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Basicamente para marcadores mecanico, o mais comum é o uso de CO² do que o AC. O principal motivo disso é o custo do AC que é no minimo 7x maior que o CO².
Em cilindros de CO², o peso é que determina quando ele está cheio e não a pressão, as nomenclaturas mais comuns nesses cilindros são:
7oz = 85.05g
9oz = 255.15g
12os = 340.19g
20oz = 566.99g
1oz = 28.3495g
Nota: Esse valores não levam em consideração o peso do cilindro.
Os materiais mais usados na fabricação de cilindros para CO² são: aço e alumínio.
Entre os cuidados mais comuns estão:
Evitar quedas acidentais ou não.
Não exceder a capacidade do cilindro.
Guarda-lo longe de locais quentes.
Fazer os teste hidrostático rigorosamente nos períodos determinados pelo fabricante.
É comum quando de atira em cadencias elevadas, mesmo que por um período curto, o marcador congele, isso ocorre por que o CO² é um líquido com uma faze gasosa, essa faze gasosa é que é utilizada pelo marcador e em cadencia, normalmente é puxada uma parte da faze líquida do CO², outra ponto importante é que o CO², em temperatura ambiente é extremamente frio, dai o fenomeno de congelamente
O ar comprimido tem como principal vantagem a estabilidade de tiro e não congelar o marcador em hipotese nenhuma. A nomenclatura normalmente usada é:
capacidade volumétrica / pressão interna
68 (capacidade volumétrica em in³) /
4500 (pressão interna em psi)
A principal desvantagem é o alto custo, enquanto um sistema de CO² tem um custo médio de R$ 180,00, o custo médio do sistema de AC está em R$ 900,00.
O AC é indispensável em marcadores eletrônicos, o principal motivo disso é a possibilidade de congelamento da placa eletrônica, que muito provavelmente irá queimar por isso.
Os materiais normalmente utilizados na fabricação de cilindros de AC são:
Aço
Alumínio
Fibra de carbono ou composite
Uma das maiores diferenças entre um material e outro é o peso do cilindro, nos de fibra de carbono podem ser 50% menor que nos de alumínio, a resistência é outro fator preponderante nos de fibra de carbono.
Os cuidados são semelhantes aos de CO², acrescentando que nunca, em hipotesi nenhuma, coloque óleo no niple ou valvula de um sistema de AC, não importa que tipo de óleo seja, é imperativo que não seja feito isso, o risco de acidente é gigantesco, tem uma explicação muito boa postada pelo Marcelo e no site da Mercenários.