7 e tm15 pela tecnologia é comparar banana com banana..tecnicamente, o "core" é igual.. o que muda são up's de placa, solenoide e cano, mas, são iguais, são duas invert minis.

Em fim, depois destas brilhantes discursões técnicas, o que me restou foi filosofar.. marcador ideal, é aquele que vc confia, e sabe que não vai te deixar na mão... bem é isso! :legal:
Hehehe, voce "detesta X7" e teve 3 ? Me explica ? :)
Responder

Voltar para “Marcadores.”