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Tipos de Marcadoras de Paintball

Enviado: 01 Jun 2007, 10:45
por NAKA
Um otimo artigo do Combat Zone escrito pelo Tetah explicando os tipos de marcadoras

http://www.combatzonepaintball.com.br/f ... .php?t=396

Enviado: 01 Jun 2007, 17:50
por Santos
Ótimo texto.
- Parabêns Naka :legal:

Enviado: 01 Jun 2007, 18:06
por Marcelo Utsch
NAKA!

Bom demais cara!

Pede pro Tetah permissão para postar esse texto aqui... ou para ele mesmo fazer isso!

Vale á pena termos essa material aqui também!

Abraço

Enviado: 01 Jun 2007, 19:06
por Grenader
Marcelo Utsch escreveu:NAKA!

Bom demais cara!

Pede pro Tetah permissão para postar esse texto aqui... ou para ele mesmo fazer isso!

Vale á pena termos essa material aqui também!

Abraço
To de pleno acordo !!!

Enviado: 01 Jun 2007, 20:37
por Flávio
Bem legal mesmo!
:legal:

Enviado: 03 Jun 2007, 00:20
por Flávio
Segue Artigo na integra autorizado pelo autor:

Tipos de Marcadoras de Paintball




Originalmente O Caue tinha me pedido pra escrever sobre o uso de armas eletrônicas de paintball no woodsball, mas eu falei com ele e perguntei se poderia escrever sobre os tipos de marcadoras, por que eu acho que, de nada adianta ficar falando que a eletrônica isso, a eletrônica aquilo, se as pessoas que estiverem procurando informação sobre o esporte não souberem exatamente o que é uma eletrônica!Achei que seria mais útil definir primeiro as coisas mais básicas, como essa por exemplo, também por que, existem muitos ótimos textos sobre funcionamento de marcadoras de paintball em inglês, mas eu sinceramente nunca encontrei um bom texto nesse estilo em português, o que me motivou mais ainda a escrever sobre esse tema.
Algumas pessoas, que não sejam intimas do esporte, freqüentemente pensam que existem 3 categorias de marcadoras, pump, semi auto e eletrônica, o que é um equivoco, isto que pump e eletrônica, se referem a tipos de funcionamento, e semi auto se trata de um modo de tiro, podemos ter tanto eletrônicas que disparam apenas em semi-auto, quanto armas mecânicas(não eletrônicas) disparando em modo automático.Neste artigo, irei definir tanto os modos de tiro existentes, quanto alguns dos funcionamentos básicos existentes.

Modos de tiro:

O modo de tiro, se refere à maneira como a marcadora efetua a resposta ao acionamento do gatilho, este que se da em 3 partes, a ida, à parte em que ele permanece puxado, e o retorno, pode parecer um pouco idiota eu estar explicando isso, afinal, a maioria das pessoas sabe o que é um gatilho e como ele funciona, entretanto, defini essa divisão em 3 etapas no funcionamento, por que ela será mais tarde útil para explicar alguns tipos de modos de tiro.No speed há muitas restrições sobre modos de tiro validos e não-validos, em woods, a maioria deles é liberado pra quase todo tipo de ocasião, note também que, falar de modos de tiro separadamente dos funcionamentos das armas é um pouco complicado, pois alguns modos de tiro, acabam sendo um misto de especiaria de um funcionamento especifico misturado com modo de tiro, como o RT por exemplo.

-Modo semi-auto (Semi-automático): É o modo mais popular entre as marcadoras de paintball, consiste simplesmente em 1 bola disparada para cada acionamento do gatilho(ida e volta), muito comum nas armas mecânicas e eletrônicas, usado também em muitos torneios de speedball como modo padrão, por limitar a cadencia das armas apenas a velocidade em que o jogador consegue puxar o gatilho, que em um bom gatilho retornado por imã, dificilmente passa de 18 bolas por segundo(bps).

-Modo full-auto(Automático): Popularmente conhecido como, modo metralhadora, consiste em manter o gatilho puxado, e a marcadora seguira atirando enquanto o gatilho estiver puxado, presente também em marcadoras mecânicas e eletrônicas, mas com uma diferença importante, o full-auto numa eletrônica pode ser programado para um tipo de cadencia especifica, posso programar minha arma eletrônica para atirar, 5 bolas por segundo enquanto o gatilho estiver puxado, por exemplo, o que nas mecânicas seria impossível, e apesar de existente em mecânicas, não é muito comum nas mesmas, o mais comum são modos que pela alta cadencia, se assemelham ao full-auto, este modo é proibido na maioria absoluta(se não em todas) as competições de speedball, por se tratar de um modo de tiro, que “tira a técnica” do jogador.

-Modo Auto-Response: Consiste em 1 disparo por ida, e outro disparo por volta do gatilho, presente em eletrônicas e mecânicas, não é um modo de tiro muito popular, era comum nas antigas automags, hoje em dia, existe em algumas eletrônicas, mas poucos fabricantes de placas colocam auto-response em seus produtos, ilegal na maioria das competições.
-Modo Ramp:O modo ramp, consiste em uma programação especial para placas de armas eletrônicas, o ramp pode ser programado de quase qualquer maneira, em geral, o ramp é seguido de um segundo nome, que se refere a como ele foi programado, como ramp PSP por exemplo, que é o ramp usado na liga americana PSP, resumindo, o ramp é uma programação, que ajuda o jogador a atirar co maior cadencia, com menos acionamentos, por exemplo, eu dou 3 ciclos no gatilho, os três primeiros em semi auto, e depois do terceiro, a arma da 3 disparos por puxada, ressetando para o inicio novamente, qdo inativo por 1 segundo, este é conhecido como ramp burst.

-Modos Burst: Os modos Burst são em geral de 3 ou 6 tiros, consiste num modo que enquanto o gatilho estiver puxado, a marcadora atira o numero de bolas ate o limite do Burst, presente em mecânicas e eletrônicas, sendo que nas eletrônicas, a cadencia do Burst pode ser controlada, ilegal na maioria dos campeonatos de speed.

-Modo auto-trigger: Um modo de tiro exclusivo das pumps, consiste em que com o gatilho puxado, a pump pode disparar apenas fazendo o ciclo de engatilhar completo, conseguindo assim, maiores cadencias nas pumps.

-Modo RT(reative trigger): Este modo é, como o próprio nome diz, o modo de gatilho reativo, que consiste em quando o gatilho é puxado até o fim, é efetuado um disparo, e a marcadora reage e empurra com grande velocidade o gatilho de volta para frente, dando a possibilidade de, uma espécie de modo full-auto quando se segura o gatilho, pois o mesmo fica pulando entre o dedo e o final de seu curso, este é um modo exclusivo das marcadoras mecânicas.

Tipos de Marcadoras:

Existem inúmeras divisões das categorias de cada marcadora, e existem varias maneiras de classificar as marcadoras, a divisão mais clássica, que eu leio em fóruns americanos de paintball, e na maioria dos sites, são uma divisão que fala em, highend e lowend markers, que traduzindo seria mais ou menos como, armas de alta tecnologia e de baixa tecnologia, eu pessoalmente não gosto muito dessa divisão, por que ela leva o iniciante a crer, que se ele comprar uma marcadora lowend, vai estar comprando um equipamento de segunda linha, que ele é inferior a um equipamento highend, o que não necessariamente é verdade, escolher uma marcadora de paintball é como escolher um carro, obviamente uma Ferrari é melhor do que um jipe, mas qual o sentido de comprar uma Ferrari se você mora numa região que não tem asfalto?É um lindo carro, é mais bala que o jipe, mas duvido que saísse da garagem se o dono morasse em um local isolado!E do mesmo jeito que o jipe, anda em asfalto e na terra, e a Ferrari só anda no asfalto, existem marcadoras, que servem para vários estilos de paintball, e outras que tem aplicações especificas...enfim, tecnologia não é o mais importante.
Então em resumo, eu não vou separar as marcadoras dessa maneira, eu dividirei em 2 grandes grupos(open bolt e closed bolt) e outros 2 grupos(eletrônicas e mecânicas) que podem ocorrer simultaneamente com os 2 primeiros.

Open Bolt e Closed Bolt:


Bom, antes de mais anda, definiremos o que é o bendito bolt!Bolt em inglês significa “pino” e corresponde a parte móvel das marcadoras que entra em contato com a bolinha preparando ela para o disparo, é pelo bolt também que passa o ar que impulsiona a bola através do cano!
Pois bem, como o próprio tópico sugere, o open bolt(pino aberto) é de certa forma o contrario do closed bolt(pino fechado).Esses termos, se referem ao modo como funciona o ciclo do bolt, resumindo, a diferença entre os dois, é a posição inicial(ou de repouso) do bolt quando se puxa o gatilho para efetuar o disparo, ou seja, o ciclo de disparo começa em pontos diferentes.
No closed bolt, a posição inicial é com o bolt todo para frente, com a bolinha já posicionada na entrada do cano e a próxima bola a ser disparada em cima do bolt, quando o gatilho é puxado, o bolt assopra a bola para frente, recua para trás, cai outra bola dentro da arma, e ele empurra essa bola para frente de volta a posição inicial permanecendo la até o próximo disparo, as armas mais populares que usa esse sistema, são as pumps e as autocockers.

No open bolt, a posição inicial é com o bolt totalmente puxado para trás, com a bolinha em sua frente e a próxima bola empilhada em cima da bola que está à frente do bolt, quando o gatilho é acionado, o bolt vai para frente empurrando a bolinha até o final do seu curso, quando ele chega no final do curso o bolt assopra a bolinha pelo cano e volta para trás a sua posição inicial, caindo outra bola na sua frente.


O closed bolt dá mais precisão do que o open bolt, o que não significa que toda arma closed bolt seja mais precisa que um open bolt, a precisão depende de vários fatores, em contrapartida ele exige que o diâmetro da bolinha esteja sempre de acordo com o cano da arma, caso contrario, quando você apontar a marcadora para baixo, a bola simplesmente rola pelo cano, o que não acontece com o open bolt, pois existe uma peça que segura a bolinha na posição correta.


Eletrônica X Mecânica:


A diferença básica consiste, no sistema que aciona a arma, o gatilho, nas eletrônicas, o acionamento é como se fosse um botão de mouse, ou seja, é muito leve, basta dar tapinhas com os dedos (dedilhar, como chamam no ramo) que a arma dispara, enquanto nas armas mecânicas o gatilho é uma alavanca que movimenta as partes internas e abre as válvulas e libera as peças da marcadora, como numa arma de fogo.Cabe salientar que, as partes eletrônicas não são intercambiáveis entre todas os tipos de armas de paintball, a parte eletrônica não corresponde apenas ao gatilho, e também a todo o sistema que transforma aquele impulso elétrico em ação mecânica, ou seja, os componentes eletrônicos variam de arma pra arma.
As eletrônicas são mais difundidas nas modalidades de competição por permitirem maior abrangência de regulagens e permitirem o uso de sensores que auxiliem no melhor funcionamento da arma(eye sensor, por exemplo), por exemplo, existem algumas competições, em que a cadencia máxima permitida é de 15 bolas por segundo, nas eletrônicas, basta um ajuste de regulagem, e todas estarão atirando a 15 bps, nas mecânicas, esse tipo de regulagem teria que ser feito por ajustes finos de pressão entre outros e não seriam precisos.
As mecânicas por outro lado desapareceram do cenário de competição, mas apesar disso, pelo seu preço médio menor, elas continuam sendo a porta de entrada de muitos jogadores no paintball, elas apesar de não mais servirem aos propósitos de competição, servem muito bem ao woodsball e aos campos comerciais como equipamento para aluguel, as armas mecânicas tam também em geral, manutenção mais simples e suas peças de reposição são facilmente encontradas.


Tipos de Funcionamento:

Agora falarei sobre os tipos de funcionamentos propriamente ditos, que é como é que a arma efetua o seu disparo, ou seja, o que acontece dentro da arma para que a bolinha seja impulsionada:


Blowback – É um dos sistemas mais simples que existe e mais popular, muito comum entre os jogadores iniciantes e também para aluguel em campos, possuem manutenção baixa e muito simples de fazer, utilizam sistema de open bolt, funcionam da seguinte maneira, o bolt é ligado por um pino ao hammer, atrás do hammer tem uma mola que empurra o hammer e o bolt para frente quando o gatilho é acionado, no final do curso de ambos, a bolinha esta na frente de bolt e na beira do campo, e o hammer bate na válvula que assopra o ar pra cima, mas uma parte do ar, empurra o hammer para trás junto com o bolt, reengatilhando a arma, as blowback, aceitam frame(todo conjunto da pega da arma) eletrônico, que para as blowbacks consiste em uma bobina que quando o gatilho é acionado ela libera o hammer e efetua o disparo, as blowback aceitam tanto ar como CO2.As representantes mais comuns desse grupo são spyder, piranha, VL orion, tippman entre outras.


Blowforward(automags) – É de certa forma o oposto do acima citado, basicamente, o de cima, o conjunto vai pra frente com uma mola, e volta com gás, neste, o conjunto vai para frente com gás, e volta com mola, porem as mags não tem hammer, elas tem um regulador de pressão na parte traseira, é a “válvula” dela trabalha direto com a balança do gatilho, quando este é puxado, ele fecha a passagem de ar para dentro da arma e solta o bolt que é impulsionado para frente pelo ar acumulado depois da válvula, quando o bolt chega ao final de seu curso o ar “escapa” pela frente do bolt assoprando a bola, como o ar acumulado foi assoprado, a mola empurra o bolt de volta e este fica prezo ao gatilho que quando é solto enche novamente essa câmara de ar. Apesar de esse sistema ter também uma ótima precisão e exigir pouca manutenção, ele caiu em desuso, as mags foram projetadas para usar ar comprido, mas as mais simples aceitam CO2, aceitam também frame eletrônico.


Autococker – É um sistema considerado complexo pelos jogadores, apesar de a idéia ser simples, ele tem uma carência muito grande de regulagens e grande variedade de peças de reposição, as autocockers são um sistema antigo que não sofreu grandes mudanças com o tempo, mas apesar disso continuam sendo muito usadas em todas as modalidades do paintball, por sua conhecida precisão, conseqüência de usar sistema de closed bolt.O autococker consiste em uma pump que se reengatilha sozinha, o disparo é feito por um hammer que bate numa válvula, liberando o gás, e o reengatilhamento é feito por um sistema pneumático ligado ao curso do gatilho, basicamente o que acontece quando se puxa o gatilho da autoocker é o seguinte, na metade do caminho até o fundo, ela libera o hammer e da o disparo, quando o gatilho chega ao final do curso, ele aciona o sistema pneumático que por sua vez empurrando o backblock para trás, leva o hammer de volta a posição inicial e traz o bolt para traz para que entre outra bola na arma, e quando o gatilho volta a sua posição inicial o backblock volta para frente apenas com o bolt e outra bolinha em sua frente.Existem autococker eletrônicas, e qualquer autococker mecânica pode ser transformado em eletrônica adicionando a ela um frame(todo conjunto da pega da arma) eletrônico, este que liberará o hammer com uma bobina e controlará o sistema pneumático com um solenóide(válvula elétrica), as cockers mecânicas aceitam em geral ar comprimido e CO2, porem as eletrônicas só aceitam ar comprimido.


Eletropneumáticas – É atualmente o sistema que mais cresce em termos de uso e novas tecnologias, são chamadas também de marcadoras totalmente eletrônicas, pois não existem eletropneumáticas que não sejam eletrônicas, essas armas possuem a grande vantagem que não usam molas em suas partes moveis, o que lhes da uma durabilidade ao uso muito maior, elas exigem menos peças de reposição, e troca nelas em geral apenas orings(vedações) e se faz lubrificação, por essa vantagem de não sofrerem tanto desgaste ao uso, são usadas largamente em competições, seu funcionamento pode ser comparado ao de uma blowaback, porem, o conjunto móvel é empurrado para frente com ar também, o que significa maior consumo de ar, usam obrigatoriamente ar comprimido devido ao solenóide, que é muito sensível a impurezas, este que controla o movimento da arma, elas possuem também, 2 reguladores distintos, um que regula a pressão que fica na válvula para o disparo(regulador de alta), e outro que regula a pressão que vai para o solenóide e controla o movimento(regulador de baixa), existem também, modelos de armas eletropneumaticas que não possuem hammer, sendo estas similares as automags porem o bolt voltando com ar ao invés de mola, essas são ditas usarem spoolvalve



Pumps ou Stock Class – Foram as primeiras a serem inventadas e foram largamente usadas no inicio do paintball, hoje no Brasil estão em gradual fase de extinção, visto que os modelos novos custam o mesmo preço de uma blowback semi-auto levando os campos a trocarem suas pumps por blowbacks, nos EUA ainda são bastante usadas, e inclusive há novos lançamentos com funcionamentos diferenciados, existem ainda competições categoria Stock Class e a cada dia ainda surgem inovações nesse tipo de marcadora.Elas consistem de um tipo de funcionamento que a cada disparo precisa ser reengatilhado, ou seja, pumpeado, como uma espingarda 12, a pump é de longe o sistema mais simples que existe, é formado por uma válvula, um hammer e o bolt, este que é conectado ao pump, que é a parte aonde se segura com a mão para reengatilhar, a pump funciona com sistema de closed bolt, e devido a sua simplicidade é o sistema que oferece a melhor precisão, seu funcionamento se dá da seguinte maneira, quando o pump é puxado para trás, ele trás consigo o bolt, abrindo espaço para que caia uma bola dentro da arma, no final do curso do pump, o bolt se conecta ao hammer, e os dois vêm juntos para frente, quando o gatilho é puxado, o hammer é solto e impulsionado pela mola que fica entre o bolt e o hammer batendo na válvula atrás da arma efetuando o disparo.Representantes mais ilustres:Busterball, Crossball, PMI traccer, Tippman C3(funcionamento especial)...



Pistolas – Apesar de serem o grande sonho de consumo de muitos jogadores de paintball, por possuírem um visual totalmente diferente das marcadoras convencionais e se assemelharem mais a uma arma de verdade, elas não possuem nenhum funcionamento muito diferenciado e exceto por alguns modelos a maioria das pistolas de paintball são blowbacks com peças menores e algumas adaptações, as pistolas vem de fabrica prontas para usarem mini cilindros descartáveis de CO2 de 12 gramas, estes são mais ou menos do tamanho de 3 paintballs empilhadas, e tem uma autonomia para aproximadamente 20 tiros, o que é suficiente para dispara 2 magazines da pistola, a pistola ao contrario das armas convencionais, ela não usa loader, e sim carregadores especiais com capacidade para 10 bolinhas.As pistolas não são muito comuns no Brasil por que apesar de custarem aproximadamente o mesmo preço das blowbacks, os cilindrinhos de 12 gramas são muito caros, o que torna quase inviável o seu uso, sendo ela usada apenas como arma de backup pela maioria dos jogadores, porem, existe a possibilidade de adaptar as pistolas para serem usadas com cilindros convencionais



Aberrações e Inovações – Nessa categoria entra tudo o que não entrou nas anteriores, alem desses funcionamentos consagrados que eu falei acima, existem uma serie de outros tipos de marcadoras que funcionam de maneiras diferentes, o mercado do painball é muito dinâmico hoje em dia, as empresas do ramo a cada dia querem fazer marcadoras mais leves, mais rápidas, que gastem menos gás, que tenham mais precisão e assim por diante, eu chuto que em uns 5 a 7 anos, esse texto estará ultrapassado devido a novidades que não estarão aqui listadas, como inovações atuais posso citar hoje a Tippman C3, que é uma pump movida a propano, que com 16 oz de propano, calcula-se que ela seja capaz de dar 50000 tiros, enquanto uma marcadora convencional com 16 oz de CO2 daria uns 1000 tiros no Maximo, temos também uma nova pistola chamada Tiberius 8 que ao contrario das pistolas comuns, a recarga de munição é feita por baixo como uma pistola arma de fogo, e além dos lançamentos das empresas, temos também as adaptações feitas por ai por fanáticos do esporte, que vão de armas que atiram 80 bolas por segundo até estilingues.




Fontes:

http://www.pbreview.com
http://www.pbnation.com
http://www.warpig.com


AUTOR - BRUNO "TETAH"

Fonte do Artigo: http://www.combatzonepaintball.com.br/f ... .php?t=396