Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Novidades de legislação, nova portaria.

Tudo sobre Paintball Cenário.
Avatar do usuário
MV BALL
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 775
Registrado em: 05 Out 2008, 20:49
Localização: Santos/SP

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por MV BALL »

Esta matéria está disponível na internet pelo link: http://profcristianfetter.blogspot.com/ ... as-de.html

Aqui vou "editar" e deixar somente as partes mais importantes para uma breve análise.

"segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Projeto de Lei proíbe venda de armas de brinquedo na Paraíba

Extraído do site da Editora Magister - http://www.editoramagister.com/

Uma campanha pretende arrecadar milhares de armas de brinquedo que serão trocadas por livros. A iniciativa é do deputado estadual da Paraíba Nivaldo Manoel (PSB), que apresentou na Assembléia Legislativa um projeto de Lei que proíbe a venda de armas de brinquedo em todo o Estado da Paraíba.

A campanha “TROQUE A ARMA PELA PALAVRA” conta com o apoio da Sociedade Bíblica do Brasil e consiste na troca de armas de brinquedo por bíblias e livros bíblicos infantis. A perspectiva do movimento é arrecadar três mil armas em trinta dias, dentro da programação comemorativa do Dia da Bíblia, que será realizada em dezembro.

Os noticiários do estado têm relatado diversos assaltos realizados com o uso de armas de brinquedo. Meses atrás, um estudante da capital aterrorizava colegas de colégio pousando em fotos em um site de relacionamento, portando armas de brinquedo, similares às de verdade e fazendo ameaças.

“Crianças que antes brincavam e sonhavam em ser policias, hoje brincam de policia e bandido e, ao invés de serem policiais querem ser bandidos, profissão que desejam ter quando crescerem”, lamenta o deputado, ressaltando que o relato, muitas vezes noticiado em rede nacional referindo-se às grandes cidades, “assustou paraibanos, principalmente por se tratar de crianças da capital”.

De acordo com os organizadores da campanha, a pretensão da iniciativa é diminuir o estimulo a criminalidade e a violência entre as crianças despertando o interesse delas pela leitura e o evangelho.

O Projeto de Lei determina a proibição de venda e armazenamento de armas de brinquedo, semelhantes às armas de fogo. Se aprovado, a comercialização dos brinquedos será punida com multa de um salário mínimo. Comerciantes do Centro de João Pessoa revelaram aos organizadores que é grande a procura de adultos e crianças por esse tipo de brinquedo e que o mesmo não é encontrado à venda na capital.
Postado por Fetter às 17:29
Marcadores: armas de brinquedo, Projeto de Lei "


É mais fácil criar projetos de lei absurdos do que combater o problema da forma como deve ser, o problema da violência no território brasileiro não está em crianças brincarem com armas de brinquedo, e sim na falta de política de segurança pública e investimentos sólidos em educação, trabalho, saúde e etc. que sejam eficaz, quando crinaça sempre tive revólveres, espingardas e até metralhadores de brinquedo e nem por isso me tornei bandido e nenhuma das crianças da época hoje todos pais de família tbm não se tornaram bandidos, digo isso porque é mais fácil vc punir o cidadão honesto do que o bandido, e isso nós vemos todos os dias.

Uma vez fui informado pelo Movimento Viva Brasil que para que nós praticantes de paintball pudéssemos reinvindicar alguma coisa perante as autoridades nós deveríamos nos organizar em federações e posteriormente (se não estou enganado ) numa confederação, mas isso requer muito tempo e dinheiro... por isso é que é meio difícil a organização de entidades para nos representar. Por hora acredito que o primeiro passo seja o envio de e-mails para o DFPC e cordialmente pedir o relaxamento nas normas para aquisição, compra, transporte e uso de marcadores de paintball.
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Legionnaire_RJ »

MVBALLSNIPER escreveu: Uma vez fui informado pelo Movimento Viva Brasil que para que nós praticantes de paintball pudéssemos reinvindicar alguma coisa perante as autoridades nós deveríamos nos organizar em federações e posteriormente (se não estou enganado ) numa confederação, mas isso requer muito tempo e dinheiro... por isso é que é meio difícil a organização de entidades para nos representar. Por hora acredito que o primeiro passo seja o envio de e-mails para o DFPC e cordialmente pedir o relaxamento nas normas para aquisição, compra, transporte e uso de marcadores de paintball.

Uma confederação ajudaria bastante, se tivessemos pelo menos uma organização de pulso firme já estaríamos muito bem amparados. O airsoft foi citado por alguns nesse tópico, e vejo que os praticantes da modalidade deveriam ser o nosso exemplo nesse momento. O airsoft saiu da total ilegalidade para a liberação em pouco mais de 5 anos, ao contrário do paintball que a 20 anos é praticado no limbo das leis. não existem federações de airsoft, mas hoje em dia, é possível comprar uma AEG sem problemas no Brasil, o unico impedimento é o custo exorbitante praticado pelas duas lojas credenciadas nacionais.

Hoje em dia, para jogarmos, precisaremos de CR e GT, para adquirir um marcador em loja nacional precisaríamos de CR, isso se as lojas forem registradas no DFPC, coisa que acredito que 99% das lojas não são.

É isso pessoal, um esporte com cerca de 20.000 praticantes em território nacional, está se encaminhando p/ buraco, aqui no RJ, tem gente que deu entrada no CR a mais de 1 ano e até hoje não foi registrado.

90% dos jogadores, adquiriram marcadores por meio de contrabandistas e os que compraram em lojas tbm se preocupa pois não sabem se elas importaram através de CII. Como ficávamos amparados por uma brecha na lei, seguíamos com os nossos jogos, mas agora o buraco é mais em baixo.

Bem, é isso se quisermos jogar em paz, temos que nos organizar. Tem muita gente que não tá nem aí, que segirá jogando irregularmente, mas sinceramente, to aqui queimando os meus neurônios pois sei que isso não é uma boa idéia
Ricardo Ribeiro
private
private
Mensagens: 12
Registrado em: 15 Mar 2010, 13:39

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Ricardo Ribeiro »

Ja Enviei o email

Vamo la gente Divulguem essa ideia.

Só assim conseguiremos fortalecer de
vez esse esporte

Abraço a todos
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por nemezes »

Sabe o que me revolta? Sendo BEM sincero... Estou agora no centro do Rio, posso muito bem descer do prédio e ir em uma loja pertinho do meu escritório (só atravessar a rio branco) ir em uma loja de "Caça e Pesca" e comprar uma arma de chumbinho com 6mm que deve ter uns 780 fps..colocar a caixa debaixo do braço, e ir de BUZU pra casa...e no final de semana... ir para um sítio treinar tiro ao alvo tranquilamente. Eu não vejo, 150 pessoas em um final de semana, dando tiro de chumbinho uns nos outros...pq creio que não vai ter jogador em pé para contar a história....

Já disseram.... o maior problema do paintball é ter calibre acima de 6 mm..mas na minha visão não é isso ...na minha visão, é que marcadores de paintball, foram "classificados" como armas e por isso estamos sujeitos a estas leias absurdas. No momento, em que, esta classificação for mudada, as coisas irão mudar. Os marcadores de paintball são aparatos pneumáticos/e ou eletropneumáticos com mecânica e funcionamento totalmente diferente do que armas de chumbinho e armas de ação de mola, e por regra ou restrição do fabricante não passam de 300 fps.

Se for para colocar a coisa no absurdo, vou denunciar a C&C, a WallMart por vender martelos eletropneumáuticos(nail guns)...eles trabalham exatamente como um marcador de paintball e conseguem pregar um prego de 8 mm em uma madeira a uns 5 metros de distância. Estamos neste absurdo em função de classificação, e vai se tornar um círculo vicioso, pois eles não podem mudar as leis que controlam armas...

Fazendo uma analogia, o Detran vai ter que exigir carteira de motorista para as pessoas dirigirem um Kart no final de semana...UM ABSURDO ISSO!
Avatar do usuário
fbrunello
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant
Mensagens: 812
Registrado em: 13 Mai 2009, 16:40
Localização: Jundiai-SP

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por fbrunello »

eu tenho uma dessas, o tiro parece de uma 22.

eu acertei uma porta fez um rombo do outro lado, essa pode ?
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por nemezes »

fbrunello escreveu:eu tenho uma dessas, o tiro parece de uma 22.

eu acertei uma porta fez um rombo do outro lado, essa pode ?
Essa pode... :?
Avatar do usuário
MV BALL
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 775
Registrado em: 05 Out 2008, 20:49
Localização: Santos/SP

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por MV BALL »

Vamos mandar e-mails pessoal!!!

É claro que na maior "diplomacia", porque se a coisa já tá feia se bancar o "queixo duro" pode piorar!!! Mas vale tentar!!!
Avatar do usuário
Panda Bear
Recruit
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Mar 2010, 19:05
Localização: Quatro Barras - PR
Contato:

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Panda Bear »

Olá galera do Paintball , sou novato por aqui e venho por meio desta comunicar que sou praticante do tiro com armas de ar comprimido ( airgun) , e que estamos tomando algumas providencias para tentar revogar essa palhaçada toda .

Pra quem quiser acompanhar o andamento da questão citada acima , com bastantes detalhes e explicações sobre essa nova PORCARIA , quer dizer , PORTARIA , segue o link

http://airgun.com.br/forum/viewtopic.ph ... sc&start=0

Gostaria de contar com a ajuda de vocês , que não são poucos para mandarmos email ao DFPC ...

Pra que nao haja mal entendido e emails sem nexo ou com coisas que fujam do assunto , peço que siguam mais ou menos o modelo de email abaixo

Exmo. Senhor Comandante Logístico

Ref.: portaria nº 02 - COLOG de 26 de fevereiro de 2010

Prezado Senhor,

A portaria em questão prejudica em muito o tiro esportivo nacional.

Solicito a revogação da mesma.

Atenciosamente


Fulano de Tal
R.G. xxx.xxx-xx SSP/XX


Segue Abaixo uma lista com emails alternaticos caso o email faledfpc@colog.eb.mil.br nao esteja funcionando !

1 Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados faledfpc@colog.eb.mil.br

2 SFPC/1 - Rio de Janeiro e Espírito Santo sfpc1rm@yahoo.com.br

3 SFPC/2 - São Paulo 2rm_sfpcch@cmse.eb.mil.br

4 SFPC/3 - Rio Grande do Sul sfpc3.cmdo3rm@ig.com.br

5 SFPC/4 - Minas Gerais (exceto o Triângulo Mineiro) sfpc4@hotmail.com

6 SFPC/5 - Paraná e Santa Catarina sfpc@5de.eb.mil.br

7 SFPC/6 - Bahia e Sergipe sfpc6@sextarm.eb.mil.br

8 SFPC/7 - Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas sfpc7@ccom.eb.mil.br

9 SFPC/8 - Pará e Amapá sfpc-8@ig.com.br

10 SFPC/9 - Mato Grosso do Sul e Mato Grosso sfpc9@hotmail.com

11 SFPC/10 - Ceará, Piauí e Maranhão sfpc10@rm.eb.mil.br

12 SFPC/11 - Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Triângulo Mineiro cmdfo11_sfpc@eb.mil.br

13 SFPC/12 - Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima sfpcmanaus@click21.com.br



Espero a compreenção de todos , mas não vamos nos calar diante de tal injustiça.



att.



Fernando Machado
RaMoNrOcHa
private
private
Mensagens: 62
Registrado em: 17 Dez 2009, 13:09
Localização: BH-MG :D

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por RaMoNrOcHa »

§ 1º As armas de pressão por ação de gás comprimido, de uso permitido ou restrito, bem

como as armas de pressão por ação de mola de uso restrito, somente poderão ser adquiridas por pessoas

naturais ou jurídicas registradas no Exército.



----- Ok, quem compra e revende tem que ter os CR´s da vida. Nada muda.
nemezes que falou isso
MAS TEM UM COISA, nossos marcadores são considerados como arma de pressão, ou seja, terá que ter CR até para comprar aqui mesmo, (filhos das putas)
tava gamado numa carabina de pressao (de chumbinho) e elas foram restritas tambem, só as de mola estão liberadas, to vendo que daqui a pouco paintball tambem vai ser na mola, eita brazilzinho...
Avatar do usuário
Fagnani
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 123
Registrado em: 19 Out 2009, 01:48
Localização: SP

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Fagnani »

:para: Parceiros,

:gberet: Temos uma luz no fim do túnel!

Conforme recomendado acima, fui no forum AirGun.com.br verificar a quanto anda a discussão por lá. Fiquei feliz em saber que na data de ontem, 15/03/2010, foi enviado um ofício do MOVIMENTO VIVA BRASIL, com apoio da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TIRO DESPORTIVO, endereçado ao Exmo. General Diretor da DFPC, no Comando do Exército em Brasília, com o pedido de revisão da Portaria 02 COLOG. Tal pedido fundamenta-se em algumas ilegalidades jurídicas encontradas.

Na minha análise, o que mais pesa de irregular é o controle do uso e tráfego das armas de pressão por ação de gás comprimido, ou seja, dos nossos marcadores de paintball. Abaixo eu cito um fragmento importante do ofício, e que demonstra claramente a falta de delegação competência ao EB para normatizar isso:

  • "...
    Conforme se extrai da aludida portaria, por ela é encampado o objeto de regulamentação dos
    temas relativos a simulacros, réplicas e armas de pressão, o que emanaria de atribuição delegada
    pela Lei nº 10.826/03, pelo Decreto nº 5.123/04 (que a regulamenta) e pelo Decreto nº 3.655/00 (R-
    105).

    Logo em seu artigo 1º, a norma estabelece claramente sua finalidade:

    Art. 1º Estas normas tem por finalidade regular:

    [...]
    II – as condições para a fabricação, importação, exportação, comércio, tráfego e
    utilização de armas de pressão por ação de gás comprimido e de armas de pressão
    por ação de mola de uso restrito, conforme estabelece o art. 24 da Lei nº 10.826,
    de 22 de dezembro de 2003 e o Decreto nº 3.665/00; e

    III – as condições para a fabricação, importação, exportação e tráfego de armas de
    pressão por ação de mola, de uso permitido, conforme estabelece o art. 24 da Lei
    nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 e o Decreto nº 3.665/00. (original sem
    grifo)

    Sucede que, ao assim dispor, a portaria já aponta, claramente, que seu objeto extrapola as
    atribuições legais conferidas ao Exército Brasileiro, pois que avança sobre temas sobre os quais a
    este não é dado poder regulamentar.

    Sobre a matéria, tais são as disposições a Lei nº 10.826/03, em seu artigo 24:

    “Art. 24. Excetuadas as atribuições a que se refere o art. 2º desta Lei, compete ao
    Comando do Exército autorizar e fiscalizar a produção, exportação, importação,
    desembaraço alfandegário e o comércio de armas de fogo e demais produtos
    controlados, inclusive o registro e o porte de trânsito de arma de fogo de
    colecionadores, atiradores e caçadores”. (original sem grifo)

    Da leitura de tal dispositivo, prontamente se observa que, de relação aos produtos
    controlados diversos das armas de fogo, no que se incluem as armas de pressão, as atribuições
    legalmente conferidas ao Comando do Exército se restringem à autorização e fiscalização da
    produção, importação, desembaraço alfandegário e comércio.

    Não há qualquer autorização legal para que o Comando do Exército regulamente o
    tráfego ou o uso de armas de pressão.

    Desse modo, prontamente se verifica que as disposições da aludida portaria derredor da
    regulamentação de tráfego e uso de armas de pressão se revelam rigorosamente ilegais, o que
    abrange integralmente as Seções IV e V, do Capítulo III, da aludida norma."
RESUMINDO: O EB não pode regular o uso e o transporte de marcadores de paintball! Essa é uma competência que não lhe foi dada pela Lei 10.826/03, a qual permite esse tipo de controle apenas para as armas de fogo. No caso de armas de pressão por ação de gás comprimido, ou de molas de uso restrito, eles apenas podem regular a produção, exportação, importação, desembaraço alfandegário e o comércio.

Para quem quizer maiores detalhes, segue a fonte, com a cópia do tal ofício: http://www.mvb.org.br/userfiles/Oficio% ... 20cbte.pdf

Um abraço.

:recon: FAG
Avatar do usuário
MV BALL
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 775
Registrado em: 05 Out 2008, 20:49
Localização: Santos/SP

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por MV BALL »

:legal: :legal: :legal: :legal: :legal:
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Ices_br »

Viva ao MVB fazendo um belo papel em pró do espoetes de tiro!!

Sou so, ou pra todos a solução é obivia???
NUm mais facil fazer um a portaria (não sei se este é o termo correto) fiferenciando armar de mola e gás de armas de fogo (polvora)???

Mas os cara insistem em vez de fazer um portaria justa uma "porcaria" sem nexo!!!
Avatar do usuário
CoelhoPB
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 706
Registrado em: 10 Out 2008, 12:51
Localização: Blumenau-SC

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por CoelhoPB »

caraca, vou trocar minha 98 num playIII...tah loko
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por Legionnaire_RJ »

CoelhoPB escreveu:caraca, vou trocar minha 98 num playIII...tah loko
Cara sinceramente, eu to levando essa possibilidade bem a sério ultimamente, pelo menos a patroa não ficaria reclamando o tempo todo por eu ficar o dia todo fora de casa quando tem jogo rsrs
RaMoNrOcHa
private
private
Mensagens: 62
Registrado em: 17 Dez 2009, 13:09
Localização: BH-MG :D

Re: Novidades de legislação, nova portaria.

Mensagem por RaMoNrOcHa »

acho que vou trocar minha bam b50 (ar pré comprimido, carabina de pressao 5,5 mm) e a minha hatsan 150 th (mola, 5,5) por um pc da nasa


eles deveriam diferenciar os dois já pra nunca mais haver essa injustiça, esses filá da porteira!!! indignado
Responder

Voltar para “Geral.”