[contagem regressiva] FRAG - Operation Backdoor - RJ - 5/06
Enviado: 19 Mar 2011, 21:41
Prelúdio da Guerra:
07 de março de 2012;
2 semanas após a descoberta do campo petrolífero de Tuolong-Jian, loacalizado no arquipélago Penghu também conhecido como “Ilhas dos pescadores”.
As relações entre a República popular da China e Taiwan voltam a se intensificar depois da escolha de 3 empresas multinacionais, duas americanas e uma sediada na Grã-Bretanha para explorar o campo petrolífero recém descoberto de Tuolong-Jian, onde há a expectativa do governo de Taipei, de uma produção de até 2 Bilhões de barris de petróleo até 2016. O governo de Pequim, que reinvindica o controle de Taiwan e do arquipélago de Penghu, prometeu cortar totalmente o diálogo, mudando assim a situação de constante evolução nas conversas bilaterais desde a posse do presidente Taiwanês Ma Ying-jeou.
17 de março de 2012;
Após todas as tentativas de diálogo falharem, o governo chinês entrou com um protesto formal junto à Organização Mundial do Comércio, na tentativa de barrar as pesquisas que levariam a exploração de poços de petróleo Localizados próximos ao arquipélago de Penghu.
25 de junho de 2012;
Depois de todo impasse em relação ao campos de petróleo recém-descobertos em Taiwan, a OMC decidiu congelar a exploração por parte das 3 empresas estrangeiras escolhidas por licitação. O governo Taiwanês informou por nota que pretende recorrer sobre o caso, e caso não consiga uma liberação formal, será obrigado a seguir com as pesquisas por conta própria, demandando assim de mais tempo e dinheiro.
01 de agosto de 2012;
Devido as ultimas tensões entre a China e Taiwan, o governo de Taipei enviou uma carta de intenções Á Washington para a compra de um pacote de armamento que inclui fragatas, torpedos, caças e mísseis anti-navio. Fontes informam que o pacote poderia ultrapassar os 15 bilhões de dólares, e que Taiwan planeja utilizar parte da produção de petróleo para reequipar as suas forças armadas.
02 de novembro de 2012;
O Congresso Norte-americano, em uma votação em tempo recorde, autorizou a venda de dois contratorpedeiros da classe Arleigh Burke que estavam na reserva da marinha americana. O pacote feito para Taiwan inclui 16 caças F-16C ex-USAF. Fontes afirmam que o governo Taiwanês solicitou mísseis e outros tipos de armamentos, mas o Pentágono não confirma essa informação.
20 de Novembro de 2012;
O site wikileaks divulgou uma série de documentos sobre a recente compra de armas feita por Taiwan. Em um dos documentos é descrito com detalhes todo o pacote feito para Taiwan, incluindo mísseis ar-ar AIM-120C7 e AIM-9M SideWinder para os F-16 e mísseis Cruise TomaHawk para os Contratorpedeiros Arleigh Burke.
24 de novembro de 2012;
A República Popular da China acaba de cortar formalmente todas as relações formais com Taiwan. Em seu ultimo pronunciamento, o primeiro ministro chinês Wen Jiabao declarou que as negociações entre Estados Unidos e Taiwan foram uma afronta à soberania chinesa e espera que os americanos cancelem a venda do pacote de armas em um prazo de no máximo 48 horas, pois senão a China será obrigada a recorrer ao Conselho de Segurança da ONU, onde tanto China quanto EUA possuem assento permanente.
24 de novembro de 2012,
Em um breve discurso durante sua viagem à Turquia, o Presidente Barack Obama declarou que é o dever dos Estados Unidos da América, garantir que uma nação livre não seja oprimida por motivos gananciosos de terceiros, nem que seja necessário fornecer os meios de defesa para isso.
26 de novembro de 2012;
Um dia após mandar o embaixador chinês em Washington de volta para a China, o governo de Pequim convocou uma reunião com todos os membros do Conselho de Segurança, mas analistas políticos e jornalistas especializados acreditam que a mesma só deve ocorrer após a virada do ano de 2013.
29 de Novembro de 2012;
As forças armadas chinesas preparam um exercício de 8 dias na maior parte do litoral chinês e em todo o Mar da China, inclusive com o lançamento de mísseis balísticos de médio e longo alcance a partir da costa chinesa e de navios de guerra. Paíss vizinhos, como Japão e Coréia do Sul, condenam o exercício, dizendo que o mesmo executado em tempos tão turbulentos é uma grande irresponsabilidade, e que o mesmo poderá trazer muita instabilidade para a região.
03 de dezembro de 2012;
Desde os tempos da Guerra-Fria não era visto tanta mobilização por parte das Forças Armadas Chinesas. Em vídeos na internet, é possível ver cidadãos chineses claramente clamando por guerra. Analistas políticos de várias nacionalidades declaram que o momento é delicado e que o mais sensato seria que Washington e Pequim entrassem em um acordo.
06 de dezembro de 2012;
Navios de carga e barcos pesqueiros reclamam que a marinha chinesa realiza uma espécie de bloqueio naval não declarado, os perseguindo, revistando e por diversas vezes confiscando as cargas desses navios. O governo chinês não confirma a informação. Fontes próximas ao governo de Taiwan informam que o primeiro lote do pacote de armas negociado via Foreign Military Sales com os EUA é esperado para o primeiro semestre de 2013.
10 de dezembro de 2012;
Pequim declarou em nota que está estabelecendo um bloqueio naval sobre toda a extensão do Mar da China e uma zona de exclusão aérea será feita sobre Taiwan. Somente aviões civis poderão cruzar a zona de exclusão e todo o controle de tráfego da área será realizado por controladores da marinha e força aérea chinesa.
11 de dezembro de 2012;
Japão, Índia e Coréia do Sul preparam um documento para levar a ONU pedindo a desmobilização imediata das forças chinesas responsáveis pelo bloqueio a Taiwan. Os EUA mobilizam a sua 7ª frota, presente no Japão para atuar na área.
14 de dezembro de 2012;
Testemunhas relatam escaramuças entre fragatas chinesas e taiwanesas, nenhum dos dois países confirmam a veracidade das informações.
17 de dezembro de 2012 05h23min AM;
Um caça Chengdu J10 da Força Aérea Chinesa acaba de ser abatido sobre Taiwan, segundo fontes no governo Chinês o mesmo fazia um vôo de reconhecimento sobre Taipei quando foi abatido por um míssel Superfície-Ar (SAM).
17 de dezembro de 2012 12h01min PM;
O governo Chinês acaba de declarar guerra a Taiwan, informando que a ilha será repatriada custe o que custar. O general Jin Hoo Liang comandante do PLA declarou que a china está pronta para retalhar qualquer tentativa de impedimento por parte de países estrangeiros e declarou que nesse momento qualquer um poderá ser considerado intruso, e poderá sofrer por isso.
21 de dezembro de 2012;
Enquanto o mundo celebrava ou temia a suposta data da profecia maia sobre o fim do Mundo, os chineses realizaram um bombardeio em larga escala sobre Taipei e cidades importantes militarmente e economicamente para Taiwan. Mísseis balísticos foram vistos cruzando o Mar da China em direção a Taiwan e os navios da marinha chinesa dispararam incessantemente durante horas. Estima- se que 3.000 pessoas tenham morrido com o ataque, mais de 9.000 pessoas estão desaparecidas.
TRANSMISSION ENDED - LINK OFF-LINE