Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Limpeza dos equipamentos

Manutenção de marcadores e acessórios.
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Grenader »

Achei que aqui era o local mais apropriado para postar isso, então vamos lá.

:arrow: Marcador

A grande maioria dos marcadores de cenário/mato tem muitas partes metálicas que invariavelmente recebem varios disparos durante um jogo e algumas vezes caem no chão, sua limpeza deve ser bem feita de maneira cuidadosa na desmontagem e montagem.

Um fato interessante que tenho percebido é que algumas partes metálicas que ficam muito tempo em contato com a tinta começam a enferrujar, a tinta apesar de biodegradavel, tem ingredientes em sua composição que ajudam ou iniciam o processo de oxidação, por tanto, a limpeza da tinta deve ser feita no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte.

Marcadores com partes plásticas, limpe utilizando apenas papel ou pano seco, em hipoteze nenhuma utilize produtos de limpeza tipo: alcool, Veja, detergentes. Esse produtos contém solventes e esses solventes vão fragilizar e em casos extremos derreter essas partes plásticas, se ainda assim voce quizer utilizar algum produto, que seja água e sabão neutro.

A lubrificação é outro ponto importante, deve ser usado somente óleos e graxas indicados pelo fabricante do marcador, alternativas como WD40 e óleo singer não são opções. Lembre que o marcador é uma máquina mecano-pneumática e o uso de óleos e graxas inadequados vão destruir os o-rings muito mais rapido e danosamente que se voce tivesse usado o material adequado.

Em marcadores eletro-pneumáticos a lubrificação é quase nula por não haver partes mecânicas, normalmente é usado graxa nas partes móveis como o bolt e NUNCA use óleo no sistema de AC, o risco de acidente gravissimo é enorme se isso acontecer. ver FAQ de sistemas de ar

:arrow: Loader

Esse não requer muitos cuidados, a não que seja eletrônico, o lado interno é o unico que requer um pouco mais de atenção e sua limpaza pode ser feita com papel higiênico ou pano seco.

Já os loaders eletrônicos podem requerer uma atenção maior, principalmente no receptácula da bateria, sempre após os jogos ou quando levar um tiro nesse local, deve-se verificar de não entrou tinta nos contatores da bateria, tinta nesse local fatalmente vai diminuir muito a vida útil da baterial.

:arrow: Acessórios

A maioria dos acessórios não requer muita coisa na sua limpeza, a não que voce utilize mira telescópica ou red dot, nesses casos a situação muda um pouco. Eu costumo utilizar papel higiênico para tirar o grosso da tinta, a limpeza fina eu faço usando lenço umedecidos, os mesmos usados por recem nascidos, o motivo disso: não quero riscar minhas lentes... :wink:

As lanternas táticas merecem o mesmo tratamento das miras.

:arrow: Máscaras

Temos alguns tópico muito bons a esse respeito, e uma das coisas mais importantes a ser dita aqui é: Utilize unica e exclusivamente produtos apropriados para limpeza de lentes, alvejantes ou solventes tipo alcool, Veja, detergentes comuns vão atacar quimicamente a lente, provocando micro-fissuras, não preciso dizer que isso no nosso esporte pode ser muuuuuuuito doloroso.

Nas lentes termais tenha cuidado na limpeza da lente interna, procure utilizar algum pano macio levemente umedecido, na lente externa pode ser utilizado papel higiênico ou pano seco.

As outras parte da máscara pode ser lavada normalmente tento cuidado apenas com as espumas. a secagem deve ser feita a sombra.
Editado pela última vez por Grenader em 08 Ago 2007, 17:01, em um total de 3 vezes.
gmoraes
corporal
corporal
Mensagens: 281
Registrado em: 16 Abr 2007, 09:37
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por gmoraes »

Ótimo tópico. :wink:
Avatar do usuário
Thiago
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 410
Registrado em: 21 Abr 2007, 15:03
Localização: Jundiaí - SP
Contato:

Mensagem por Thiago »

Showw de Bola! :wink:
Avatar do usuário
Flávio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2591
Registrado em: 15 Abr 2007, 02:01
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Flávio »

Boa Alex!

nao ta fixo pq? :grin: ..prego nele!! :wink:
olavodiniz
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 428
Registrado em: 11 Mai 2007, 11:06

Mensagem por olavodiniz »

as paintballs têm sal que impedem que a tinta fixe na sua roupa. o sal, conseguentimente, em contato com o metal oxida.
lembrando, quando for se limpar evite contato com a pintura de seu carro uma vez que a tinta pode respingar na lataria e danificar a pintura.
limpe bem o cano e o marcador a fim de evitar que se danifique por eventuais restos de tinta.

na mascara so agua e depois passa papel higienico para tira-la.
Avatar do usuário
carnial
private
private
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Abr 2008, 00:10
Localização: sampa
Contato:

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por carnial »

Muito bom, obrigado!!!!!!!
Avatar do usuário
EduRosa
private
private
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Dez 2008, 18:44
Localização: Atibaia/SP.

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por EduRosa »

Granader, parabéns pelo tópico!!...uma dúvida...Quais os lubrificantes mais adequados para utilizar na manutenção dos marcadores? Existe algum nacional?
Forte abraço!
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Grenader »

EduRosa escreveu:Granader, parabéns pelo tópico!!...uma dúvida...Quais os lubrificantes mais adequados para utilizar na manutenção dos marcadores? Existe algum nacional?
Forte abraço!
Infelismente não conheço nenhum fabricante nacional ou algum contratipo, indico óleo e graxa própria para paintball.
Avatar do usuário
Santos
Administrador
Administrador
Mensagens: 4395
Registrado em: 15 Abr 2007, 19:20
Localização: São Paulo - SP

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Santos »

Grenader escreveu:
EduRosa escreveu:Granader, parabéns pelo tópico!!...uma dúvida...Quais os lubrificantes mais adequados para utilizar na manutenção dos marcadores? Existe algum nacional?
Forte abraço!
Infelismente não conheço nenhum fabricante nacional ou algum contratipo, indico óleo e graxa própria para paintball.
Falando nisso.

Falam muito em óleo e graxa especial para paintball.
Gostaria de saber se alguem sabe a composição desse óleo e graxa e em cima disso poderiamos achar produtos similares para usar em nossos equipamentos, pois as vezes estamos pagando absurdos em produtos só porque tem o rótulo "para paintball" e do lado de casa temos um produto similar por um preço muito menor e cumprindo a mesma função.
Alguem sabe algo a respeito de tal composição e sobre produtos similares???

:legal:
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Grenader »

A composição básica da graxa é silicone, já o óleo eu não faço idéia por que nunca usei...
Avatar do usuário
brennote
private
private
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Jun 2009, 13:46

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por brennote »

pessoal, para lubrificar marcadores, pode usar grafite? abraço a todos!
Avatar do usuário
Grenader
lt general
lt general
Mensagens: 4534
Registrado em: 16 Abr 2007, 11:36
Localização: Diadema
Contato:

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Grenader »

Dependendo do local, acho que não tem problema, mas não confirmo essa informação.
Avatar do usuário
Darcio
private
private
Mensagens: 64
Registrado em: 21 Jan 2009, 14:35
Federado: 578
Localização: Criciúma, SC

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Darcio »

Pessoal, eu dei uma pesquisada e fiquei sabendo que óleo de direção hidráulica pode ser usada nos marcadores.
Os entendidos me disseram que esse óleo não corroe partes de páastico ou borracha, bom ... eu peguei um oringe e encharquei desse óleo, deixei por 5 dias e não vi ressecamento visível.
Estou começando a usá-lo, acho uma solução barata e fácil.
Avatar do usuário
Arrigow
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2447
Registrado em: 26 Dez 2007, 18:30

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por Arrigow »

Óleo de Cozinha (Soja, Milho e outros) também não corrói partes plásticas e de borracha e uma solução mais barata e mais fácil ainda e ainda como plus vc pode fritar uns hamburgers, batatas e etc. :hlp:
otavioarj
private
private
Mensagens: 58
Registrado em: 17 Fev 2010, 23:48

Re: Limpeza dos equipamentos

Mensagem por otavioarj »

Comprei umas TAC balls, para treinar sem gastar paintballs, mas ao coloca-las no loader, notei que elas simplesmente se acomodavam dentro do mesmo!
Elas só passam para o marcador se eu sacudir... então preciso de algo para lubrificar as TAC balls, pois o atrito entre elas as fazem ficarem inerte dentro do loader :\

Será que um óleo vegetal estaria de boa? Testei colocando a bolinha dentro de uma tampa com óleo por 47 horas e nada...


Obrigado a todos.
Responder

Voltar para “Manutenção.”