Operação Backdoor - 5/6/2011
Enviado: 12 Jun 2011, 20:36
Senhores, dividirei o Debriefing em dois posts. O primeiro o Deb. da Organização. Onde detectamos erros e onde acertamos. Após falarei do Debriefing das missões e podemos comentar a vontade!
07:00h – Chegada dos operadores ao campo (estacionamento inicial: Piscina). No estacionamento, o operador deixará 2 sacos (com o nome escrito nos sacos) com 150 paintballs cada (sugere-se colocar uma etiqueta e utilizar um saco ZIPLOC para não extravasar as bolinhas). O operador será conduzido à área de equipagem/cronagem.
Aconteceu que, com a chuva fomos obrigados a colocar a mesa que ficaria recepcionando a galera no estacionamento lá no bar. Congestionou um pouco a entrada, aliado ao fato que POUQUISSIMOS jogadores trouxeram as bolinhas como indicamos. Pareciam adolescentes de 14 anos entrando num bordel. Isso comeu MUITO tempo da gente. As bolinhas seriam utilizadas nesse esquema:
150 do primeiro saco – seriam colocadas na caixa de plástico do respectivo exercito e seriam entregues aos comandantes as 13h para rearmar os mesmos. A logística de distribuição estaria a cargo do comandante.
150 do segundo saco – montariam as recargas do Suporte e reabastaceriam as recargas do suporte na liberação do remuniciamento (estas foram misturadas).
O pessoal não preparou os sacos com antecedência. Para agilizar, o operador vinha com o saco de 500 e tirávamos 10 pods para nós mesmos prepararmos tudo. Isso demanda tempo...
08:00h – Abertura da Cronagem e posterior Identificação.
Tinhamos 2 estações de recarga, uma pronta caso a primeira desse problema. Atrasamos 20minutos por erro MEU, de ter emprestado a fita veda rosca e no dia anterior não ter conferido se a mesma estava na minha caixa de ferramentas. O Brandão foi comprar uma de urgência. O Crono ocorreu sem problemas e estava dentro de nosso cronograma. Houveram, obviamente pessoas que apareciam para cronar depois das 9:00 o que causou um certo problema na logistica das pessoas (tinhamos poucos Staffs para o evento)
09:00h – Briefing Geral e encaminhamento dos exércitos para seus respectivos QGs (o briefing começará após o ultimo operador ser credenciado)
A chuva, novamente causou transtorno: ao inves de fazermos o Briefing após a chegada nos start points, separamos os exércitos em ambientes próprios, o que ajudou muito na montagem de estratégia e conversas entre os operadores. Tive que dar alguns esporros (não me levem a mal, mas vinham me alertar que tinha X9 no local e pediam pra tirar o candango de imediato). Fato que nenhum dos exércitos estava pronto as 09:00 e os próprios comandantes pediam mais tempo para repassar estratégia. Encerramos o Crono as 09:00 e mesmo assim alguns operadores chegaram a mesa de credenciamento sem o lacre do marcador, obrigando a parar tudo para cronar e lacr com seus subordinados.
09:50h – Sinal verde para incursão dos caçadores (chineses)
Esperamos o máximo possível da chuva passar para encaminhar os exércitos aos Start Points. Foi uma decisão complicada. Os americanos estavam 290m dentro da floresta e levar 40 operadores para lá demandou quase 20 minutos. Preferimos credenciar primeiro os americanos para subirmos logo com eles e também não revelar posição do start point chinês. Não queriamos que eles vissem como estavam os snipers e a posição exata de saida para não comprometer a estratégia chinesa. A liberação dos Snipers aconteceu somente as 11:08 da manhã (com 1 hora e 18 minutos de atraso, principalmente por conta da chuva).
10:00h – Inicio Oficial missões
A liberação ocorreu sem problemas, associando rádio UHF de alta potencia e fogos de artificio. Melhor investimento em organização é rádio UHF de 4W. Talk About tem potencia de menos de 0,5W e não serve para organizar jogos grandes. Aprendizado da Icarus que sempre faremos e provavelmente estenderemos aos SQLs em próximo jogo que utilizarmos de Hierarquia Militar.
10:40h – Sinal verde para execução Missão Judas
Sinal verde para a equipe se posicionar para o lançamento do Stinger. Tudo ocorreu sem problemas e o Comando americano seguiu a risca as intruções, salvo o lançamento do Stinger (não poderei fazer efeitos especiais nele). Avisamos ao comando Chines que havia presença de assinatura infravermelha naquele quadrante. Que eles tinham 10 minutos para interceptar possível lançamento de foguete. Montamos uma replica 1:1 de Stinger justamente para essa missão.
11:30h – Prazo limite para execução da Missão Cyclope.
O prazo limite passou a ser 13:30 visto o atraso e visto que abortamos o descanso para a segunda missão (que iriamos liberar material somente na hora). Missão Cyclope consistia da desabilitação da estação de radar (galpão). Criamos um circulo azul onde quem estaria dentro após 20 segundos estaria morto. O lado Leste da construção é cercado por uma barreira e acreditávamos que ali ninguém iria escalar ou tentar passar. Acabou que foi por ali que plantaram os explosivos e não havia marcação azul impedindo verificar o raio da explosão. Os operadores dentro do circulo azul foram intaviados e encaminhados aos seus SQLs. Os operadores que estavam na área não regulada (não é irregular é algo inesperado) entraram dentro de uma brecha nas regras e combinei com eles que a saída deles se daria de dentro do radar. A missão Cyclope ocorreu as 13:21 (2 horas e 13 minutos de jogo) e decidimos ali, já que muitos estavam pedindo arrego e literalmente abandonando a guerra, de terminar e não realizar a missão Goodbye
14:00h – Termino do evento.
Pontos importantes:
* - Operadores americanos descendo paralelo ao rio: Marcamos com fita zebrada o campo horizontalmente – como assim: definimos o limite de campo do tobogã para cima e terminando no start point americano (fizemos duas grandes linhas horizontais e sem limites para os lados do campo). Acontece que os Squads ALFA e BRAVO desceram DEMAIS o rio e quando tentaram flaquear os chineses deram de cara com a fita zebrada. Pelo que pude entender, eles regressaram e subiram um pouco mais o rio, afim de dar a volta pela fita e regressar a área de jogo. Não os culpo, preparamos o campo no sábado e com chuva e vento, provavelmente a faixa que passava por cima do rio deve ter caído. O importante que isso não beneficiou eles, ao contrario, tiveram que voltar mais e refazer o caminho de modo que ficassem dentro da área de jogo.
* - Vi muitos operadores pedindo NEUTRO para tiros na mão, braço e perna. Senhores capitães, vamos cobrar leitura do compendio dos seus operadores! Isso atrapalhou demasiadamente a estratégia dos comandantes.
* - As bandeiras dos Start Points e dos Postos de guarda estavam feitas com Contact, mas as bordas foram cortadas rentes. Acabou que no domingo pela manhã estava encharcadas e impossibilitando ver qual era o Pais. Tivemos que descartar elas, por isso que tanto nos Start points quanto nos Postos de Guarda não conseguiamos ver. Como os comandantes estavam mantendo sempre algum homem no interior do posto ou no start point ficou facil a identificação de qual exercito ocupava ele.
* - O Safety Zone ficou bem posicionado com uma equipe de APH pronta para atendimento emergencial. Tivemos 2 pequenas ocorrencias, com necessidade de pequenos curativos somente. Agradecemos o pessoal do Pilares 2 que cedeu gentilmente a tela de proteção.
* - Eventos com mais de 50 pessoas torna-se viavel e necessário em colocar uma ambulância. É impossivel financeiramente colocar ambulancia com menos de 50 pessoas pagando em media R$40.
Classificamos como gastos obrigatórios na organização:
1 - Ambulancia com pessoal treinado para APH (com mais de 50 pessoas ou com preço por operador aumentado)
2 - Comunicação por radio UHF entre os organizadores
3 - 1 Organizador para cada 15 operadores (fomos 3 e teve horas que tinhamos que nos preocupar com 2 coisas ao mesmo tempo)
4 - Staffs tem que passar por uma reunião com antecedencia.
5 - Em locais grandes safety zone avançado
6 - Investimento em itens para simuação (sim, investir em replicas para simular o mais proximo possivel as missões)
Falarei em breve das missões.
07:00h – Chegada dos operadores ao campo (estacionamento inicial: Piscina). No estacionamento, o operador deixará 2 sacos (com o nome escrito nos sacos) com 150 paintballs cada (sugere-se colocar uma etiqueta e utilizar um saco ZIPLOC para não extravasar as bolinhas). O operador será conduzido à área de equipagem/cronagem.
Aconteceu que, com a chuva fomos obrigados a colocar a mesa que ficaria recepcionando a galera no estacionamento lá no bar. Congestionou um pouco a entrada, aliado ao fato que POUQUISSIMOS jogadores trouxeram as bolinhas como indicamos. Pareciam adolescentes de 14 anos entrando num bordel. Isso comeu MUITO tempo da gente. As bolinhas seriam utilizadas nesse esquema:
150 do primeiro saco – seriam colocadas na caixa de plástico do respectivo exercito e seriam entregues aos comandantes as 13h para rearmar os mesmos. A logística de distribuição estaria a cargo do comandante.
150 do segundo saco – montariam as recargas do Suporte e reabastaceriam as recargas do suporte na liberação do remuniciamento (estas foram misturadas).
O pessoal não preparou os sacos com antecedência. Para agilizar, o operador vinha com o saco de 500 e tirávamos 10 pods para nós mesmos prepararmos tudo. Isso demanda tempo...
08:00h – Abertura da Cronagem e posterior Identificação.
Tinhamos 2 estações de recarga, uma pronta caso a primeira desse problema. Atrasamos 20minutos por erro MEU, de ter emprestado a fita veda rosca e no dia anterior não ter conferido se a mesma estava na minha caixa de ferramentas. O Brandão foi comprar uma de urgência. O Crono ocorreu sem problemas e estava dentro de nosso cronograma. Houveram, obviamente pessoas que apareciam para cronar depois das 9:00 o que causou um certo problema na logistica das pessoas (tinhamos poucos Staffs para o evento)
09:00h – Briefing Geral e encaminhamento dos exércitos para seus respectivos QGs (o briefing começará após o ultimo operador ser credenciado)
A chuva, novamente causou transtorno: ao inves de fazermos o Briefing após a chegada nos start points, separamos os exércitos em ambientes próprios, o que ajudou muito na montagem de estratégia e conversas entre os operadores. Tive que dar alguns esporros (não me levem a mal, mas vinham me alertar que tinha X9 no local e pediam pra tirar o candango de imediato). Fato que nenhum dos exércitos estava pronto as 09:00 e os próprios comandantes pediam mais tempo para repassar estratégia. Encerramos o Crono as 09:00 e mesmo assim alguns operadores chegaram a mesa de credenciamento sem o lacre do marcador, obrigando a parar tudo para cronar e lacr com seus subordinados.
09:50h – Sinal verde para incursão dos caçadores (chineses)
Esperamos o máximo possível da chuva passar para encaminhar os exércitos aos Start Points. Foi uma decisão complicada. Os americanos estavam 290m dentro da floresta e levar 40 operadores para lá demandou quase 20 minutos. Preferimos credenciar primeiro os americanos para subirmos logo com eles e também não revelar posição do start point chinês. Não queriamos que eles vissem como estavam os snipers e a posição exata de saida para não comprometer a estratégia chinesa. A liberação dos Snipers aconteceu somente as 11:08 da manhã (com 1 hora e 18 minutos de atraso, principalmente por conta da chuva).
10:00h – Inicio Oficial missões
A liberação ocorreu sem problemas, associando rádio UHF de alta potencia e fogos de artificio. Melhor investimento em organização é rádio UHF de 4W. Talk About tem potencia de menos de 0,5W e não serve para organizar jogos grandes. Aprendizado da Icarus que sempre faremos e provavelmente estenderemos aos SQLs em próximo jogo que utilizarmos de Hierarquia Militar.
10:40h – Sinal verde para execução Missão Judas
Sinal verde para a equipe se posicionar para o lançamento do Stinger. Tudo ocorreu sem problemas e o Comando americano seguiu a risca as intruções, salvo o lançamento do Stinger (não poderei fazer efeitos especiais nele). Avisamos ao comando Chines que havia presença de assinatura infravermelha naquele quadrante. Que eles tinham 10 minutos para interceptar possível lançamento de foguete. Montamos uma replica 1:1 de Stinger justamente para essa missão.
11:30h – Prazo limite para execução da Missão Cyclope.
O prazo limite passou a ser 13:30 visto o atraso e visto que abortamos o descanso para a segunda missão (que iriamos liberar material somente na hora). Missão Cyclope consistia da desabilitação da estação de radar (galpão). Criamos um circulo azul onde quem estaria dentro após 20 segundos estaria morto. O lado Leste da construção é cercado por uma barreira e acreditávamos que ali ninguém iria escalar ou tentar passar. Acabou que foi por ali que plantaram os explosivos e não havia marcação azul impedindo verificar o raio da explosão. Os operadores dentro do circulo azul foram intaviados e encaminhados aos seus SQLs. Os operadores que estavam na área não regulada (não é irregular é algo inesperado) entraram dentro de uma brecha nas regras e combinei com eles que a saída deles se daria de dentro do radar. A missão Cyclope ocorreu as 13:21 (2 horas e 13 minutos de jogo) e decidimos ali, já que muitos estavam pedindo arrego e literalmente abandonando a guerra, de terminar e não realizar a missão Goodbye
14:00h – Termino do evento.
Pontos importantes:
* - Operadores americanos descendo paralelo ao rio: Marcamos com fita zebrada o campo horizontalmente – como assim: definimos o limite de campo do tobogã para cima e terminando no start point americano (fizemos duas grandes linhas horizontais e sem limites para os lados do campo). Acontece que os Squads ALFA e BRAVO desceram DEMAIS o rio e quando tentaram flaquear os chineses deram de cara com a fita zebrada. Pelo que pude entender, eles regressaram e subiram um pouco mais o rio, afim de dar a volta pela fita e regressar a área de jogo. Não os culpo, preparamos o campo no sábado e com chuva e vento, provavelmente a faixa que passava por cima do rio deve ter caído. O importante que isso não beneficiou eles, ao contrario, tiveram que voltar mais e refazer o caminho de modo que ficassem dentro da área de jogo.
* - Vi muitos operadores pedindo NEUTRO para tiros na mão, braço e perna. Senhores capitães, vamos cobrar leitura do compendio dos seus operadores! Isso atrapalhou demasiadamente a estratégia dos comandantes.
* - As bandeiras dos Start Points e dos Postos de guarda estavam feitas com Contact, mas as bordas foram cortadas rentes. Acabou que no domingo pela manhã estava encharcadas e impossibilitando ver qual era o Pais. Tivemos que descartar elas, por isso que tanto nos Start points quanto nos Postos de Guarda não conseguiamos ver. Como os comandantes estavam mantendo sempre algum homem no interior do posto ou no start point ficou facil a identificação de qual exercito ocupava ele.
* - O Safety Zone ficou bem posicionado com uma equipe de APH pronta para atendimento emergencial. Tivemos 2 pequenas ocorrencias, com necessidade de pequenos curativos somente. Agradecemos o pessoal do Pilares 2 que cedeu gentilmente a tela de proteção.
* - Eventos com mais de 50 pessoas torna-se viavel e necessário em colocar uma ambulância. É impossivel financeiramente colocar ambulancia com menos de 50 pessoas pagando em media R$40.
Classificamos como gastos obrigatórios na organização:
1 - Ambulancia com pessoal treinado para APH (com mais de 50 pessoas ou com preço por operador aumentado)
2 - Comunicação por radio UHF entre os organizadores
3 - 1 Organizador para cada 15 operadores (fomos 3 e teve horas que tinhamos que nos preocupar com 2 coisas ao mesmo tempo)
4 - Staffs tem que passar por uma reunião com antecedencia.
5 - Em locais grandes safety zone avançado
6 - Investimento em itens para simuação (sim, investir em replicas para simular o mais proximo possivel as missões)
Falarei em breve das missões.