Fala seu mineiro!
Rapaz, isso é "simples" e "complicado" explico:
Simples: No paintball, ou qualquer esporte coletivo é necessário uma linha de commando e funções designadas, não necessáriamente uma
organização militarizada para funcionar, esta organização deve ser FUNCIONAL e menos PATENTES....na verdade, a melhor coisa é designar e distribuir certas tarefas. Uma formação que atende isso em 99% dos casos é:
1 -
O Capitão: É o cara estratégico. Este tem a visão "do todo" e é o responsável por fazer a tática "rodar" e é o "ponto-focal" para qualquer
variação de conduta ou crise no campo, jogador não discute com outro jogador...jamais... e o cpt mantem a ordem para o foco não se perder dentro do time. Ele é o arquiteto para mudar a estratégia a qualquer momento mediante ao cenário e manter a moral eo foco do time. Existe uma "lenda" que o capitão deve ser o "melhor" jogador em campo...acho isto uma puta de uma ilusão..o capitão é um lider, ele é "o cara" mesmo antes de começar a partida. E a especialidade dele é comunicação e organização... é o cara que fala no rádio eou pesoalmente.. antes, durante e depois do jogo...ele que orienta dentro de campo os designados e recebe os reports "infield" para avaliar a situação, decidir e delegar. Uma de suas maiores habilidades é ouvir a todos, planejar e tomar decisões rápidas! Mas infield.. é um operador como qualquer outro, tem uma especialidade e é experiente.
2 -
Designados, ou sub-oficiais: Estes caras são os braços e pernas do cpt. Podem ser chamados de "Squad leadears", "Pointmans" ou que for... mas, o cerne é que são responsáveis por propagar a estratégia para os "especialistas", manter a formação coesa e executar as missões. Eles são os únicos que falam com o capitão..eles é que organizam os grupos e reportam ao ctp. Estes são os caras que levam o time a frente ou para trás... recuar e agrupar também é estratégico! Os pointmans, devem ter sempre um auxiliar...e este deve sempre estar alinhado com ele.. se o designado vir a cair, o seu auxiliar assume.. o que não pode acontecer (jamais) é a linha de comando sucumbir..ai já era! O Sub-lider, deve saber um pouco de cada especialidade e saber executar as funçoes.
2 -
Especialistas ou operativos: Dai vem os jogadores, cada especialista em sua função, mas, de modo geral, deve ter conhecimento e saber executar todas as tarefas dentro do seu squad..grupo..ou que for. Como exemplo, temos Ghost Flanker, Demos, Gunners, Medics, Sabre, Broad Sword e etc... o lance é que todos devem ser especialistas...ser o melhor do melhor dentro da sua função, ter o equipamento ideal etc e tal..porém, o jogador deve saber um pouco de cada função, e em um momento de crise, saber desenpenhar uma função específica (com limitações claro), ou seja, o conceito do "Coronel Hal Moore" deve ser aplicado.. Todos se reportam e se falam em field, e sempre deixam o seu lider de grupo ciente de sua situação.
4 - Formação... depende muito ...no básico é ataque, defesa e comando(meio)..mas, depende muito do terreno..por exemplo:
Field: Existem vários tipos de formação: coluna, diamamante, em linha, inbush e etc...isto é estratégia.
CQB: Um grupo ou mais Grupos (separados) e em 99% dos casos a formação é em fila - Ponta 1 , 2, retaguarda e com operadores designados a função x,y e z..
Formação, como viram, é relativo e faz parte da estratégia e não do operativo. O lance é treinar MUITO em ambos os terrenos e definir a melhor estratégia quanto a formação. Lembro que existem campos que possuem terrenos para CQB e Field simultâneamente... então o lance é versatilidade e treinar MUITO para que o time seja coeso e integrado!
Galera isto está generalizado, é o resumo, do resumo...mas cada time tem seu estilo de jogo, e ai que está o segredo (rsrrs), mas de resto, todo o time organizado procede desta forma.
Agora a parte difícil
:
A forma que os "oficiais" são escolhidos e os especialistas assumem suas funções, vais depender da cultura e história do time... se serão escolhidos por assembléia (votação), Mérito, tempo de time e etc...vai depender, isto é caso-a-caso.
Bem é isso, lembro que este é o resumo do resumo...o lance é ser funcional, não só de divisas vive um time, mas sim, de organização e confiança em seus componentes e em suas habilidades. Se um cara tem uma tarefa a executar, deve executar a mesma sem questionar em prol do time!
ABs!