Vai começar...
É o seguinte Ralph,
As Tipps são excelentes e renomadas por sua confiabilidade, robustez e capacidade de alteração da aparência estética. Entretanto, como marcadores não se igualam aqueles desenvolvidos para a modalidade competitiva do paintball (chamado de Speed), que são mais leves, mas rápidos, mais econômicos... e mais precisos, sendo que em contraponto, também são mais caros, mais feios - minha opinião - e de certa forma, mais frágeis (porque dependem de sistemas eletrônicos passiveis de danos pela umidade ou a condensação desta, carregadores movidos à baterias e alguns com circuitos mais delicados, etc.)
Nesta lógica, mas não em toda ela, a
SP8 e
SP1 da
Smart Parts são hibridos entre os dois universos, trazendo em si o que há de melhor em ambos:
- Robustez
- Eficiência
- Estética (com aparência militar)
A
SP8 é um marcador de Speed montado em um corpo de aparência militar, que é comprovadamente superior em campo, mesmo que dependente de baterias para funcionar, de uma interface de controle complicada, e de desajustes incompreensíveis como a falta de uma trava mecânica e pontos confiáveis para a fixação de bandoleira.
A
SP1 é uma inovação que traz o peso da qualidade tecnológica da Smart Parts (que acredito superaram em robustez a SP8), com um visual realmente agradável... mas uma porcaria de central feed (alimentador centralizado no eixo de visada/mira do marcador) que vai entender porque os caras da Smart Parts enfiaram nesse marcador que é notavelmente voltado para os Cenaristas e Mateiros.
E eu?
Bom... eu tenho uma Tippmann A5... e amo todos os detalhes, vantagens e defeitos dela.
Se eu trocaria por uma SP8 ou SP1?
Nem a pau Juvenal!... odeio esses marcadores eletrônicos que cospem 2.222.030 bolinhas por segundo!... EU JOGO R.A.!!!
Porque que eu tô elogiando elas então?
Porque eu sou teimoso... mas não sou burro!
Bom... e sobre as Spyders (MR1, MR2 e MR3)?
Ah... Uma ótima opção que fica no meio do caminho das duas marcas citadas acima!
A MR1 é linda, robusta, confiável, precisa e barata!
A MR2 é feia (minha opinião, não me odeiem por favor)... mas mantêm as mesmas qualidades da MR1, sendo ainda eletrônica de berço (então... eu a odeio porque odeio eletrônicas).
A MR3 é mais feia ainda (heheheheh... minha opinião de novo)... mas vem com melhorias nos sistema de disparo (vem com "eye" que identifica se há bolinha na câmara antes do disparo, e previne um esmagamento da bolinha pelo bolt antes que esta se encontre devidamente posicionada).
As 03 são complicadas de se modificar esteticamente (porque quase não há modificações para elas no mercado)... mas quase nem precisam disso, porque já vem com uma aparência militar que inclui coronha (stock) e carry handle (alça de transporte) - nas MR2 e MR3.
E então? Ajudei ou compliquei mais?
Abraço e boa compra parceiro!