Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

SP-8 x TM-15

Tudo sobre marcadores e partes internas.
Carlos_valle
major
major

SP-8 x TM-15

Mensagem por Carlos_valle »

Depois de 4 anos jogando de SP-8 e algumas tentativas frustradas de divórcio (tive duas Alphas Blacks, uma SP1 e duas A5), chegou a hora da despedida...mesmo após a chegada da TM-15 em casa, decidi manter a SP-8 por um tempo pra ver se eu me acostumaria à TM 15. Poderia desfiar um rosário aqui sobre as qualidades da SP-8, mas vou tentar ser objetivo e falar por tópicos.

Mercado:
A SP-8 é um marcador que a Smart Parts está descontinuando. Apesar de você encontrar facilmente peças de reposição para a parte interna (ela é uma Ion), as peças específicas como o feed neck e o stock já estão ficando raros no mercado, além da própria SP-8. A TM 15 é um lançamento, tem uma vida inteira pela frente e tem cara de que vai ficar um tempão. Então é teoricamente mais fácil achar peças. O botão de ligar da minha TM 15 caiu no segundo jogo e não encontrei pra comprar ainda. Escrevi para a BT e ainda não responderam, talvez eu não tenho procurado corretamente (confesso que não sou grande fuçador) mas procurei. Vou improvisar com um botão decontrole remoto, como sugeriu o Gagliane. Vou dar o ponto pra TM 15.

Customização:
Os dois marcadores já vem "fechados" não permitindo muitos ups (como na A5, por exemplo). Se vc coloca os trilhos da SP-8 tem a mesma quantidade de rails e pode usar os mesmos acessórios. Empate técnico.

Precisão:
Em condições originais, com o mesmo cilindro e a mesma bola a SP-8 tem um grupamento de tiro muito (muito) superior. Ponto.

Manutenção:
A manutenção básica da TM 15 é muito mais fácil que da SP-8 (limpeza e lubrificação do bolt). Mas se tiver que fuçar em outras coisas dá empate. Quero deixar claro que em 4 anos abri a minha SP-8 duas vezes somente. Ela não dá manutenção.Nesses 4 anos queimou um "eye" e quebrou um feedneck. E só. A bateria da SP8 costuma durar uns 10 dias de jogos, a Tm 15 parece gastar mais pois tive que trocar no sexto dia de jogo. Mas é mais fácil de trocar na TM 15 pois não necessita soltar parafusos como na SP-8. Elas por elas.

Peso:
Proporcionais.

Quebra de bola:
Em 4 anos quebraram 2 bolas na SP-8 (estava com o olho desligado) e essa é a principal vantagem dos marcadores eletrônicos sobre os mecânicos, ninguém comenta isso. Taxa de tiro por segundo não é tudo. Principalmente pra quem joga RA. Até as mecânicas atiram o suficiente, o que faz diferença é a "prontidão" dela, a resposta que a eletrônica te dá. A TM 15 estourou uma bola por enquanto. Não sei se estava com o eye desligado sem querer pois foi primeiro dia. Depois não mais. Acho um pouco cedo pra avaliar.

Material:
A TM-15 é muito sólida (magnésio) e a parte externa da SP8 é plástico (a idéia é imitar o polímero da XM8) mas não é a mesma coisa. Gosto da opção de cores da SP-8, da aquela dúvida gostosa de qual escolher. Mas não dá pra comparar, TM-15 leva a melhor.

Comandos:
A trava e seleção do modo de disparo da TM-15 é a melhor do mercado para cenário. Excelente
A inclinação do grip da TM é diferente da HK 416 que ela imita, o que acaba machucando o dedo no protetor do gatilho. A SP-8 não tem esse problema mas o gatilho é duplo, maldito vício do Speed. Se a TM tivesse o grip da SP1, seria perfeito. Empate.

Stealth
As duas são absolutamente silenciosas. Empate.

Kit original e manual
O kit da TM é bem completo, o da SP é mais humilde. Mas nunca precisei do kit de reparos da SP8 :grin: pois nunca estourou um o-ring sequer. Se assumir que os dois marcadores tem a mesma durabilidade o da TM ganha. Agora, se as peças da TM quebram mais (não estou afirmando que isso aconteça) dá empate. Manual: odeio manuais :sux: . Equivalentes.

Sistema de alimentação. Os dois são por feedneck lateral. Já vi os dois quebrarem. Como ainda não tem ripclip e não vem adaptador na TM15 (tem que comprar à parte) vou dar empate.

Preço:
A SP-8 é mais barata (só que você não acha para comprar). Então não dá pra fazer uma comparação.

Ajuste de velocidade:
os dois tem acesso dificultado, o que é um cuidado saudável que os fabricantes tomam. Empate.

Durabilidade:
Já ouvi muitos relatos de problema envolvendo a TM-15. Mais do que vi sobre a SP-8 nesses 4 anos. Se a BT corrigir isso, como parece que está fazendo, ok. Mas a SP-8 por ser de plástico está mais sujeita a quebrar numa queda.

Alimentação:
TM só ar. SP ar ou CO2, mas convenhamos que, se é possível usar CO2 não é recomendável, então não me venha com essa, Smart Parts. Para ter tudo da SP-8, inclusive os 17bps, precisa de ar. Empate.

Cadência de tiro:
17 (SP) x 20 (TM 15) sem upgrades em nenhuma. Olha, pra ser sincero, eu acho tudo isso um exagero :lol: Nunca usei isso. Deixava sempre com 10, 12 mas quase não usava.

Conclusão: quem joga de marcador mecânico e passa para uma TM 15 vai sentir uma diferença brutal. Mas quem tem ou já teve SP-8 não sente muita diferença, não. A TM-15 é uma moça virgem desfilando no quarteirão e a SP-8 é uma veterana com excelentíssimos serviços prestados. Lamento que a Smart Parts não tenha aperfeiçoado o projeto "SP-8", o que acho que acontece pela sua cultura estritamente speedball :mal: . Talvez não faça muito sentido comparar dois marcadores que nasceram com 4 anos de diferença no lançamento. Talvez até a SP8 tenha inspirado a BT de alguma forma, que soube trazer os ups que o projeto de um marcador cenário eletrônico precisa. Me desculpe se estou sendo parcial sem mesmo perceber e se sou impreciso ou incompleto. Esse "comparativo" pode ter a sua contribuição e se vc teve a oportunidade de ter as duas, deixe aí a sua impressão.
AsdEspada
first lieutenant
first lieutenant

Re: SP-8 x TM-15

Mensagem por AsdEspada »

Comparativo muito interessante!!! :goodjob: :goodjob: :goodjob:

Não sabia que a SP-8 iria ser descontinuada, aliás, não existe nenhum "projeto" por parte da SP para substituir?

:gberet:
CoelhoPB
first sergeant
first sergeant

Mensagem por CoelhoPB »

muito bom!
pra quem quer comprar uma TM15, já tem uma boa idéia de como se comporta perto de um grande marcador como SP8....

muito bom 2x
Zaca
major
major

Mensagem por Zaca »

AsdEspada escreveu:Comparativo muito interessante!!! :goodjob: :goodjob: :goodjob:

Não sabia que a SP-8 iria ser descontinuada, aliás, não existe nenhum "projeto" por parte da SP para substituir?

Nao existe ainda. Parece que eles vao ficar apenas com a SP-1
AsdEspada
first lieutenant
first lieutenant

Mensagem por AsdEspada »

Zaca escreveu:
AsdEspada escreveu:Comparativo muito interessante!!! :goodjob: :goodjob: :goodjob:

Nao existe ainda. Parece que eles vao ficar apenas com a SP-1
É uma pena :? ...algum tempo atrás estava querendo comprar uma SP-8, mas estava extremamente difícil achar....tá explicado a razão. Extremamente silenciosa e com um grupamento de tiro de invejar.

Embora a TM15 pelo que vi supri a necessidade, a comunidade sai perdendo, pois, uma opção sai do mercado.... :armata: :cmd:
Panda
second lieutenant
second lieutenant

Mensagem por Panda »

Belo comparativo!!

Sempre achei que a SP8 seria imbatível no cenário:

Silencio, precisão, grupamento, peso, versatilidade para se jogar em vários ambientes com o mesmo marcador, fácil manutenção e limpeza, etc...

Mas a BT realmente se superou com a TM15... ela não guarda ar na cãmara, o que evita disparos acidentais, (coisa que não era nada difícil de acontecer com a SP8), possui seletor de tiro, trilhos para instalar o que quiser, mangueira de ar interna, bateria no mag (é só encaixar e jogar), enfim... tudo o que uma SP8 tem e mais algumas coisas não é?

Tive uma SP8 também, e agora tenho uma TM15 e uma TM7.

Hoje eu prefiro uma TM15 do que uma SP8..... e uma TM7 do que qualquer das outras duas! ! ! :shock: :shock: :shock:
Gagliani
lt general
lt general
Federado: FPESP # 0020

Mensagem por Gagliani »

Boaaa Carlinhos !!

Só fiquei surpreso com você achar a SP-8 tão mais precisa que a TM-15, sinceramente ja joguei e atirei algumas vezes de SP-8 ja tive uma ION (mesmo marcador) e a minha TM-15 é tão precisa quanto ou mais mesmo original ,com esse Lapco Big Shot então eu comparo meu agrupamento ao de uma DM9 .

Tua TM-15 ta variando na cronagem muito ??

Mas de resto concordo 100% com vc e na minha opinião são os marcadores mais precisos e silenciosos que ja foram feitos para o cenário !!

ABS :legal:
Grenader
lt general
lt general
Contato:

Mensagem por Grenader »

Bono... ®

Ainda não tive o prazer de disparar uma TM15, mas confesso que fiquei impressionado com o que vi, não achei nenhum pouco pesada e estou tentado a ter uma...

Quanto a SP8... sou suspeito para falar... :1place: :loko: :1place:
Carlos_valle
major
major

Panda escreveu:Belo comparativo!!

Silencio, precisão, grupamento, peso, versatilidade para se jogar em vários ambientes com o mesmo marcador, fácil manutenção e limpeza, etc...

Mas a BT realmente se superou com a TM15... ela não guarda ar na cãmara, o que evita disparos acidentais, (coisa que não era nada difícil de acontecer com a SP8), possui seletor de tiro, trilhos para instalar o que quiser, mangueira de ar interna, bateria no mag (é só encaixar e jogar), enfim... tudo o que uma SP8 tem e mais algumas coisas não é?

Hoje eu prefiro uma TM15 do que uma SP8..... e uma TM7 do que qualquer das outras duas! ! ! :shock: :shock: :shock:

excelntes pontos, Panda :legal:
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por FabaoBH350 »

Excelente comparativo..... :goodjob: :goodjob: :goodjob:
Por pouco não perco essa leitura.... :yessir: :yessir: :yessir: :yessir:
Nota 1000.... :legal: :legal: :legal:
Panda
second lieutenant
second lieutenant

Mensagem por Panda »

Carrapato escreveu:

Verdade Carlinhos!!
Sem contar que ela é linda!!
Essa é a minha:

Imagem
:legal:
Arrigow
brigadier general
brigadier general

Mensagem por Arrigow »

Panda escreveu: Verdade Carlinhos!!
Essa é a minha:

Imagem
I'm so beatifuuuuuuuuul! TM-15 não tem pra ninguém o marcador mais lindo do mercado, estou com a minha faz mais de 3 meses e ainda consegui parar de namorá-la todos os dias. Paixão é fogo!
Carlos_valle
major
major

Eh bonita sim. Vou tirar uma foto da minha nesse fim de semana, rs! To loco pra meter a tinta nela mas ainda to com dó. Ainda to esperando o Fin do Hammerhead, ae ta completa.
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Federado: FPESP #29

Mensagem por Edgard »

Panda escreveu:
Carrapato escreveu:

Verdade Carlinhos!!
Essa é a minha:

Imagem
Tudo bom Panda, desculpe a pergunta redícula, mas como novato acho inevitável, na foto da sua TM15 (linda inclusive), tem uma caixinha com o logo da BT, isso é o Rip Clip certo?
Estou pra receber a minha TM15 e quero saber como faço pra ter o Rip Clip també, eu já estou vendo com o Roger o adaptador... o que mais preciso? Eu devo comprar além do adaptador, também o Rip Clip das BT´s é isso?

Valeu!
fbrunello
master gunnery sergeant
master gunnery sergeant

Mensagem por fbrunello »

oi

sim vc tem de comprar o rip clip...
Responder

Voltar para “Marcadores.”