Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Camuflagem Digital - Passo a Passo

Modificações e customização de equipamentos.
Loke
private
private
Mensagens: 29
Registrado em: 20 Abr 2007, 00:28
Localização: Londres - UK
Contato:

Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por Loke »

Galera, No outro topico eu postei um preview da minha tm-15 com digi-camo. Vou tentar postar aqui um passo passo de como foi o processo. Infelizmente nao deu pra tirar fotos de todo o processo, mas acho q ja da pra vcs terem uma boa nocao...

Introducao:

Pra fazer esse projeto, eu segui as orientacoes de diversos sites e forum estrangeiros, vou postar alguns deles aqui, se alguem estiver interessado nas fontes, e algumas informacoes vao ser repetidas, mas acho q e importante pros amigos que nao estao confortaveis com videos ou textos em ingles.


.......PREPARACAO:........

1) Limpeza: O primeiro passo e limpar bem o seu marcador. Se vc ja tiver jogado com ele, a limpeza tem q ser ainda mais cuidadosa. A "gordura" das bolinhas pode impedir a tinta de grudar em certos pontos, e os resultados podem ser desastrosos. No meu caso, eu desmontei a TM-15, tirei as partes eletronicas, laveis as carcacas na agua quente, deixei secar bem e passei um paninho umidecido com alcool pra garantir. Lembrem-se: Nada de sair tacando qualquer produto de limpeza tb! Vc nao sabe o que pode danificar a tinta original, e isso pode variar de cada marca. teste sempre em um pedacinho pequeno e se tiver tudo bem, pode partir pro resto.
Se o seu marcador ja estiver velhinho e surrado, e bom tb antes de limpar, dar uma lixada pra igualar partes como descascados e arranhados, e evitar que eles fiquem visives no produto final. O processo de lixar tb ajuda a tinta a pegar. A superficie ligeiramente aspera cria lugares pra tinta aderir com melhor qualidade. Use uma lixa dagua bem fina(numero 400 pra mais!) pra fazer isso, vc nao quer seu marcador todo arranhado e esquisito.

2) Stencils: Existem varios tipos de stencil ou "moldes". vc pode por exemplo usa-los soltos ou adesivos. os soltos sao mais faceis e praticos de usar, mas resultam em bordas difusas e desiguais, pois a tinta spray vai se espalhar de acordo com a distancia da superficie. Vc pode usar diversas coisas como stencils soltos, desde folhagems ate padros recortados numa folha de papel. Nao recomendo esse tipo para a digicam.

Ja os adesivos minimizam o problema das bordas difusas pois aderem a superficie e impedem a tinta de "acertar" esses pontos. No meu caso eu usei papel contact para fazer os meus, cortando padroes "digitais" com um estilete e uma pequena regua. O contact e bom pq ja possui o verso com marcacoes quadriculadas a cada 1cm, foi so seguir essas linhas inventar um monte de formas malucas.

Vc pode fazer stencils de duas formas: Macho(positivo) : vc cola esse stencil e usa-o para proteger a cor que vc quer que fique no fim do processo, e pinta o resto do marcador.
Femea(negativo) : vc usa esse tipo para proteger EM VOLTA da mancha a ser pintada. E mais util para fazer acabamentos ou adicionar detalhes no fim do processo, ou uma nova mancha. Tambem e util no processo de correcao.
Eu preciso avisar aqui que apesar de usar o contact no meu projeto e preciso tem muito cuidado, a cola do adesivo do contact deu algum reverterio com uma das tintas que eu usei, (kakhi green, da montana) e esses pedacos ficaram um pouco grudentos. Foi um inferno pra limpar. Nesse caso, eu recomendaria pra todo mundo usar a boa e velha "fita crepe" aquela fita cor creme, que tem uma colinha bem neutra e nao deve danificar as suas pinturas.

3)Testes: E importante ter como testar cada passo do processo. Vc tem muitos fatores variaveis, marcador, tinta, adesivos... teste ou em uma pontinha do marcador - o cabo e um bom lugar, pois a superficie e lisa e se der alguma merda, vc vai cobrir com a borracha mesmo... Tambem e muito importante testar as cores que vc vai usar. escolha algo de cor e material parecido e faca uma previa do seu esquema de cores... nao espera tacar no marcador, esperar secar, e gastar um tempao cortando os adesivos pra descobrir que o tom de verde que vc escolheu fica uma bosta de vaca em contraste com o marrom geladeira da colorgin... no meu caso eu aproveitei uma promocao, comprei umas 6 ou 7 cores diferentes e testei ate achar 4 que eu achei melhor juntas. Como eu cortei a minha tm-15, usei o caquinho q sobrou pra base de teste final:

Imagem

4) Organizacao da sua base de trabalho: Isso tb e muito importante...se vc for pintar com o marcador no chao, aumentam as chances da tinta criar acumulos e bolhas, o q pode cagar o processo. Fora que a tinta pode acumular por baixo do marcador, no jornal e ai caga todas as partes que estiverem encostando... a melhor opcao e pendurar a crianca. Isso te da a possibilidade de trabalhar os dois lados do marcador ao mesmo tempo, e de usar a tinta spray na posicao otimizada, ou seja, na vertical.
O melhor jeito e passar uma cordinha por um gancho no teto, se possivel de forma que vc possa "Icar" ou rebaixar o marcador, o que vai te permitir acesso as partes chatinhas, tipo o rail do topo e a parte de baixo, gatilho etc... E acabei enfiando um cabide de arame por dentro da minha, assim eu podia pendurar ela em quase qualquer lugar pela casa, pra aproveitar um solzinho, ou colocar em cima do aquecedor pra secar. Lembre-se de proteger com um amontoado de fita as partes onde o marcador vai fazer contato com a sua estrutura:

Imagem

.......PROCESSO........

Agora comeca o processo de pintura: O principio e simples, mas tb e muito trabalhoso e requer a paciencia dos monges shaolins da montanha...

1) Escollha a sua cor base, essa camada e a mais importante, pois ela agira como um primer para as outras, entao deve ser feita com o triplo do cuidado. Geralmente recomenda-se comecar pela cor mais clara, pq ela teria menos influencia nas cores de cima. Para aplicar a tinta, o melhor sao sprays bem difusos. Sempre de um jato de teste em outra superficie antes de comecar a pintar no marcador, e importante pra limpar o birro da lata e pra vc ter uma ideia da pressao tb. Para melhores resultados comece o jato antes de acertar no marcador, com movimentos amplos e rapidos do braco. Se o marcador estiver pendurado, va mudando de posicao em volta dele, dando tempo pra tinta acomodar. Nao tente cobrir tudo de uma vez, e nunca passe muitos jatos na mesma area. Tb nao precisa apertar o birro que nem um desesperado. A baixa pressao 'e sua amiga. Se vc construir as camadas lentamente, o acabamento vai ficar uniforme, com aquele toque profissional!

Imagem

2) Depois de aplicar essa primeira camada DEIXE SECAR POR UNS 3 DIAS!!!!!!!!! pode parececer demais, mas se nao secar direito, a tinta pode sair junto com os adesivos ou reagir com a cola e ficar tudo nojento...

3)Agora e a fase de colar os primeiros stencils: Se vc estiver usando 4 cores, Cubra uma area de cerca de 25% a 30% com stencils "machos". Lembre-se que estas areas cobertas vao ser as que vao sobrar no fim, com a cor escolhida. Depois de colar os stencils e conferir se eles estao bem coladinhos, sem pontas levantadas, pendure a crianca de novo e aplique a segunda cor, da mesma forma que a primeira.

4)Repita o passo numero 3, agora com a terceira cor. Pra criar o efeito do padrao digital e importante tomar o cuidado de posicionar os stencils sempre alinhados e paralelos. tente encontrar pontos de referencia no corpo do marcador para alinhar da melhor forma possivel:


Imagem

Imagem

5)E mais uma vez, agora com a ultima cor, que vai arrematar. Geralmente essa cor vai ser a predominante, uma vez que deve cobrir a maioria das bordas, e aqueles lugares onde ficava muito ruim de colar os stencils, que dependendo do seu marcador, vc vai descobrir q sao muitos. ( a TM-15 e muito bonitinha, mas o q tem de buraco, detalhe, friso, letrinhas, escudo da BT, vou te contar...)

6)Agora deixe secar mais umas 24 horas!!!!

Imagem

7)E comece a retirar os stencils, com muito cuidado pra nao cagar oq ficou embaixo!!!

Imagem

Imagem

8) E taraarannn!!!

Imagem

9) Agora vc pode usar os stencils negativos para corrigir, ou adicionar mais algumas manchas/cores onde vc achar que merece. Depois disso aplique o verniz fosco pra proteger e deixe secar por mais uns 3 dias! (Eu estou atualmente nesse estagio, falta corrigir umas melequinhas, mas acho q ja deu pra ter uma ideia.)

Acho q isso e tudo pessoal! Assim que eu terminar, tiro umas fotos e coloco air proces!

Ai vao os links que eu pesquisei antes de fazer:

forum da alpha black com alguns passo a passo pra fazer a pintura, de digi camo e tiger stripe.
http://www.alphablackforum.com/forums/v ... ?f=5&t=376

links do youtube para outros videos de como fazer digicamo:





e esse e um metodo pra fazer stencils

http://www.youtube.com/user/Junior210Tx
Avatar do usuário
RicardoGarra
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 595
Registrado em: 11 Jun 2008, 11:43
Localização: Ipiranga-São Paulo

Re: Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por RicardoGarra »

Parabéns, pela pintura e tutorial. A seção está carente disso....
Avatar do usuário
bkelmer
sergeant
sergeant
Mensagens: 300
Registrado em: 07 Abr 2010, 08:06
Localização: Niterói - RJ

Re: Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por bkelmer »

Brilhante... pica das galaxias...
Avatar do usuário
B_M_S
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1120
Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
Federado: FPERJ: #0424
Localização: São Gonçalo RJ

Re: Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por B_M_S »

Ficou muito bom. Parabéns pelo tutorial. :goodjob:
Avatar do usuário
yungbr
private
private
Mensagens: 69
Registrado em: 04 Dez 2009, 12:05

Re: Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por yungbr »

show mesmo mlk doido... fiz o mesmo q vc no meu cilindro de ar. fica show, e é até facil..=-) acho q vou repintar meu marcador com o digital..=-) parabens pelo tutorial tbem.. geralmente quem pesquisa so acha coisa de fora.. isso facilita muito... vou pintar minha TPX assim tbem mostro resultados aqui..=-)
Avatar do usuário
Santos
Administrador
Administrador
Mensagens: 4395
Registrado em: 15 Abr 2007, 19:20
Localização: São Paulo - SP

Re: Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por Santos »

Cara, sensacional.
Parabéns, ficou linda essa TM, espero que sirva de inspiração pra galera mandar ver nos seus mods.
Grande abraço.
:tropa:
Avatar do usuário
Carlao ForceArt
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 541
Registrado em: 25 Jul 2010, 12:03

Re: Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por Carlao ForceArt »

Caraa q massa! muito legal esse tutorial.....da pra entender perfeitamente, assimq eu comprar as tintas eu vou pintar o meu tbm...rs

abraços
Avatar do usuário
allexxandre
private
private
Mensagens: 74
Registrado em: 01 Mar 2010, 11:14

Re: Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por allexxandre »

bkelmer escreveu:Brilhante... pica das galaxias...

ushuAHSUshuAHassuhuhSahASH pica das galaxias uehaheuaheas LOL ja ouvi isso mas faz tempo,

po maneiro a pintura cara, deve ter dado um pequeno trabalho, mas o resultado final ficou ANIMAL !!!
valeu todo trabalho e esforço !!
meus parabéns !!
Avatar do usuário
Arrigow
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2447
Registrado em: 26 Dez 2007, 18:30

Re: Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por Arrigow »

PUTA TRAMPO! Em ambos os sentidos rsrsrs. Não sei se tenho essa inspirção e paciência toda não. Mas parabéns pelo seu trabalho ficou pro mesmo. Abs!
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por Roger »

Parabéns Loke!

Como disse o Ricardo o fórum esta carente de informações técnicas e tuto iguais ao seu.

Vlw por enriquecer o nosso fórum!
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por Edgard »

Amem :goodjob:
Avatar do usuário
chas
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 775
Registrado em: 05 Nov 2007, 09:17
Federado: FPESP 377
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por chas »

E aqui vai minha colaboração:

http://www.megaupload.com/?d=15UJLMBP

É um arquivo com 3 .JPGs com stencils para fazer a camuflagem.

Os arquivos foram feitos para "casarem"... portanto é só escolher a cor para cada uma e ir colando um por cima do outro.

Recomendo que leve esses arquivos para uma empresa de comunicação visual e peça para que imprima em plotter de recorte... ai ja vem tudo cortadinho e facil de aplicar.

:legal:
Avatar do usuário
vinicius2809
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 102
Registrado em: 22 Abr 2010, 07:12
Localização: Pará de Minas - MG

Re: Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por vinicius2809 »

valeu ai loke muito bom o tutorial, quando terminar meu mod vou fazer uma pintura assim!
Avatar do usuário
Willcassir
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 114
Registrado em: 24 Set 2008, 09:45

Re: Camuflagem Digital - Passo a Passo

Mensagem por Willcassir »

:goodjob:
Responder

Voltar para “MOD's e Customização.”