Review da TPX
Enviado: 12 Dez 2011, 13:57
Senhores, esse fim de semana tive a oportunidade de comprar minha TPX e como tal peguei pra fazer uns testes! Fiquei muito feliz com a pistola, que realmente cumpre o que promete! Ela usa a mesma munição padrão de paintball - calibre .68, é precisa e impõe respeito!
De antemão, a TPX que peguei tem número de série 0011693 e aí você me pergunta: o que isso tem a ver? TUDO! Até a TPX 0008000, o mecanismo de perfuração de cilindro era deficiente, além de chiar quando atirava.
As reclamaçoes foram tantas, que a Tippmann lançou esse vídeo ensinando a perfurar o cilindro de 12 gramas de CO2, o que não adiantou muito.
Então a tippmann resolveu mudar o sistema de perfuração e se a sua tem algum desses problemas, eu recomendo que procure a tippmann, na aba customer service e mande um e-mail que eles te oferecerão gratuitamente uma tampa do receptáculo de cilindro nova que acaba com o problema. Aliás, a tippmann quanto ao quesito atendimento ao cliente é campeã. Abaixo segue o vídeo de como trocar o sistema de perfuração da TPX
Mas retornando a minha TPX, como havia dito, o número de serie dela acima de 0008000 me assegurava que ela era livre desse problemas, então fui testa-la!
De antemão aviso que a TPX é totalmente avessa a bolinhas velhas e de má qualidade. Se por acaso alguma estourar dentro dela, voce terá um baita trabalhão para limpá-la, pois para uma limpeza eficiente, precisará desmonta-la completamente.
Aprendi essa lição da pior forma, pois apos estourar uma bolinha dentro dela, desmonta-la toda, limpar, lubrificar, usei de novo outra bolinha velha, que estourou dentro e tive então o trabalho novamente de desmontar toda e limpar de novo. Alias, sobre montagem e desmontagem, a TPX é muito simples.
Dificil mesmo é o mag. Tive o azar de uma bolinha estourar e sujar não só a tipp, mas o mag dela também, e quando fui desmontar, pulou mola pra todo o lado. Corri atrás do youtube para remontar o mag, que, confesso que depois do susto, achei fácil de remontar. Segue o vídeo ensinando a fazer
Outra Reclamação é que os carregadores da TPX que prometiam 8 bolinhas mostraram-se ineficazes, pois as bolinhas não entravam apropriadamente no marcador, fazendo com que o bolt esmagasse algumas bolinhas que entravam pela metade, causando quebra e por consequência, inutilização do marcador até uma limpeza.
A Tippmann resolveu esse problema melhorando o formato do carregador, o que implicou a redução de 1 bolinha deste, o que deixa a TPX com autonomia de 7 bolinhas (a nova linha é chamada de "tru feed"), o que não chega a ser lá um grande problema, visto que o uso de pistolas no paintball é restrito a um momento de extrema emergência onde não se há tempo hábil para uma recarga de munição.
Mods e Ups
A TPX por ser um modelo muito robusto e bem acabado dispensa mods como bolts, powertubes e outros. Acredito que por si a TPX já é agradavelmente agressiva quanto ao visual, apresentando um trilho picatinny na parte de baixo, que possibilita o uso de lanternas e lasers.
Mas como gosto de modificações extremas, estou querendo deixar a minha TPX como a MK23 SOCOM Que o Solid Snake do Metal Gear Solid usa.
Toques pessoais à parte, acredito que o único up que realmente vale á pena é mudar o cano. Sobre isso, o cano que vem com a A5 não entra na tpx, porque o bloco que cobre o cano é muito apertadinho.
O único cano que entra ali é o cano que vem com a X7 Phenom (diga-se de passagem que é o melhor cano "stock" (que vem com o próprio marcador) que a tippmann já fez.
Existem outros canos, como os da LapCo e o famigerado HammerHead que são especificamente para a TPX e prometem muita coisa, mas, os vejo com um pouco de desconfiança.
Existe também a opção de se usar um Apex 2 (que visualmente fica animal) além de melhorar a distância do tiro, mas tendo em vista que o cano que vem com a TPX é de 6, 1/4 de polegada interessante seria usar um cano com pelo menos 8 polegadas (o LapCo por exemplo diz que tem 8 polegadas, mas tem 7,5 pol, o que dificultaria o uso correto do Apex)
Existe também um up onde podem-se usar as caríssimas munições "first strike", que transformariam sua tpx numa verdadeira máquima de eliminar oponentes. Funciona trocando um interno da TPX e trocando-se os magazines por magazines com formato específico para a munição.
Outra modificação legal que a TPX tem é uma peça que permite o uso de um remote line da pistola, o que dinamiza muito sua utilização, pela ausencia da necessidade da troca constante de cilindros de 12 gramas de CO2. Assim ela fica ótima para CQB, onde mobilidade é tudo, pois um cilindro de 12 gramas dá uma autonomia de umas 21 a 28 bolinhas, enquanto um de 20oz cheio dá uma autonomia de pelo menos 600 disparos.
Segue abaixo o vídeo de instalação da peça
A LapCo lançou tambem uma modificação estrutural que permite a adição de mais um trilho picatinny na parte superior da TPX, trocando-se o bloco do cano por outro. Na minha opinião um mod muito legal
A LapCo também lançou também uma tampa da camara do cilindro de CO2, que promete recarga mais rápida e melhor perfuração de cilindro. Honestamente, acho que é trocar seis por meia dúzia
Comentário final
Acho que foi uma boa aquisição. Existem outras pistolas por aí como a Ram, Tiberius, Ariakon, todas com suas vantagens e desvantagens, mas acredito que quando o assunto é Custo x Benefício, a TPX acaba sendo uma boa escolha. Uma pistola nunca será um marcador primário em campo pela óbvia deficiência de autonomia quando o assunto é munição, mas a mobilidade acaba por compensar. Cada caso é um caso e seu uso varia conforme o que se faz em campo.