Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Cronagem limite para Munições .43

Bolinhas, rádio, POD's, etc..
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por Legionnaire_RJ »

Roger escreveu:Para marcadores .43 eu sinceramente desconheço esta cronagem de 350fps. Para os demais eu particularmente acho que 270fps esta bom, mas tudo depende do tipo de jogo que esta se organizando. Para um jogo de CQB jogar com 270 é complicado porque os combates são a curta distancia, portanto vale o bom senso de quem esta organizando.

Aqui no RJ nós praticamos muito o CQB, então a cronagem sempre fica em 250 no maximo 260 fps, até pq nesse verão é quase impossivel usar um bdu completo + todos os equipamentos de segurança
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por Ices_br »

Roger escreveu:Para marcadores .43 eu sinceramente desconheço esta cronagem de 350fps. Para os demais eu particularmente acho que 270fps esta bom, mas tudo depende do tipo de jogo que esta se organizando. Para um jogo de CQB jogar com 270 é complicado porque os combates são a curta distancia, portanto vale o bom senso de quem esta organizando.

Eu tava me perguntando se nessa cronagem (absurda) a bolinha estouraria dentro do cano,,,, ai fui ler mais atentamente o site da RAP4 e notei um coisa muita importante esse marcador monstro so atira a essa cronagem com bolinhas dentro daquelas capsular de aluninio!!!!

Então ai fica melhor esplicado de como atirar uma paintball a 300 ~ 350 fps!!!!!

QUanto a cronagem tem que ser uma sabia desisão so usuario, eu utilizo 265, pra min e a cronagem ideal. Pelo estilo de jogo e para o cano que uso!!!

Mas é como o roger falou, se eu sei que vou jogar apenas em CQB um ponho so 240 fps e procuro atirar na linha do torax para baixo, para evitar areas mai delicadas como a cabeça!!

Por isso ainda defendo a cronagem unica ente 240 ~285 fps!!!! Eu num vejo nessecidade de cronar a 300 fps!!! :tropa:
Avatar do usuário
Lokoerapoko
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 546
Registrado em: 29 Jul 2009, 09:13
Federado: FPESP #040
Localização: São Paulo

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por Lokoerapoko »

Para os que fugiram das aulas de física, uma explicação bem simplória:

Energia é = a massa X velocidade

Ou seja traduzirei para o paintballnês, uma bola com uma massa maior (.68) precisa de uma velocidade menor do que uma bola menor (.43) para ter a mesma energia.

Tomando como base isto e desconsiderando o atrito e a gravidade (não vou calcular pois vai confundir mais ainda e não vai mudar em quase nada o resultado) e não calculando o resultado em joules mas sim em um resultado, podemos dizer que .68 X 270 fps é igual a 18360 (medida de energia), enquanto que .43 X 350 é igual a 15060 (medida de energia). Ou seja , um impacto com uma bolinha de .43 a 350 fps tem quase 20 % a menos energia do que uma de .68 a 270 fps. e a mesma ainda possui uma massa quase que 25% menor.

Para aqueles que gostam de realizar testes, uma forma muito simples e prática de verificar isto no mundo "físico" é o próprio consumo de CO², uma marcador (pistola) com calibre .43, tem muito mais autonomia do que um .68 que consome muito mais gás (ou energia cinética), façam o teste com uma TPX ou mesmo Tiberius a 250 FPS contra uma RAM P99 a 290 FPS. :loko:

Bom, achei o modo mais fácil de dizer que não tem problema usar um marcador .43 com um FPS maior desde que a massa seja constituida de forma parecida (não vão usar reballs :grin: ).

[]'s
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por Roger »

Eu sou um dos fujões!! :mrgreen:

A minha única dúvida é saber se as pistolas realmente chegam nesta cronagem de 350fps.
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por FabaoBH350 »

Lokoerapoko escreveu:Para os que fugiram das aulas de física, uma explicação bem simplória:

Energia é = a massa X velocidade

Ou seja traduzirei para o paintballnês, uma bola com uma massa maior (.68) precisa de uma velocidade menor do que uma bola menor (.43) para ter a mesma energia.

Tomando como base isto e desconsiderando o atrito e a gravidade (não vou calcular pois vai confundir mais ainda e não vai mudar em quase nada o resultado) e não calculando o resultado em joules mas sim em um resultado, podemos dizer que .68 X 270 fps é igual a 18360 (medida de energia), enquanto que .43 X 350 é igual a 15060 (medida de energia). Ou seja , um impacto com uma bolinha de .43 a 350 fps tem quase 20 % a menos energia do que uma de .68 a 270 fps. e a mesma ainda possui uma massa quase que 25% menor.

Para aqueles que gostam de realizar testes, uma forma muito simples e prática de verificar isto no mundo "físico" é o próprio consumo de CO², uma marcador (pistola) com calibre .43, tem muito mais autonomia do que um .68 que consome muito mais gás (ou energia cinética), façam o teste com uma TPX ou mesmo Tiberius a 250 FPS contra uma RAM P99 a 290 FPS. :loko:

Bom, achei o modo mais fácil de dizer que não tem problema usar um marcador .43 com um FPS maior desde que a massa seja constituida de forma parecida (não vão usar reballs :grin: ).

[]'s
Loko, então vamos lá, qual vc acha que seria a cronagem máxima permitida para uma AirSoft que atirasse bolinhas de tinta de 6mm ??
Vc acha 450/550 fps seria perigoso ???

Não é zueira não tô perguntando sério mesmo... :legal: :legal: :legal:
Avatar do usuário
Legionnaire_RJ
major general
major general
Mensagens: 3003
Registrado em: 30 Jan 2009, 13:15
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por Legionnaire_RJ »

FabaoBH350 escreveu:
Lokoerapoko escreveu:Para os que fugiram das aulas de física, uma explicação bem simplória:

Energia é = a massa X velocidade

Ou seja traduzirei para o paintballnês, uma bola com uma massa maior (.68) precisa de uma velocidade menor do que uma bola menor (.43) para ter a mesma energia.

Tomando como base isto e desconsiderando o atrito e a gravidade (não vou calcular pois vai confundir mais ainda e não vai mudar em quase nada o resultado) e não calculando o resultado em joules mas sim em um resultado, podemos dizer que .68 X 270 fps é igual a 18360 (medida de energia), enquanto que .43 X 350 é igual a 15060 (medida de energia). Ou seja , um impacto com uma bolinha de .43 a 350 fps tem quase 20 % a menos energia do que uma de .68 a 270 fps. e a mesma ainda possui uma massa quase que 25% menor.

Para aqueles que gostam de realizar testes, uma forma muito simples e prática de verificar isto no mundo "físico" é o próprio consumo de CO², uma marcador (pistola) com calibre .43, tem muito mais autonomia do que um .68 que consome muito mais gás (ou energia cinética), façam o teste com uma TPX ou mesmo Tiberius a 250 FPS contra uma RAM P99 a 290 FPS. :loko:

Bom, achei o modo mais fácil de dizer que não tem problema usar um marcador .43 com um FPS maior desde que a massa seja constituida de forma parecida (não vão usar reballs :grin: ).

[]'s
Loko, então vamos lá, qual vc acha que seria a cronagem máxima permitida para uma AirSoft que atirasse bolinhas de tinta de 6mm ??
Vc acha 450/550 fps seria perigoso ???

Não é zueira não tô perguntando sério mesmo... :legal: :legal: :legal:
Fabão,

Nos eventos no Brasil, pelo oq eu pesqusei os limites ficam em 400 p/ AEG, por serem automaticas e 500 para os rifles snipers spring (com restrição de distância), pelo oq eu observei, uma AEG cronada a 350 ou 360 fps faz menos danos que uma marcadora de paintball 0.687 cronada a 280
Avatar do usuário
Lokoerapoko
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 546
Registrado em: 29 Jul 2009, 09:13
Federado: FPESP #040
Localização: São Paulo

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por Lokoerapoko »

FabaoBH350 escreveu:
Loko, então vamos lá, qual vc acha que seria a cronagem máxima permitida para uma AirSoft que atirasse bolinhas de tinta de 6mm ??
Vc acha 450/550 fps seria perigoso ???

Não é zueira não tô perguntando sério mesmo... :legal: :legal: :legal:
Fabão, vamos lá:

A formula que usei em cima é bem simples, mais para exemplificar que não há problema em usar um fps mais elevado quando se usa uma bolinha menor.

Neste sentido sem complicar, vamos considerar o seguinte para tirar a sua dúvida:

1- Em todas as bolinhas de paintball comparadas [.68 .43 e .23 (6mm) o material é o mesmo (pois se o material mudar com certeza o efeito da massa também mudará, por exemplo .68 de borracha (reball) é muito mais pesado que .68 de tinta que também é mais pesado que .68 de água)] então para fins de comparação a tinta e o invólucro das bolinhas tem que ser iguais;
2- O correto em balística seriamos transformar a força em joules mas para facilitar vamos apenas aplicar o resultado como "medida de energia";
3- Não levaremos em consideração a resistencia do material (bolinha) e nem os efeitos de atrito e gravidade pois só complicariam e não influenciariam muito neste calculo teórico.
4- O FPS é medido na saída do cano, com isto a "medida de energia" também o é;
5- O resultado buscará saber qual a energia da paintball, não conseguiremos medir o dano no alvo, somente a massa energética de cada uma;
6- A Base de comparação sempre será o calibre .68 a 270 FPS que sabemos que não causa dano nos equipamentos de proteção de paintball.

Com isto vamos calcular de modo simplificado:

massa X velocidade = energia

.68 X 270 = 18360
.43 X 350 = 15060
.23 X 450 = 10350

Assim temos de forma simplificada a carga total energética de cada projétil, porém um fator relevante além da carga energética é a "massa energética", ou seja a quantidade de energia distribuida dentro da massa, pois esta energia será retransmitida ao "alvo" na hora do impacto, no padrão balistico seria a quantidade de joules por polegada quadrada. Aqui baseado em uma paintball de .68 a 270 FPS vamos calcular a massa energética em uma área impactada:

Paintball .68 energia = 1 e massa igual 1 = a massa energética 1
Paintball .43 tem 18% menos energia e 37% menos massa
Paintball .23 tem 44% menos energia e 65% menos massa

Massa energética = 0,82 / 0,63 = 1,30
Massa energética = 0,56 / 0,35 = 1,60

Depois destas continhas a conclusão é a seguinte:

A paintball de .23(6mm) teria uma força 60% superior na área de impacto que uma de .68 na saída de um cano à 450 FPS.
A paintball de .43 teria uma força 30% superior na área de impacto que uma de .68 na saída de um cano à 350 FPS.

A área de impacto é a região de contato entre o projétil e o alvo.

É fato que conforme aumenta a distancia a perda de energia é mais acentuada em projéteis com menor energia.

Bom, agora vamos a resposta a sua pergunta Fabão, acho que não, o uso de projéteis de tinta de 6mm não seria perigoso, desde que seja usado os equipamentos de proteção, um tiro de 6mm a 10 metros vai ser um pouco mais "doido" que um de .68 mas pouca coisa, mas o ideal mesmo seria realizar um teste prático para não restar dúvida, mas teoricamente não tem problema.

Bom, pagando bem, posso dar algumas aulas de balística :loko: , mas aceito o pagamento em cerveja também. :drink:

[]'s
Avatar do usuário
Lokoerapoko
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 546
Registrado em: 29 Jul 2009, 09:13
Federado: FPESP #040
Localização: São Paulo

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por Lokoerapoko »

Roger escreveu:Eu sou um dos fujões!! :mrgreen:

A minha única dúvida é saber se as pistolas realmente chegam nesta cronagem de 350fps.
Roger, eu ainda não ví nenhuma, mas sempre tem algum :loko: que pode fazer algum mod , mas acredito que de fábrica não tenha.

[]'s
Avatar do usuário
Ices_br
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1189
Registrado em: 26 Set 2009, 20:16
Localização: Salto/SP

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por Ices_br »

Lokoerapoko Muito bom a explicação kkkkk!!!!


Mas tem um porem, pelonemos as marcadores que simulam pistolas (P99, x50, deserte entre outras) tem cronagem max. de 300 fps!!!

mascadores acima disso eu so vi um ese monstro ai emcima!!!! :yessir:
RaMoNrOcHa
private
private
Mensagens: 62
Registrado em: 17 Dez 2009, 13:09
Localização: BH-MG :D

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por RaMoNrOcHa »

Bom, o que podemos dizer, calculos, calculos e calculos, se o impacto em joules for o mesmo, o equipamento VAI aguentar, e digo isso do impacto inicial, ou seja, onde o .43 tem maior concentração que o .68, e obviamente calcular a pressao em joules de todos os pontos, mas para isso tem que ter pesquisa, matematica, dinheiro e obviamente testes das proprias marcas de mascaras.
Avatar do usuário
Hohenstaufen
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 138
Registrado em: 20 Ago 2009, 16:15
Contato:

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por Hohenstaufen »

Excelente postagem Loko...

com essas novas informaçoes estou repensando a minha opçao de encomenda de meu
marcador... inicialmente eu estava aguardando p receber em dez/jan o meu RAP5 de .43,
porem, devido a proibiçao de malas extras nos voo eu tive q adiar p o inicio de abril.

Dessa forma, estou inclinado a rever a minha opçao pelo RAP5 de 300/350 fps e escolher
um RAP4 de .68 ate 300 fpp... pois o q realmente busco eh o maximo alcance do marcador
e o realismo do msm..com o cilindro embutido na corona...

Sinceramente fikei desanimado c esta informaçao sobre a muniçao .43, pois dificilmente
se mudara a cronagem nos eventos de acordo c a muniçao utilizada, ou seja, o sujeito q
estiver jogando c uma .43 estara em inferioridade contra seus oponentes munidos de .68...

Ahh...so para a informaçao dos incredulos, existem marcadores .43 e .68 q chegam a 450 fps

RAP4 LE .43 key features include:

- Adjustable for semi- or fully-automatic fire
- Shell casings are ejected after each shot
- Clip-fed 20 round magazine
- Can be fully submerged in water
- Velocity of 350 fps to 450 fps (adjustable)
- All metal construction
- Air power source hidden inside the butt stock
- Simple to operate and easy to maintain

T68 M4 Key features include:
- .68 caliber system
- Semi-automatic (optional upgrade for semi/burst/auto)
- 18 round detachable magazine
- Optional 200 round hopper adaptor
- Internal Flexi-Air system
- All metal construction
- M4 style charging handle
- Removable carry handle
- M4 Style front sight
- M4 Style hand guard
- 14" Tactical Barrel
- Works with CO2/Compressed Air/ HPA/Nitrogen from all tank sizes
- Maximum range: 300 feet
- Effective range: 150 feet
- Velocity 200-325 fps (adjustable): Recreational Version
- Velocity 350-450 fps (adjustable): Military and Law Enforcement Version
- 5 Year Warranty
- Weight 6.5lbs
Avatar do usuário
Lokoerapoko
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 546
Registrado em: 29 Jul 2009, 09:13
Federado: FPESP #040
Localização: São Paulo

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por Lokoerapoko »

Hohenstaufen

Infelizmente é isto que ocorre, a forma mais "aceita" em controlar o dano que uma paintball podecadora d exercer é através da velocidade de saida do cano (FPS), mas esta forma é aplicada para todos os calibres (.68 e .43), eu particularmente não vejo problema nenhum em alguem que está usando uma marcadora de calibre .43 regulada em 350 FPS, eu jogaria da mesma forma.

Se este tópico tem este objetivo já deixo claro que não há problema em usar o marcador com calibre .43 regulado em até 350 FPS, o dano seria menor do que um calibre .68 em 270 FPS com o mesmo tipo de munição (paintball ou powderball).

Só para terem idéia, em balística o que é medida para fins de restrições (aquisição, porte de arma, e etc) o que é medido é a energia contida no projétil, porém para transportarmos isto para o paintball acho meio inviável ficarmos calculando e tetstando isto.

Bom fica ai minhas considerações.

[]'s
Avatar do usuário
AsdEspada
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1123
Registrado em: 08 Dez 2008, 14:44

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por AsdEspada »

Bom...não sou nenhum expert...e continuo não sendo muito bom em física...mesmo fazendo 3 faculdades de engenharia (todas diferentes...rs...rs...rs... :loko: ), alem de oficial (na reserva) de armamento e tiro, munição e explosivos do EB, :hlp: :saw:

O que o Loko (vulgo Daniel..rs..rs..e para os mais íntimos Miranda...rss.. :loko:) disse tem todo o sentido a questão da massa e velocidade...mas tem um detalhe importante, parece pequeno...mas pode também alterar a equação....

Creio que para comparar paints..não seria problema, pois acredito eu (ajudem aqueles que tem prática) que as bolinhas de .43 são fabricadas exatamente como as de .68, isto é a densidade do material é igual, quantidade de tinta proporcionalmente tb, ou seja, a comparação é exclusivamente de massa. No caso das AEG as BB são de material sólido e densidades diferentes das de paintball.

Sem dúvida a questão da massa faz com que a energia de impacto seja diferente, massa menor precisa de mais velocidade, como cálculo "genérico" sem problemas, mas acho que comparar com AEG, sendo BB de material diferente a coisa muda um pouco...outra coisa é que as bolinhas de paintball "dissipam" mais a energia no momento do impacto já que elas estouram (quando não sabemos que machuca muito mais)...já as de bb não...por isso não acho prudente fazer uma simples regra de 3 para fazer analogia com o tamanho das bolinhas de paint e sua velocidade. :gberet:

Em paintball, sabemos que para .68 velocidades entre 250-280fps, tem resultados diferentes nos impactos mas "aceitáveis", mais que 280fps...a coisa muda....no airsoft se não estou enganado a velocidade média em de 300-350 fps, tem AEG que saem de fábrica com 290 fps, Snipers usam a 375fps. Mais que isso se torna inseguro e pode penetrar na pele.
As distâncias praticadas são outras também...quando próximos normalmente é aceito a rendição.
Avatar do usuário
Lokoerapoko
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 546
Registrado em: 29 Jul 2009, 09:13
Federado: FPESP #040
Localização: São Paulo

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por Lokoerapoko »

Ten Michael,

A comparação que eu fiz acima é baseada no mesmo material do projétil como dito(Calibres .68, .43 e .23) a dúvida do Fabao é sobre as BB .23 de tinta e não as sólidas, realmente se mudar o material os fatores mudam também.

[]'s
Avatar do usuário
AsdEspada
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1123
Registrado em: 08 Dez 2008, 14:44

Re: Cronagem limite para Munições .43

Mensagem por AsdEspada »

Lokoerapoko escreveu:Ten Michael,

A comparação que eu fiz acima é baseada no mesmo material do projétil como dito(Calibres .68, .43 e .23) a dúvida do Fabao é sobre as BB .23 de tinta e não as sólidas, realmente se mudar o material os fatores mudam também.

[]'s
:legal: :goodjob: :goodjob: :goodjob:
Responder

Voltar para “Outros.”