Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Manutenção de marcadores e acessórios.
Avatar do usuário
PANDILUS
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2479
Registrado em: 16 Dez 2009, 06:13
Federado: 0025

RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por PANDILUS »

Abri este tópico para dividir com os proprietários de T68 minha experiência com este marcador bem como para servir de consulta para aqueles que pretendem adiquirir um. É muito importante que os usuários que desejem incluir suas experiências o façam sempre preocupados em não desviar o assunto do título afim de mantermos um banco de dados atualizado para auxiliar a todos que necessitem.

Eu já desmontei a minha totalmente, todos os parafusos e peças foram separados. Este marcador é extremamente semelhante a uma spyder, o que muda um pouco é o tamanho das peças e algumas pequenas mudanças no formato destas. É de desmontagem e manutenção bem simples, marcador muito robusto e pouco suscetível a quebra de peças.


PLANTA EXPLODIDA DA T68-GEN6

Imagem


:arrow: CRONAGEM
A grande maioria destes marcadores, senão todos, vem com uma cronagem acima de 300 FPS, o que sabemos que não é a indicada para nenhuma modalidade a não ser nos campeonatos de speed, mais isso nem vem ao caso.
O que importa é o que fazer para baixá-la aos níveis mais usuais entre 250 e 280 FPS. Já foi dito em algum lugar aqui no fórum que substituir a mola original (40) pela mola da spyder (Ex. MR1) resolveria, mais minha experiência mostrou que ela fica muito fraca, tipo 220 FPS. As molas da spyder são mais curtas e o "arame" que as forma mais fino, isso as deixa mais fracas.
Para resolver isso a única opção foi cortar os elos da mola original (40), mais isso tem que ser feito com cautela.
Os elos devem ser cortados um a um e testados em seguida. Em primeiro lugar o parafuso de cronagem (37) deve estar totalmente aberto, todo aberto para trás. Corta-se o primeiro elo, monta-se o marcador e testa-se a cronagem. Se permanecer acima de 250/260 FPS, desmonte novamente, corte mais um elo, torne a montá e teste novamente. Faça isso quantas vezes seja necessária até que a cronagem fique em torno de 250/260 FPS. De todos os marcadores que vi o máximo de elos que tiveram que ser cortados foram 04.
Lembrem-se que o parafuso de cronagem (37) estava todo aberto nos testes e a cronagem ficou em 250/260 FPS, logo se ele for apertado (fechado) esta cronagem irá subir podendo chegar aos 280 FPS usados em jogos onde os disparos necessitam de uma distância maior.


:arrow: BOLINHAS ESTOURANDO NO MARCADOR
Eu percebi alguns fatores que provocam o estouro das bolinhas dentro do marcador, são eles:

- Bolinhas de baixa qualidade e ovais;

- Rosca do Ball Detente (16/17/50/52) que avança para a câmara onde fica a paintball antes do disparo. Como a rosca fica para dento da câmara quando ocorre o disparo a bolinha rasca nesta "rebarba", a solução foi substituir o o'ring que é muito fino por um mais grosso conforme na foto abaixo. Isso afastou a rosca e agora somente a esfera (52) é que fica dentro da câmara e com isso a bolinha não irá rasgar mais.
Imagem

- Disparos com sequência muito rápida também rasgam as bolinhas ao meio pois a velocidade com que elas são empurradas do magazine para dentro da câmara de disparo é inferior a velocidade com que o bolt volta para o segundo disparo. Com isso o bolt pega ela no meio do caminho e a rasga ao meio.


:arrow: DIFICULDADE NA HORA DE ENCAIXAR O MAGAZINE
- Eu estava com dificuldades para encaixar os magazines no marcador, tinha que empurrá-lo com muita força, dai resolvi desmontar o pino que apertamos para que o mag se solte (01/02/03/04). Na peça 04 Magazine Hook existe uma saliência que é justamente ela que encaixa no mag para que ele fique fixo, ela era muito "reta"/"afiada". Com uma pequena lima arredondei esta parte e agora o mag encaixa de forma bem suave como deveria ser. Na foto a parte prateada mostra onde foi limada.

Imagem Imagem


:arrow: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
- Minha T68 com magazine carregado com 20 bolinhas e clilindro cheio esta pesando 3,4 kg. O peso do cilindro equivale ao de um RipClip c/4 pilhas, logo o peso é bem semelhante ao de um marcador convencional;
Imagem

- Não é necessário utilizar o incômodo remote, não vai mais enrroscar, vazar e proporciona mais liberdade no manuseio do equipamento como o simples fato de trocá-lo de mão;
- A silhueta do marcador fica menor pois não tem destacado na lateral um RipClip ou Ciclone;
- O grip possui uma inclinação semelhante ao de um fizil real o que proporciona uma melhor empunhadura, diferente da TM15 onde o grip é praticamente reto. A A5 e X7 também possuem uma melhor empunhadura;
- Acho que o centro de gravidade dele concentra melhor o peso na mão e não nas extremidades do marcador o que proporciona uma considerável redução no esforço do braço para manter um bom equilibrio do equipamento.
- Não gostei do sistema de trava do gatilho, parece ser muito frágil e não achei que cumpre sua missão como deveria.
- O A rosca do cano da T68 é a mesma que as Spyders.


PLANTA EXPLODIDA DO MAGAZINE DA T68

Imagem

Sobre os magazines, a única coisa que tenho a explanar é que o Feeder (4) deve sempre estar muito bem lubrificado pois é ele quem comanda a saída das bolinhas do magazine. Se o feeder não abaixar com facilidade quando o magazine for introduzido no marcador, as bolinhas terão dificuldade para subir e entrar na câmara ao irão entrar muito devagar e estourarão na hora do disparo.
Manter bem lubrificada as esferas metálicas que ficam pelo lado de dentro do feeder também é de fundamental importância. Eu estou usando óleo normal de marcador para isso mais assim que receber uma graxa que comprei irei testá-la.

Por hora é isso, assim que for descobrindo novidades que melhorem o desempenho da T68 vou informando a todos.
Avatar do usuário
ferrarimx
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 141
Registrado em: 15 Jun 2009, 14:32
Federado: 156
Localização: Praia Grande/SP

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por ferrarimx »

Pandilus,
Seguinte, notei que o feeder do magazine tem uma rosca que para mim deve proporcionar algum tipo de regulagem no encaixe com o marcador.
Percebi tambem que em alguns momentos a mola do magazine parece enroscar, acho que é pelo fato do pino que libera a mola não ser pressionado totalmente, pois em alguns momentos, precisa dar um "tapa" no magazine e as bolinhas voltam a entrar, por isso vou tentar um ajuste no pino para que ele fique bem pressionado durante o tempo que o magazine esteja no marcador.
Voce notou esses pontos ?

Outra pergunta que me vem na cabeça, será que as paintballs da RAP4 ão tem uma "casca" mais resistente ? Falo isso porque não vejo muitas reclamações quanto a isso nos foruns gringos, e esse ideia ficou reforçada depois que useis paintballs .43 da RAP4 na minha pistola P99, elas tem um casca bastante rigida.

o que acha ??
Avatar do usuário
PANDILUS
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2479
Registrado em: 16 Dez 2009, 06:13
Federado: 0025

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por PANDILUS »

ferrarimx escreveu:Pandilus,
Seguinte, notei que o feeder do magazine tem uma rosca que para mim deve proporcionar algum tipo de regulagem no encaixe com o marcador.
Percebi tambem que em alguns momentos a mola do magazine parece enroscar, acho que é pelo fato do pino que libera a mola não ser pressionado totalmente, pois em alguns momentos, precisa dar um "tapa" no magazine e as bolinhas voltam a entrar, por isso vou tentar um ajuste no pino para que ele fique bem pressionado durante o tempo que o magazine esteja no marcador. Nos meus mags isso não ocorreu, mais li um post de um usuário por ai dizendo que deixou este pino que fica na parte de cima do mag um pouco mais alto para destravar a mola melhor. Talvez um pingo de cola quente resolva isso, parece que ele usou resina utilizada por dentistas. Tente fazer e nos conte depois.
Voce notou esses pontos ?

Outra pergunta que me vem na cabeça, será que as paintballs da RAP4 não tem uma "casca" mais resistente ? Falo isso porque não vejo muitas reclamações quanto a isso nos foruns gringos, e esse ideia ficou reforçada depois que useis paintballs .43 da RAP4 na minha pistola P99, elas tem um casca bastante rigida.
o que acha ??
Como escrevi acima, as bolinhas tem que ser de boa qualidade e isso inclui uma casca um pouco mais dura, eu usei EVIL e não estourou nenhuma, as marbas também devem trazer um bom resultado.
Avatar do usuário
Fagnani
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 123
Registrado em: 19 Out 2009, 01:48
Localização: SP

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por Fagnani »

Vida longa ao tópico!
Estou para comprar outro marcador e ainda tenho dúvida entre a X7 Phenom com kit mag feed da Tacamo, ou a T68. Acredito que os senhores terão peso na minha escolha. Parabéns!

:recon: FAG
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por Taguchi Japa »

Grande PANDILUS

muito bom mesmo cara PARABENS
muita gente acaba tendo algum tipo de problema com esse marcador...
mas agora tenho certeza que consiguirao fazer a manutencao e ate mesmo a preventiva...
show de bola...vida longa ao topico2...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
Arrigow
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2447
Registrado em: 26 Dez 2007, 18:30

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por Arrigow »

Valeu Pandilus já deu uns toques importantes que irei fazer na minha com certeza. Depois que eu já estiver operando a criança vou dando uns ups aqui mesmo para agregar informação a este tópico. Mais uma vez valeu pelas dicas. Abs!
Avatar do usuário
Arrigow
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2447
Registrado em: 26 Dez 2007, 18:30

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por Arrigow »

Acrescentando o link do fórum da RAP4 - T68 Gen 6/7 http://forum.rap4.com/index.php?board=139.0
Avatar do usuário
Lokoerapoko
gunnery sergeant
gunnery sergeant
Mensagens: 546
Registrado em: 29 Jul 2009, 09:13
Federado: FPESP #040
Localização: São Paulo

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por Lokoerapoko »

Grande Pandilus, parabens pela iniciativa!

Ainda não tive nenhum problema com a minha, só que também ainda não cortei a mola e em razão disto o fps minimo chegou em torno de 290 fps.

Bom com a experiencia e uso espero também ir contribuindo com este post.

[]`s

DM
Avatar do usuário
Mouts
corporal
corporal
Mensagens: 226
Registrado em: 01 Jun 2008, 22:38
Localização: Santos/SP

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por Mouts »

Uma colaboração:

Imagem
Avatar do usuário
Arrigow
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2447
Registrado em: 26 Dez 2007, 18:30

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por Arrigow »

Tô na febre pra testar a minha... Sem CTTR esse fds vai ser osso!
Avatar do usuário
Santos
Administrador
Administrador
Mensagens: 4395
Registrado em: 15 Abr 2007, 19:20
Localização: São Paulo - SP

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por Santos »

Excelente tópico.
Vai pro prego now!!!!!!!
:legal:
Avatar do usuário
Caristo
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 109
Registrado em: 09 Jun 2010, 09:58

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por Caristo »

Boa Pandilus...
Eu já estou pra comprar uma vai me ajudar muito, as suas dicas. :legal:
E quando comprar vou te "encher" um pouco com duvidas que surgirem.
Ótimo tópico, :1place:
Abs.
Avatar do usuário
PANDILUS
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2479
Registrado em: 16 Dez 2009, 06:13
Federado: 0025

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por PANDILUS »

Santos escreveu:Excelente tópico.
Vai pro prego now!!!!!!!
:legal:
:goodjob:

Valeu galera,

O objetivo é este mesmo, pintou novidade vamos escrevendo e debatendo por aqui, isso deve animar bastante quem ainda esta com dúvidas quanto ao uso de magfeed, que na minha opinião ajudará e muito o desenvolvimento/aprimoramento da modalidade RA.

Eu defino o uso deste tipo de marcador assim:
- Será necessário muito mais treino para se obter êxito em uma missão, não é fácil se adaptar em atirar no single o tempo todo;
- A figura do machine gunner passará a ser importante em várias missões, então quem gosta de atirar muito e continuar com seu marcador eletrônico terá o seu lugar ao sol sim, mais na função e na hora correta;
- O operador terá que aprimorar muito o tiro de combate e sua pontaria, e como meu irmão vive escrevendo por ai.
V - Ver o alvo;
I - identificar se realmente é um alvo e não um amigo ou refém;
D - decidir se realmente deve atirar. Nem sempre ao avistar o inimigo se deve alvejá-lo;
A - Atirar e sem errar, você pode não ter outra chance de fazê-lo.
- Não vejo a troca do magazine como algo diferente de um remuniciamento com um Pod tático, questão de treino;

Aliás, passar a usar este tipo de marcador exigirá muito treino do operador, a situação muda e muito, até contar as bolinhas disparadas será importante para não ficar na mão, como por exemplo se entregando dando um tiro seco.
Avatar do usuário
hunterthai
corporal
corporal
Mensagens: 202
Registrado em: 26 Ago 2009, 15:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por hunterthai »

Caraca Pandilus!!! ótimo tópico cara, o meu sonho é ter uma T68 ou uma RAM, mas até o fim do ano pego a minha, com o tópico vc já me tirou muitas dúvidas sobre esse marcador, ótimo trabalho, mas tenho uma dúvida, esse marcador com grip eletrônico consegue dar rajadas sem estourar as bolinhas?
Avatar do usuário
PANDILUS
brigadier general
brigadier general
Mensagens: 2479
Registrado em: 16 Dez 2009, 06:13
Federado: 0025

Re: RAP4 T68 - Ajustes e Manutenção

Mensagem por PANDILUS »

hunterthai escreveu:Caraca Pandilus!!! ótimo tópico cara, o meu sonho é ter uma T68 ou uma RAM, mas até o fim do ano pego a minha, com o tópico vc já me tirou muitas dúvidas sobre esse marcador, ótimo trabalho, mas tenho uma dúvida, esse marcador com grip eletrônico consegue dar rajadas sem estourar as bolinhas?
Nunca vi nenhuma com grip eletrônico mais sei que existem, creio que só irá funcionar bem com um loader eletrônico, ela tem uma entrada para isso, maii se fizer isso irá virar um marcador convencional.
A questão é que, mesmo que fosse possível dar rajadas com ela alimentada com magazine, certamente as bolinhas iriam estourar, a mola do mag que empurra as bolinhas para cima não tem força para gerar uma velocidade suficiente para alimentar o marcador em full, já um loader eletrônico sim. Imagina uma rajada com mag de 20 bolinhas? Dois disparos em full e terá que trocar o mag.

Além disso, acredito que irá perder o conceito de um jogo mais tático com poucos disparos e missões cumpridas. :legal:
Responder

Voltar para “Manutenção.”