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Migração de CO2 para HPA

Enviado: 03 Set 2011, 00:36
por gilmarfcrocha
Senhores, inicialmente se o tópico for repetido ou estiver em local errado, mil perdões na busca não encontrei nada que afastasse minha dúvida.

Estou migrando de CO2 para HPA, e alem do básico que HPA e óleo é uma combinação perigosa em certas ocasiões etc, eis a dúvida: possuidor de uma x7 lubrificada com óleo e efetuando a migração p/ HPA, é prudente que eu desmonte e "lave" todo resíduo de óleo e lubrifique com graxa ou posso colocar o cilindro de HPA direto e jogar e então daí em diante só graxa? Os resíduos de óleo que ficam no marcador trazem risco?

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 04 Set 2011, 19:24
por gilmarfcrocha
ninguem?

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 05 Set 2011, 12:13
por B_M_S
Olha Gilmar, acho que não custa nada você retirar todos os resíduos de óleo do marcador. Pode ser que não aconteça nada ou pode ser que aconteça. Se fosse eu, faria isso.

Grande abraço.

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 05 Set 2011, 12:52
por Guinaaaaa
Se o óleo usado na marcadora é o próprio da Tippmann, não há essa necessidade, pois, segundo um questionamento feito por um amigo à tippmann (dessa mesma natureza) eles informaram que o lubrificante que eles usam é à base de materiais não inflamáveis o que elimina o risco em contato com o HPA.

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 05 Set 2011, 17:56
por Taguchi Japa
Fla GUINA

cara muito importante essa sua informacao...
muito tem a mesma duvida e o mesmo medo...
com relacao a mistura oleo com ar comprimido...
naum é desconfiando da sua afirmacao...
mas somente para ter uma pronta resposta para futuros questionamentos...
vou enviar um e-mail para a tippmann e fazer essa pergunta novamente...
mas desde ja vlw mesmo pela contribuicao!!!

abraços
Taguchi

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 05 Set 2011, 18:08
por RogerDiver
gilmarfcrocha escreveu:Senhores, inicialmente se o tópico for repetido ou estiver em local errado, mil perdões na busca não encontrei nada que afastasse minha dúvida.

Estou migrando de CO2 para HPA, e alem do básico que HPA e óleo é uma combinação perigosa em certas ocasiões etc, eis a dúvida: possuidor de uma x7 lubrificada com óleo e efetuando a migração p/ HPA, é prudente que eu desmonte e "lave" todo resíduo de óleo e lubrifique com graxa ou posso colocar o cilindro de HPA direto e jogar e então daí em diante só graxa? Os resíduos de óleo que ficam no marcador trazem risco?
Gilmar,

Ar comprimido e óleo (hidrocarbonetos) não podem se combinar apenas nos locais onde existe compressão/expansão, no caso das Tippmanns pré Phenom, só existe uma válvula onde isso ocorre, se você numca lubrificou essa valvula com óleo, ou se numca pingou óleo no ASA do seu marcador não ha com o que se preocupar.

Óleo onde as partes mecanicas do seu marcador se movimentam, ou seja, Front e Back bolt, se voce quiser continua usando não tem nenhum problema.

[]'s
Roger

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 05 Set 2011, 19:06
por RogerDiver
Para ilustrar um pouco melhor o que postei acima...

Na animação abaixo o gas é representado na cor amarela, o back-bolt bate em um pino que libera o gas, essa é a valvula, ela fica dentro do power tube. A parte interna dessa valvula não pode estar contaminada de óleo para ser usada com ar-comprimido.


Imagem

[]'s
Roger

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 05 Set 2011, 21:38
por Taguchi Japa
Fla ROGER

aproveitando o gancho...
entendi perfeitamente quanto a lubrificacao externa do power tube...
que pode ser feito normalmente...
e que so naum pode pingar oleo no asa aonde entra o gas no marcador...

bom agora segue a pergunta...
mesmo o oleo da tippmann que diz naum ter materiais inflamaveis na sua composciao???
assim como disse nosso amigo nos posts acima???
isso é uma regra mesmo???
nenhum tipo de oleo pode ser utilizado??? ou esses da tipmann podem???

abraços
Taguchi

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 06 Set 2011, 00:22
por RogerDiver
Fala Taguchi,

Eu nao sei a composição do óleo da tippmann, ele somente seria aceitável na parte interna se fosse a base de silicone.

Os lubrificantes a base de silicone são empregados no mergulho por serem estáveis para misturas que conte há oxigênio ate 40%. nos cilindros carregados com compressor ou scuba a porcentagem de oxigênio é a da atmosfera (máximo 21% no nível do mar).

Se no lugar de usarmos ar comprimido utilizássemos apenas nitrogênio poderíamos ate lubrificar com qualquer óleo, porque o problema é o oxigênio na mistura.

Para se ter uma idéia, acima de 40% de oxigênio todo nosso equipamento de mergulho tem que ser limpo para oxigênio, isso significa que os reguladores tem que ser abertos em câmara limpa e manipulados com luva estéril, porque a própria gordura da mão é combustível, os o-rings nao podem conter hidrocarbonetos, o ideal e que sejam de um material chamado viton, e os únicos lubrificantes seguros são uns chamados christolube ou tribolube, nao sei qual a base deles porque são patenteados e amplamente usados na industria aeroespacial e mergulho, só sei que eu uso como se fossem ouro e choro cada vez que tenho que comprar um tubo.

[]'s
Roger

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 06 Set 2011, 00:53
por gilmarfcrocha
bom, pelas respostas serem ate de certa forma contrarias umas das outras, na dúvida vale o trabalho de desmontar todo marcador e lavar literalmente, que viver com a dúvida na hora de colocar o cilindro e a dúvida nao é pouca bos%$#..."vai explodir ou nao!? " entao melhor limpar tudo!!!
Quando postei uma pequena parte de mim acreditava que haveria uma resposta absoluta, mas nao foi, entao vale a lavadinha do marcador mesmo !!!

Obrigado a todos que responderam, se bem que qdo comprei na kamikasi pedi pra testar antes e o cara de imediato mandou hpa qdo tirou da caixa...masssssss como ja lubrifiquei como a maioria que usa co2 (pingando as gotinhas onde se rosqueia o cilindro de co2) melhor nao arriscar !

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 06 Set 2011, 12:08
por Taguchi Japa
Fla pessoal

ROGER
vlw ae pela explicacao...
deu para entender perfeitamente...

GILMAR
como o proprio ROGER explicou...
ficou claro sim manu...
é simples vc pode lubrificar todo o marcador em suas partes moveis...
vide ilustracao postada acima pelo ROGER...
vc so naum pode pingar oleo na entrada do marcador...
aonde vc rosqueia o cilindro!!!

mas se mesmo assim vc quiser lavar todo seu marcador...
tudo bem...criterio de cada um...

abraços
Taguchi

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 06 Set 2011, 20:13
por gilmarfcrocha
taguchi, faz uns 2 meses que nao lubrifico ali, onde vai o cilindro, e joguei umas 7 ou 8 vezes, sera que da rolo mandar hpa direto?

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 07 Set 2011, 11:57
por wprandini
Cara, lave sim, existe muitas histórias por aí de cilindros "alados" e marcadores "explosivos". é melhor prevenir do que remediar!!!

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 07 Set 2011, 22:25
por Taguchi Japa
gilmarfcrocha escreveu:taguchi, faz uns 2 meses que nao lubrifico ali, onde vai o cilindro, e joguei umas 7 ou 8 vezes, sera que da rolo mandar hpa direto?
Fla GILMAR

tranquilo cara...
naum pelo tempo mas pelos jogos...
nesses 7 a 8 jogos ja saiu a lubrificacao...
o recomendado seria de todo dia em que for jogar lubrificar novamente...
mas ja que fazem 8 jogos sem lubrificacao nenhuma...
tranquilo pode mete HPA nela!!!

abraços
TAguchi

Re: Migração de CO2 para HPA

Enviado: 08 Set 2011, 00:07
por gilmarfcrocha
VALEUUUU