Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Novidades de legislação, nova portaria.

Tudo sobre Paintball Cenário.
didijtsu
corporal
corporal
Mensagens: 249
Registrado em: 21 Fev 2010, 20:58

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por didijtsu »

Por favor perdoe minha ignorância,mas essa confusão toda e por causa do calibre da bolinha? ou por causa da aparência do marcador? se alguém pode me informar o motivo de tanto problema eu agradeço. :gberet:
Avatar do usuário
Sandrolee
sergeant
sergeant
Mensagens: 321
Registrado em: 08 Jan 2008, 19:56

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Sandrolee »

sktanaka escreveu:Bom senhores, talvez a minha postura nao seja a mais correta ou deva ser seguida, mas eu acho q no final vai tudo acabar em

Imagem

Como tudo acontece neste país ! Eu to sossegado !

Sinceramente esse tipo de comentário, de que em nosso país tudo termina em pizza é que realmente fode com tudo. Nada contra vc Sktanaka, mesmo porque nem te conheço, mas ao contrário do que vc pensa ainda existem muitas pessoas sérias e de bem dentro do governo e em outros departamentos de estado.

Eu realmente penso na alternativa de tirar o CR, não apenas para registrar o marcador, mas também arma de fogo, mas isso é pra bem depois.

Agora como não vejo um fim a esse dilema, se essa lei vai ou não vai, eu prefiro não ficar sustentando a BT ou a Tippman, e muito menos ser um contra a lei, porque eu acredito que o que está na lei é pra ser seguido, se um mísero papel com letras ( mesmo que escrito por ignorantes ) não pode ser cumprido, quem dira o FAIRPLAY nos campos de paintball??

Não estou com falso moralismo, e por isso mesmo que as vezes evito ao máximo postar no fórum, pra evitar esse tipo de coisa. Mas eu vejo bastante disso e daquilo, mas não vejo nada efetivo, se estão realmente fazendo algo por favor mostrem. A única coisa que eu realmente vi, foi um ofício enviado e mesmo assim não vi respostas. Tenho procurado também no meu tempo ocioso por respostas, para as mesmas duvidas de todos do forúm, porém não vejo uma luz no fim do túnel. Minha esposa é advogada, e ela está dando uma analisada nisso, já que eu pratico o esporte e ela vê o meu interesse no assunto e não quero parar de jogar.

Só não aguento essa encheção de xurumelas sem objetividade. Vejo posts do pessoal criticando o governo por isso e por aquilo, vejo o pessoal criticando a receita ou a polícia por leis que os caras tem que fazer ser cumpridas, mas não vejo uma ação efetiva de um indivíduo ou um grupo de indivíduos para tentar fazer algo de diferente - Tirando agora que temos a federação paulista que parece estar se mobilizando para conquistar algo pra nós.

Ficar reclamando com a bunda na cadeira não fazer nada acontecer, e muitos dos que reclamam não movem o mindinho pra nada e sempre veêm dificuldade em tudo.

Onde existe dificuldade, eu vejo solução. Só não tenho hábil pra ficar correndo atras de muitas das coisas que são tratadas no fórum, pois se o tivesse faria tranquilamente...
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por nemezes »

Sandro, por favor, entenda, isto é um forúm. As pessoas tem o direito de expressar as suas opiniões, não menospreze tudo o que foi dito, as dúvidas, ou os debates. Muito do que foi dito aqui, já foi até utilizado em apelações no EB. Se você quer tirar CR, que o faça, é seu direito... os custos e procedimentos estão publicados várias vezes aqui no forúm,a pelo menos 4 anos, esta lei não muda os procedimentos...ainda continuam caros, lentos e penosos.

Como eu disse lá em cima, as ações estão sendo feitas, pessoas que querem que o paintball realmente vire um esporte, já se mobilizaram e não pense você que não, e não venha com esta postura de "MOSTRE".... porque ninguém que está fazendo realmente alguma coisa..quer aparecer, ou, ser mais que um ou outro, faz porque realmente ama o esporte, e abdica grande parte de seu tempo tentando arrumar soluções e não apenas criticar coisas que estão erradas por definição.

O comentário de "tudo no brasil acaba em pizza" é que nos leva a aceitar as coisas como elas estão...erradas. Marcadores não são armas , e você deve compreender que conceitos e leis, não se mudam da noite para o dia, é necessário muito embassamento e fatos para que as ações sejam concluídas de forma correta...mas você tem o direito de se expressar.... por mais que eu particularmente não concorde com o seu discurso em vários pontos...por mais que eu não concorde, eu respeito o seu direito de se expressar, então por favor, faça o mesmo e respeite as opiniões de seus colegas e não menospreze as suas dúvidas ou opiniões. Grato.

P.s: Grato pela correção ortográfica.
bossois
private
private
Mensagens: 24
Registrado em: 29 Mar 2010, 08:57
Localização: ES

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por bossois »

:goodjob: :goodjob: :goodjob: :goodjob: :goodjob:
Avatar do usuário
sktanaka
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 786
Registrado em: 10 Mar 2009, 15:26
Localização: São Carlos

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por sktanaka »

Pessoal,

Peço desculpas se meu comentário causou algum tipo de desconforto ou polêmica, mas o meu 'protesto' contra esse lei estúpida é 'continuar fora da lei', se é que entendem... existem muitas, mas muitas leis neste país e neste mundo que nao aceito, mas fazer o que né, elas existem.... um exemplo, para mim, é o fato de um menor de idade que comete crime nao ser punido como adulto, mas a lei tá lá, ela protege ele.

é claro que se um menor de idade entrar na minha casa e cometer um crime contra minha familia, nao vou tratá-lo como um menor e esperar um desfecho dentro da "Lei", se é que me entendem...
Avatar do usuário
Hugor
private
private
Mensagens: 41
Registrado em: 11 Out 2009, 19:10

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Hugor »

Aparentemente ficou "definido" que a Portaria 555 está em vigor, assim, marcadores de paintball seriam de uso permitido, mas me permitam um exemplo com base no R-105 (que diz que os marcadores são de uso restrito) apenas para demonstrar como nossas leis são, muitas vezes, ilógicas:
Segundo o R-105, armas DE PRESSÃO com calibre superior a 6mm são de uso restrito. Paintball é cal. .68, ou seja, 17.272 mm. Ocorre que, segundo esse mesmo R-105, armas DE FOGO calibre .38 (9,6 mm) são permitidas; CALIBRE 12 (18,5 mm) também, dependendo do comprimento do cano. Vejam a incoerência de nossas leis! Uma arma de fogo que dispara munição letal de 18,5 mm é liberada e um equipamento esportivo que dispara bolinhas de tinta de 17.272 mm seria restrita.
Isso tudo sem falar nos "joules". Armas de fogo curtas cuja munição tenha energia de até 407 joules é permitida. Marcador de paintball, cerca de 12 joules seria restrita.
Marco-ABP
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 534
Registrado em: 12 Nov 2007, 07:37

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Marco-ABP »

didijtsu escreveu:Por favor perdoe minha ignorância,mas essa confusão toda e por causa do calibre da bolinha? ou por causa da aparência do marcador? se alguém pode me informar o motivo de tanto problema eu agradeço. :gberet:
O calibre tem alguma influência (porque é acima de 6 mm) mas o principal é o fato de que usamos armas de pressão por ação de gás comprimido. Isso nos coloca em uma categoria que inputa mais controle (nas cabeças do EB). Quer dizer, não importa se é uma arma rosa de speedball ou uma A5 customizada pra parecer um m4. Se usa gás comprimido então cai no controle mais rígido. O engraçado disso são as distorções provocadas. A maioria das armas de airsoft disparam bolas pela compressão de uma mola mas tem algumas que usam gás no sistema de disparo. Então, dependendo dese pequeno detalhe, umas tem fiscalização mais liberal e outras são "enquadradas"...
Resumo da ópera: de acordo com a legislação atual, se eu fosse parado pela polícia e estivesse carregando no carro uma arma de airsoft réplica de um AK47 e uma Ego 09 rosa choque com um cilindro conectado, o policial olharia as duas e me perguntaria: "E essa arma rosa aí, você tem GT pra ela?"

Marco
Avatar do usuário
Hugor
private
private
Mensagens: 41
Registrado em: 11 Out 2009, 19:10

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Hugor »

Marco-ABP escreveu: Estamos longe de ter um ponto final nisso...
Em janeiro dei entrada no meu pedido de CR de colecionador. Estimaram em tres meses pra sair. Faltam agora umas duas semanas pra vencer esse prazo e liguei no SFPC daqui pra saber do andamento. Certamente ainda nao ficou pronto porque... NAO ENCONTRARAM MEU PEDIDO PROTOCOLADO LAH! Sorte que tenho a copia autenticada do recebimento pra provar que dei entrada senao seria mais uma grana em taxas e certidoes pra gastar...
O fato principal eh: o sargento no SFPC me perguntou se alguem jah tinha marcado vistoria na minha residencia. Disse a ele que havia um entendimento do proprio EB que CRs com o objetivo de adquirir armas de pressao nao demandariam vistoria de local de guarda do "acervo". Aih ele me disse que esse assunto estava polemico dentro do Exercito jah que, em tese, colecionadores deveriam manter seu acervo guardado em casa e nao levados a um local qualquer para pratica de jogos. Bem, a culpa nao eh nossa. Foi o proprio Exercito que disse que quem desejasse adquirir armas de pressao deveria se registrar no EB como colecionador! Se agora eles resolverem nao registrar usuarios de armas de pressao ou de airsoft na opçao de colecionadores, como ficaremos entao? Se cairmos na classificaçao de atiradores, tem limite de numero de armas, vinculo a federaçoes de tiro, vistoria em casa etc. A outra opçao seria registro com caçador mas essa eh a opçao mais absurda de todas entao nem vale a pena comentar...

Marco
Caro Marco, acho que essa confusão toda é porque o paintball entrou de gaiato nessas normas. Olhe por exemplo o Decreto n. 5.123/04, que regulamenta a lei n. 10.826/03 (lei do desarmamento). Nele só se fala de armas de fogo (armas de fogo de uso permitido; armas de fogo de uso restrito; comércio, porte, trânsito de armas de fogo; tiro desportivo com armas de fogo; colecionadores de armas de fogo, etc., etc., etc.). Não fala de arma de pressão em lugar nenhum. Aí, algum gênio entendeu que armas de pressão são mais perigosas que uma calibre 12 e resolveu exigir CR, GT, etc. da gente. Você já viu o anexo XXIX do R-105, o modelo da GT? Lá só fala de empresa (pessoa jurídica). Isso mostra que quem inventou essa história de GT, etc. para paintball não sabe nem como isso vai ser feito. Daí toda essa confusão que você citou. É claro que nem eles vão saber como fazer as coisas.
Avatar do usuário
Sandrolee
sergeant
sergeant
Mensagens: 321
Registrado em: 08 Jan 2008, 19:56

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Sandrolee »

nemezes escreveu:Sandro, por favor, entenda, isto é um forúm. As pessoas tem o direito de expressar as suas opiniões, não menosprese tudo o que foi dito, as dúvidas, ou os debates. Muito do que foi dito aqui, já foi até utilizado em apelações no EB. Se você quer tirar CR, que o faça, é seu direito... os custos e procedimentos estão publicados várias vezes aqui no forúm,a pelo menos 4 anos, esta lei não muda os procedimentos...ainda continuam caros, lentos e penosos.

Como eu disse lá em cima, as ações estão sendo feitas, pessoas que querem que o paintball realmente vire um esporte, já se mobilizaram e não pense você que não, e não venha com esta postura "MOSTRE".... porque ninguém que está fazendo realmente alguma coisa..quer aparecer, ou, ser mais que um ou outro, faz porque realmente ama o esporte, e abdica grande parte de seu tempo tentando arrumar soluções e não apenas criticar coisas que estão erradas por definição.

O comentário de "tudo no brasil acaba em pizza" é que nos leva a aceitar coisas como elas estão...erradas. Marcadores não são armas , e você deve compreender que conceitos e leis, não se mudam da noite para o dia, é necessário muito embassamento e fatos para que as ações sejam concluídas de forma correta...mas você tem o direito de se expressar.... por mais que eu particularmente não concorde com o seu discurso em vários pontos...por mais que eu não concorde, eu respeito o seu direito de se expressar, então por favor, faça o mesmo e respeite as opiniões de seus colegas e não menosprese as suas dúvidas ou opiniões. Grato.
Nemezes, estou cansado de saber que isso é um fórum, pois participo de vários e à vários anos. Acredito eu, que em nenhum momento eu desrespeitei ninguém, nem tão pouco "menosprezei" alguém, muito menos as opiniões aqui postadas.

Pelo que me parece só quem tem alguma "bagagem" no mundo do paintball é que tem voz ativa.

Não quero, e ninguém tem a obrigação de mostrar pra mim, o que está sendo feito nos bastidores do mundo do paintball, para regulamentar o paintball como um esporte como outro qualquer.

O que incomoda é o simples fato da reclamação em massa e a pouca mobilização para se mudar algo. Acredito eu, que vc é um cara que viveu alguma parte da década de 70 e provavelmente a década de 80 e 90 ( é claro ), por esse motivo já é algo para começarmos a banir esse tipo de frase, de que tudo acaba em pizza.

Infelizmente como eu disse anteriormente, algumas leis são elaboradas por Neardentais, mas isso não muda o fato de ficar reclamando de tudo, é só pensar melhor na hora de dar o seu voto.

Me desculpem se causei algum mal-estar...
Avatar do usuário
Zaca
major
major
Mensagens: 1503
Registrado em: 25 Jun 2009, 14:41
Localização: Rio de Janeiro

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Zaca »

Sandrolee escreveu:Nemezes, estou cansado de saber que isso é um fórum, pois participo de vários e à vários anos. Acredito eu, que em nenhum momento eu desrespeitei ninguém, nem tão pouco "menosprezei" alguém, muito menos as opiniões aqui postadas.

Pelo que me parece só quem tem alguma "bagagem" no mundo do paintball é que tem voz ativa.

Não quero, e ninguém tem a obrigação de mostrar pra mim, o que está sendo feito nos bastidores do mundo do paintball, para regulamentar o paintball como um esporte como outro qualquer.

O que incomoda é o simples fato da reclamação em massa e a pouca mobilização para se mudar algo. Acredito eu, que vc é um cara que viveu alguma parte da década de 70 e provavelmente a década de 80 e 90 ( é claro ), por esse motivo já é algo para começarmos a banir esse tipo de frase, de que tudo acaba em pizza.

Infelizmente como eu disse anteriormente, algumas leis são elaboradas por Neardentais, mas isso não muda o fato de ficar reclamando de tudo, é só pensar melhor na hora de dar o seu voto.

Me desculpem se causei algum mal-estar...
Sandrolee, discordo de voce quanto a voz ativa. A cada dia que passa vejo mais e mais pessoas novas aqui no forum e em campos. Ainda vejo essas pessoas novas, muitas vezes chamados de novatos participarem e debaterem debaterem como gente grande. Aqui do forum mesmo posso listar muitos e muitos membros.
Quanto a lei, EU sou solidario ao sktanaka e acho que vai acabar em pizza, e acredito que apesar de haver a lei acho que TODOS os praticantes de paintball, nao so os que jogam Cenario, mas os que jogam tbm Speed, Speednarios e os jogadores de fim de semana devem se unir e se mobilizar contra isso, e isso significa por partes dos jogadores a todos nao tirarem seus CR's. Mas essa e so mminha opniao...

abracos
Marco-ABP
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 534
Registrado em: 12 Nov 2007, 07:37

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Marco-ABP »

Hugor escreveu:
Marco-ABP escreveu: Estamos longe de ter um ponto final nisso...
Em janeiro dei entrada no meu pedido de CR de colecionador. Estimaram em tres meses pra sair. Faltam agora umas duas semanas pra vencer esse prazo e liguei no SFPC daqui pra saber do andamento. Certamente ainda nao ficou pronto porque... NAO ENCONTRARAM MEU PEDIDO PROTOCOLADO LAH! Sorte que tenho a copia autenticada do recebimento pra provar que dei entrada senao seria mais uma grana em taxas e certidoes pra gastar...
O fato principal eh: o sargento no SFPC me perguntou se alguem jah tinha marcado vistoria na minha residencia. Disse a ele que havia um entendimento do proprio EB que CRs com o objetivo de adquirir armas de pressao nao demandariam vistoria de local de guarda do "acervo". Aih ele me disse que esse assunto estava polemico dentro do Exercito jah que, em tese, colecionadores deveriam manter seu acervo guardado em casa e nao levados a um local qualquer para pratica de jogos. Bem, a culpa nao eh nossa. Foi o proprio Exercito que disse que quem desejasse adquirir armas de pressao deveria se registrar no EB como colecionador! Se agora eles resolverem nao registrar usuarios de armas de pressao ou de airsoft na opçao de colecionadores, como ficaremos entao? Se cairmos na classificaçao de atiradores, tem limite de numero de armas, vinculo a federaçoes de tiro, vistoria em casa etc. A outra opçao seria registro com caçador mas essa eh a opçao mais absurda de todas entao nem vale a pena comentar...

Marco
Caro Marco, acho que essa confusão toda é porque o paintball entrou de gaiato nessas normas. Olhe por exemplo o Decreto n. 5.123/04, que regulamenta a lei n. 10.826/03 (lei do desarmamento). Nele só se fala de armas de fogo (armas de fogo de uso permitido; armas de fogo de uso restrito; comércio, porte, trânsito de armas de fogo; tiro desportivo com armas de fogo; colecionadores de armas de fogo, etc., etc., etc.). Não fala de arma de pressão em lugar nenhum. Aí, algum gênio entendeu que armas de pressão são mais perigosas que uma calibre 12 e resolveu exigir CR, GT, etc. da gente. Você já viu o anexo XXIX do R-105, o modelo da GT? Lá só fala de empresa (pessoa jurídica). Isso mostra que quem inventou essa história de GT, etc. para paintball não sabe nem como isso vai ser feito. Daí toda essa confusão que você citou. É claro que nem eles vão saber como fazer as coisas.
O R-105 já previa algum controle para armas de pressão mas também dava uma certa flexibilidade para o EB desburocratizar a coisa. Claro que não fizeram isso... :)
O que está pegando agora é o fato de que a Lei 10.826 não dá competência para o EB regulamentar o uso de armas de pressão e essa última portaria está tratando do assunto. Tem cheiro de ação na justiça...

Marco
Avatar do usuário
Sandrolee
sergeant
sergeant
Mensagens: 321
Registrado em: 08 Jan 2008, 19:56

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Sandrolee »

Zaca escreveu: Sandrolee, discordo de voce quanto a voz ativa. A cada dia que passa vejo mais e mais pessoas novas aqui no forum e em campos. Ainda vejo essas pessoas novas, muitas vezes chamados de novatos participarem e debaterem debaterem como gente grande. Aqui do forum mesmo posso listar muitos e muitos membros.
Quanto a lei, EU sou solidario ao sktanaka e acho que vai acabar em pizza, e acredito que apesar de haver a lei acho que TODOS os praticantes de paintball, nao so os que jogam Cenario, mas os que jogam tbm Speed, Speednarios e os jogadores de fim de semana devem se unir e se mobilizar contra isso, e isso significa por partes dos jogadores a todos nao tirarem seus CR's. Mas essa e so mminha opniao...

abracos

Zaca, em nenhum momento eu vim aqui defender que os jogadores de paintball se mobilizem pra tirar CR ou CII, muito pelo contrário, gostaria de não precisar recorrer a esse método e que ninguém tivesse a necessidade de faze-lo.
Vamos fazer o seguinte, vamos esperar a federação paulista se manifestar quanto à esse assunto, e quem sabe unir forças com a federação do Rio e acertar isso de uma vez por todas, pra que nós jogadores de paintball não venhamos a sofrer a consequência de leis mal redigidas.

Mais uma vez me desculpe se causei algum mal estar...
Avatar do usuário
RogerDiver
major
major
Mensagens: 1535
Registrado em: 19 Jun 2008, 12:10
Federado: 0505

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por RogerDiver »

Srs.

Todas as pessoas que conversei, pessoas do meio e não especuladores (despachantes, atiradores e colecionadores) dizem que essa portaria não vai ter efeito, no entanto por ações que estão ocorrendo por meio de fabricantes presentes no pais (CBC, Rossi, Taurus. ninguem do paintball), uma proposta de emenda à lei n. 10.826/03 deve ser encaminhada a quem tem competencia de legislar sobre o assunto (que não é o exercito, que tem a função de fiscalizar).

Não quero entrar no mérito da discussão que se formou em torno de ser obrigado ou não tirar CR, a questão é que o paintball esta no "limbo", não é contemplado pela legislação de arma de fogo e nem pelas normas das armas de pressão, o Grilo (nemezes) tem sempre batido na tecla dos critérios técnicos que nos excluem das normas de armas de pressão, é em torno disso que temos que gastar energia em prol do paintball, que esta sendo prejudicado, portanto creio que seja de boa indole agir de forma proativa, ou seja se vc tem uma proposta, vontade e disponibilidade de fazer algo positivo, assim como o Magnus, então procure apoiar, se a sua proposta não passa pelo teste do bom senso e nem tão pouco é proativa, guarde pra voce.

Eu conheço muitas pessoas aqui no forum que possuem CR, porque o publico do paintball cenário é um publico que gosta de armas, basta fazer uma contagem das pessoas que jogam cenário com equipamento de airball (não sou contra, tenho uma na coleção), e muitos chegaram ao paintball cenário por esse motivo, assim como existe o caminho contrário, tem muito atirador/colecionador que cai no paintball cenário por causa das réplicas (replica é diferente de simulacro).

A primeira medalha olimpica do Brasil foi no Tiro, que é uma modalidade muito praticada em nosso pais, todos os praticantes são afetados por essas portarias incoerentes, como são organizados não estão diminuindo suas atividades, mesmo porque teremos uma olimpiada no pais, e o tiro sempre é uma chance real de medalha.

Se quiserem ver o quanto movimentado é esse mundo, basta visitar esses dois sites e ver o calendário deles: Federação Paulista de Tiro Pratico, Federação Paulista de Tiro Esportivo e Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.

Eu tenho CR primeiro porque meu acervo de replicas de paintball é grande, segundo porque estou interessado em outras modalidades de Tiro (Pratico e Esportivo), o meu despachante faz o processo de emissão de CR por menos da metade do preço que foi comentado aqui nesse tópico, quem quiser o contato pode me enviar MP.

[]'s
Roger
bossois
private
private
Mensagens: 24
Registrado em: 29 Mar 2010, 08:57
Localização: ES

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por bossois »

Nem acredito.. tive Resposta do SFPC.. mandei um e-mail questionando nosso problema e essa incoerência da lei.

Olhem ai:

"Nós, do SFPC/4, estamos estudando a portaria e buscando escalrecimentos apurados junto à Diretoria de Fiscalização em Brasília.
Assim que o assunto for esgotado, termos melhores condições de responder.
Atenciosamente,
SFPC/4"

Será q é um ínicio??

Vamos aguardar!!
Avatar do usuário
Zaca
major
major
Mensagens: 1503
Registrado em: 25 Jun 2009, 14:41
Localização: Rio de Janeiro

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Zaca »

RogerDive,

Estou de acordo com vc. Tambem acho que o paintball de se movimentar, assim como o airsoft o faz para ser reconhecido e liberado, porem apenas acoes de jogadores/individuos isolados nao fara diferenca alguma a quem por direito cabe legislar e fiscalizar. Eu acredito que esta na hora das federaçoes, a carioca e agora a paulista, junto com empresarios do ramo deveriam estudar a melhor estrategia para tornar de vez nosso esporte em algo reconhecido e saia da marginalidade da lei.

Abracos :legal:
Responder

Voltar para “Geral.”