Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Limpeza preventiva da Tip A5

Manutenção de marcadores e acessórios.
wmiranda
private
private
Mensagens: 85
Registrado em: 31 Mar 2010, 11:20

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por wmiranda »

Me ajudou bastante... Valeu!

wmiranda :m16:
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por FabaoBH350 »

tnakao escreveu:Pessoal,

alguém sabe o Diametro dos O-Rings que vão na Tippmann A5? eu tentei procurar na internet mas não encontrei...

pelo menos o tamanho dos Rings do cilindro que eu acho que quebram mais facilmente...

Obrigado
Fala Nakao, esse Orings do cilindro são bem comuns, o ideal seria vc levar os que vc precisa trocar como amostra e conferir se são os mesmos....

Pq as medidas do diâmetro interno e da espessura são muito importantes, veja a figura abaixo:
Imagem

Se vc colocar um O-ring com o diâmetro interno correto, mas com uma espessura menor que a indicada, ele não vai vedar corretamente.
Se vc colocar um O-ring com o diâmetro interno correto, mas com uma espessura maior que a indicada, vc terá problemas em pouco tempo, pois ele trabalhará muito apertado. Veja a figura de uma situação ideal de trabalho:
Imagem

Outra dica lega é vc comprar O-Rings de Poliuretano, custam cerca 5,00 a 6,00 reais, contra 1,00 real do O-ring de borracha. Mas ele dura mais de ano se vc usar HPA por exemplo, e mesmo com CO2 a durabilidade é muuuito maior que os de borracha....

Qquer coisa dá o grito... :yessir:
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por FabaoBH350 »

tnakao escreveu:Pessoal,

alguém sabe o Diametro dos O-Rings que vão na Tippmann A5? eu tentei procurar na internet mas não encontrei...

pelo menos o tamanho dos Rings do cilindro que eu acho que quebram mais facilmente...

Obrigado
Fala Nakao, esse Orings do cilindro são bem comuns, o ideal seria vc levar os que vc precisa trocar como amostra e conferir se são os mesmos....

Pq as medidas do diâmetro interno e da espessura são muito importantes, veja a figura abaixo:
Imagem

Se vc colocar um O-ring com o diâmetro interno correto, mas com uma espessura menor que a indicada, ele não vai vedar corretamente.
Se vc colocar um O-ring com o diâmetro interno correto, mas com uma espessura maior que a indicada, vc terá problemas em pouco tempo, pois ele trabalhará muito apertado. Veja a figura de uma situação ideal de trabalho:
Imagem

Só pra ter uma idéia da chance de vc comprar um O-Ring errado sem levar um de amostra, da uma olhadinha no tamanho e na variedade desta tabela: http://www.gaxetas.com.br/excels/Tabela ... tricos.pdf eheheheh

Outra dica legal é vc comprar O-Rings de Poliuretano, custam cerca 5,00 a 6,00 reais, contra 1,00 real do O-ring de borracha. Mas ele dura mais de ano se vc usar HPA por exemplo, e mesmo com CO2 a durabilidade é muuuito maior que os de borracha....

Qquer coisa dá o grito... :yessir:
Avatar do usuário
Rogerioes1994
corporal
corporal
Mensagens: 227
Registrado em: 13 Abr 2011, 20:29
Localização: Leme-SP

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por Rogerioes1994 »

e quanto ao tempo de cada manutenção por exemplo quantos mil tiros é o ideal faze a manutenção,irei usar co2
Avatar do usuário
thiagololo
private
private
Mensagens: 44
Registrado em: 10 Dez 2010, 08:15
Localização: São Paulo

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por thiagololo »

Comprei um cilindro HPA para usar na minha A-5, gostaria de saber se devo desmontar ela e trocar toda a lubrificação de oleo para graxa ????

Obrigado
abçs
Raptor
private
private
Mensagens: 18
Registrado em: 16 Jun 2011, 23:19

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por Raptor »

Opa galera!

Seria interessant se houver um video sobre e-grip para a A5 também porque é algo complicado para se aprender.
renato301
Recruit
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Jun 2011, 23:04

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por renato301 »

Putz, muito obrigado. Estava procurando exatamente isso.

Vlw!!!
Avatar do usuário
Guinaaaaa
sergeant
sergeant
Mensagens: 366
Registrado em: 07 Set 2010, 09:36
Federado: FPESP #000265
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por Guinaaaaa »

thiagololo escreveu:Comprei um cilindro HPA para usar na minha A-5, gostaria de saber se devo desmontar ela e trocar toda a lubrificação de oleo para graxa ????

Obrigado
abçs
Segundo recomendações da própria Tippmann, não há necessidade de trocar a lubrificação de fábrica, aliás, segundo ele, o lubrificante que vem não é inflamável.

Há informações também que dizem o problema não é colocar óleo nas partes onde as peças são movimentadas, mas sim, colocar ele na bottom line do ASA como forma de lubrificação interna, porém, não estou certo dessa informação.
luis
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 115
Registrado em: 25 Nov 2011, 14:11

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por luis »

Dmorellato escreveu:De quanto em quanto tempo devo fazer a manutenção e limpeza da minha A5?
também tenho essa mesma dúvida!!

por exemplo após um jogo q não estourou nenhuma bolinha no cano, precisa desmontar o marcador para limpar?

ou basta uma limpeza interna?

de quanto em quanto "tempo" (ou disparos) precisa de uma desmontagem completa e limpeza e polimento e etc???
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla LUIS

cara costumo dizer pro pessoal que...
sempre que tomar um tiro diretamente no marcador...
seria interessante abri-lo para limpar a tinta...
ate pq pode ser que depois desse dia vc fique um tempo sem jogar...
e esse tempo pode fazer com que tinta de bolinha resseque travando...
ou simplesmente deixando algumas partes moveis mais duras...

mas se o marcador é eletronico desmonte toda vez que vc tenha tomado uns tiros neles...
pois pode ser que a tinta da bolinha tenha escorrido na placa e pode acabar queimando...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Felps
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 123
Registrado em: 10 Mar 2011, 11:11
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por Felps »

Então no meu caso que estouraram algumas bolinhas no cyclone(5),é o caso de eu desmontar o marcador pra limpar internamente ou um cotonete no cyclone já bastaria??
Desde que comprei eu usei umas 7x seria o caso de abri-lo para lubrificar?
Quais são as peças que se devem lubrificar?

Agradeço aí quem puder ajudar..
luis
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 115
Registrado em: 25 Nov 2011, 14:11

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por luis »

ótimo tutorial!
ajudou muito a perder o receio de desmontar minha a5.. fiz agora a primeira manutenção dela:


bem, foram 2 jogos até agora com ela (2 sábados) mais alguns tiro ao alvo aqui em casa.
sempre usando co2 e usando bastante rajada (o q é um tanto agressivo para os orings, pelo q andei lendo).

desmontei pela primeira vez a a5: não tinha tinta nas peças internas, e estava tudo bem lubrificado (oleoso).

assim, não lubrifiquei nada, deixei como estava... ESTÁ CORRETO? ou teria q lubrificar mesmo assim??

por favor, se alguém puder dar uma luz.. no manual não especifica isso.. muito obrigado :legal:
Avatar do usuário
Rogerioes1994
corporal
corporal
Mensagens: 227
Registrado em: 13 Abr 2011, 20:29
Localização: Leme-SP

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por Rogerioes1994 »

luis escreveu:ótimo tutorial!
ajudou muito a perder o receio de desmontar minha a5.. fiz agora a primeira manutenção dela:


bem, foram 2 jogos até agora com ela (2 sábados) mais alguns tiro ao alvo aqui em casa.
sempre usando co2 e usando bastante rajada (o q é um tanto agressivo para os orings, pelo q andei lendo).

desmontei pela primeira vez a a5: não tinha tinta nas peças internas, e estava tudo bem lubrificado (oleoso).

assim, não lubrifiquei nada, deixei como estava... ESTÁ CORRETO? ou teria q lubrificar mesmo assim??

por favor, se alguém puder dar uma luz.. no manual não especifica isso.. muito obrigado :legal:
A minha quando desmontei tinha dados uns 1000 tiros apenas,desmontei e deu uma leve polida para tirar os residuos de tinta etc,limpei o oleo antigo com papel toalha,e as duas faces de aluminio lavei com agua e detergente,ai lubrifiquei tudo com silicone 100%(é só vc ir na farmacia e pedir,fala que é pra fazer pretinho pra passar no pneu do carro :grin: )e montei novamente,o polimento mudou até o som do marcador.e quanto a sua duvida acho valido sim tirar os residuos do oleos e lubrificar novamente,pois pode ter residuos de sujeiras etc provindo do co2,poeira do local de jogo etc etc.
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por Taguchi Japa »

Felps escreveu:Então no meu caso que estouraram algumas bolinhas no cyclone(5),é o caso de eu desmontar o marcador pra limpar internamente ou um cotonete no cyclone já bastaria??
Desde que comprei eu usei umas 7x seria o caso de abri-lo para lubrificar?
Quais são as peças que se devem lubrificar?

Agradeço aí quem puder ajudar..
FLa FELPS

o problema quando a bolinha estoura no cyclone...
é que a tinta da bolinha tbm vai para dentro do marcador...
e como ja tem um tempo que vc naum desmonta vale a pena dar uma desmontada e lubrificada...
as partes a serem lubrificadas sao os o-rings e as partes moveis...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Limpeza preventiva da Tip A5

Mensagem por Taguchi Japa »

luis escreveu:ótimo tutorial!
ajudou muito a perder o receio de desmontar minha a5.. fiz agora a primeira manutenção dela:


bem, foram 2 jogos até agora com ela (2 sábados) mais alguns tiro ao alvo aqui em casa.
sempre usando co2 e usando bastante rajada (o q é um tanto agressivo para os orings, pelo q andei lendo).

desmontei pela primeira vez a a5: não tinha tinta nas peças internas, e estava tudo bem lubrificado (oleoso).

assim, não lubrifiquei nada, deixei como estava... ESTÁ CORRETO? ou teria q lubrificar mesmo assim??

por favor, se alguém puder dar uma luz.. no manual não especifica isso.. muito obrigado :legal:
FLa LUIS

entao cara toda vez que vc desmonta o marcador seria interessante vc limpar o oleo...
e repassar tudo novamente pois no oleo ficao grudados tbm poeira que vc acumula durante o jogo...
e esse acumulo de poeira pode acabar gerando outros transtornos...
ou seja mesmo que esteja lubrificado naum significa que o oleo esta limpo...
entao sempre que desmontar limpe o oleo e lebrifique de novo...
ate pq ja que esta desmontado mesmo naum custa nada fazer isso...

abraços
Taguchi
Responder

Voltar para “Manutenção.”