Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Envelhecimento de metal e tinta

Modificações e customização de equipamentos.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por nemezes »

Galera,

Abri este tópico para trocar idéias. Eu fiz meu paintshop na minha tm15 (pintei de tan), mas, o que eu queria MESMO era que ela tivesse uma aparência de suja, envelhecida, usada (rusty como dizem os gringos), ai me veio a pergunta: Como acelero o processo de envelhecimento de tinta e metal?

Eu não quero o marcador limpinho...quero ele velho, com cara de arranhado, esta coisa rústica que faz a camuflagem ficar eficiente..em fim...alguém sabe como acelerar o processo de envelhecimento?

Só para exemplificar:

Imagem

Quem me ajudar com idéias eu agradeço... :legal:
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por Ices_br »

Nemezes, vc ja viu o trabalhou com "betume judaico" ..... eu ja vi o pessoal que faz peças de metal tipo colonial utilizando esse produto!
Avatar do usuário
yungbr
private
private
Mensagens: 69
Registrado em: 04 Dez 2009, 12:05

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por yungbr »

Fala cara, eu ja vi alguem na intenet falando q fez esse efeito com uma esponja grane e com tinta preta.
vou tentar achar algo aqui para vc.
Loke
private
private
Mensagens: 29
Registrado em: 20 Abr 2007, 00:28
Localização: Londres - UK
Contato:

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por Loke »

Eu sei! Essa e facil e divertida!!!

1) Vai pro campo de paintball

2)Joga algumas partidas!

3)repita o processo por algumas semanas e vc vai ter esse efeito!!!!

as vantagens desse metodo sao que vc fica com um efeito autentico e ainda se diverte! a desvantagem e que podem aparecer hematomas redondinhos por todo o seu corpo... :lol:







Brincadeirinha!

Bem...qdo eu era so um moleque nerdinho e pintava miniaturas de chumbo, tinha umas tecnicas de envelhecimento, ou "weathering" que eu usava, nao sei se e o efeito exato que vc quer, mas...

agora tou super pegado no trabalho, mas qdo fugir daqui eu tento explicar...
Loke
private
private
Mensagens: 29
Registrado em: 20 Abr 2007, 00:28
Localização: Londres - UK
Contato:

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por Loke »

Fala! bom la vai! sao duas tecnicas simples que eu usava e funcionava muito bem pra modelismo, nao tenho certeza se vai funcionar direito com um marcador...

1) Wash - Essa tecnica e utilizada pra realcar detalhes e criar um aspecto de sujeira entranhada. Vc vai precisar de tinta acrilica, agua, pincel e um secador de cabelo. Use uma cor escura, de preferencia preto, cinza escuro ou marrom escuro. E bem simples: Dissolva bem a tinta, e com um pincel grande aplique essa wash ou "lavada" sobre toda a superficie do marcador e logo em seguida use o secado de cabelo para evaporar a agua da tinta. se tudo der certo a tinta vai se acumular em todas a reentrancias, realcando os detalhes e criando um aspecto mais surrado.

2) Dry Brush - Novamente tinta acrilica mas dessa vez vc nao vai diluir nada! use um pincel de cerdas mais rigidas, de preferencia que ja esteja meio surrado. A cor vai depender do que vc esta usando na base. Se for preto, por exemplo, usar uma cor prata vai fazer com que so os pontos mais altos sejam atingidos, criando highlights e dando um efeito de metal descascado nas bordas. Pro tan eu nao tenho certeza que cor seria a melhor...so posso te recomendar testar em outro objeto e ver como funciona.

Pra fazer essa tecnica, primeiro vc vai colocar um pouco de tinta direto do tubo em um pires ou outro potinho que seja facil de achar. NAO ADICIONE AGUA! com a ponta do pincel peque um pouco da tinta e passe num pedaco de papel para tirar bem o excesso. quando vc notar que o pincel esta quase seco, aplique no marcador, com pinceladas rapidas e leves. Nao precisa ter pena do pincel, ele vai ficar estragado mesmo...


Vc pode misturar essas duas tecnicas e aplicar com cores diferentes pra criar diverso efeitos, tipo desgaste nas bordas, ferrugem acumulado, poeira, etc...

se vc fizer com bastante carinho, o efeito deve ser mais ou menos assim:

http://coolminiornot.com/pics/pics14/im ... 46f967.jpg
Loke
private
private
Mensagens: 29
Registrado em: 20 Abr 2007, 00:28
Localização: Londres - UK
Contato:

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por Loke »

Fala! bom la vai! sao duas tecnicas simples que eu usava e funcionava muito bem pra modelismo, nao tenho certeza se vai funcionar direito com um marcador...

1) Wash - Essa tecnica e utilizada pra realcar detalhes e criar um aspecto de sujeira entranhada. Vc vai precisar de tinta acrilica, agua, pincel e um secador de cabelo. Use uma cor escura, de preferencia preto, cinza escuro ou marrom escuro. E bem simples: Dissolva bem a tinta, e com um pincel grande aplique essa wash ou "lavada" sobre toda a superficie do marcador e logo em seguida use o secado de cabelo para evaporar a agua da tinta. se tudo der certo a tinta vai se acumular em todas a reentrancias, realcando os detalhes e criando um aspecto mais surrado.

2) Dry Brush - Novamente tinta acrilica mas dessa vez vc nao vai diluir nada! use um pincel de cerdas mais rigidas, de preferencia que ja esteja meio surrado. A cor vai depender do que vc esta usando na base. Se for preto, por exemplo, usar uma cor prata vai fazer com que so os pontos mais altos sejam atingidos, criando highlights e dando um efeito de metal descascado nas bordas. Pro tan eu nao tenho certeza que cor seria a melhor...so posso te recomendar testar em outro objeto e ver como funciona.

Pra fazer essa tecnica, primeiro vc vai colocar um pouco de tinta direto do tubo em um pires ou outro potinho que seja facil de achar. NAO ADICIONE AGUA! com a ponta do pincel peque um pouco da tinta e passe num pedaco de papel para tirar bem o excesso. quando vc notar que o pincel esta quase seco, aplique no marcador, com pinceladas rapidas e leves. Nao precisa ter pena do pincel, ele vai ficar estragado mesmo...


Vc pode misturar essas duas tecnicas e aplicar com cores diferentes pra criar diverso efeitos, tipo desgaste nas bordas, ferrugem acumulado, poeira, etc...

se vc fizer com bastante carinho, o efeito deve ser mais ou menos assim:

http://coolminiornot.com/pics/pics14/im ... 46f967.jpg
Avatar do usuário
B_M_S
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1120
Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
Federado: FPERJ: #0424
Localização: São Gonçalo RJ

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por B_M_S »

Ficaria show de bola uma marcadora dessa cor mesmo. Não tem como você fazer um videozinho não loke? Mexer com pintura só lendo é meio difícil para quem não sabe muito. Se puder quebra essa porque estou interessado também.

Cumps.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por nemezes »

Pô loke... muito bom ! Eu vou tentar fazer a Arte aqui (merda é o substantivo para isso) e posto o resultado. O que quero é minha Tm15 parecendo velha...arranhada... li que também pode ser usado removedor de tinta para fazer um efeito legal também... em fim..lá vai eu destruir a pintura que eu fiz... caso dê errado, vou remover a tinta e pintar denovo, pois estou só pintando o Body... em fim..valeu mesmo galera!
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por nemezes »

Ices_br escreveu:Nemezes, vc ja viu o trabalhou com "betume judaico" ..... eu ja vi o pessoal que faz peças de metal tipo colonial utilizando esse produto!
Estou trabalhando nesta possibilidade também, achei legal o efeito, mas creio que ele é ideal para madeira.. se formos aplicar em metal, o efeito vai sair se tiver atrito na área.. mas, achei o efeito maneirríssimo.. valeu ai pela dica!
Avatar do usuário
Felipe Nunes
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 184
Registrado em: 15 Set 2009, 08:40
Federado: FPESP #0111
Localização: Santos

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por Felipe Nunes »

nemezes

tem um tópico que o cara tentou pintar o marcador mas não gostou e tentou tirar pra voltar pro preto e acabou deixando ele assim mesmo da uma olhada acho que é o que você quer.
http://paintballcenario.com/forum/viewt ... 6&start=45
o usuário é trubbi. ficou bem legal...

abçs
Loke
private
private
Mensagens: 29
Registrado em: 20 Abr 2007, 00:28
Localização: Londres - UK
Contato:

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por Loke »

Po e verdade! Tinha esquecido dessa parada, fica um efeito legal mesmo...E que eu fico meio bolado com a ideia de arranhar o marcador todo... tinta e uma coisa, mas pra tirar arranhado fica muito mais complicado depois...(ta certo qeu eu cortei a crianca, mas acho q o corte e uma coisa que vc faz num metodo mais controlado...)

de qualquer forma...B_M_S rapaz, vai ficar meio complicado pra eu fazer um video explicando, pode ser que leve um tempinho ate eu ter alguma outra coisa pra pintar...ainda falta um pouco de trabalho na TM-15 pra ela ficar tinindo, e ainda devo aplicar a camo na mascara e RipClip... mas como eu me esforco pra ser um bom camarada mesmo estando aqui do outro lado da poca, catei uns videos no youtube com a tecnica do Dry-brush, inclusive o muleke ta fazendo numa arma de airsoft... da uma olhada no video dele e le as minhas instrucoes que vc pega o bizu da parada!







O segredo da parada ta em limpar o pincel bem no papel antes de aplicar, e depois mandar ver na superficie da arma...
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por nemezes »

Bom, a minha já está no osso.. vamos ver se a química me ajuda...vou tentar "o envelhecimento precoce" este fds...já vi que tem como "manchar" o magnesio para diversas cores... vamos ver... valeu pelas idéias galera! :legal:
Imagem
Avatar do usuário
MSPS85
private
private
Mensagens: 28
Registrado em: 28 Fev 2010, 10:54

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por MSPS85 »

Salve guerreiros!!!!!! Levado por este forúm, decidi arriscar esta tecnica de pintura no meu marcador!

Usei um pedaço de espuma e timta prata e joguei tinta em cima do bicho! Bom para mim ficou satisfatório!

Vlw!


Imagem

Uploaded with ImageShack.us
leodentista
private
private
Mensagens: 54
Registrado em: 20 Jun 2010, 17:32

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por leodentista »

se não der certo vai ficar horrivel o marcador
Avatar do usuário
Marcelo Utsch
major general
major general
Mensagens: 3918
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Re: Envelhecimento de metal e tinta

Mensagem por Marcelo Utsch »

leodentista escreveu:se não der certo vai ficar horrivel o marcador
É meu caro... só hoje de manhã, foram 65 mensagens com praticamente o mesmo conteúdo... das quais 52 eu mesmo apaguei por ser flood!

Seja mais cooperativo com o fórum, faça suas sugestões com algum embasamento... participe normalmente... e não fique nessa marra pra conseguir atingir as 50 mensagens para ter acesso ao fórum de vendas!

Perceba... que pra postar lá, você tem que ter mais tempo de casa, e não é hoje que você vai conseguir isso!

Já disse e repito... estamos de olho em você!
Responder

Voltar para “MOD's e Customização.”