Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Limpeza dos equipamentos

Manutenção de marcadores e acessórios.
dkamioka
private
private
Mensagens: 41
Registrado em: 22 Ago 2011, 19:10
Federado: FPESP # 0562

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por dkamioka »

E aí galera, vi que apesar do tópico ser sobre limpeza, acabou que começou a caminhar para o lado da manutenção do marcador. Lubrificação e etc.

Comecei a jogar faz pouco tempo, e estou mirando em comprar um marcador agora. Utilizei algumas vezes para testar o marcador que vou comprar e como estou levando e trazendo pra casa, todo dia final do jogo vou lá dar uma limpada nos splashs/respingos... O que eu faço? Simplesmente passo papel higiênico por quase todo o marcador, mas mesmo assim alguns lugares ficam difíceis de alcançar...

Minha dúvida é: O pessoal tem alguma dica de como limpar a tinta do marcador (do lado de fora, não no caso de estourar bolinha dentro, caso que seria mais específico)?

Pensei até em levar uma escovinha de dentes velha... algo assim... Bom, fica a dúvida e solicitação por :hlp: :D

Como vocês fazem?
Avatar do usuário
Wash
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 761
Registrado em: 12 Nov 2010, 09:04
Federado: FPERJ - #281
Localização: Rio de Janeiro

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Wash »

Como uso CO2, não representa nenhum perigo, então passo um pano umidificado com WD40 e passo em todo o corpo do marcador para evitar oxidações. Nas áreas mais difíceis como vc mes =mo sugeriu, uso uma escovinha de dentes velha.
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla DKAMIOKA

bom relamente para limpeza externa um pano ajuda muito para limpezas grossas...
o papel higienico naum é tao eficaz pois o mesmo se despedaça...
porem para limpezas em locais mais dificeis...
pode ser utilizado uma escova de dente mesmo ou um pincel...
e ate mesmo aquelas escovinhas de lavar as maos...

abraços
Taguchi
dkamioka
private
private
Mensagens: 41
Registrado em: 22 Ago 2011, 19:10
Federado: FPESP # 0562

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por dkamioka »

Valeu pelas dicas! Como vou usar um marcador com HPA, melhor esquecer o óleo e utilizar somente água mesmo? (com a escovinha...)

Abraços!
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

DKAMIOKA
para limpeza externa somente um pano...
com auxilio de uma escova...
para limpeza interna...
depende do marcador que vc utiliza...
alguns vc lubrifica com oleo e outros com graxa...
atente-se ao manual e veja o que ele pede...

cuidado com a utilizacao de agua...
pois dependendo do marcador pode acabar afetando partes eletronicas...

abraços
Taguchi
josecilurzo
private
private
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Ago 2009, 11:26

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por josecilurzo »

Vai uma dica de como faço:
Na parte externa utilizo spray de silicone (uso da 3m), em toda parte externa do marcador a cada 2 jogos, ele repele a umidade, e nao deixa residuos de bola fixar formando um filme protetor.
No mecanismo a melhor graxa que achei apos pesquisa foi a da techt, a despeito das outras serem muito boas.
Utilizei uma Invert por mais de um ano e vendi em estado de nova, sem manchas ou corrosao, com esta manutencao.

Espero ter ajudado.

ABC
JR
Editado pela última vez por Taguchi Japa em 06 Dez 2011, 17:04, em um total de 2 vezes.
Razão: editada devido texto em caixa alta!!!
luis rodrigo
private
private
Mensagens: 52
Registrado em: 31 Jul 2011, 23:38

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por luis rodrigo »

qria saber tenho uma X7 phenon de quanto em quanto tempo devo fazer uma manutenção?
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla LUIS

se eu naum me engano...
no manual diz em torno de 15000 disparos...
ou toda vez que vc tomar m tiro no marcador...
pois a tinta da bolinha pode acabar escorrendo para partes sensiveis...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Tony
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 101
Registrado em: 25 Jan 2011, 07:52

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Tony »

quase toda vez q jgo tenho q abrir o meu marcador p tirar terra de dentro, eu tava pensando na trabalheira q dar aquelas partes de dificil acesso p quem tem um compressor pequeno é valido limpar com jato de ar? isso tira a lubrificaçao?
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Taguchi Japa »

Tony escreveu:quase toda vez q jgo tenho q abrir o meu marcador p tirar terra de dentro, eu tava pensando na trabalheira q dar aquelas partes de dificil acesso p quem tem um compressor pequeno é valido limpar com jato de ar? isso tira a lubrificaçao?
Fla TONY

o problema é que se a poeira ja estiver em contato com o oleo...
ela ja vai estar grudada e nem com um jato de ar ela vai sair...
por isso é aconselhavel desmontar todo o marcador...
e tbm retirar todo o oleo que nele estava nele...
e depois relubrificar novamente...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
ThiagoP1
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 180
Registrado em: 14 Dez 2011, 21:56

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por ThiagoP1 »

Taguchi - "Mestre das armas dozinferno",

Eu nunca desmontei minha A5 (com RT), a bichinha tá atirando muito, performance boa. Mas pude perceber ao retirar o stock ontem que tem poeira dentro do marcador (jogo cenário direto na Fábrica e no CTTR, deve ser por isso). Vale a pena abrir mesmo com o marcador funcionando bonitinho?
Ou vale a pena continuar pingando umas gotas de oleo de marcador na entrada de CO2 e só abrir depois dos 15000 disparos ou quando tomar tiro no marcador?

Estava lndo o outro tópico para não lubrificar a entrada de ar do marcador que usa HPA e fiquei meio preocupado. Com CO2 não tem erro pingar umas 4 gotas antes do jogo onde se encaixa o cilindro, né?

Abs!
Thiago P.
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Taguchi Japa »

ThiagoP1 escreveu:Taguchi - "Mestre das armas dozinferno",

Eu nunca desmontei minha A5 (com RT), a bichinha tá atirando muito, performance boa. Mas pude perceber ao retirar o stock ontem que tem poeira dentro do marcador (jogo cenário direto na Fábrica e no CTTR, deve ser por isso). Vale a pena abrir mesmo com o marcador funcionando bonitinho?
Ou vale a pena continuar pingando umas gotas de oleo de marcador na entrada de CO2 e só abrir depois dos 15000 disparos ou quando tomar tiro no marcador?

Estava lndo o outro tópico para não lubrificar a entrada de ar do marcador que usa HPA e fiquei meio preocupado. Com CO2 não tem erro pingar umas 4 gotas antes do jogo onde se encaixa o cilindro, né?

Abs!
Thiago P.
Fla THIAGO

bom vamos la...
como vc nunca desmontou seu marcador...
seria interessante vc desmonta-lo sim...
uma vez que essa poeira que fica grudada no oleo...
poca acabar arranhando as partes moveis do marcador e ate mesmo segurar um pouco seu funcionamento...
ou seja com o tempo ele vai ficar cada vez mais duro por causa do excesso de poeira...
quando vc desmontar pode ser comum acabar encontrando as paredes do corpo um pouco arranhadas...
principalmente no local aonde corre o hammer...
o oleo serve para naum deixar ocorrer esse atrito porem com poeira ou sujeira isso acaba ocorrendo...

quanto a pingar oleo na entrada dos marcadores...
dois pingos ja sao mais que suficientes...
vale lembrar que excesso de oleo tbm naum faz bem e pode acabar emperrando ou tampando algumas partes...
no outro topico citado por vc diz que naum se pode pingar oleo na entrada de recarga do cilindro...
vc pode ate ver a foto que esta postada la...
naum achei nada dizendo que naum se pode pingar oleo na entrada do marcador...

uma coisa é fato...
quando se utiliza Co2 é muito comum essa pratica de pingar duas gotinhas antes de rosquear o cilindro...
quando se utiliza HPA muitos tem receio disso e acaba naum fazendo com medo e tals...
hj em dia é muito comun dizer que quando se utiliza HPA essa pratica naum é recomendada...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
ThiagoP1
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 180
Registrado em: 14 Dez 2011, 21:56

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por ThiagoP1 »

Fato. Procurei nos sites gringos e eles tb seguem o mesmo padrão que nós, pingando oleo antes de rosquear o cilindro de CO2.

Valeu Taguchi, vou desmontar depois do jogo de sabado, aproveito e ja dou uma olhada nos o-rings internos e já troco se estiverem meio gastos.

Abs!
Thiago P.
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Taguchi Japa »

Fla pessoal

boa THIAGO
:legal: :legal: ...
qualquer duvida posta ai...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
campolina
private
private
Mensagens: 26
Registrado em: 14 Fev 2012, 11:57

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por campolina »

Galera sob orientação de pessoas com mais tempo de jogo eu e minha equipe estamos utilizando de silicone spray para lubrificar toda a marcadora!!! sempre abrindo limpando e relubrificando com silicone!!! Utilizamos HPA e estamos obtendo ótimos resultados sem oxidação e em caso de tiro na marcadora não agarra sujeira.

Somos um total de 8 pessoas que utilizam este processo em marcadoras Alpha Black.
Responder

Voltar para “Manutenção.”