Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Segregação no Esporte!

Tudo sobre Paintball Cenário.
JOE - PANDA
Recruit
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:45

Segregação no Esporte!

Mensagem por JOE - PANDA »

Recentemente foi publicada pela FPESP o edital de regras para o 2º Torneio de PB Cenário/RA.

Que diz o seguinte no que tange as regras de utilização dos marcadores:

"6 – REGRAS e CONDIÇÕES:
6.1 – Os participantes deverão utilizar equipamentos destinados à prática da modalidade Cenário e/ou RA, ou seja, equipamentos devidamente caracterizados, independente de cores ou estampas, não serão aceitos equipamentos utilizados na pratica do Speed, não será obrigatório à utilização do TAC CAP ou Loader tático, pois para cada disputa haverá limitação de uso de bolinhas, neste caso estão liberados os equipamentos semiautomáticos, automáticos e eletrônicos nas versões/modelos: curtos, longos e pistolas.
Observação 1: Atualmente alguns fabricantes de equipamentos de Speed vêm desenvolvendo marcadores com a tecnologia e estrutura/corpo dos marcadores de Speed para a pratica do cenário, este equipamentos possuem adaptação para stock (apoio de ombro), trilhos especiais para adaptação de acessórios e outras pequenas características, logo, caso haja jogadores utilizando estes tipos de equipamentos devidamente caracterizados os mesmos poderão ser liberados, mas em caso de dúvidas os sediadores juntamente com os líderes das equipes decidem o seu uso.
Observação 2: Caso haja algum jogador com equipamento que possa gerar dúvidas quanto a sua característica, recomendamos que traga também um outro equipamento habitual para cenário."

Então vamos lá:

1) Eu sei que quem quer jogar cenário/RA, quer que todos tenham aparência de Rambos e GI Joes, mas estamos no Brasil e o momento é de incentivar o esporte e não segregá-lo com uma regra que separa o jogador de PB que, por exemplo, não tem dinheiro pra comprar mais de um marcador e compra um de speed para praticar tanto Speed como cenário/RA.

2) Aí vem a primorosa regra e abre exceção para quem tem condições de gastar R$ 3.600,00 (mais), numa Dye DAM, que nada mais é que um marcador de speed (DM12), numa carcaça MILSIM.

3) Com limitação de bolinhas, não faz a menor diferença se o cara usa um marcador de Speed ou um marcador de Cenário/Ra, até mesmo porque estão liberados os marcadores automáticos e, assim sendo, tem marcadores que superam E MUITO os 12,5 bps do PSP.

Enfim eu sei que vai ter muito nego bitolado que vai falar "Ah mas tu quer jogar speed vai jogar speed e não enche o saco...", meu ponto é o seguinte não existe essa de marcador de cenário e marcador de speed (ATÉ EXISTE COMERCIALMENTE FALANDO), na essência marcador é tudo igual, o que vai fazer diferença são as restrições quanto ao uso, ou seja, cadência (máximo de BPS), velocidade (máximo de MTS) e capacidade (limite de bolinhas, MAG-Feed only e etc...).

Se a regra dissesse: O marcador só pode ser mecânico (blow-back). Aí sim, por definição, os marcadores eletrônicos estariam proibidos. Agora se regra permite marcadores de cenário eletrônicos, me parece um absurdo sem tamanho proibir os marcadores comercialmente vendidos como speed. Até porque não há vantagem nenhuma num marcador de speed com limite de bolinhas e cadência igual ou menor em relação aos marcadores de cenário.

Me parece razoável pensar, que os idealizadores do evento quiseram montar uma regra que permita que o equipamento seja o mais realista possível. Pois bem, sendo assim, vamos parar de ser hipócritas e assumir de uma vez que o PB é um esporte completamente elitizado e vamos dividir os jogadores de PB (Speed x Cenario/RA), com uma regra totalmente incoerente e contraditória e defender que o jogador só pode jogar uma modalidade de PB, ou melhor o jogador de PB vai poder jogar quantas modalidades o número de marcadores dele permitir!!! Olha que ótimo para o crescimento do esporte!?

Para melhor compreender o que eu digo basta ver o vídeo abaixo:

Vídeo:

Tippmann A5 com cadência de 23BPS!!! É cenário? Ou é speed? Ahhhhhh ela é preta e tem stock, OK CENÁRIO! lol

POR FIM, TUDO O QUE EU DISSE AQUI NÃO SE APLICA SE FOR ORGANIZADA UMA COMPETIÇÃO COM RESTRIÇÃO DE MARCADORES QUANTO À SUA FUNCIONALIDADE, COMO POR EXEMPLO: MAG-FEED. SE PUDEREM SER USADOS APENAS MARCADORES DE MAG-FEED TODOS OS OUTROS, INCLUSIVE OS DE "SPEED" E DE "CENÁRIO" QUE USAM LOADER, ESTARIAM EXCLUÍDOS.

VAMOS PROMOVER A UNIÃO NO ESPORTE E NÃO A SEGREGAÇÃO!!!

Sério, não é a toa que não Brasil atleta profissional, só no futebol mesmo!!!

Abraços!
Avatar do usuário
EyeWarp
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 193
Registrado em: 21 Mar 2010, 14:18
Federado: 076
Localização: Santos - SP

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por EyeWarp »

JOE - PANDA escreveu:Recentemente foi publicada pela FPESP o edital de regras para o 2º Torneio de PB Cenário/RA.

Abraços!

Caro Joe,

essa regra foi criada visando um torneio fechado de PB Cenário/RA, por isso foi imposta essa restrição.
em nenhum momento a FPESP como entidade assim como os seus seguidores fazem qualquer tipo de segregação e/ou preconceito contra alguma modalidade do paintball.
Até pelo fato que a FPESP é a Federação de Paintball do Estado de São Paulo, o que abrange toda e qualquer modalidade no PB.

De fato se houvesse um evento/torneio de SPEED pode ter certeza que essa regra seria invertida.

Acredito que houve um pequeno equívoco de interpretação.
hound
private
private
Mensagens: 33
Registrado em: 02 Fev 2012, 23:26

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por hound »

"De fato se houvesse um evento/torneio de SPEED pode ter certeza que essa regra seria invertida."

discordo.. aqui no sul, posso jogar speed com minha TM7 tranquilamente.
hound
private
private
Mensagens: 33
Registrado em: 02 Fev 2012, 23:26

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por hound »

PS..e ao que me conste, se vc quiser levar uma milsig no CBP, pode tambem.
Avatar do usuário
translitero
private
private
Mensagens: 46
Registrado em: 05 Out 2012, 07:42
Federado: FPESE

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por translitero »

Amigos,


Não é segregação! É organização! Há eventos em que é liberado o full auto e há eventos que não...
Avatar do usuário
Marcos RS
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1986
Registrado em: 10 Out 2010, 20:21
Federado: FPESC 001, FPERJ 782
Localização: Joinville-SC
Contato:

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por Marcos RS »

Olha, que saco...

Por mais que a federação tente fazer algo elaborado sempre tem um negativo que vem criar caso.

R.A. é simulação de ação real, ou seja, brincar de Rambo. Não concorda ou não gosta? Beleza vai jogar mata-mata no catadão e não alopra.

Já perdermos muita gente boa para o Airsoft justamente por causa disso. Se quiser fazer trilha no meio do mato compre um Jeep e não um Camaro...
Avatar do usuário
paolo
corporal
corporal
Mensagens: 289
Registrado em: 11 Ago 2011, 17:45
Localização: Atibaia/SP

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por paolo »

Acompanhei a "discussão" pelo grupo da FPESP no Facebook .... o evento é Cenário/RA e como tal as regras ESPECIFICAS para este torneio podem ser feitas conforme for conveniente .... quanto mais "real" melhor ... sendo assim não aceita-se o uso das "speedeiras" ... não vejo de forma alguma como SEGREGAÇÃO é apenas um evento e nele colocaram essa regra ... sem fanatismos !!

Tem a opção "curtir" para o post do Marcos RS ???? rsrsrs
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por Roger »

Marcos RS escreveu:Olha, que saco...

Por mais que a federação tente fazer algo elaborado sempre tem um negativo que vem criar caso.

R.A. é simulação de ação real, ou seja, brincar de Rambo. Não concorda ou não gosta? Beleza vai jogar mata-mata no catadão e não alopra.

Já perdermos muita gente boa para o Airsoft justamente por causa disso. Se quiser fazer trilha no meio do mato compre um Jeep e não um Camaro...
:goodjob:
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por FabaoBH350 »

É só ir jogar Speed meu caro Joe Panda... O seu equipamento, por ser mais leve e menor te dá vantagens contra um jogador com um marcador que tem mais um metro de comprimento e pesa muuuito mais...

Cada uma que eu leio viu !!!!
xRafaelx
private
private
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Dez 2010, 16:49

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por xRafaelx »

JOE - PANDA infelizmente não adianta tentar discutir isso aqui no forum, aqui no Brasil temos uma preocupação enorme com que tipo de equipamento o outro esta usando, não basta a satisfação propria de jogar com aquilo que vc tem, é preciso que os outros tambem estejam te satisfazendo.
Comentei anteriormente no topico da primeira etapa deste torneio sobre o carater R.A do mesmo, se existe o compendio e a ideia é fazer um campeonato que prima pela "realidade", pq não aplicar as regras ja consolidadas do R.A. ?
Que fique claro, não sou contra a existencia de um campeonato de cenario, mas pq não ser feito em um molde como o Ultimate woodsball league, e ai teriamos os campeonatos de speed, cenario (nos moldes de um UWL) e poderiamos ter tb a criacao de um para o R.A de verdade.
Fabao quer dizer que se o cara tem uma TM 15 serrada e sem stock ele não pode jogar cenario? pq eu tenho certeza que ela nao tem mais de um metro ou tao pouco pesa tão mais do que um marcador de speed. Nesse ritmo em breve teremos que adotar fita metrica e balança nos jogos de cenario, somente marcadores com tamanho X e peso Y poderão participar...É cada coisa que eu leio viu!!!
Avatar do usuário
paolo
corporal
corporal
Mensagens: 289
Registrado em: 11 Ago 2011, 17:45
Localização: Atibaia/SP

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por paolo »

eu não conhecia o Ultimate Woodsball League, fiz uma pesquisa no Youtube e para minha surpresa nada mais é do que o Speed em lugares naturais (sem os infláveis !!!!!!), mas todos de marcadores speed !!!!!! então não tem diferença nenhuma pro jogo de Speed tradicional .... !!

acredito que não podemos ficar comparando com os gringos, aqui temos um perfil de jogo, em sua maioria são jogadores que gostam de praticar o paintball CENARIO !!!!! talvez não seguindo todas as regras de um RA clássico, porém CENÁRIO !!!!! não abrindo mão de fardas, marcadores customizados, etc ...
Avatar do usuário
Marcos RS
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1986
Registrado em: 10 Out 2010, 20:21
Federado: FPESC 001, FPERJ 782
Localização: Joinville-SC
Contato:

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por Marcos RS »

Um fato que acho interessante, é que não se vê jogadores de speed reclamando que não podem participar das operações de R.A., pelo contrário, eles querem distância disso.

Quem fica nessa choradeira é o cara que não joga speed, mas compra um marcador deste para levar vantagem no cenário.

O típico cara que coloca uma calça camuflada, cotoveleiras de neoprene, amarra uma camiseta na cabeça e sai correndo com um marcador branco...
xRafaelx
private
private
Mensagens: 15
Registrado em: 04 Dez 2010, 16:49

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por xRafaelx »

Paolo, ja tentou ler as regras do UWL? acho que não segue os moldes de nenhuma liga de speed. E lendo os forums gringos da para perceber as pessoas que querem ter mais do que um marcador, não compram uma speed e uma TM ou uma DAM, pq estes internamente são a mesma coisa, mas sim uma pump, uma mag feed ou uma mech, ja que estes sim são atributos usados para separar os jogos.
Eu jogo paintball, seja ele qual for, só não pretendo comprar um de cada marcador para satisfazer os outros. E vendo atitudes como a deste forum de cenario, que é por onde a maioria dos jogadores começam, ja se cria uma discordia deste tamanho pelo tipo de equipamento, acho que infelizmente vai ser dificil conseguir jogar R.A um dia.
Acho que com relação aos avanços de legislação com certeza teremos um grande crescimento, mas com relação ao esporte em si, muito me desanima ver que algumas pessoas com cargos importantes em Federações possuem um pensamento tão minimalista.
Avatar do usuário
translitero
private
private
Mensagens: 46
Registrado em: 05 Out 2012, 07:42
Federado: FPESE

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por translitero »

xRafaelx escreveu:Paolo, ja tentou ler as regras do UWL? acho que não segue os moldes de nenhuma liga de speed. E lendo os forums gringos da para perceber as pessoas que querem ter mais do que um marcador, não compram uma speed e uma TM ou uma DAM, pq estes internamente são a mesma coisa, mas sim uma pump, uma mag feed ou uma mech, ja que estes sim são atributos usados para separar os jogos.
Eu jogo paintball, seja ele qual for, só não pretendo comprar um de cada marcador para satisfazer os outros. E vendo atitudes como a deste forum de cenario, que é por onde a maioria dos jogadores começam, ja se cria uma discordia deste tamanho pelo tipo de equipamento, acho que infelizmente vai ser dificil conseguir jogar R.A um dia.
Acho que com relação aos avanços de legislação com certeza teremos um grande crescimento, mas com relação ao esporte em si, muito me desanima ver que algumas pessoas com cargos importantes em Federações possuem um pensamento tão minimalista.

xRafaelx,

Não é minimalista não!
Pelo contrário. É abrangente!
São definidas as regras para cada evento:
A velocidade e cadência do marcador, full auto ou sigle shot, uniforme, hierarquia e missões, respaw, reparo de equipamentos quando atingido e quantidade de médicos por equipe para resgate e cura dos feridos, que tipo de bolinhas usar, quantidade de bolinhas, quantas vidas cada espeicalista tem, se será permitido uso de granadas e armadilhas entre tantas outras regras para que o jogo se torne dinâmico, visto que é um jogo demorado.
O operador que estiver com Speed estárá com vantagem técnica:

1. Por conta do peso do marcador (mais leve);
2. Pela cadência de tiros (se não for liberado full auto no evento, o marcador de Speed com gatilho duplo funciona como full auto sem dificuldades);

Mas da mesma forma há desvantagens:

1. Speed usando load tático gravitacional... Kkkkk, não funciona. É um tiro e uma chacoalhada!
2. As cores do marcador no meio do mato é um chamariz.

RA é um jogo longo, e já tive jogos em que não dei nenhum tiro (e conclui a missão), a tática é mais importante que o equipamento. Mas, as regras servem para que ninguem fique em desvantagem e que o jogo possa fluir.

:yessir:
Avatar do usuário
tonyldo
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 101
Registrado em: 13 Jul 2010, 23:18

Re: Segregação no Esporte!

Mensagem por tonyldo »

Marcos RS escreveu:Um fato que acho interessante, é que não se vê jogadores de speed reclamando que não podem participar das operações de R.A., pelo contrário, eles querem distância disso.

Quem fica nessa choradeira é o cara que não joga speed, mas compra um marcador deste para levar vantagem no cenário.

O típico cara que coloca uma calça camuflada, cotoveleiras de neoprene, amarra uma camiseta na cabeça e sai correndo com um marcador branco...
Melhor constatação já postada aqui nos últimos anos. A mais pura verdade, infelizmente.
Acho que o pessoal não tá entendo que o caso não se trata de peso ou de cadência e sim de visual. Estamos falando de simulação militar, de brincar de soldado e nos divertir. Agora se o pessoal do speed acha que as federações não estão dando a devida atenção aos jogadores de speed, ou na organização de outros eventos que não façam esse tipo de restrição eu sou o primeiro a apoiar um pedido para q isso não ocorra. Agora dizer q a FPESP está segregando o esporte, pela'mor'de'deus!!!
:cmd:
Responder

Voltar para “Geral.”