Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Primeiros disparos

Manutenção de marcadores e acessórios.
Avatar do usuário
Marcelo Utsch
major general
major general
Mensagens: 3918
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Marcelo Utsch »

Pois é...

Vamos convir que nem todo mundo que tem campo é profissional... e que nem todos estão preocupados com "esses detalhes"!

Já cansei de ver fotos e histórias macabras em dezenas de campos espalhados pelo Brasil!

Cabe a nós, orientar os iniciantes e alerta-los quanto aos riscos.

Abraço
Avatar do usuário
Maresca
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 414
Registrado em: 05 Jun 2007, 09:25

Mensagem por Maresca »

arakawa escreveu:
Oni escreveu:Mas creio eu que tá tudo bem, não acredito que uma pessoa que conviva diariamente com a manutenção de marcadores não saiba que tipo de óleo usar.
Bom, depois q eu vi q o cara de um campo ja bem tradicional aqui de sp desmontar a valvula de um cilindro de co2 com um grifo, eu nao dou tanta moral assim nao...
Tem que ser grifo ou chave de boca mesmo ! Como ia querer desmontar ????

:P :P
Avatar do usuário
Marcelo Utsch
major general
major general
Mensagens: 3918
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Marcelo Utsch »

Maresca,

A questão é: Para quê desmontar?

e... depois do desmonte e do présuposto re-monte, há a necessidade pungente de um re-teste hidrostático que garantirá que a estrutura do gargalo e o resto do corpo do cilindro não foi danificado ou fragilizado no processo "artesanal" de desmonte.

Bom... se é no campo, me parece algo bem amador, e na certa delicado de se fazer sem a devida cautela!

Seria a mesma coisa de falar: "Lá na padaria, o Padeiro fez a incisão durante uma operação de apêndice no paciente com um bisturi"... e outro vir e afirmar: "Mas você queria que ele fizesse a incisão com o que?... Com um garfo?" :?

Abraço
Oni
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 402
Registrado em: 20 Abr 2007, 01:17

Mensagem por Oni »

souji okita escreveu: Bem, como o cara era o dono aqui do rapinas, campo famoso de speed aqui em ribeirão, que tem time campeão de speed, talvez ele saiba desse tal oleo substituto...bom, simplesmente, socorro gente...
Partindo deste comentário, acho que ele não é um cara qualquer que não sabe nada de manutenção, mas cabe a vc Okita decidir, eu desmontaria tudo e limparia até para aprender logo como mexe no marcador todo.

Abraço.
Avatar do usuário
Maresca
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 414
Registrado em: 05 Jun 2007, 09:25

Mensagem por Maresca »

Sempre vi trocarem valvulas de cilindro de CO2 assim e nunca deu nada... Inclusive em 1995 quando o esporte estava em alta no pais

Na boa , não acho que precise de faculdade pra trocar uma valvula de um cilindro de co2 e duvido muito que as "especializadas no ramo" tenham em sua grande maioria algum sistema automatizado para fazer isso...

Isso e minha opinião , se der problema na valvula do meu , vou la e troco, como ja fiz inclusive até hoje nunca sai voando , mas fica a critério de cada um escolher oque fazer , agora crixificar os caras que fazem isso não acho certo.
Avatar do usuário
Marcelo Utsch
major general
major general
Mensagens: 3918
Registrado em: 15 Abr 2007, 22:29
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Marcelo Utsch »

Maresca,

Longe de mim querer criar um cavalo de batalha em cima disso... e não há uma crítica destrutiva direcionada a ninguém em específico.

Todavia ter consciência da situação é importante e saudável.

Quando postamos que não há problemas em desmontar a válvula de um cilindro, abrimos margem a interpretações diversas, dentro de um equipamento que é afinal a parte mais delicada e mais perigosa de todo equipamento que usamos.

O que eu disse é que se a manutenção do cilindro se faz necessária, é recomendável que se procure uma pessoa especializada para isso... e nada mais.

Gostaria que você lembrasse que não são poucas as histórias e situações de risco presenciadas em campos comerciais de paintball, onde a consciência é muitas vezes suplantada pela agilização dos meios comerciais... ou seja... "Equipamento parado não faz dinheiro"

Abraço
Avatar do usuário
Maresca
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 414
Registrado em: 05 Jun 2007, 09:25

Mensagem por Maresca »

Concordo com vc sim Marcelo

Agir de maneira leviana traz um grande risco a todos

Pode ser que eu esteja interpretando a situação com menos cautela por jar ter visto esse tipo de manutenção algumas vezes e nunca ter escutado um report de problemas

:smile:
souji okita
private
private
Mensagens: 80
Registrado em: 16 Out 2007, 20:02

Mensagem por souji okita »

Primeiramente obrigado a todos que se mobilizaram aqui no topico.

Bem, ainda restaram algumas duvidas, hehehe.

1 - Qual o melhor metodo de limpar esse oleo misterioso de dentro do meu marcador? Apenas um pano seco basta? Como voces realizam essa limpeza de suas proprias marcadoras?

2 - Como não irei abrir a valvula do marcador para limpa-la, apenas o colocamento de oleo correto no sistema de ar, vai minimizar os possiveis efeitos nocivos desse oleo misterioso?

Bom, é apenas isso, valeu gente. Realmente, quase tive um infarto quando o cara falo que não era oleo de marcadora que ele havia pingado, mas sim um outro oleo que pode substitui-lo.

Bom, abraços
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Mensagem por Grenader »

Pelo meu marcador ser eletro-pneumático, o uso de óleo é praticamente inexistente, no meu caso é indicado o uso de graxa especial para marcadores.
Avatar do usuário
Flávio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2591
Registrado em: 15 Abr 2007, 02:01
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Flávio »

Mesmo que aparentemente inofensivo nos nao podemos recomendar certas açoes que possa de alguma maneira apresentar perigo, nunca sabemo a habilidade e o conhecimento de quem pode tentar fazer esses procedimentos assim como sempre moderamos topicos com soluços caseiras de bomba de fumaça, anti embaçante etc.. muitas dessas praticas eu ate faço mas por conta e riso so nao podemos expor em local publico , se a recomendação dos fabricantes de cilindo é que apenas pessoas autorizadas devem fazer qualquer forma de manutenção então nos so aconselhamos isso e nao deixaremos ser passadas estas instruçoes no forum! É um procedimento que temos que tomar sem exceção para nos proteger de problemas e tambem aos usuarios!

Maresca , confio no que voce faz, mas nao posso dizes isto dos outros que nao conheco e nao sei das habilidades! é apenas prevenção ! :grin:

Movido para: Manutençao!
souji okita
private
private
Mensagens: 80
Registrado em: 16 Out 2007, 20:02

Mensagem por souji okita »

Bom, sei que o topico digrediu um pouco e foi para valvulas de cilindros...mas quando me refiro à valvula do meu marcador estou me referindo ao conjunto de peças na marcadora que ficam apos a mangueira do mesmo.

Abraços
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Mensagem por Roger »

A primeira vista desmontar o marcador parece um bicho de sete cabeças, tive um problema com minha x7 e fiquei com o :lol: na mão para desmontar, o pessoal me incentivou e acabei desmontando e vendo que não é tão complicado.

Vamos lá:

Se não tem experiencia e tem medo de sobrar alguma peça qdo acabar de montar, faça a desmontagem em cima de uma mesa onde voce possa se organizar.

Marque as peças.
Limpe tudo com pano simples mesmo.
Aproveite que esta desmontado e faça o polimento interno onde o bolt e o power tube tem contato (FOTOS)
Não use WD40 para limpeza pois ressecam os orings.
Se necessário troque os oring´s especificado pelo fabricante.
Após o polimento limpe bem as peças para não sobrar nenhum fiapo de lá de aço ou sujeira da lixa d´água.

Comece a montagem aplicando o óleo especifico para marcadores. Não é necessário lavar o marcador com óleo, aplique o necessário para deixar as partes móveis lubrificadas.


:arrow: Imagem Imagem Imagem

Polimento interno:

Antes :arrow: Imagem


Depois :arrow: Imagem

Meta as caras e se der algum problema relate aqui que faremos o possível para ajudar.

Abração!!
souji okita
private
private
Mensagens: 80
Registrado em: 16 Out 2007, 20:02

Mensagem por souji okita »

Valeu gente, vou limpar ela quarta feira, qualquer coisa posto aqui
gmoraes
corporal
corporal
Mensagens: 281
Registrado em: 16 Abr 2007, 09:37
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por gmoraes »

No mês passado fiz o polimento da minha A5, ou melhor o Kiwi e o Maresca fizeram para mim. Vale a pena e recomendo.

Como disse o Roger, meta as caras.

Abraços.
thiago.cas
private
private
Mensagens: 60
Registrado em: 08 Out 2007, 15:15
Localização: Pouso Alegre
Contato:

Mensagem por thiago.cas »

Caramba, vou dar um UP nesse tópico pq minha A5 acabou de chegar, nem a tirei da caixa, vai ser muito útil !!!
Mais uma vez o time Marcelo, RRSSantos e Roger estão dando um show de bola.
Quando eu crescer quero ser igual à vocês, hahaha.
Bom jogo !!!
Responder

Voltar para “Manutenção.”