Jogos Noturnos: Equipamentos
Enviado: 14 Nov 2009, 11:58
Usando o Night Vision, lanternas e Outras Coisas Legais
Missões a Noite.. é uma dessas grandes idéias no Paintball que tem se tornado a cada dia em uma idéia prática. Agora, com a ascensão do paintball milsin e do desenvolvimento de equipamentos de visão noturna econômicamente viáveis, uso de lanternas e etc... jogar a noite se tornou algo radicalmente divertido e fáctivel.
Se você pensar que jogar paintball a noite não é muito difícil, você vai se arrepender no jogo. O maior problema, está nos detalhes...
- Como você vê um outro jogador durante a noite?
- Como você identifica uma equipe da outra?
- Como você identifica que foi alvejado se não sentir o impacto?
- Como você sabe que você eliminou a outra pessoa?
Estas e várias outras preocupações, têm feito as "Night Ops" um grande desafio técnico.
Jogar a noite tem sido um caos extremo. Mas existem novos equipamentos e novas estrategias que nos fazem delirar e torna o desafio "viável" e menos complicado.
Night Vision
Anos atrás, o equipamento de visão noturna era tão caro que ninguém em seu perfeito juízo arriscaria deixar seus equipamentos de visão noturna levar um tiro. Hoje,os equipamentos de alta qualidade ainda são bastante caros, mas, alguns jogadores estão economizando grana e adicionando esses brinquedos incríveis ao seu arsenal.
Os equipamentos de visão noturna são classificados (avaliados, medidos e etc) pela "geração" da tecnologia de visão noturna. A primeira Geração ( "Gen One" ) é muito básica e prevê apenas a capacidade de visão rudimentar ....a geração dois melhorou a resolução em relação a primeira e a terceira é extremamente nítida....mas você paga por isso. Para se ter uma idéia, um equipamento Gen 1custa 100 a 200 dolares, já um Gen 2 você paga em média 250/600 dólares e um Gen 3 começa na casa dos 800 doláres e chega até 3.000 dólares. Bem, quem tem um olho em terra de cego é Rei... já dizia o ditado, eu iria de Gen 1, mas se existe um MALUCO que queira gastar 1k de dolar no mínimo e expor o equipamento ao impacto..por favor..só não morre do coração em campo!!!
Gerações e resolução
A maioria dos dispositivos de visão noturna vem com um "IR Illuminator". Este é um nome técnico para lanterna infra-vermelha, é o componente básico do Night Vison. O iluminador pode ser fabricado como óculos de proteção, para ser colocado em capacetes, pode ser construído na forma de binóculo, monocular ou riflescope. Algumas câmeras da Sony (H50 por exemplo) vem com com a lanterna IR embutida.
Quando você ativa um night vision, ele emite um feixe de luz parecido como uma lanterna. Mas, ao contrário de uma lanterna, a luz infra-vermelha não pode ser vista pelo olho humano. A iluminação só pode ser vista através das lentes e processadores de um dispositivo de visão noturna ou NIght Vision em inglês. Quando você estiver em movimento através do campo de batalha, o dispositivo de visão noturna, por si só não irá penetrar EM LUGARES DENSAMENTE ESCUROS ou seja, lugares com a inexistencia de iluminação (natural ou artrificial) de qualquer tipo, em lugares assim, você verá vultos com NVs da geração 1, somente a partir da G2 melhoraram a captação de luz mínima e aumentaram a área do feixe de infra-vermelho. Bem como a sua visão normal, a visão noturna ajusta à parte mais brilhante da cena e deixa sombras menos visíveis.
O iluminador IR pode penetrar a escuridão, como uma lanterna, e expor os seus adversários mas, qualquer NV precisa de um mínimo de luz para gerar contraste. Apenas os NightVision Termais podem ver em 100% de escuridão... nem vou discutir sobre eles pois, são EXTREMAMENTE caros.
Termal Night Vision:
Como em qualquer compra de material eletrônico, existem melhorias em cada modelo tais como: Line pairs, o ganho de luz, a relação sinal / ruído. Line pairs, descreve o nível de detalhe que a imagem é exibida no nightvision, ou seja, a resolução. Gen 1 emprega cerca de 12 pares de linhas e Gen 3 emprega 64 pares de linhas. Obviamente, você pode ver muito mais com um dispositivo Gen 3.
A visão noturna amplifica a quantidade de luz que está presente. Essa função é chamada de ganho de luz e também é um indicador muito importante na qualidade de visão noturna. Dispositivos Gen 3 geraram cerca de trinta vezes o valor do ganho de luz que você verá em um dispositivo Gen 1. Mais uma vez, você paga muito mais por Gen 3, mas você começa a ver muito mais também.
O último índice importante da qualidade do equipamento de visão noturna é a relação sinal/ruído. Assim como na TV, a sua visão noturna irá mostrar interferência ou estática. Isso se chama "ruído" e que é anulada pela força do sinal gerado pelo equipamento. A Gen 3 irá cancelar o ruído cerca de vinte e duas vezes mais do que um dispositivo Gen 1. Basicamente, estamos falando daqueles "chuviscos" que aparecem quando não temos uma antena parabólica em uma televisão... fazendo uma comparação tosca... é como se eu tivesse uma tv velha com uma antena ruin em uma região aonde o sinal não pega bem... e os dispositivos GEN 3 é a TV digital.
É importante lembrar ... pesquise bem antes de comprar...existem dispositivos Gen1 que tem uma ótima qualidade... se atentarem aos índices de qualidade acima, com certeza irão efetuar uma boa compra.. não pensem que comprar coisas baratas é a solução, comparem os indicadores acima ANTES de comprar. Os equipamentos de tecnologia Russa Gen1 e Gen2 (chamados de Gen1+ ou Gen2+ ou GenA) são equiparáveis a equipamentos Gen3 com tecnologia americana.
Uma pequena porcentagem de paintballers tem comprado equipamentos de visão noturna ou usam câmeras filmadoras e fotográficas em jogos a noite. Assim, a visão noturna pode constituir uma vantagem enorme quando os jogos são a noite. Se você já sonhou em ser o "predador", onde você pode vê-los e eles não podem ver você...usar estas coisas é do Karaleoo..
Lanternas
As lanternas são MUITO mais baratas que a "visão noturna", porém, no ambiente escuro, elas mais parecem um trem dentro de um túnel quando ligadas. Muitas lanternas são poderosas e compactas e são excelentes para encontrar a posição do oponente em um campo de batalha durante a noite.
A desvantagem é óbvia, pois, quando acionar a lanterna, você dara a sua posição. Muitas vezes, sua luz será recebida com uma chuva de tinta. Ainda assim, há momentos durante os jogos a noite, que lanternas são extremanete úteis e necessárias. Existem lanternas com filtros InfraRed...estas lanternas fazem algo interessante..elas não permitem que jogadores que usem NVs exerguem a luz das lanternas, pois os filtros anulam as ondas IR da luz emitida... uma outra coisa legal, é que... sim...vc quando liga seu holofote pessoal em campo vc se denuncia...mas, em uma entrada explosiva, você cria a vantagem de cegar os seus oponentes temporáriamente ao acionar as lanternas no momento exato da entrada.
Outras coisas legais a salientar sobre lanternas são: Lummes, Bright e Strobe... Lummes é a unidade de iluminamento (cruzes, mas é isso mesmo). Esta é uma medida que corresponde a incidência perpendicular de luz em uma superfície de 1 metro quadrado.. resumindo, quanto mais Lummes, mais área iluminada... e Bright é a luz Branca..a luz branca faz com que vejamos as coisas nitidamente a frente e ela é orientada em um feixe de luz direcionada....
Do lado do oponente, ao avistar a sua lanterna, ele não verá você, ele só verá uma grande esfera branca, e a pupila do seu oponente vai dilatar no mesmo instante ao ver a luz, criando desorientação temporária. Existem lanternas táticas "strobe", estas piscam como flash´s de máquinas de fotografar, justamente para atenuar o efeito de desorientação temporária do oponente.
Miras Lazer
Os lazer podem danificar a retina dos jogadores adversários. Ainda assim, se o jogo permitir a sua utilização, miras laser são ideais para encontrar um alvo, especialmente quando usado em conjunto com um óculos de visão noturna ou monocular. Ainda assim, você deve estar ciente dos perigos inerentes a mira laser - que podem danificar os olhos do outro jogador e se deve ter extrema cautela quando o seu uso é considerado.
Identificação
Como dito lá em cima, como eu reconheço um aliado? É bem simples, usem Light Stick´s. Lights Stick´s são bastões fluorecentes que são muito usados em festas Rave... mas, são usados em operações noturnas também. Bem, mas vcs vão me falar... mas ai eu vou parecer uma árvore de natal no meio do escuro né?!?... sim e não. Estou falando aqui de equipamentos e não de tatica e formação. Mas, basicamente em jogos a noite, TODO o time deve ficar junto por motivos óbvios... se sair da formação, vc irá se perder e vai ser difícil identicar quem é você...amigo ou inimigo... Para resolver estas questões, só existem dois tipos de formação cábiveis em night ops... Linha e Coluna (fila é a mais recomendada)... vc sempre parte de um ponto e segue para outro nos dois casos...ou seja..só anda para frente...e ao passar mapeou o caminho... os lIght Sticks devem ser colocados atrás do colete... e nunca na frente do colete..
Também podem ser usados nos elásticos (streps) das máscaras (parte de traz nunca na frente)...ou atrás do colete.. material que reflete e amplifica luz por exemplo...marcador levantado de pavimento, conhecido também como a Ponto de Botts..ou vulgarmente chamado de "Olhos de gato". Este material é fácilmente encontrado em lojas de material de construção e é extremamente maleável.
Identificação com o uso de night vision - Reparem que a bandeira e o lazer emitem pontos de atenção quando se uas o IR :
DICAS:
1- Use óculos escuros o dia todo antes de jogar partidas a Noite!
2 - Use Lentes Escuras se for jogar CQB a noite.
3 - Use lentes amarelas ou ambar se jogar em Field a noite.
4 - Sinais sonoros são fundamentais em combates a noite..usem senha e contra senha sempre..e o lance...é silencio e sombras...
Bem é isso!
Referência e adpatações do Texto:
http://articles.specialopspaintball.com ... -paintball
Missões a Noite.. é uma dessas grandes idéias no Paintball que tem se tornado a cada dia em uma idéia prática. Agora, com a ascensão do paintball milsin e do desenvolvimento de equipamentos de visão noturna econômicamente viáveis, uso de lanternas e etc... jogar a noite se tornou algo radicalmente divertido e fáctivel.
Se você pensar que jogar paintball a noite não é muito difícil, você vai se arrepender no jogo. O maior problema, está nos detalhes...
- Como você vê um outro jogador durante a noite?
- Como você identifica uma equipe da outra?
- Como você identifica que foi alvejado se não sentir o impacto?
- Como você sabe que você eliminou a outra pessoa?
Estas e várias outras preocupações, têm feito as "Night Ops" um grande desafio técnico.
Jogar a noite tem sido um caos extremo. Mas existem novos equipamentos e novas estrategias que nos fazem delirar e torna o desafio "viável" e menos complicado.
Night Vision
Anos atrás, o equipamento de visão noturna era tão caro que ninguém em seu perfeito juízo arriscaria deixar seus equipamentos de visão noturna levar um tiro. Hoje,os equipamentos de alta qualidade ainda são bastante caros, mas, alguns jogadores estão economizando grana e adicionando esses brinquedos incríveis ao seu arsenal.
Os equipamentos de visão noturna são classificados (avaliados, medidos e etc) pela "geração" da tecnologia de visão noturna. A primeira Geração ( "Gen One" ) é muito básica e prevê apenas a capacidade de visão rudimentar ....a geração dois melhorou a resolução em relação a primeira e a terceira é extremamente nítida....mas você paga por isso. Para se ter uma idéia, um equipamento Gen 1custa 100 a 200 dolares, já um Gen 2 você paga em média 250/600 dólares e um Gen 3 começa na casa dos 800 doláres e chega até 3.000 dólares. Bem, quem tem um olho em terra de cego é Rei... já dizia o ditado, eu iria de Gen 1, mas se existe um MALUCO que queira gastar 1k de dolar no mínimo e expor o equipamento ao impacto..por favor..só não morre do coração em campo!!!
Gerações e resolução
A maioria dos dispositivos de visão noturna vem com um "IR Illuminator". Este é um nome técnico para lanterna infra-vermelha, é o componente básico do Night Vison. O iluminador pode ser fabricado como óculos de proteção, para ser colocado em capacetes, pode ser construído na forma de binóculo, monocular ou riflescope. Algumas câmeras da Sony (H50 por exemplo) vem com com a lanterna IR embutida.
Quando você ativa um night vision, ele emite um feixe de luz parecido como uma lanterna. Mas, ao contrário de uma lanterna, a luz infra-vermelha não pode ser vista pelo olho humano. A iluminação só pode ser vista através das lentes e processadores de um dispositivo de visão noturna ou NIght Vision em inglês. Quando você estiver em movimento através do campo de batalha, o dispositivo de visão noturna, por si só não irá penetrar EM LUGARES DENSAMENTE ESCUROS ou seja, lugares com a inexistencia de iluminação (natural ou artrificial) de qualquer tipo, em lugares assim, você verá vultos com NVs da geração 1, somente a partir da G2 melhoraram a captação de luz mínima e aumentaram a área do feixe de infra-vermelho. Bem como a sua visão normal, a visão noturna ajusta à parte mais brilhante da cena e deixa sombras menos visíveis.
O iluminador IR pode penetrar a escuridão, como uma lanterna, e expor os seus adversários mas, qualquer NV precisa de um mínimo de luz para gerar contraste. Apenas os NightVision Termais podem ver em 100% de escuridão... nem vou discutir sobre eles pois, são EXTREMAMENTE caros.
Termal Night Vision:
Como em qualquer compra de material eletrônico, existem melhorias em cada modelo tais como: Line pairs, o ganho de luz, a relação sinal / ruído. Line pairs, descreve o nível de detalhe que a imagem é exibida no nightvision, ou seja, a resolução. Gen 1 emprega cerca de 12 pares de linhas e Gen 3 emprega 64 pares de linhas. Obviamente, você pode ver muito mais com um dispositivo Gen 3.
A visão noturna amplifica a quantidade de luz que está presente. Essa função é chamada de ganho de luz e também é um indicador muito importante na qualidade de visão noturna. Dispositivos Gen 3 geraram cerca de trinta vezes o valor do ganho de luz que você verá em um dispositivo Gen 1. Mais uma vez, você paga muito mais por Gen 3, mas você começa a ver muito mais também.
O último índice importante da qualidade do equipamento de visão noturna é a relação sinal/ruído. Assim como na TV, a sua visão noturna irá mostrar interferência ou estática. Isso se chama "ruído" e que é anulada pela força do sinal gerado pelo equipamento. A Gen 3 irá cancelar o ruído cerca de vinte e duas vezes mais do que um dispositivo Gen 1. Basicamente, estamos falando daqueles "chuviscos" que aparecem quando não temos uma antena parabólica em uma televisão... fazendo uma comparação tosca... é como se eu tivesse uma tv velha com uma antena ruin em uma região aonde o sinal não pega bem... e os dispositivos GEN 3 é a TV digital.
É importante lembrar ... pesquise bem antes de comprar...existem dispositivos Gen1 que tem uma ótima qualidade... se atentarem aos índices de qualidade acima, com certeza irão efetuar uma boa compra.. não pensem que comprar coisas baratas é a solução, comparem os indicadores acima ANTES de comprar. Os equipamentos de tecnologia Russa Gen1 e Gen2 (chamados de Gen1+ ou Gen2+ ou GenA) são equiparáveis a equipamentos Gen3 com tecnologia americana.
Uma pequena porcentagem de paintballers tem comprado equipamentos de visão noturna ou usam câmeras filmadoras e fotográficas em jogos a noite. Assim, a visão noturna pode constituir uma vantagem enorme quando os jogos são a noite. Se você já sonhou em ser o "predador", onde você pode vê-los e eles não podem ver você...usar estas coisas é do Karaleoo..
Lanternas
As lanternas são MUITO mais baratas que a "visão noturna", porém, no ambiente escuro, elas mais parecem um trem dentro de um túnel quando ligadas. Muitas lanternas são poderosas e compactas e são excelentes para encontrar a posição do oponente em um campo de batalha durante a noite.
A desvantagem é óbvia, pois, quando acionar a lanterna, você dara a sua posição. Muitas vezes, sua luz será recebida com uma chuva de tinta. Ainda assim, há momentos durante os jogos a noite, que lanternas são extremanete úteis e necessárias. Existem lanternas com filtros InfraRed...estas lanternas fazem algo interessante..elas não permitem que jogadores que usem NVs exerguem a luz das lanternas, pois os filtros anulam as ondas IR da luz emitida... uma outra coisa legal, é que... sim...vc quando liga seu holofote pessoal em campo vc se denuncia...mas, em uma entrada explosiva, você cria a vantagem de cegar os seus oponentes temporáriamente ao acionar as lanternas no momento exato da entrada.
Outras coisas legais a salientar sobre lanternas são: Lummes, Bright e Strobe... Lummes é a unidade de iluminamento (cruzes, mas é isso mesmo). Esta é uma medida que corresponde a incidência perpendicular de luz em uma superfície de 1 metro quadrado.. resumindo, quanto mais Lummes, mais área iluminada... e Bright é a luz Branca..a luz branca faz com que vejamos as coisas nitidamente a frente e ela é orientada em um feixe de luz direcionada....
Do lado do oponente, ao avistar a sua lanterna, ele não verá você, ele só verá uma grande esfera branca, e a pupila do seu oponente vai dilatar no mesmo instante ao ver a luz, criando desorientação temporária. Existem lanternas táticas "strobe", estas piscam como flash´s de máquinas de fotografar, justamente para atenuar o efeito de desorientação temporária do oponente.
Miras Lazer
Os lazer podem danificar a retina dos jogadores adversários. Ainda assim, se o jogo permitir a sua utilização, miras laser são ideais para encontrar um alvo, especialmente quando usado em conjunto com um óculos de visão noturna ou monocular. Ainda assim, você deve estar ciente dos perigos inerentes a mira laser - que podem danificar os olhos do outro jogador e se deve ter extrema cautela quando o seu uso é considerado.
Identificação
Como dito lá em cima, como eu reconheço um aliado? É bem simples, usem Light Stick´s. Lights Stick´s são bastões fluorecentes que são muito usados em festas Rave... mas, são usados em operações noturnas também. Bem, mas vcs vão me falar... mas ai eu vou parecer uma árvore de natal no meio do escuro né?!?... sim e não. Estou falando aqui de equipamentos e não de tatica e formação. Mas, basicamente em jogos a noite, TODO o time deve ficar junto por motivos óbvios... se sair da formação, vc irá se perder e vai ser difícil identicar quem é você...amigo ou inimigo... Para resolver estas questões, só existem dois tipos de formação cábiveis em night ops... Linha e Coluna (fila é a mais recomendada)... vc sempre parte de um ponto e segue para outro nos dois casos...ou seja..só anda para frente...e ao passar mapeou o caminho... os lIght Sticks devem ser colocados atrás do colete... e nunca na frente do colete..
Também podem ser usados nos elásticos (streps) das máscaras (parte de traz nunca na frente)...ou atrás do colete.. material que reflete e amplifica luz por exemplo...marcador levantado de pavimento, conhecido também como a Ponto de Botts..ou vulgarmente chamado de "Olhos de gato". Este material é fácilmente encontrado em lojas de material de construção e é extremamente maleável.
Identificação com o uso de night vision - Reparem que a bandeira e o lazer emitem pontos de atenção quando se uas o IR :
DICAS:
1- Use óculos escuros o dia todo antes de jogar partidas a Noite!
2 - Use Lentes Escuras se for jogar CQB a noite.
3 - Use lentes amarelas ou ambar se jogar em Field a noite.
4 - Sinais sonoros são fundamentais em combates a noite..usem senha e contra senha sempre..e o lance...é silencio e sombras...
Bem é isso!
Referência e adpatações do Texto:
http://articles.specialopspaintball.com ... -paintball