Página 1 de 3

Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 08 Fev 2012, 22:28
por FabaoBH350
Bom pessoal....

Fiz mais uma postagem no Blog Real Action Brasil, e gostaria de compartilhar aqui com vcs... segue o Bonde...


Ruptura do Disco de Segurança em Tanque de CO²

Pessoal, não sei todos sabem, mas vai um exemplo do que acontece quando seu cilindro de CO² fica ao sol. Reparem que este rompeu o disco de segurança dentro da mochila, então nem dentro de mochila ele deve ficar ao sol.

Mas primeiro vamos entender o que acontece...

A pressão de trabalho de um cilindro de CO² quando cheio e funcionando em sua marcadora, pode variar entre 700 e 2000 PSI, dependendo da temperatura em que ele se encontra no momento, e do volume interno de gás, na média, ele trabalha em torno de 1300 PSI...

O DISCO DE RUPTURA, existente na válvula do seu cilindro de CO², nada mais é que um dispositivo de segurança que, como o nome diz, se rompe, liberando todo o gás do cilindro caso ele atinja pressões elevadas...

Via de regra, os discos de ruptura para CO² são fabricados para se romper quando a pressão interna do cilindro atingir 3000 PSI, ou 3K, como descrito na cabeça do parafuso que comporta o disco, essa pressão fica bem abaixo da pressão que seria necessária para explodir o cilindro.

Mas, caso esse disco não se rompa, a temperatura vai subir até o cilindro explodir, ai não fica nada pra contar a história...

Portanto, a dica é: Troque o disco de ruptura de seu cilindro CO² a cada um ou dois anos, ou pelo menos quando for fazer o reteste do cilindro, (que deve ser feito a cada 5 anos) uma peça dessas custa míseros R$ 15,00 e pode ser a diferença entre a vida e a morte se o cilindro estiver nas suas costas em um dia de sol forte.

Os discos de ruptura existem para os seguintes níveis de pressão:
- 1,8k = 1800 PSi - Para cilindros de baixa pressão;
- 3 k = 3000 PSi - Para cilindros de CO² em geral;
- 5 k = 5000 PSi - Para cilindros de 3000 ou 4500 Psi (Somente HPA);
- 7,5k = 7500 Psi - Para cilindros de 4500 PSi (Somente HPA)***
*** Mas essa é também a pressão de teste do cilindro, ele deve resistir durante um minuto sob essa pressão. Portanto, para sua segurança, use no máximo um disco de ruptura de 5K se seu cilindro for de 4500 PSi.

Veja o que são os discos de ruptura, na verdade os discos estão dentro destes parafusos:
Imagem

Onde eles estão na sua válvula de CO²:
Imagem

O rompimento do Disco de Ruptura do cilindro do camaradinha que deixou o CO2 no sol:

É isso pessoal, segurança em primeiro lugar...


Força e Honra... Sempre...

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 08 Fev 2012, 22:37
por Marcos RS
Ótimo tópico, parabéns Fabão!

Tomei a liberdade de repassar a todos da minha equipe.

[ ]'s

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 08 Fev 2012, 22:55
por FabaoBH350
Marcos RS escreveu:Ótimo tópico, parabéns Fabão!

Tomei a liberdade de repassar a todos da minha equipe.

[ ]'s
Blza Marcão... Obrigado... :goodjob: :goodjob:

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 09 Fev 2012, 09:05
por Edgard
Parabéns pelo tópico!!
Eu nunca tinha houvido falar nisso!

Valeu :legal:

Estou re passando geral!!

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 09 Fev 2012, 10:36
por Roger
Boa Fabão! Sempre trazendo coisas novas.

:goodjob:

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 09 Fev 2012, 19:12
por Taguchi Japa
Fla pessoal

grande FABAO!!!
parabens pelo topico!!!

abraços
Taguchi

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 09 Fev 2012, 23:31
por FabaoBH350
Vlw moçada... tamo junto ai... eheheh

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 11 Fev 2012, 08:35
por Gabiruh
Muito bom Fabão...
Tomarei liberdade de copiar seu tópico para o fórum da minha equipe. blz???

Abração

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 11 Fev 2012, 09:37
por FabaoBH350
Gabiruh escreveu:Muito bom Fabão...
Tomarei liberdade de copiar seu tópico para o fórum da minha equipe. blz???

Abração
Claro Gabiruh, fica a vontade, só lembra de citar a fonte e vamo que vamo... :legal: :legal: :yessir: :yessir:

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 11 Fev 2012, 15:37
por Taguchi Japa
Fla pessoal

so para deixar em evidencia...
fiquei sabendo de um caso aonde uma pessoa cansada de ter o lacre do cilindro de Co2 rompido...
resolveu simplesmente colocar 2 lacres...
resultado???o cilindro explodiu afetando algumas outras coisas que estavao por perto...

abraços
Taguchi

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 12 Fev 2012, 18:57
por gilmarfcrocha
Taguchi Japa escreveu:Fla pessoal

so para deixar em evidencia...
fiquei sabendo de um caso aonde uma pessoa cansada de ter o lacre do cilindro de Co2 rompido...
resolveu simplesmente colocar 2 lacres...
resultado???o cilindro explodiu afetando algumas outras coisas que estavao por perto...

abraços
Taguchi
tudo por causa de alguns míseros reais! tem que agradecer por nao ter perdido alguma parte do corpo !

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 13 Fev 2012, 09:47
por FabaoBH350
Como tem gente besta nesse mundo viu.... Bom testemunha Japa !!! ;)...

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 13 Fev 2012, 10:47
por paolo
Valew FABÃO !!!

Aconteceu comigo isso a um mês atrás.....estava eu no campo e o rapaz "tentando" encher o meu cilindro, depois de muito tempo disse que tinha algum problema que não estava enchendo ... levou para outro cara olhar o que poderia ser e então falou assim "como num tá enchendo? olha o peso do cilindro?? tá "cheião" !!!!" ... feito isso me deram meu cilindro e fui colocar no marcador e cronografar ...

Cilindro rosqueado - jogo direto no marcador - fui atirar para calibrar e ???? Nada....parecia que não tinha ar, sem pressão nenhuma...pensei então se eu não tinha rosqueado direito, talvez o o-ring, enfim...sentei e quando examinava o cilindro o dito cujo "estourou" esse tal disco de ruptura na minha cara .... que susto !!!!!!!!!!!!!!!!! Na hora do medo joguei longe o cilindro que parecia uma bomba de gás lacrimogenio no chão .... rodando que nem doido ... !!!

Fui falar com o rapaz sobre o que tinha acontecido e me disse que iria consertar e que eu podia usar um do campo ....

Aí fico com a pergunta na cabeça? Na hora de encher o cilindro, como saber se de fato está cheio ou não? Já que não tem um medidor ... é muito mais no ACHISMO de quem está carregando ???

Que fique de lição para todos nós...o negócio realmente não é brinquedo não ...

Falowwwwwwww

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 13 Fev 2012, 12:25
por FabaoBH350
paolo escreveu:Valew FABÃO !!!

Aconteceu comigo isso a um mês atrás.....estava eu no campo e o rapaz "tentando" encher o meu cilindro, depois de muito tempo disse que tinha algum problema que não estava enchendo ... levou para outro cara olhar o que poderia ser e então falou assim "como num tá enchendo? olha o peso do cilindro?? tá "cheião" !!!!" ... feito isso me deram meu cilindro e fui colocar no marcador e cronografar ...

Cilindro rosqueado - jogo direto no marcador - fui atirar para calibrar e ???? Nada....parecia que não tinha ar, sem pressão nenhuma...pensei então se eu não tinha rosqueado direito, talvez o o-ring, enfim...sentei e quando examinava o cilindro o dito cujo "estourou" esse tal disco de ruptura na minha cara .... que susto !!!!!!!!!!!!!!!!! Na hora do medo joguei longe o cilindro que parecia uma bomba de gás lacrimogenio no chão .... rodando que nem doido ... !!!

Fui falar com o rapaz sobre o que tinha acontecido e me disse que iria consertar e que eu podia usar um do campo ....

Aí fico com a pergunta na cabeça? Na hora de encher o cilindro, como saber se de fato está cheio ou não? Já que não tem um medidor ... é muito mais no ACHISMO de quem está carregando ???

Que fique de lição para todos nós...o negócio realmente não é brinquedo não ...

Falowwwwwwww
Paolo, vamo lá...

Primeiro vc precisa entender que o CO2 na bala grande está na forma líquida, então se a bala estiver em pé, vc pergunta pro cara se a bala tem pescador, (igual do tanque de gasolina mesmo), se não tiver ele precisaria virar a bala de ponta cabeça pra poder passar CO2 líquido pro seu cilindro, caso contrário vai passar só o gás... e vc vai dar muito menos tiro que o normal, além de ele te cobrar o valor da venda do líquido e vender gás... :mal: :mal: :mal:

Sabendo isso... sempre que vc for encher seu cilindro, mande o cara esgotar todo o gás de dentro dele primeiro... mas esvaziar mesmo, ele tem que fazer isso pra vc... :armata: Se não fizer isso a pressão que ainda está no seu cilindro impede uma boa recarga. Além disso, ao esvaziar, seu cilindro vai resfriar, isso ajuda na recarga tbém, pois o CO2 líquido que entrar vai encontrar um ambiente frio, não vai se transformar em gás rapidamente, consequentemente, a pressão dentro do seu cilindro tbém não subirá com rapidez e mais CO2 líquido poderá passar pra ele.

Saber se está cheio não tem segredo, é só seguir as dicas de conferir se tem pescador e esvaziar seu cilindro, depois ligá-lo à bala grande e deixar as pressões do seu cilindro e da bala se equilibrarem... pronto... tá feito...

Não sei se consegui explicar direito, se ficar alguma dúvida posta ai... :legal: :legal: :legal:

Re: Segurança - O que são discos de ruptura em cilindros

Enviado: 13 Fev 2012, 18:30
por gilmarfcrocha
Olha depois que vi gente enchendo cilindro de co2 com hpa, em campo nao duvido mais de nada, só sei que quando vi o cara rosqueando aquilo, peguei minhas tralhas e saí de perto esperando alguem gritar que se lascou ! Não explodiu, mas isso é não é SE, mas QUANDO! e o pior o cara ficava se gabando por achar espertão enquanto os " trouxas" pagavam fortuna por cilindro de hpa.