Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson
Enviado: 14 Mar 2011, 15:09
Pessoal,
Vira e mexe eu recebo mensagens de pessoas que tem pumps antigas com mecanismo padrão Nelson me pedindo ajuda pra "trazer elas de volta" então achei que seria legal criar um tópico aqui explicando como funcionam e como fazer a manutenção dessas marcadoras tão simples e, ao mesmo tempo, tão legais.
De início, porque "pump tipo Nelson"?
Porque a primeira marcadora criada especificamente pro nosso esporte foi a Nelspot 007, fabricada pela Nelson Paint Company em 1986. Seguem uma foto da minha, para referência:
A Busterball, primeira marcadora brasileira produzida seguia exatamente o mesmo conceito, assim como todas as outras pumps produzidas no Brasil na década de 1990 (Besterball, Competition, Crossball, Brute, Speed Master etc). Assim sendo, esse tutorial e informações vão ser úteis para toda e qualquer pump nacional antiga, além de várias outras pumps importadas que o pessoal possa ter aqui no Brasil. De maneora geral, ele só não será válido para as pumps baseadas em Cockers, com sistema PMI (PMI, Sheridan e Palmer), NSG Splatmaster e com sistema Sterling. De resto, Tippmann, Lapco, CCI Phantom, Traccer e Tagmaster, Kingman Hammer, Bushmaster etc, todas seguem o mesmo padrão que vou mostrar à seguir.
Vamos então começar pelo básico.
Segue um diagrama básico do funcionamento:
De maneira geral, então, quando você desmontar sua pump, vai encontrar 4 peças no interior, nessa ordem (puxando por trás da arma):
- Válvula
- Hammer
- Mola
- Bolt
Então, como funciona?
O gas (CO2 ou Ar Comprimido, elas funcionam com os 2) entra na arma através do corpo da válvula, na parte de trás. O cup seal na parte de trás do tubo que entra na válvula fica pressionado contra a parte de trás do valve seat, tanto pela pressão do gas como também da mola que está dentro da válvula.
Estou dando os nomes das peças em inglês não só pra facilitar o entendimento quando vocês olharem na figura acima mas, também, pro caso de precisarem comprar peças nos EUA, ok? Continuando.
O sear que está conectado ao hammer pivota sobre um pequeno pino e é segurado em sua posição normal por uma pequena mola. Aqui, mais um parnteses importante: nunca, em 20 anos de paintball, precisei desmontar esse conjunto de hammer e sear.
Quando você puxa o pump para trás, o bolt se move no mesmo sentido, pressionando a mola principal que fica entre ele o hammer até que os dois se unam pela ponta do sear. Ao mesmo tempo, uma bola entra na arma, na frente do bolt.
Quando você põe o pump pra frente, o bolt se move para a frente, carregando o hammer consigo e mantendo a mola principal comprimida entre os dois. Ao mesmo tempo, ele coloca a bola em posição de tiro. A marcadora, então, está pronta para atirar.
Quando o gatilho é puxado, a parte de trás dele levanta a traseira do sear. Conforme o sear pivota, a frente dele se solta do bolt (vejam a seta amarela). A mola principal que estava comprimida entre o bolt e o hammer joga o hammer pra trás com força, fazendo com que ele bata naquela parte do power tube que está à frente do valve seat. Isso faz com que todo o power tube vá para trás por uma fração de segundo, mas o suficiente para que o gas que estava preso no corpo da válvula seja liberado. O gas então passa pelo power tube e chega à bola através do bolt, fazendo com que ela voe e, com sorte, tire alguém do jogo :). Vejam a seta azul no desenho abaixo. A mola do corpo de válvula então empurra o power tube e o cup seal de volta pra frente, colocando o hammer de volta em sua posição normal, pronto para recomeçar.
Segue agora uma animação completa do processo:
Para creditar a origem das informações acima, segue o link: http://www.pukindogspaintball.com/nelsons/NELSON.htm
Não vou traduzir toda a página gringa porque a idéia aqui é fazer um resumo para utiilização mais prática e ágil então à seguir, segue um mini-tutorial de como ajustar sua marcadora para usar e como fazer um troubleshooting dela, em caso de problemas.
Vira e mexe eu recebo mensagens de pessoas que tem pumps antigas com mecanismo padrão Nelson me pedindo ajuda pra "trazer elas de volta" então achei que seria legal criar um tópico aqui explicando como funcionam e como fazer a manutenção dessas marcadoras tão simples e, ao mesmo tempo, tão legais.
De início, porque "pump tipo Nelson"?
Porque a primeira marcadora criada especificamente pro nosso esporte foi a Nelspot 007, fabricada pela Nelson Paint Company em 1986. Seguem uma foto da minha, para referência:
A Busterball, primeira marcadora brasileira produzida seguia exatamente o mesmo conceito, assim como todas as outras pumps produzidas no Brasil na década de 1990 (Besterball, Competition, Crossball, Brute, Speed Master etc). Assim sendo, esse tutorial e informações vão ser úteis para toda e qualquer pump nacional antiga, além de várias outras pumps importadas que o pessoal possa ter aqui no Brasil. De maneora geral, ele só não será válido para as pumps baseadas em Cockers, com sistema PMI (PMI, Sheridan e Palmer), NSG Splatmaster e com sistema Sterling. De resto, Tippmann, Lapco, CCI Phantom, Traccer e Tagmaster, Kingman Hammer, Bushmaster etc, todas seguem o mesmo padrão que vou mostrar à seguir.
Vamos então começar pelo básico.
Segue um diagrama básico do funcionamento:
De maneira geral, então, quando você desmontar sua pump, vai encontrar 4 peças no interior, nessa ordem (puxando por trás da arma):
- Válvula
- Hammer
- Mola
- Bolt
Então, como funciona?
O gas (CO2 ou Ar Comprimido, elas funcionam com os 2) entra na arma através do corpo da válvula, na parte de trás. O cup seal na parte de trás do tubo que entra na válvula fica pressionado contra a parte de trás do valve seat, tanto pela pressão do gas como também da mola que está dentro da válvula.
Estou dando os nomes das peças em inglês não só pra facilitar o entendimento quando vocês olharem na figura acima mas, também, pro caso de precisarem comprar peças nos EUA, ok? Continuando.
O sear que está conectado ao hammer pivota sobre um pequeno pino e é segurado em sua posição normal por uma pequena mola. Aqui, mais um parnteses importante: nunca, em 20 anos de paintball, precisei desmontar esse conjunto de hammer e sear.
Quando você puxa o pump para trás, o bolt se move no mesmo sentido, pressionando a mola principal que fica entre ele o hammer até que os dois se unam pela ponta do sear. Ao mesmo tempo, uma bola entra na arma, na frente do bolt.
Quando você põe o pump pra frente, o bolt se move para a frente, carregando o hammer consigo e mantendo a mola principal comprimida entre os dois. Ao mesmo tempo, ele coloca a bola em posição de tiro. A marcadora, então, está pronta para atirar.
Quando o gatilho é puxado, a parte de trás dele levanta a traseira do sear. Conforme o sear pivota, a frente dele se solta do bolt (vejam a seta amarela). A mola principal que estava comprimida entre o bolt e o hammer joga o hammer pra trás com força, fazendo com que ele bata naquela parte do power tube que está à frente do valve seat. Isso faz com que todo o power tube vá para trás por uma fração de segundo, mas o suficiente para que o gas que estava preso no corpo da válvula seja liberado. O gas então passa pelo power tube e chega à bola através do bolt, fazendo com que ela voe e, com sorte, tire alguém do jogo :). Vejam a seta azul no desenho abaixo. A mola do corpo de válvula então empurra o power tube e o cup seal de volta pra frente, colocando o hammer de volta em sua posição normal, pronto para recomeçar.
Segue agora uma animação completa do processo:
Para creditar a origem das informações acima, segue o link: http://www.pukindogspaintball.com/nelsons/NELSON.htm
Não vou traduzir toda a página gringa porque a idéia aqui é fazer um resumo para utiilização mais prática e ágil então à seguir, segue um mini-tutorial de como ajustar sua marcadora para usar e como fazer um troubleshooting dela, em caso de problemas.