Ainda falando de motos (Motocicleta a jato)
Enviado: 21 Set 2011, 11:39
Para quem ainda não conhece essa moto é fabricada em série e são apenas 5 por ano confira a ficha técnica dela.
Motor de helicóptero tem uma vida útil. Passadas tantas horas de vôo, deve ser substituído. Aí entra a MTT (Marine Turbine Technologies). Essa empresa dos EUA é especializada em reaproveitar os motores para fins não-aeronáuticos.
E uma das idéias que eles tiveram foi colocar o motor reaproveitado de helicóptero em uma motocicleta. Nasceu a MTT Turbine SUPERBIKE. Ou Y2K, o nome curto da belezoca. Olha ela aí:
Não é o empuxo da turbina que impulsiona a moto, como aqueles carros que vão tentar quebrar recordes de velocidade em desertos de sal. A turbina aciona uma árvore de transmissão, que aciona o câmbio de duas marchas apenas. A transmissão final é feita por corrente. Ou seja, quase como uma Titan. Exceto por deixar marcas mais evidentes no asfalto:
A ficha técnica é uma das melhores partes da história. A turbina (Rolls Royce Allison, série 250) é movida a diesel e gira a 52.000 rpm, gerando potência de 324 cv. O torque máximo de brutais 58 mkgf tem uma faixa absurdamente ampla e vem já a apenas 2.000 rpm. Para comparar, a Yamaha R1, que é de alto desempenho, entrega potência de 189 cv a 12.500 rpm e torque máximo de 12,1 mkgf a 10.000 rpm. E tem uma versão mais forte, de 425 cv.
A Y2K atinge estimados 360 km/h de velocidade máxima. Seu chassi é de alumínio, com aplicação de fibra de carbono em alguns componentes. Pesa 226 kg e, por ter o entreeixos longo (1,72 metro), dá a impressão de ser difícil de pilotar. Ah, sim: os freios têm discos flutuantes de 320 mm e são feitos pela Brembo.
Segundo o apresentador de televisão americano Jay Leno, que tem uma dessas em sua garagem, “é uma das coisas mais legais de todos os tempos. Porque é uma moto – e é um jato. E porque é a melhor moto para calar a boca dos caras de Harley”.
É isso aí. Por ano são feitas apenas cinco dela, se estiver pensando em comprar uma. Custa 150 mil dólares.
fonte: http://blogs.estadao.com.br/jornal-do-c ... ta-a-jato/
Motor de helicóptero tem uma vida útil. Passadas tantas horas de vôo, deve ser substituído. Aí entra a MTT (Marine Turbine Technologies). Essa empresa dos EUA é especializada em reaproveitar os motores para fins não-aeronáuticos.
E uma das idéias que eles tiveram foi colocar o motor reaproveitado de helicóptero em uma motocicleta. Nasceu a MTT Turbine SUPERBIKE. Ou Y2K, o nome curto da belezoca. Olha ela aí:
Não é o empuxo da turbina que impulsiona a moto, como aqueles carros que vão tentar quebrar recordes de velocidade em desertos de sal. A turbina aciona uma árvore de transmissão, que aciona o câmbio de duas marchas apenas. A transmissão final é feita por corrente. Ou seja, quase como uma Titan. Exceto por deixar marcas mais evidentes no asfalto:
A ficha técnica é uma das melhores partes da história. A turbina (Rolls Royce Allison, série 250) é movida a diesel e gira a 52.000 rpm, gerando potência de 324 cv. O torque máximo de brutais 58 mkgf tem uma faixa absurdamente ampla e vem já a apenas 2.000 rpm. Para comparar, a Yamaha R1, que é de alto desempenho, entrega potência de 189 cv a 12.500 rpm e torque máximo de 12,1 mkgf a 10.000 rpm. E tem uma versão mais forte, de 425 cv.
A Y2K atinge estimados 360 km/h de velocidade máxima. Seu chassi é de alumínio, com aplicação de fibra de carbono em alguns componentes. Pesa 226 kg e, por ter o entreeixos longo (1,72 metro), dá a impressão de ser difícil de pilotar. Ah, sim: os freios têm discos flutuantes de 320 mm e são feitos pela Brembo.
Segundo o apresentador de televisão americano Jay Leno, que tem uma dessas em sua garagem, “é uma das coisas mais legais de todos os tempos. Porque é uma moto – e é um jato. E porque é a melhor moto para calar a boca dos caras de Harley”.
É isso aí. Por ano são feitas apenas cinco dela, se estiver pensando em comprar uma. Custa 150 mil dólares.
fonte: http://blogs.estadao.com.br/jornal-do-c ... ta-a-jato/