1º Etapa do Torneio FPESP - Cenário/RA 10/03/2013
Enviado: 19 Fev 2013, 13:49
2º TORNEIO FPESP de CENÁRIO - 2013
RANQUEAMENTO PARA EQUIPES FEDERADAS
1 - APRESENTAÇÃO:
1.1 – O Torneio FPESP de Cenário será composto por 04 (quatro) etapas a serem realizadas dentro do estado de São Paulo, assim, ranqueando as equipes. Este torneio contará apenas com a participação de jogadores devidamente federados, sejam na FPESP, ou nas demais federações do Brasil.
1.2 – O torneio ocorrerá em campos/empresas reconhecidas por esta entidade, assim, fazendo-se cumprir com todos os procedimentos, equipamentos e infra-estrutura necessária, como segue:
1ª Etapa 10/03: Campinas/SP – Base Chernobyl
2ª Etapa 09/06: Vargem Gde Paulista/SP – Delta Paintball
3ª Etapa 15/09: Ilhabela/SP – Base Marinners
4ª Etapa 08/12: São Jose do Rio Preto/SP – Base Fantasmas
Observação: A FPESP disponibilizará toda a sua estrutura para o Torneio e o sediador deverá garantir pontos de agua corrente aos participantes, banheiros masculino e feminino (químicos ou não), lanchonete ou atendimento/serviço de bebidas, lanches e/ou salgados, área para o socorrista, organizadores do evento e representantes da FPESP, além de toda a estrutura de segurança necessária para a organização do Torneio.
1.3 – Cada etapa será realizada no período máximo de um dia e sempre aos domingos, assim, tendo seu início as 07h00min e término por volta das 18h30min.
1.4 – O limite máximo de inscrições para o Torneio em 2013 será de 18 (dezoito) equipes, em havendo uma maior procura além das vagas disponibilizadas, a FPESP junto aos sediadores poderão avaliar a possibilidade de que as etapas em 2014 sejam realizadas em dois dias, sendo aos sábados e domingos, assim, somando o máximo de 30 equipes participantes por etapa, onde poderão ser dividas em 02 (duas) categorias.
2 – OBJETIVO:
2.1 – O objetivo é de ranquear e premiar as equipes através de pontuação em cada uma das etapas, sendo que, com a somatória dos pontos adquiridos durante o ano, será apresentada a equipe campeã, bem como a classificação dos demais times. Dessa forma a FPESP vem fomentar o esporte, bem como elevar o nível de seus praticantes e organizadores, assim, gerando uma competição saudável e principalmente mantendo a boa relação entre as equipes.
3 – INSCRIÇÃO/PREMIAÇÃO:
3.1 – Somente participarão os jogadores/equipes que efetuarem sua inscrição de forma antecipada até a data limite estipulada através de uma ficha padrão por equipe; não haverá exceções, a ficha será disponibilizada no Fórum do Paintball Cenário, no site da empresa ou equipe sediadora e no site e demais canais de comunicação da FPESP, estará à disposição de todos os interessados.
3.2 – O valor de inscrição por equipe será de R$ 500,00.
Observação: Os dados bancários serão disponibilizados por cada sediador nos devidos canais de comunicação conforme item 3.1.
3.3 – O limite máximo de equipes participantes será de 18 (dezoito), sendo que, cada uma poderá inscrever quantos jogadores achar necessário e cada equipe ao entrar em campo para jogo deverá ser composta por 05 (cinco) integrantes, sendo 01 (um) líder e mais 04 (quatro) jogadores, na falta de algum ou alguns integrantes no dia do Torneio, não serão aceitas substituições de última hora, pois, havendo tal necessidade a referida troca deverá ser efetuada/comunicada por escrito através de email direcionado a organização do evento com o mínimo de até sete (7) dias antes da etapa.
Observação 1: O limite de vagas será preenchido de acordo com a ordem de inscrições das equipes; a FPESP e/ou sediador divulgará diariamente a quantidade das vagas em aberto.
Observação 2: Será permitida inscrição de no máximo 02 (dois) times por equipe, ou seja, time 1 e time 2, os sorteios das equipes para as chaves deverá ser feito de forma aleatória, desta forma, não haverá nenhum tipo de favorecimento; se o time 1 cair na mesma chave do time 2 ou se ambos caírem em chaves separadas, este é o critério. Tanto nos jogos classificatórios quanto nos jogos das finais os confrontos entre times 1 e 2 ou A e B, serão observados com maior critério e na confirmação de qualquer atitude antidesportiva e/ou favorecimento, ambas as equipes sofrerão as perdas dos pontos conquistados na partida bem como terão penalização de -100 pontos cada uma.
3.4 – Serão premiadas as equipes classificadas nas 03 (três) primeiras posições em cada uma das etapas, sendo da seguinte forma:
1º Lugar: Premiação em Produtos e/ou Dinheiro
2º Lugar: Premiação em Produtos e/ou Dinheiro
3º Lugar: Premiação em Produtos e/ou Dinheiro
Observação: A FPESP e os sediadores vem pleiteando junto às empresas voltadas ao esporte, patrocínios significativos ao torneio, bem como sorteio de equipamentos e acessórios as demais participantes.
4 – PONTUAÇÃO:
4.1 – A pontuação será registrada em cada entrada no campo/pista de competição, isto é, cada equipe passará de 04 (quatro) a 05 (cinco) vezes (dependendo do numero de equipes inscritas), uma de cada vez e serão anotados os pontos da partida.
4.2 – A equipe que não tiver seu quadro de competidores completo também poderá competir, mas será penalizada em pontos pelo número de jogadores não participantes, conforme tabela 4.3.
4.3 – A tabela de pontuação é composta da seguinte forma:
DESCRIÇÃO PONTOS
JOGADOR ADVERSÁRIO ELIMINADO + 10
MISSÃO CONCLUIDA + 50
PENALIZAÇÃO POR FALTA DE INTEGRANTE (INDIVIDUAL)¹ - 10
“WO” (Não presença de equipe no Torneio/partida)² +/- 50
¹ A penalização será aplicada em cada uma das partidas.
² Será aplicada pontuação de +50 a equipe presente e -50 a equipe ausente por partida.
4.4 – Para o critério de desempate entre as equipes será considerado o confronto direto realizado entre elas (na fase de classificação para classificar as equipes e na fase final para determinar a posição final) e na eventualidade de persistir alguma dúvida e/ou empate, será considerado o confronto direto realizado com a próxima equipe com maior pontuação, ou seja, se as 2 primeiras equipes fecharam com 100 pontos e a terceira equipe com 80 pontos havendo empate no 1º critério de desempate, valerá o confronto com esta terceira equipe e assim sucessivamente até ocorrer o desempate tanto na Classificação quanto na final.
5 – COMPETIÇÃO:
5.1 – Os locais/cenários para as 04 (quatro) etapas do Torneio poderão ser diferentes: mata, campo com obstáculos, ambiente confinado ou semi-confinado, mas a área de competição será demarcada previamente tendo como parâmetros medidas de aproximadamente 40/60 metros de comprimento por 20/30 metros de largura.
5.2 – Serão sorteadas/formadas 03 (três) chaves com limite de 06 (seis) equipes, cada equipe jogará com todas as demais dentro de sua chave e através da pontuação e serão classificadas do 1º ao 6º lugar.
5.3 – Cada partida/jogo terá a duração máxima de 10 minutos.
5.4 – Os jogos serão alternados entres as equipes e as chaves, deste modo às equipes terão tempo para se reorganizar e se preparar para o próximo jogo.
5.5 – Ao final de todos os jogos nas 03 (três) chaves as 02 (duas) melhores equipes classificadas em cada chave farão a final no mesmo sistema de competição, ou seja, todos contra todos.
5.6 – O objetivo de cada jogo será único para todas as equipes, ou seja, capturar a sua bandeira no campo adversário e traze-la até sua base dentro do tempo estipulado.
Observação: A estratégia ficará a critério de cada equipe, não há necessidade da eliminação da equipe adversária para vencer o jogo, mas conforme tabela de pontuação, quanto maior o numero de pontos que a equipe conquistar, melhor será a sua classificação no torneio.
6 – REGRAS e CONDIÇÕES:
6.1 – Os participantes deverão utilizar equipamentos destinados à prática da modalidade Cenário e/ou RA, ou seja, equipamentos devidamente caracterizados, independente de cores ou estampas, não serão aceitos equipamentos utilizados na pratica do Speed, não será obrigatório à utilização do TAC CAP ou Loader tático, pois para cada disputa haverá limitação de uso de bolinhas, neste caso estão liberados os equipamentos semiautomáticos, automáticos e eletrônicos nas versões/modelos: curtos, longos e pistolas.
Observação 1: Atualmente alguns fabricantes de equipamentos de Speed vêm desenvolvendo marcadores com a tecnologia e estrutura/corpo dos marcadores de Speed para a pratica do cenário, este equipamentos possuem adaptação para stock (apoio de ombro), trilhos especiais para adaptação de acessórios e outras pequenas características, logo, caso haja jogadores utilizando estes tipos de equipamentos devidamente caracterizados os mesmos poderão ser liberados, mas em caso de dúvidas os sediadores juntamente com os líderes das equipes decidem o seu uso.
Observação 2: Caso haja algum jogador com equipamento que possa gerar dúvidas quanto a sua característica, recomendamos que traga também um outro equipamento habitual para cenário.
6.2 – Não serão aceitos equipamentos de Air-soft, apenas Paintball, nos calibres “0.43” e “0.68”.
6.3 – Não serão aceitas bolinhas sólidas ou maciças e powder-ball (Talco), apenas bolinhas de tinta.
6.4 – Não seram exigidas padronização de vestimentas e uniformes, mas está expressamente proibido o uso de fardas/padrões das forças militares brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica), bem como utilização de padrões de uniformes das policias civil e militar.
6.5 – A quantidade de bolinhas para cada jogador em cada jogo será de 100 unidades.
6.6 – O jogador não deverá carregar seu equipamento com as bolinhas antes da sua entrada para cada jogo, ou seja, o tempo todo o equipamento deverá permanecer descarregado, mesmo os equipamentos que utilizem “magazine ou sistema de pente”, a carga de bolinhas será feita na presença de um fiscal/ranger que verificar o carregamento e certificara da quantidade exata de bolinhas para cada jogo na área de espera/concentração.
Observação 1: As bolinhas deverão ser transportadas exclusivamente em um único Speed Tube de 100 unidades.
Observação 2: Além dos equipamentos obrigatórios de proteção, aconselhamos aos jogadores o uso dos seguintes equipamentos: capacete, joelheiras, cotoveleiras, luvas e botas.
6.7 – Liberado o uso de rádios comunicadores e Talk About’s independente do modelo.
6.8 – A pontuação será anotada pelos árbitros, a ficha será assinada pelo líder/capitão da equipe e repassada para a mesa diretora que fará a atualização da pontuação das equipes durante toda a competição.
6.9 – Os Rangeres/árbitros possuem a palavra/decisão final para cada ato, ação e situação dentro da área de jogo, ou seja, o que for decidido/determinado será cumprido pelo jogador, caso contrário o jogador estará sujeito ás infrações na tabela de penalização 7.1.
Observação 1: Toda decisão/apontamento do árbitro principal deverá ser efetuada de forma imediata ao final da partida e anotada na ficha da equipe identificando o jogador infrator, toda e qualquer desavença será decidida entre os líderes/capitães das equipes e o quadro de juízes, sem a interferência de outras pessoas, jogadores, organização do Torneio ou representantes da FPESP.
Observação 2: Ao final de cada partida os líderes/capitães das equipes assinaram a súmula do jogo, atestando assim a veracidade das anotações e apontamentos efetuados pelos juízes.
Observação 3: A FPESP e a organização do evento apenas intervirá quando tratar-se de uma situação além das condições normais do Torneio/Competição, ou seja, desrespeito e ações discriminatórias, agressão física e intimidação verbal, nestes casos o jogador estará sujeito a tabela de penalização 7.1 e aos critérios de julgamento da FPESP, conforme estipulado em seus Estatuto.
6.10 – Toda a equipe de árbitros/rangeres convocada para este torneio é formada por jogadores de Paintball com experiência em torneios de Cenário, RA ou Speed, além de pessoas selecionadas pela própria Federação, deste modo, não haverá envolvimento e/ou ligações entre os jogadores e equipes com o quadro de árbitros.
6.11 – A medição/Cronagem validará equipamentos com até 250 FPS para as bolinhas de tinta “0.68” e de 370 FPS para as bolinhas de tinta “0.43” (Dependendo do modelo do equipamento), haverá tolerância apenas de 10 FPS a mais.
Observação: Caso algum jogador possua marcador diferenciado que eventualmente em outros torneios e/ou competição apresentam problemas de Cronagem e não se enquadram dentro do limite estabelecido pela FPESP, não será liberada a utilização deste equipamento em hipótese alguma, não haverá exceções nos limites de cronagem.
6.12 – Os equipamentos poderão ter propulsão a CO² ou Ar Comprimido.
6.13 – Serão disponibilizadas sem custo adicional aos competidores ás cargas e recargas de CO² e Ar comprimido, sendo, que as cargas e recargas de ar comprimido terão pressão máxima de 3000 PSI.
6.14 – Uso obrigatório do Barrel Sox ou Barrel Plug.
6.15 – Jogadores alvejados em qualquer parte do corpo, bem como, em seus equipamentos são considerados eliminados, devem se acusar imediatamente e sair da área de jogo sem se comunicar com seus colegas de equipe ou demais presentes na área de jogo.
6.16 – No caso do jogador eliminado estiver utilizando radio comunicador ou outro equipamento de comunicação e for observado pelo ranger, pelo árbitro, ou qualquer outro membro da organização efetuando contato ou insinuando eventual contato pelo equipamento, a equipe será punida de forma imediata com sua eliminação do jogo atual e declarada perdedora naquela partida, sendo que a equipe adversária será pontuada em 100 pontos (equivalente à eliminação dos jogadores adversários e cumprimento da missão), não serão computadas eventuais baixas/eliminações de sua equipe.
Observação: Jogador alvejado se retira da área imediatamente sem nenhum tipo de comunicação verbal, simplesmente levanta o equipamento e dirige-se para a área de Safety Zone/Stand-By.
6.17 – A empresa sediadora do evento disponibilizara uma área específica para as equipes que aguardam sua entrada, ou seja, em Stand-By, local este, onde os competidores poderão ou não ter visão direta para a área de competição.
7 – PENALIZAÇÕES:
7.1 – Poderá ser penalizada a equipe, cujo o(s) jogador(es) não cumpra(m) ou descumpra(m) com as condições abaixo:
DESCRIÇÃO PONTOS
O não uso do acessório “BARREL SOX” em área comum ou safety zone *(a) - 50
A retirada ou não uso de mascara de proteção na área de combate *(a) - 50
Progredir por área não demarcada/autorizada *(c) - 20
Efetuar disparos fora da área de cronografagem ou área de combate *(a) - 20
Jogador identificado com Número de bolas além do permitido -50
Desrespeito verbal aos adversários, organizadores e demais presentes no evento *(a) - 50
Desrespeito ou contestação aos rangeres em atuação *(a) - 50
Cronagem acima do permitido pela Organização durante o jogo*(a) -50
Proibido o uso de qualquer artefato Militar* (a) -50
Agressão física para qualquer pessoa presente no evento *(b) - 300
Uso de bolas de borracha, talco ou que não sejam de tinta (Paintball) *(b) - 150
Competidor alvejado (Tronco, Membros e Cabeça, ou seja, corpo inteiro), que não se acusou e continuou na sua progressão *(c) -40
Competidor alvejado em equipamentos, acessórios e Sola das Botas que não se acusou e continuou na sua progressão *(c) - 20
Competidor eliminado (morto) se comunicando com seus integrantes de equipe - 20
*(a) Penalidade/pontuação computada por fato observado.
*(b) Alem da pontuação computada o competidor será expulso imediatamente do evento, seu ato será levado a observação e julgamento do Tribunal de Ética Desportiva da FPESP e será convocado a dar a devida explicação e/ou apresentar defesa, sendo que o mesmo poderá não ter sua inscrição aceita nas demais etapas deste torneio bem como nos eventos com apoio FPESP, após julgamento do Tribunal.
*(c) Alem da pontuação computada o jogador será retirado imediatamente do campo.
Obs: - Respingos de tinta não são considerados tiros, mas sim “splash”.
8 – CONSIDERAÇÕES:
8.1 – A mesa diretora não tem poder/autonomia para quaisquer alterações e ou informações observadas na ficha de jogo de cada equipe, a mesma se limitará a lançar e digitar as pontuações positivas e negativas de cada equipe e fornecer a classificação de momento.
8.2 – Ratificamos que as equipes participantes deverão ficar em local determinado pela organização do evento e não poderão se agrupar no local de Stand-By e/ou entrada para área de jogo.
8.3 - Não será permitido o uso de bebidas alcoólicas durante o evento, caso contrário, a equipe será penalizada e o jogador suspenso do torneio.
8.4 – Será proibido o uso de armas de fogo, brancas e/ou explosivos mesmo se o jogador for militar.
8.5 – Liberado o uso de sinalizador de fumaça e granadas de tinta (sem acionamento por explosão), sendo um sinalizador por equipe por partida.
8.6 – O campo sede disponibilizará datas para treino de todas as equipes participantes para conhecimento da área com divulgação prévia.
8.7 – A FPESP manterá a disposição a todos os jogadores federados toda a sua estrutura: socorrista, seguro, espaço FPESP, tendas, gerador e compressor com cascata.
8.8 – Para quaisquer dúvidas e esclarecimentos os contatos devem ser feitos por e-mail ou telefones do sediador.
8.9 – Ficha de inscrição: Anexo I – Disponibilizada nos canais de comunicação pelo sediador do evento.
8.10-O sediador é o único responsável pela organização de toda a etapa do Torneio, desde a chegada das equipes/jogadores até a premiação final, a responsabilidade da FPESP esta limitada a sua estrutura conforme item 8.7.
Atenciosamente,
Diretoria de jogos e Eventos
RANQUEAMENTO PARA EQUIPES FEDERADAS
1 - APRESENTAÇÃO:
1.1 – O Torneio FPESP de Cenário será composto por 04 (quatro) etapas a serem realizadas dentro do estado de São Paulo, assim, ranqueando as equipes. Este torneio contará apenas com a participação de jogadores devidamente federados, sejam na FPESP, ou nas demais federações do Brasil.
1.2 – O torneio ocorrerá em campos/empresas reconhecidas por esta entidade, assim, fazendo-se cumprir com todos os procedimentos, equipamentos e infra-estrutura necessária, como segue:
1ª Etapa 10/03: Campinas/SP – Base Chernobyl
2ª Etapa 09/06: Vargem Gde Paulista/SP – Delta Paintball
3ª Etapa 15/09: Ilhabela/SP – Base Marinners
4ª Etapa 08/12: São Jose do Rio Preto/SP – Base Fantasmas
Observação: A FPESP disponibilizará toda a sua estrutura para o Torneio e o sediador deverá garantir pontos de agua corrente aos participantes, banheiros masculino e feminino (químicos ou não), lanchonete ou atendimento/serviço de bebidas, lanches e/ou salgados, área para o socorrista, organizadores do evento e representantes da FPESP, além de toda a estrutura de segurança necessária para a organização do Torneio.
1.3 – Cada etapa será realizada no período máximo de um dia e sempre aos domingos, assim, tendo seu início as 07h00min e término por volta das 18h30min.
1.4 – O limite máximo de inscrições para o Torneio em 2013 será de 18 (dezoito) equipes, em havendo uma maior procura além das vagas disponibilizadas, a FPESP junto aos sediadores poderão avaliar a possibilidade de que as etapas em 2014 sejam realizadas em dois dias, sendo aos sábados e domingos, assim, somando o máximo de 30 equipes participantes por etapa, onde poderão ser dividas em 02 (duas) categorias.
2 – OBJETIVO:
2.1 – O objetivo é de ranquear e premiar as equipes através de pontuação em cada uma das etapas, sendo que, com a somatória dos pontos adquiridos durante o ano, será apresentada a equipe campeã, bem como a classificação dos demais times. Dessa forma a FPESP vem fomentar o esporte, bem como elevar o nível de seus praticantes e organizadores, assim, gerando uma competição saudável e principalmente mantendo a boa relação entre as equipes.
3 – INSCRIÇÃO/PREMIAÇÃO:
3.1 – Somente participarão os jogadores/equipes que efetuarem sua inscrição de forma antecipada até a data limite estipulada através de uma ficha padrão por equipe; não haverá exceções, a ficha será disponibilizada no Fórum do Paintball Cenário, no site da empresa ou equipe sediadora e no site e demais canais de comunicação da FPESP, estará à disposição de todos os interessados.
3.2 – O valor de inscrição por equipe será de R$ 500,00.
Observação: Os dados bancários serão disponibilizados por cada sediador nos devidos canais de comunicação conforme item 3.1.
3.3 – O limite máximo de equipes participantes será de 18 (dezoito), sendo que, cada uma poderá inscrever quantos jogadores achar necessário e cada equipe ao entrar em campo para jogo deverá ser composta por 05 (cinco) integrantes, sendo 01 (um) líder e mais 04 (quatro) jogadores, na falta de algum ou alguns integrantes no dia do Torneio, não serão aceitas substituições de última hora, pois, havendo tal necessidade a referida troca deverá ser efetuada/comunicada por escrito através de email direcionado a organização do evento com o mínimo de até sete (7) dias antes da etapa.
Observação 1: O limite de vagas será preenchido de acordo com a ordem de inscrições das equipes; a FPESP e/ou sediador divulgará diariamente a quantidade das vagas em aberto.
Observação 2: Será permitida inscrição de no máximo 02 (dois) times por equipe, ou seja, time 1 e time 2, os sorteios das equipes para as chaves deverá ser feito de forma aleatória, desta forma, não haverá nenhum tipo de favorecimento; se o time 1 cair na mesma chave do time 2 ou se ambos caírem em chaves separadas, este é o critério. Tanto nos jogos classificatórios quanto nos jogos das finais os confrontos entre times 1 e 2 ou A e B, serão observados com maior critério e na confirmação de qualquer atitude antidesportiva e/ou favorecimento, ambas as equipes sofrerão as perdas dos pontos conquistados na partida bem como terão penalização de -100 pontos cada uma.
3.4 – Serão premiadas as equipes classificadas nas 03 (três) primeiras posições em cada uma das etapas, sendo da seguinte forma:
1º Lugar: Premiação em Produtos e/ou Dinheiro
2º Lugar: Premiação em Produtos e/ou Dinheiro
3º Lugar: Premiação em Produtos e/ou Dinheiro
Observação: A FPESP e os sediadores vem pleiteando junto às empresas voltadas ao esporte, patrocínios significativos ao torneio, bem como sorteio de equipamentos e acessórios as demais participantes.
4 – PONTUAÇÃO:
4.1 – A pontuação será registrada em cada entrada no campo/pista de competição, isto é, cada equipe passará de 04 (quatro) a 05 (cinco) vezes (dependendo do numero de equipes inscritas), uma de cada vez e serão anotados os pontos da partida.
4.2 – A equipe que não tiver seu quadro de competidores completo também poderá competir, mas será penalizada em pontos pelo número de jogadores não participantes, conforme tabela 4.3.
4.3 – A tabela de pontuação é composta da seguinte forma:
DESCRIÇÃO PONTOS
JOGADOR ADVERSÁRIO ELIMINADO + 10
MISSÃO CONCLUIDA + 50
PENALIZAÇÃO POR FALTA DE INTEGRANTE (INDIVIDUAL)¹ - 10
“WO” (Não presença de equipe no Torneio/partida)² +/- 50
¹ A penalização será aplicada em cada uma das partidas.
² Será aplicada pontuação de +50 a equipe presente e -50 a equipe ausente por partida.
4.4 – Para o critério de desempate entre as equipes será considerado o confronto direto realizado entre elas (na fase de classificação para classificar as equipes e na fase final para determinar a posição final) e na eventualidade de persistir alguma dúvida e/ou empate, será considerado o confronto direto realizado com a próxima equipe com maior pontuação, ou seja, se as 2 primeiras equipes fecharam com 100 pontos e a terceira equipe com 80 pontos havendo empate no 1º critério de desempate, valerá o confronto com esta terceira equipe e assim sucessivamente até ocorrer o desempate tanto na Classificação quanto na final.
5 – COMPETIÇÃO:
5.1 – Os locais/cenários para as 04 (quatro) etapas do Torneio poderão ser diferentes: mata, campo com obstáculos, ambiente confinado ou semi-confinado, mas a área de competição será demarcada previamente tendo como parâmetros medidas de aproximadamente 40/60 metros de comprimento por 20/30 metros de largura.
5.2 – Serão sorteadas/formadas 03 (três) chaves com limite de 06 (seis) equipes, cada equipe jogará com todas as demais dentro de sua chave e através da pontuação e serão classificadas do 1º ao 6º lugar.
5.3 – Cada partida/jogo terá a duração máxima de 10 minutos.
5.4 – Os jogos serão alternados entres as equipes e as chaves, deste modo às equipes terão tempo para se reorganizar e se preparar para o próximo jogo.
5.5 – Ao final de todos os jogos nas 03 (três) chaves as 02 (duas) melhores equipes classificadas em cada chave farão a final no mesmo sistema de competição, ou seja, todos contra todos.
5.6 – O objetivo de cada jogo será único para todas as equipes, ou seja, capturar a sua bandeira no campo adversário e traze-la até sua base dentro do tempo estipulado.
Observação: A estratégia ficará a critério de cada equipe, não há necessidade da eliminação da equipe adversária para vencer o jogo, mas conforme tabela de pontuação, quanto maior o numero de pontos que a equipe conquistar, melhor será a sua classificação no torneio.
6 – REGRAS e CONDIÇÕES:
6.1 – Os participantes deverão utilizar equipamentos destinados à prática da modalidade Cenário e/ou RA, ou seja, equipamentos devidamente caracterizados, independente de cores ou estampas, não serão aceitos equipamentos utilizados na pratica do Speed, não será obrigatório à utilização do TAC CAP ou Loader tático, pois para cada disputa haverá limitação de uso de bolinhas, neste caso estão liberados os equipamentos semiautomáticos, automáticos e eletrônicos nas versões/modelos: curtos, longos e pistolas.
Observação 1: Atualmente alguns fabricantes de equipamentos de Speed vêm desenvolvendo marcadores com a tecnologia e estrutura/corpo dos marcadores de Speed para a pratica do cenário, este equipamentos possuem adaptação para stock (apoio de ombro), trilhos especiais para adaptação de acessórios e outras pequenas características, logo, caso haja jogadores utilizando estes tipos de equipamentos devidamente caracterizados os mesmos poderão ser liberados, mas em caso de dúvidas os sediadores juntamente com os líderes das equipes decidem o seu uso.
Observação 2: Caso haja algum jogador com equipamento que possa gerar dúvidas quanto a sua característica, recomendamos que traga também um outro equipamento habitual para cenário.
6.2 – Não serão aceitos equipamentos de Air-soft, apenas Paintball, nos calibres “0.43” e “0.68”.
6.3 – Não serão aceitas bolinhas sólidas ou maciças e powder-ball (Talco), apenas bolinhas de tinta.
6.4 – Não seram exigidas padronização de vestimentas e uniformes, mas está expressamente proibido o uso de fardas/padrões das forças militares brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica), bem como utilização de padrões de uniformes das policias civil e militar.
6.5 – A quantidade de bolinhas para cada jogador em cada jogo será de 100 unidades.
6.6 – O jogador não deverá carregar seu equipamento com as bolinhas antes da sua entrada para cada jogo, ou seja, o tempo todo o equipamento deverá permanecer descarregado, mesmo os equipamentos que utilizem “magazine ou sistema de pente”, a carga de bolinhas será feita na presença de um fiscal/ranger que verificar o carregamento e certificara da quantidade exata de bolinhas para cada jogo na área de espera/concentração.
Observação 1: As bolinhas deverão ser transportadas exclusivamente em um único Speed Tube de 100 unidades.
Observação 2: Além dos equipamentos obrigatórios de proteção, aconselhamos aos jogadores o uso dos seguintes equipamentos: capacete, joelheiras, cotoveleiras, luvas e botas.
6.7 – Liberado o uso de rádios comunicadores e Talk About’s independente do modelo.
6.8 – A pontuação será anotada pelos árbitros, a ficha será assinada pelo líder/capitão da equipe e repassada para a mesa diretora que fará a atualização da pontuação das equipes durante toda a competição.
6.9 – Os Rangeres/árbitros possuem a palavra/decisão final para cada ato, ação e situação dentro da área de jogo, ou seja, o que for decidido/determinado será cumprido pelo jogador, caso contrário o jogador estará sujeito ás infrações na tabela de penalização 7.1.
Observação 1: Toda decisão/apontamento do árbitro principal deverá ser efetuada de forma imediata ao final da partida e anotada na ficha da equipe identificando o jogador infrator, toda e qualquer desavença será decidida entre os líderes/capitães das equipes e o quadro de juízes, sem a interferência de outras pessoas, jogadores, organização do Torneio ou representantes da FPESP.
Observação 2: Ao final de cada partida os líderes/capitães das equipes assinaram a súmula do jogo, atestando assim a veracidade das anotações e apontamentos efetuados pelos juízes.
Observação 3: A FPESP e a organização do evento apenas intervirá quando tratar-se de uma situação além das condições normais do Torneio/Competição, ou seja, desrespeito e ações discriminatórias, agressão física e intimidação verbal, nestes casos o jogador estará sujeito a tabela de penalização 7.1 e aos critérios de julgamento da FPESP, conforme estipulado em seus Estatuto.
6.10 – Toda a equipe de árbitros/rangeres convocada para este torneio é formada por jogadores de Paintball com experiência em torneios de Cenário, RA ou Speed, além de pessoas selecionadas pela própria Federação, deste modo, não haverá envolvimento e/ou ligações entre os jogadores e equipes com o quadro de árbitros.
6.11 – A medição/Cronagem validará equipamentos com até 250 FPS para as bolinhas de tinta “0.68” e de 370 FPS para as bolinhas de tinta “0.43” (Dependendo do modelo do equipamento), haverá tolerância apenas de 10 FPS a mais.
Observação: Caso algum jogador possua marcador diferenciado que eventualmente em outros torneios e/ou competição apresentam problemas de Cronagem e não se enquadram dentro do limite estabelecido pela FPESP, não será liberada a utilização deste equipamento em hipótese alguma, não haverá exceções nos limites de cronagem.
6.12 – Os equipamentos poderão ter propulsão a CO² ou Ar Comprimido.
6.13 – Serão disponibilizadas sem custo adicional aos competidores ás cargas e recargas de CO² e Ar comprimido, sendo, que as cargas e recargas de ar comprimido terão pressão máxima de 3000 PSI.
6.14 – Uso obrigatório do Barrel Sox ou Barrel Plug.
6.15 – Jogadores alvejados em qualquer parte do corpo, bem como, em seus equipamentos são considerados eliminados, devem se acusar imediatamente e sair da área de jogo sem se comunicar com seus colegas de equipe ou demais presentes na área de jogo.
6.16 – No caso do jogador eliminado estiver utilizando radio comunicador ou outro equipamento de comunicação e for observado pelo ranger, pelo árbitro, ou qualquer outro membro da organização efetuando contato ou insinuando eventual contato pelo equipamento, a equipe será punida de forma imediata com sua eliminação do jogo atual e declarada perdedora naquela partida, sendo que a equipe adversária será pontuada em 100 pontos (equivalente à eliminação dos jogadores adversários e cumprimento da missão), não serão computadas eventuais baixas/eliminações de sua equipe.
Observação: Jogador alvejado se retira da área imediatamente sem nenhum tipo de comunicação verbal, simplesmente levanta o equipamento e dirige-se para a área de Safety Zone/Stand-By.
6.17 – A empresa sediadora do evento disponibilizara uma área específica para as equipes que aguardam sua entrada, ou seja, em Stand-By, local este, onde os competidores poderão ou não ter visão direta para a área de competição.
7 – PENALIZAÇÕES:
7.1 – Poderá ser penalizada a equipe, cujo o(s) jogador(es) não cumpra(m) ou descumpra(m) com as condições abaixo:
DESCRIÇÃO PONTOS
O não uso do acessório “BARREL SOX” em área comum ou safety zone *(a) - 50
A retirada ou não uso de mascara de proteção na área de combate *(a) - 50
Progredir por área não demarcada/autorizada *(c) - 20
Efetuar disparos fora da área de cronografagem ou área de combate *(a) - 20
Jogador identificado com Número de bolas além do permitido -50
Desrespeito verbal aos adversários, organizadores e demais presentes no evento *(a) - 50
Desrespeito ou contestação aos rangeres em atuação *(a) - 50
Cronagem acima do permitido pela Organização durante o jogo*(a) -50
Proibido o uso de qualquer artefato Militar* (a) -50
Agressão física para qualquer pessoa presente no evento *(b) - 300
Uso de bolas de borracha, talco ou que não sejam de tinta (Paintball) *(b) - 150
Competidor alvejado (Tronco, Membros e Cabeça, ou seja, corpo inteiro), que não se acusou e continuou na sua progressão *(c) -40
Competidor alvejado em equipamentos, acessórios e Sola das Botas que não se acusou e continuou na sua progressão *(c) - 20
Competidor eliminado (morto) se comunicando com seus integrantes de equipe - 20
*(a) Penalidade/pontuação computada por fato observado.
*(b) Alem da pontuação computada o competidor será expulso imediatamente do evento, seu ato será levado a observação e julgamento do Tribunal de Ética Desportiva da FPESP e será convocado a dar a devida explicação e/ou apresentar defesa, sendo que o mesmo poderá não ter sua inscrição aceita nas demais etapas deste torneio bem como nos eventos com apoio FPESP, após julgamento do Tribunal.
*(c) Alem da pontuação computada o jogador será retirado imediatamente do campo.
Obs: - Respingos de tinta não são considerados tiros, mas sim “splash”.
8 – CONSIDERAÇÕES:
8.1 – A mesa diretora não tem poder/autonomia para quaisquer alterações e ou informações observadas na ficha de jogo de cada equipe, a mesma se limitará a lançar e digitar as pontuações positivas e negativas de cada equipe e fornecer a classificação de momento.
8.2 – Ratificamos que as equipes participantes deverão ficar em local determinado pela organização do evento e não poderão se agrupar no local de Stand-By e/ou entrada para área de jogo.
8.3 - Não será permitido o uso de bebidas alcoólicas durante o evento, caso contrário, a equipe será penalizada e o jogador suspenso do torneio.
8.4 – Será proibido o uso de armas de fogo, brancas e/ou explosivos mesmo se o jogador for militar.
8.5 – Liberado o uso de sinalizador de fumaça e granadas de tinta (sem acionamento por explosão), sendo um sinalizador por equipe por partida.
8.6 – O campo sede disponibilizará datas para treino de todas as equipes participantes para conhecimento da área com divulgação prévia.
8.7 – A FPESP manterá a disposição a todos os jogadores federados toda a sua estrutura: socorrista, seguro, espaço FPESP, tendas, gerador e compressor com cascata.
8.8 – Para quaisquer dúvidas e esclarecimentos os contatos devem ser feitos por e-mail ou telefones do sediador.
8.9 – Ficha de inscrição: Anexo I – Disponibilizada nos canais de comunicação pelo sediador do evento.
8.10-O sediador é o único responsável pela organização de toda a etapa do Torneio, desde a chegada das equipes/jogadores até a premiação final, a responsabilidade da FPESP esta limitada a sua estrutura conforme item 8.7.
Atenciosamente,
Diretoria de jogos e Eventos