Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Check list de Manutenção - Como Proceder

Manutenção de marcadores e acessórios.
tecseg
lt. colonel
lt. colonel
Mensagens: 1979
Registrado em: 14 Jun 2008, 16:59
Localização: Nova Friburgo, RJ

Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por tecseg »

Amigos, tenho observado muito que aqui no forum as pessoas não sabem como começar um check list e daí partem para a parte mais difícil da manutenção de um marcador ou acessórios

Como trabalho com check list o tempo todo aqui na plataforma resolvi montar este post com intuito de ajudar todos e daí partir-mos para uma montagem mais clara de um check list que sirva para que cada jogador possa realizar uma manutenção mais clara e objetiva em sua casa mesmo.

Com este check list até um novato que nunca colocou a mão em seu marcador poderá tranquilamente resolver seus problemas em casa.

Oque acha de todos montar-mos este check list? Não seria uma ótima para todos?
Então vamos lá e podem opinar tb. Sempre uma ajuda é bem vinda

1 passo

1º- manual
2º- local aberto e arejado par que posssa espalhar as peças que for manusear. Boa iluminação e uma cadeira proícia a geral bom conforto durante o procedimento
3º- feramentas em local certo e arrumado para nao se confunfir depois
4º- anotação de peças que pode se esquecer de usar
5º- bloco de pael e lapis

Manutenção de marcadora (exemplo tippmanns)
Sua marcadora não atira? Ela está deixando de dar rajada? montou RT e nao funciona? tem vazamento dentro dela? perdeu pressão? Ciclone não gira?

- Comece por partes simples como por exemplo: mangueiras de ciclone, pás se foram trocadas ou se está com original, mangueiras de coneção para ar ou CO2 do frame

- reveja como está seu cilindro. veja a pressão, veja o peso se tem o correto, veja se a válvula está liberando pressçao suficiente para a marcadora funcionar

OBS: Assim que vc verificar estas partes e não ter nenhum resultado vá subindo o grau de complexidade.

- Parta para RT (se tiver). Se ela for nova, retire as mangueiras e observe se tem algo obstruindo a marcadora, se for trocada veja se a vedação está correta

PS: Se for Egrip deixe para etapas seguintes

- Vá anotando tudo e sempre com o Lay Out da marcadora aberta em sua frente. Não tenha pressa, leia com atenção os nomes das peças, veja fotos delas e com isso se tiver que desmontar, organize de uma forma que seja em sequência em sua frente e assim poderá montar tranquilamente a marcadora.

- testou o cilindro e nao funcionou, testou a RT e Não funcionou. Anote no paell para saber do histórico do que fez e vamos para a próxima.

- Cheque seu remote (se tiver) observe se é Slide Check ou Quickly Disconnect? veja sem tem oring solto dentro. veja a condição da mangueira, escute vazamento ao conectar. Primeiro aperte todo a válvula do on off e faça o teste.
Não funcionou, volte meia válvula

- Não funcionou? então iremos partir para a marcadora

- Anote seu progresso e observações para não se perder.

Coloque a marcadora a sua frente, fique em uma cadeira confortável de preferência (pois vc irá suar um pouco) e posicione a coluna adequadamente

PS: a posição da coluna é fundamental para não estressar suas costas e assim vc deixar de realizar uma melhor manutenção por causa da dor. Isso acontece muito aqui (na plataforma aonde trabalho como Engenheiro de Segurança do Trabalho). Muitos deixam de fazer algo corretamente por causa de problemas ergonômicos.

- Se for frame separado da marcadora, retire-o primeiro. Se for egrip, não mexa na placa se não tiver experiência. Com egrip verifique a bateria se é a mesma que o manual pede.

PS: Algumas marcadoras utilizam baterias de 9.6voltz e com isso nao funcionando adequadamente com baterias de 9 (o caso das MR's o qual penei para descobrir isso) Coloque exatamente a bateria que o fabricante pede e de preferência Littium

Não funcionou. vamos para a próxima

- Vai froxando os parafusos para que ao retirar o corpo da marcadora nenhuma mola salte e com isso vc se desespere para tentar achar da onde era.

- Reveja o Lay out da marcadora e veja aonde estão as molas para que , caso se soltem, vc possa coloca-las no lugar.
- vá afrouxando a marcadora do corpo de uma forma que os parafusos não se soltem (se for parafuso longo) e para que as molas não soltem.

- Solte os parafusos em paralelos
- vá organizando passo a passo os parafusos de sua marcadora em sua frente acima da marcadora.
- sempre deixe 1 lado da mesa, para peças, 1 lado para o manual, 1 lado para a marcadora, 1 lado para a cerveja (vai precisar - brincadeira). defina os lados a serem organizados tudo inclusive as cheves L que irá usar.

- Após afrouxar tudo e retirados os parafusos verifique as partes simples, como, gatilho, conecção de mangueiras no power tube, estado das molas, lubrificação, polimento se há, estados dos bolts (ainda não estou falando do hammer bolt dentro do power tube) estados dos pinos. Se não achar nada de diferente, revendo o lay out, organíze-os em sua frente e parta para a próxima etapa.

- retire o power tube e veja se há dano.

Não há?

Observe o corpo da marcadora se tem algum desvido, nivelamento, amassados.

Não obteve resultado?

- pegue o corpo da marcadora, (agora já sem todas as peças) e lave com detergente e uma escova bem leve e fina. Após lavada, seque bem para que, quando for lubrificar, nao possa ficar nehum resíduo

- Anote seu progresso.

- não lubrifique demais pois pode prejudicar a performance e pressão da marcadora

OBS: eu particularmente gosto de fazer um polimento dentro quando abro (apenas 1 vez) com caol e lixa dágua utilizando meus equipamentos de retífica para limpeza e livelamento. Se não tem conhecimento de como não tentem fazer pois pode danificar sua marcadora.

Utiliza uma graxa de boa qualidade. Eu gosto das T-techs.

- Não resolveu??

- Veja o Bolt. tem oring quebrado, está arranhado, espessura diferente (meça com um paquímetro) tamanho diferente do original?

Não resolveu?

- anote seu progresso

- Vá para o power tube e retire o hammer dentro dele. Nunca meta uma chave de fenda pontiaguda ou algo que possa danificar a peça. Dê preferência para ferramentas de borracha. seja cauteloso e cuidadosos pois as peças de marcadoras não são igual a sogra, não se enfie porrada.

- Retirou observe o hammer se tem algum oring com problema. tenha cuidado ao retirar , observar a posição que estava. reveja o lay out e separe o power tube.

OBS:bom vamos dizer que vc achou o problema no hammer que era o oring dentro dele. Troque o oring e volte o hammer com cuidado para a marcadora.

Voltou a peça. e Aí oque faço agora? é a minha primeira vez fazendo manutenção? estou perdido?

Nããããooo!!!!

Olhe suas anotações, dê uma olhada no lay out e olhe as peças que está a sua frente em relação ao lay out. Vc irá perceber que o que fez é mais simples do ue imagina, pois vc organizou todo seu local de trabalho. tudo que anotou serviu para remanusear a marcadora. VC progrediu em seu conhecimento pois anotou, estudou todas as partes dela e nem percebeu nisso pois estava preocupado com a manutenção.Parabéns. Vc já está conhecendo sua marcadora sem perceber que fez um estudo detalhado dela junto a manutenção e montagem do histórico

Levante da cadeira, tome um ar, relaxe, alongue a coluna pois provavelmente vai estar doendo (quem nunca teve a coluna doendo por causa de manutenção de marcadoras e acessórios que jogue a primeira pedra)

volte ao seu local de trabalho. Coloque uma música, tire a esposa de sua frente, tire seus filhos de sua frente, se tranque em algum lugar. Dê preferência a uma loira, loira gelada na sua frente e começe o trabalho.

Se lembra das anotações o qual falei para ir fazendo e enumerando?
Vc fez algo em ordem crescente, agora vai fazer o passo a passo decrescente. Simples , mais simples que isso é impossível.

Vá voltando as peças para a marcadora, colocando os parafusos em paralelo

IMPORTANTE - Ao apertar os parafusos, não apertem demaise somente aperte em ordem paralela (técnicas de manutenção universal)

Observe o manual sempre quando for colcando as peças. Se vc anotou tudo em seu histórico , provavelmente nem irá olhar o manual, mas como sou de utilizar todas as ferramentas de verificação eu olho mais uma vez como check -up.

Colocou as peças e os parafusos? Observe em volta da mesa se tem algo faltando? Observe sem tem algum pino, trava, buraco vazio, faltando peça, em posição diferente, e etc...

Tudo okay?

Comece a apertar os parafusos levemente. Não aperte que nem uma amante que e a base do arroxo não, vá com calma e perceba no toque o ponto certo. Nuca aperte fortemente pois se precisar abrir novamente irá utilizar a chave L e assim poderá comer a rosca do parafuso e assim ficando que nem um doido aqui no forumprocurando peças de reposição para comprar pois vc mesmo estragou a peça.

Volte o frame (no caso de for separado)

Parafuse a mangueira de pressão no frame (como fez anteriormente para desparafusar) e limpe seu local de trabalho.

revise mais uma vez na mesa se tem alguma peça sobrando. Leia seu manual ( o seu histórico que fez durante todo tempo)

está tudo correto?

Conecte o cilindro de pressão (Co2 ou ar) e faça o teste. Se funcionou, parabéns!. em sua primeira manutenção vc conseguiu fazer tudo certo.

Se não conseguiu, veja se no frame(caso seja egrip) tem algo estranho. Se não for abilitado a mexer em uma placa, solenoide e etc.. não mecha. Somente observe se o egrip está voltando em pressão desejada. veja se o imâ está em boas condições. veja se a mola está em boa condição. veja se o gatinho est´bom e observe dentro se tem algum cabo eletronico solto, desencapado, estragado, velho.

Se não for o egrip e concertou meu parabéns.
guarde seu resultado para uma próxima manutenção , pois com certeza riá precisar destes datos pois eles são valiosos para sua marcadora.

Se seguir este passo a passo com certeza irá fazer algo correto 100%. Este método eu utilizo em meu trabalho e até uso uma planilha para manutenção de equipamentos.

A questão colocada aqui não foi sobre a manutenção de Tippmann, é sobre manutenção geral. nao importando se é tip, bt, rap4, smart ou marcadoras de speed.
O importante é ser organizado, fazer todos os relatos, seguir todos os procedimentos que vc mesmo irá montar. Não precisa ser basicamente as que estou postando, mas o importante é realisr todo o histórico e seguir em ordem crescente dos problemas e de dificuldades de peças.
Como disse, muitos não conseguem realizar boas manutenções, pois não seguem estas regras, partem para o mais difícil, nao se organizam e perdem muitas das vezes peças importantes para o bom funcionamento de suas marcadoras.

Elaborem o Check list. anexe o Lay out da marcadora, faça um check -in dele e mantenha-o guardado. tenho certeza que , com isso, poderá tranquilamente manusear seu material tranquilamente.

espero que tenho ajudado com isso a todos
Avatar do usuário
Gabiruh
corporal
corporal
Mensagens: 232
Registrado em: 21 Jul 2009, 20:52
Localização: Recife - PE
Contato:

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por Gabiruh »

Ficou muito bom seu tópico e bem detalhado com certeza irá ajudar...
É uma das coisas que faltava por aqui.

Parabéns Tecseg...
Avatar do usuário
LEINZ
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 175
Registrado em: 02 Ago 2007, 20:36
Localização: Sao PAulo

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por LEINZ »

Muito Bom Tecseg

Ajudou pacas!!!!
tecseg
lt. colonel
lt. colonel
Mensagens: 1979
Registrado em: 14 Jun 2008, 16:59
Localização: Nova Friburgo, RJ

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por tecseg »

Com certeza amigos. oque tenho percebido são muitas perguntas e muitas respostas com muitas das vezes sem nexo. A melhor pessoa para conhecer a marcadora é o próprio dono. Não adianta pedir ajuda por forum o qual a pessoa nao esta vendo oque realmente está acontecendo
tecseg
lt. colonel
lt. colonel
Mensagens: 1979
Registrado em: 14 Jun 2008, 16:59
Localização: Nova Friburgo, RJ

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por tecseg »

O interessante tb é tirar fotos dela parte por parte. Se vc se perder com certeza com fotos vc conseguirá montar de volta.
mas lembre-se, nunca deixe sobrando uma peça. ela está ali por algum motivo
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por Ices_br »

Tecseg, sencacional o topico!!

isso sim é conteudo pro forum!!!!

muito bom!!! parabens!!!!
Avatar do usuário
sktanaka
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 786
Registrado em: 10 Mar 2009, 15:26
Localização: São Carlos

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por sktanaka »

Excelente check-list. Eu adicionaria a ele uma etapa que é algo mais ou menos assim: estou com um problema no cyclone (por ex) entao antes de fazer qualquer coisa:
1 - consultar amigos do time sobre o problema, se ja ocorreu com eles, como fizeram para consertar, qual o procedimento, cuidados que deve tomar (para acabar nao quebrando de vez)
2 - consultar o site do fabricante
3- consultar o youtube (eu diria q 80% do meu conhecimento de manutencao provém dos videos "como fazer" que tem lá, tem uns muito bons)
4 - consultar nosso forum (usando a ferramenta de busca primeiro, em caso de nao-sucesso, postar um topico o mais detalhado possivel)
5 - consultar forums gringos
6 - levar o marcador/equipamento a um técnico (Kamikasi e Mercenarios por ex)
7 - jogar tudo fora e comprar um novo :legal:

Parece bobeira, mas vejo q muito problema o pessoal tem, ja vai metendo a mao na massa sem antes pesquisar na internet ou com amigos do q se trata. Eu mesmo tive vários casos assim e tb muitas duvidas qto a compra de equipamentos.

Ex:
- o cyclone da Tipp98 serve na AB ? SE nao serve, o q fazer ?
- os canos da A5 servem na X7 e vice-versa ? E na BT ?
- meu RT nao faz rajadas, ele veio com defeito ? Ué, e esse parafusinho aqui, pq tá frouxo ? e essa mangueira, pode ficar dobrada assim ?
- polimento interno, como vou fazer isso ? Tenho de ter um dremel pra isso ?
- qdo fui remontar o marcador, notei q ficou uma pecinha laranjadinha de fora (stop ball), pra que serve isso ? Meu marcador tá atirando, oras !
- etc

E bom, pra quem aidna tem dificuldade, uma coisa que me ajudou no inicio foi tirar FOTOS do marcador ANTES de desmonta-lo por completo (é um tipo de "save game" hehehe). Ao abrir uma Tippmann, todo mundo sabe do trampo que é memorizar pela primeira vez onde vao aqueles pinos, molas, etc. entao, tire uma foto dela assim q vc abri-la, aí qdo for remontar, consulte a foto se necessário.

Boa sorte na manutencao !
tecseg
lt. colonel
lt. colonel
Mensagens: 1979
Registrado em: 14 Jun 2008, 16:59
Localização: Nova Friburgo, RJ

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por tecseg »

sktanaka escreveu:Excelente check-list. Eu adicionaria a ele uma etapa que é algo mais ou menos assim: estou com um problema no cyclone (por ex) entao antes de fazer qualquer coisa:
1 - consultar amigos do time sobre o problema, se ja ocorreu com eles, como fizeram para consertar, qual o procedimento, cuidados que deve tomar (para acabar nao quebrando de vez)
2 - consultar o site do fabricante
3- consultar o youtube (eu diria q 80% do meu conhecimento de manutencao provém dos videos "como fazer" que tem lá, tem uns muito bons)
4 - consultar nosso forum (usando a ferramenta de busca primeiro, em caso de nao-sucesso, postar um topico o mais detalhado possivel)
5 - consultar forums gringos
6 - levar o marcador/equipamento a um técnico (Kamikasi e Mercenarios por ex)
7 - jogar tudo fora e comprar um novo :legal:

Parece bobeira, mas vejo q muito problema o pessoal tem, ja vai metendo a mao na massa sem antes pesquisar na internet ou com amigos do q se trata. Eu mesmo tive vários casos assim e tb muitas duvidas qto a compra de equipamentos.

Ex:
- o cyclone da Tipp98 serve na AB ? SE nao serve, o q fazer ?
- os canos da A5 servem na X7 e vice-versa ? E na BT ?
- meu RT nao faz rajadas, ele veio com defeito ? Ué, e esse parafusinho aqui, pq tá frouxo ? e essa mangueira, pode ficar dobrada assim ?
- polimento interno, como vou fazer isso ? Tenho de ter um dremel pra isso ?
- qdo fui remontar o marcador, notei q ficou uma pecinha laranjadinha de fora (stop ball), pra que serve isso ? Meu marcador tá atirando, oras !
- etc

E bom, pra quem aidna tem dificuldade, uma coisa que me ajudou no inicio foi tirar FOTOS do marcador ANTES de desmonta-lo por completo (é um tipo de "save game" hehehe). Ao abrir uma Tippmann, todo mundo sabe do trampo que é memorizar pela primeira vez onde vao aqueles pinos, molas, etc. entao, tire uma foto dela assim q vc abri-la, aí qdo for remontar, consulte a foto se necessário.

Boa sorte na manutencao !

Com certeza Companheiro, oque eu fiz foi mais ou menos oque faço para realizar manutenções em marcadoras que não conheço.
O motivo deste tópico e incrementar cada vez mais o conteúdo e sair um check list perfeito. A cada sugestão , ele é engradecido e se as pessoas que utilizarem ele com as devidas sugestões faram um excelente trabalho de manutenção.

Obrigado pelo apoio a todos
Avatar do usuário
tudela
private
private
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Mai 2008, 10:02
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por tudela »

Bacana demais TecSeg, estou com uma P. Salvo agora e pretendo abrir ela em breve para conhecer a parte interna dela, vou seguir suas dicas e tirar fotos dela para referência...

abs...
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por FabaoBH350 »

WOW !!!!

Sensacional TecSeg.... :goodjob: :goodjob: :goodjob: :goodjob:

Realmente, isso faltava por aqui e será de grande valia mesmo para todos, pra mim inclusive... :lol: :lol: :lol:

Se vc me permitir eu gostaria de postar isso no fórum da nossa equipe pra servir de referência tbém. Lógico que vou citar a fonte e o Autor da Obra...


Abração irmão... :yessir: :yessir: :yessir: :legal: :legal: :legal:
tecseg
lt. colonel
lt. colonel
Mensagens: 1979
Registrado em: 14 Jun 2008, 16:59
Localização: Nova Friburgo, RJ

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por tecseg »

FabaoBH350 escreveu:WOW !!!!

Sensacional TecSeg.... :goodjob: :goodjob: :goodjob: :goodjob:

Realmente, isso faltava por aqui e será de grande valia mesmo para todos, pra mim inclusive... :lol: :lol: :lol:

Se vc me permitir eu gostaria de postar isso no fórum da nossa equipe pra servir de referência tbém. Lógico que vou citar a fonte e o Autor da Obra...


Abração irmão... :yessir: :yessir: :yessir: :legal: :legal: :legal:

Hooo amigo, com certeza será um prazer vc postar lá.
O intuito deste tópico como eu disse é realmente para pegar-mos este check list e montar algo mais completo. todos tem e podem dar opiniões para crescimento deste check list. Uma idéia que eu tinha na cabeça seria fixar este tópico para toedos terem acesso, assim seria muito legal criarmos algo bem completo.

grande abraços e obrigado pelo elogio. A gente faz o que pode para ajudar
tecseg
lt. colonel
lt. colonel
Mensagens: 1979
Registrado em: 14 Jun 2008, 16:59
Localização: Nova Friburgo, RJ

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por tecseg »

tudela escreveu:Bacana demais TecSeg, estou com uma P. Salvo agora e pretendo abrir ela em breve para conhecer a parte interna dela, vou seguir suas dicas e tirar fotos dela para referência...

abs...

Faça sim bro, vc vai perceber que dando seguimento a este check list, as coisas ficaram 80% mais simples. uma coisa é postar somente o check list, outra coisa é vc realmente colocar a mão na massa e ver o tão fácil é.
Muitos Pilotos de Helicóptero ( o qual trabalho em conjunto) fazem este seguimento. Chaga a ser engraçado todo dia umas 3 vezes por dia , quando eles estão para voar, fazem um check list obrigatório.

Isso vale tb para jogos. Check list de segurança obrigatório. Seria uma boa né!
Avatar do usuário
bkelmer
sergeant
sergeant
Mensagens: 300
Registrado em: 07 Abr 2010, 08:06
Localização: Niterói - RJ

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por bkelmer »

moderacao.. que tal fixar esse topico???
tecseg
lt. colonel
lt. colonel
Mensagens: 1979
Registrado em: 14 Jun 2008, 16:59
Localização: Nova Friburgo, RJ

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por tecseg »

FabaoBH350 escreveu:WOW !!!!

Sensacional TecSeg.... :goodjob: :goodjob: :goodjob: :goodjob:

Realmente, isso faltava por aqui e será de grande valia mesmo para todos, pra mim inclusive... :lol: :lol: :lol:

Se vc me permitir eu gostaria de postar isso no fórum da nossa equipe pra servir de referência tbém. Lógico que vou citar a fonte e o Autor da Obra...


Abração irmão... :yessir: :yessir: :yessir: :legal: :legal: :legal:
Fala Fabão, mais uma coisa, me passe o link do site do seu time para eu conhecer. Tem muito jogador perguntando isso por MP e assim acho que ficaria mais fácil poder ajudar geral
tecseg
lt. colonel
lt. colonel
Mensagens: 1979
Registrado em: 14 Jun 2008, 16:59
Localização: Nova Friburgo, RJ

Re: Check list de Manutenção - Como Proceder

Mensagem por tecseg »

Pessoal, dei mais uma turbinada na lista para todos não terem mais problemas quanto a manutenção de seus marcadores. Qualquer problema ou dúvida podem me enviar MP que ajudo a resolver
Responder

Voltar para “Manutenção.”