Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

A pedidos: Um quase acidente!!!!!!!!!!!!!!

Tudo sobre Paintball Cenário.
resgate
private
private
Mensagens: 34
Registrado em: 25 Out 2009, 10:45

A pedidos: Um quase acidente!!!!!!!!!!!!!!

Mensagem por resgate »

Irmãos de tinta,

É com muita tristeza que venho falar sobre o assunto. No ultimo domingo quase tivemos um problema que poderia atingir a todos nós, e o mais triste é que poderia ter sido causado pelas minhas mãos, sei que poderia acontecer com qualquer um, mas para mim se tivesse ocorrido pelas minhas mãos as conseguencias seriam mais pesadas pelo menos na minha consciência.

O ocorrido foi que eu negligenciei todas as regras de segurança que criamos, e quase por muito pouco não atingi o rosto de duas pessoas. Que aliais peço humildemente desculpas, mas que muito educadas ficaram mais tranqüilas e calmas do que eu.

Graças a nosso bom Deus nada aconteceu, mas se tivesse não tenho duvidas que isso poderia gerar conseguencias para todos os praticantes do esporte pelo menos em nosso estado.

Dentre nossas regras de segurança definimos que ao sair do campo devemos colocar o barrel e manter os marcadores para baixo e etc...

Neste dia após acabar um round saí cansado e muito empolgado com meu desempenho. Sentei num banco para descansar, pois ainda estava ofegante, quando alguém me chamou para contar o que aconteceu durante a partida, todo empolgado comecei a contar o ocorrido sem se atentar que meu e-grip esta ligado, minha marcadora estava destravada e eu ainda não tinha colocado o barrel, durante minha animada versão quando movimento meu marcador para simular a situação eis que meu marcador da dois disparos entre as cabeças de dois amigos. Como pode ocorrer tantos erros todos juntos, um desses já é muito serio, mas os três juntos poderia ser uma tragédia e principalmente por mim que acabara de realizar neste mesmo dia 40 minutos antes um briefing de segurança justamente a pessoa designada a falar de segurança comete um erro que poderia ter sido fatal. Sabendo que tenho consciência de segurança ou seja me preocupo e zelo pelo assunto, acredito que os três erros fatídicos que poderiam ter custado à vida ou a qualidade de vida dos amigos, gerado uma processo contra minha pessoa e talvez ter que pagar indenização e todo tratamento para as pessoas atingidas, acredito que o cansaço e a adrenalina me induziram ao erro, sempre que saio da área de combate desligo meu e-grip para economizar a bateria (acredito que muitos já me viram pegar um gravetinho no chão para ligar e desligar), que costumo até entrar em combate com o pino de segurança travado para não ocorrer tiro acidental e entregar minha posição e uma das primeiras coisas que faço ao colocar minha marcadora na mesa e coloca o barrel, porque eu cometi os três erros ao mesmo tempo. Uma explicação lógica além de ter sido um puta vacilão, acredito que o grande vilão seja a adrenalina. Este hormônio liberado pelas glândulas supra adrenais, alteram varias funções fisiológicas preparando seu corpo para o perigo ( correr ou lutar). Todas as vez que estamos em situações ameaça nosso organismo libera adrenalina e ela faz com que nosso coração acelere, a respiração fique mais rápida e conseqüentemente ofegante, produz vaso constricção periférica (diminuição dos calibres dos vasos sanguíneos) para aumentar a pressão sanguínea na parte superior do nosso corpo e etc... Tudo isso e mais, preparando nosso corpo para agir numa tentativa de sobrevivência, onde a ação sobrepõe o raciocínio (agimos sem pensar). Esse efeito da adrenalina já é muito conhecido e acredito que pelo fato de ter tido um combate intenso e tenso me adrenou, e como dito um desses seus efeitos é ação sem raciocínio.

Estou aqui colocando minha cara à tapa, assumindo o erro para provocarmos uma discução e melhorarmos nossas regras de segurança e nossas atitudes. Vamos nos policiar, vamos incentivar as pessoas a comprarem o barrel, em alguns campos mesmo públicos ou abandonados se o praticante não tem barrel ele nem tira o marcador da bolsa, se tem uma coisa boa que aprendi com o Speed foi esta atitude de segurança. Vamos aceitar quando alguém falar “amigão o seu barrel” – “amigão coloca sua arma na mesa” “amigão fala sem apontar” vamos atender prontamente o pedido na hora sem rancor e cara feia.

A marcadora pode ser sua mas a vida é minha!!!!!!!!



Feliz natal e prospero ano novo !!!!!!


Ps: O meu presente de natal já ganhei, os colegas terem saído ilesos depois de tanta burrice já é o maior presente que eu possa ganhar.
Editado pela última vez por resgate em 15 Dez 2009, 18:48, em um total de 1 vez.
nemezes
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2483
Registrado em: 10 Set 2008, 09:20
Federado: FPERJ0008 FPESP0234
Localização: Nômade - Carioca

Re: Fim do Paintball no Espirito Santo

Mensagem por nemezes »

Amigo... achei o seu "testemunho" muito legal... já vi disparos acidentais dezenas de vezes (campeonatos, treinos e biggames - speed e cenário), alguns com consequências graves e outros foram apenas sustos mas, este título esta demasiado "exagerado"... entendo sua comoção e seu intuito de alertar com a sua experiência mas, melhor trocar o título...o paintball no ES não vai acabar!

Ademais, o seu texto mostrou bem o "grande prazer" do paintball e seu "demônio"...a adrenalina... após a adrenalina..vem a endorfina, uma sensação de prazer sem explicação... é a recompensa por ter "sobrevivido"...e por isso que gostamos de jogar... adrenalina vicia...e é totalmente legal (rsrsr).... mas, a adrenalina nos faz agir mais com o instinto do que com a razão...isto é bom e ruim....a adrenalina melhora nossos instintos: aumenta a percepção, a visão, a audição, melhora a performace física, inibe o cansaço e etc...porém, já vi pessoas transformadas em função da adrenalina... pessoas de boa índole, calmas e boas...se transformarem em pessoas agressivas e perderem o controle... pessoas altamente preparadas e com anos de paintball... esquecerem da segurança e por ai vai... e quem já não viu alguém mostrar seu lado "animal" depois de jogar? Isto é falta de autocontrole...em todos os esportes deste planeta ..deve haver autocontrole.

Eu faço um exercício simples... quando vejo que estou muito adrenado e não estou agindo com a razão ...por causa da ansiedade, nervosismo, do desafio, da sensação de sobrevivência que inconcientemente o jogo me gera...eu faço uma contagem regressiva de 10 a 0... por incrível que pareça, funciona...e isto tem uma explicação... o seu corpo percebe que não está em perigo...e joga endorfina na corrente sanguínia....e sempre que saiu do campo... atigindo ou não..eu faço a mesma coisa... quando eu chego ao zero...por mais que meu corpo esteja adrenado..minha razão volta...e logo penso... é um jogo...e nada mais... e automaticamente o meu corpo relaxa e sai do estado de alerta inconciente...

Autocontrole na possição que eu jogo (ghost)... é essencial...não posso pensar só por instinto... se for assim, não realizo estratégias... não faço jogadas inteligentes... ou seja, não jogo bem..além de gritar com todo mundo.. sair bufando de cara feia...etc e tal..

Esta técnica é usado por diversos esportistas (Do tênis ao Boxe)...paintball é a adrenalina sim... mas, se ficar adrenado ao extremo, você não pensa...só usa o instinto..e isto é ruim... nos faz errar, não nos deixa pensar... quantos não já viram coisas similares? Ter autocontrole é um requisito do paintball...e ta ai minha dica para quem sofre de excesso de adrenalina no game...jogue para se divertir e seja conciente com relação aos demais... podemos expor as pessoas a riscos se não seguirmos as regras..então.. contem de 10 a 0...e como diria o "iceman do GK" (né santos?)... Fique Frio!! :grin:
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Fim do Paintball no Espirito Santo

Mensagem por Roger »

[informar]Sr.Usuário, favor alterar o titulo do seu tópico. Isto só gera sensacionalismo[/informar]
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Fim do Paintball no Espirito Santo

Mensagem por Roger »

Admiro sua postura em vir a público e expor sua experiência nada agradável. Que sirva de alerta a todos que ainda insistem em não usar barrel sox ou barrel plug.

Por favor edite o titulo do seu tópico, porque o usuário que lê esta chamada já imagina diversas coisas ruins contra todos os praticantes.

:legal:
Avatar do usuário
Bento
corporal
corporal
Mensagens: 228
Registrado em: 16 Abr 2007, 10:18

Re: Fim do Paintball no Espirito Santo

Mensagem por Bento »

Parabens pela sua atitude!!! É um aprendizado para todos nós!!! Muito digno da sua parte!!!
Avatar do usuário
CoelhoPB
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 706
Registrado em: 10 Out 2008, 12:51
Localização: Blumenau-SC

Re: Fim do Paintball no Espirito Santo

Mensagem por CoelhoPB »

parabéns pela atitude, humildade acima de tudo!
isso mostra que em qualquer lugar não existe melhores ou piores, existem situações...
Que isso sirva de lição aos teimosos que me dizem, está desligada, não precisa de barrel plug...já vi SP1 disparar desligada, pq deu um bug na placa, e foi trocada....mais estava desligada! acreditem...
resgate
private
private
Mensagens: 34
Registrado em: 25 Out 2009, 10:45

Re: A pedidos: Um quase acidente!!!!!!!!!!!!!!

Mensagem por resgate »

Ei pessoal,


Bom o topico foi para chamar a atenção mesmo. Mas se tivesse ocorrido não sei não poderíamos ter problemas com as autoridades, eu sem duvida, mas poderia manchar o esporte sim.

Minha intenção é lembrarmos que pode aconter com erros vindo de pessoas que achamos que nunca vão errar.

Nem passa pela minha cabeça parar de jogar principalmente pelo presente que ganhei pois ninguém se machucou.
O que mais me impressiona e eu ter cometido o erro, não por me considerar infalível, mas por trabalhar com segurança e minutos antes do acontecido eu pessoalmente ter falado de todas as regras de segurança.

O que ficou no ar ou pelo menos na minha cabeça é: Será que somente conversar ou ditar as regras é suficiente para evitar um acidente?

A idéia de placas ja foi cogitada e sem duvida é ponto sem discussão, a idéia do Ranger Safety também não é ruim. Temos que discutir o assunto e tentar criar mecanismos para evitar acidentes. Na area da segurança tem um ditado "Os pequenos acidentes antecede os grandes acidentes" O que o correu comigo considero grave pelo que aconteceu mas as conseqüências foram mínimas então este foi um pequeno acidente ou um quase acidente. Vamos esperar um grande acidente acontecer e ferrar com tudo para percebermos que diálogos de segurança somente não funcionam ou vamos nos mobilizar agora e criar mais mecanismos para evitar o grande acidente.
So vamos colocar cadeado no portão depois de sermos roubados?


Resgate
Avatar do usuário
sergiolucchini
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 172
Registrado em: 27 Mar 2008, 17:18
Localização: São Paulo-Capital

Re: A pedidos: Um quase acidente!!!!!!!!!!!!!!

Mensagem por sergiolucchini »

Os Erros não devem ser apenas Lamentados, mas servirem de aprendizado e reconhecimento para que nunca mais sigamos esta linha e os cometamos novamente.
Ficamos felizes por ninguem ter se ferido
A melhor forma de se evitar um acidente é previnindo-se contra ele.
abç
DOUTOR (Sergio) :legal:
Avatar do usuário
Rick
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 476
Registrado em: 29 Dez 2008, 15:03
Localização: Artur Nogueira - SP

Re: A pedidos: Um quase acidente!!!!!!!!!!!!!!

Mensagem por Rick »

Parabéns pelo seu depoimento! Gostei muito, principalmente do final, da parte que vc fala das advertências dos companheiros, pois e exatamente assim, e somente assim, que agente consegue se policiar, nessas horas que outros sentimentos e emoções tomam conta da gente. As outras pessoas que stão juntas, que não estão na mesma situação, podem ''enxergar'' oq as vezes passa desapercebido .E assim, todos juntos, promovem um ambiente mais seguro!!!
Tentamos passar exatamente isso aos nossos membros de equipe, seja novato ou veterano, deve ser chamada a atenção qto aos itens de segurança, e deve sempre ser interpretado como uma ajuda e não uma crítica!!! falamos exatamente isso na nossa Cartilha para novatos: http://carrapatos.wordpress.com/manual-do-iniciante/

Abs!!!
resgate
private
private
Mensagens: 34
Registrado em: 25 Out 2009, 10:45

Re: A pedidos: Um quase acidente!!!!!!!!!!!!!!

Mensagem por resgate »

Rick


Ja postei o linck no site do meu grupo espero não ter problema e obrigado pela contribuição


:saw:
Avatar do usuário
Rick
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 476
Registrado em: 29 Dez 2008, 15:03
Localização: Artur Nogueira - SP

Re: A pedidos: Um quase acidente!!!!!!!!!!!!!!

Mensagem por Rick »

resgate escreveu:Rick


Ja postei o linck no site do meu grupo espero não ter problema e obrigado pela contribuição


:saw:
resgate, claro que não tem problema nenhum man! O Carlinhos, do nosso time, que é o cara mais experiente entre nós, com muitos anos de bagagem e conhecimento, foi o autor da Cartilha. Como ví vc falando, sobre, uns dar toques nos outros, e nunca serem tachados de ''chatos'', me veio na mente na horta o texto dele! Pois como pode ver, é exatamente oq ele escreveu, e oq agente prega entre os Carrapatos! Fique a vontade para usar o conteudo do nosso blog! O material foi publicado lá para esse fim! Tudo em prol do esporte que gostamos tanto! :legal:

Abs! e fica em paz brow!!!
Leozinho
private
private
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Nov 2009, 14:10

Re: A pedidos: Um quase acidente!!!!!!!!!!!!!!

Mensagem por Leozinho »

parabens pelo seu carater de vir aqui e compartilhar conosco esse fato...

sou iniciante do iniciante mas ja vi que q eh comum o pessoal ignorar as regras de segurança pricipalmente os mais cascudos, ao cometarem sobre os lances de açao manipulando seus marcadores, como tb eh comum pessoas atirarem dentro do campo enquanto tem gente sem mascara, sendo do msm time ou nao e etc...
mas isso nao ocorre so no paintball nao, faço caça submarina tb e ja cansei de ver amigos apontando arbaletes armados para os companheiros e etc...
por isso msm na area segura mtas vezes nao tiro a minha mascara.
Avatar do usuário
chrsinmon
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 189
Registrado em: 04 Jul 2007, 14:18

Re: A pedidos: Um quase acidente!!!!!!!!!!!!!!

Mensagem por chrsinmon »

Primeiro, parabéns em assumir o erro.
Acho que todos nós praticantes de paintball já cometemos um. É claro que um envolvendo segurança é sempre crítico.
Mas o mais importante é reconhecer e principalmente APRENDER e difundir o aprendizado.

Abraço.
resgate
private
private
Mensagens: 34
Registrado em: 25 Out 2009, 10:45

Re: A pedidos: Um quase acidente!!!!!!!!!!!!!!

Mensagem por resgate »

chrsinmon,

Essa é a ideia, não podemos deixar os acidentes ocorrerem para depois nos preocuparmos :yessir:
Avatar do usuário
AlexCastilho
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 742
Registrado em: 25 Out 2008, 17:25

Re: A pedidos: Um quase acidente!!!!!!!!!!!!!!

Mensagem por AlexCastilho »

Caro,
espero que todos tenham aprendido com este caso. Assim aproveito para lembra-los dois pontos básicos do Paintball:

1. Nunca use barrel plug! USE BARREL SOX!!!!!
2. Não espere sair do campo para colocar o barrel sox! Se foi eliminado, levante a arma e coloque o barrel sox. Se não foi eliminado e o jogo terminou por tempo ou porque o objetivo foi cumprido, coloque o barrel imediatamente!

Abs, Castilho
Responder

Voltar para “Geral.”