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Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Manutenção de marcadores e acessórios.
mpsd
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Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por mpsd »

Pessoal,

Vira e mexe eu recebo mensagens de pessoas que tem pumps antigas com mecanismo padrão Nelson me pedindo ajuda pra "trazer elas de volta" então achei que seria legal criar um tópico aqui explicando como funcionam e como fazer a manutenção dessas marcadoras tão simples e, ao mesmo tempo, tão legais.

De início, porque "pump tipo Nelson"?

Porque a primeira marcadora criada especificamente pro nosso esporte foi a Nelspot 007, fabricada pela Nelson Paint Company em 1986. Seguem uma foto da minha, para referência:

Imagem

A Busterball, primeira marcadora brasileira produzida seguia exatamente o mesmo conceito, assim como todas as outras pumps produzidas no Brasil na década de 1990 (Besterball, Competition, Crossball, Brute, Speed Master etc). Assim sendo, esse tutorial e informações vão ser úteis para toda e qualquer pump nacional antiga, além de várias outras pumps importadas que o pessoal possa ter aqui no Brasil. De maneora geral, ele só não será válido para as pumps baseadas em Cockers, com sistema PMI (PMI, Sheridan e Palmer), NSG Splatmaster e com sistema Sterling. De resto, Tippmann, Lapco, CCI Phantom, Traccer e Tagmaster, Kingman Hammer, Bushmaster etc, todas seguem o mesmo padrão que vou mostrar à seguir.

Vamos então começar pelo básico.

Segue um diagrama básico do funcionamento:

Imagem

De maneira geral, então, quando você desmontar sua pump, vai encontrar 4 peças no interior, nessa ordem (puxando por trás da arma):
- Válvula
- Hammer
- Mola
- Bolt

Então, como funciona?

O gas (CO2 ou Ar Comprimido, elas funcionam com os 2) entra na arma através do corpo da válvula, na parte de trás. O cup seal na parte de trás do tubo que entra na válvula fica pressionado contra a parte de trás do valve seat, tanto pela pressão do gas como também da mola que está dentro da válvula.

Estou dando os nomes das peças em inglês não só pra facilitar o entendimento quando vocês olharem na figura acima mas, também, pro caso de precisarem comprar peças nos EUA, ok? Continuando.

O sear que está conectado ao hammer pivota sobre um pequeno pino e é segurado em sua posição normal por uma pequena mola. Aqui, mais um parnteses importante: nunca, em 20 anos de paintball, precisei desmontar esse conjunto de hammer e sear.

Quando você puxa o pump para trás, o bolt se move no mesmo sentido, pressionando a mola principal que fica entre ele o hammer até que os dois se unam pela ponta do sear. Ao mesmo tempo, uma bola entra na arma, na frente do bolt.

Imagem

Quando você põe o pump pra frente, o bolt se move para a frente, carregando o hammer consigo e mantendo a mola principal comprimida entre os dois. Ao mesmo tempo, ele coloca a bola em posição de tiro. A marcadora, então, está pronta para atirar.

Imagem

Quando o gatilho é puxado, a parte de trás dele levanta a traseira do sear. Conforme o sear pivota, a frente dele se solta do bolt (vejam a seta amarela). A mola principal que estava comprimida entre o bolt e o hammer joga o hammer pra trás com força, fazendo com que ele bata naquela parte do power tube que está à frente do valve seat. Isso faz com que todo o power tube vá para trás por uma fração de segundo, mas o suficiente para que o gas que estava preso no corpo da válvula seja liberado. O gas então passa pelo power tube e chega à bola através do bolt, fazendo com que ela voe e, com sorte, tire alguém do jogo :). Vejam a seta azul no desenho abaixo. A mola do corpo de válvula então empurra o power tube e o cup seal de volta pra frente, colocando o hammer de volta em sua posição normal, pronto para recomeçar.

Imagem

Segue agora uma animação completa do processo:

Imagem

Para creditar a origem das informações acima, segue o link: http://www.pukindogspaintball.com/nelsons/NELSON.htm

Não vou traduzir toda a página gringa porque a idéia aqui é fazer um resumo para utiilização mais prática e ágil então à seguir, segue um mini-tutorial de como ajustar sua marcadora para usar e como fazer um troubleshooting dela, em caso de problemas.
mpsd
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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por mpsd »

Continuando.

Para ajustar a velocidade da sua pump (FPS de tiro), existem basicamente duas maneiras:

- Alterar as molas principal e da válvula. Fazendo isso você vai alterar a força de impacto do hammer contra o power tube e o tempo de abertura da válvula, respectivamente, o que vai alterar os FPS da bola.
- Alterar a pressão do bolt sobre a mola principal. Para isso, no entanto, você precisa de um bolt ajustável, o que nem todas as pumps tem.

Agora o principal: TROUBLESHOOTING ou resolvendo problemas.

Da minha experiência, existem cinco tipos de problemas que podem afetar uma pump:

1- Peças quebradas, principalmente o power tube
2- Vazamento de gas no momento em que se conecta o cilindro, vazando pelo cano
3- Peças enferrujadas ou mal cuidadas que fazem com que fique difícil de engatilhar a arma ou comprometa o uso (tipo, não atira 100% das vezes que engatilho a arma)
4- Double feeding (duas bolas entram no cano em uma única pumpeada e, com isso, elas não voam direito)
5- Arma atirando muito fraco

Quais as soluções então?

1- Trocar, não tem jeito
2- É algo relacionado ao conjunto da válvula. 90% das vezes tem que trocar o cup seal e resolve. Se não for o cup seal, tem um o-ring no valve seat. Trocando essas duas partes (descartáveis mesmo), resolve
3- Pode tentar dar uma polida/lixada pra trazer elas para um estado melhor. Normalmente resolve. Se não resolver ou se quebrar no processo, tem que trocar
4- Use o máximo possível e "pegue o ritmo" dela. Existem alguma soluções de ball-detent, seja com um fio de arame, um detent de cocker ou mesmo fita adesiva na ponta do cano (nas que permitem tirar o cano, obviamente) mas o ideal é se acostumar com a arma. Quanto mais você usar, menos isso vai acontecer.
5- Arma precisando de ajuste. Teste seu bolt regulável ou, se não tiver um, troque as molas

Basicamente é isso. Mais tarde vou postar algumas fotos sobre a restauração da minha Brute para mostrar um pouco melhor o segundo ítem.

Espero que gostem desse tópico e que seja útil pra vocês.

Abs!
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Roger
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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por Roger »

Muito bom Mendel!

Vai ajudar bastante o pessoal que tem estas reliquias em casa.

:legal:
mpsd
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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por mpsd »

Valeu, Roger. Se puder colocar esse tópico fixo no fórum acho que seria legal pro pessoal achar fácil, sempre que precisar.

Agora vamos ao caso mais comum de problema numa Pump tipo Nelson: coloco o cilindro na arma e ela começa a vazar pelo cano (fraco ou forte, não faz diferença).

Há uns anos atrás comprei uma Brute no Mercado Livre por um preço legal:

Imagem

Apesar de estar bonita, ela apresentava esse problema clássico então desmontei ela toda:

Imagem

Da esquerda pra direita, nessa foto acima:
- Valve body
- Mola da válvula
- Cup Seal (detonado!)
- Valve Seat (o o-ring preto estava velho mas ainda bom o suficiente pra fechar a válvula)
- Power Tube (o antigo dono tinha colocado um "espaçador" de metal quadrado entre ele o hammer, não sei pra que...)
- Parafuso que segura a válvula e o frame no corpo da marcadora

Bom, como eu disse, o cup seal estava detonado:

Imagem
Imagem
Imagem

Apesar de ser um cup seal bom, de cobre com o-ring, o fato é que eu não tinha outro o-ring pra colocar no lugar então o que fiz foi trocar essa peça inteira. Aí vai uma dica legal:

As válvulas de Spyder usam um cup seal idêntico ao desse tipo de pump, compatível com 90% delas. O cup seal de Spyder é barato, de delrin (material plástico bem resistente) e fácil de achar pra comprar.

Troquei então o cup-seal por um de Spyder, tirei aquele espaçador nada a ver que o cara tinha colocado no power tube, troquei a mola principal e voilá, funcionou perfeitamente!

Pessoal, esse é o truque. Troca o cup-seal, dá uma revisada nas molas e vocês vão ter suas pumps rodando 100%! É ridículo!

No próximo post vou colocar algumas dicas de onde encontrar as peças de reposição.

Abs!
mpsd
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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por mpsd »

Agora uma relação de sites onde vocês podem comprar peças para as pumps de vocês:

Começando pelo ítem que mais pede manutenção, cup-seals:

http://www.lapcopaintball.com/store/pro ... cts_id=136
http://www.airsoldier.com/mm5/merchant. ... =OLDSCHOOL

Power tubes (aqui, atenção: cada pump tipo Nelson usa um tamanho específico de power tube - mais sobre isso depois do link):

http://www.airsoldier.com/mm5/merchant. ... =OLDSCHOOL

Uma dica importante é que vocês podem comprar um power tube mais comprido e cortar ele do tamanho que precisam. A parte funcional importante dele é a rosca que vai dentro da válvula segurando o cup seal. O comprimento do tubo pode variar. Algumas pumps tipo Nelson tem uma espécie de "extensão" do power tube no próprio bolt (normalmente as reguláveis), em outras o power tube vai até quase a ponta do bolt. O Power Tube #6P é específico para Phantoms.

Molas:

http://www.maddmanproducts.com/Home_Pag ... _Kits.html

Esse é o MELHOR kit de molas que existe. Vejam que as pump tipo Nelson usam exatamente o mesmo kit que as Autocockers antigas, ok? Eles vêm com várias molas de graduação diferente justamente pra você poder trocar elas e chegar na velocidade de FPS ideal.

E aqui um kit de válvula completo da Carter Machine:

http://www.airsoldier.com/mm5/merchant. ... =OLDSCHOOL

Pra quem não conhece, a Carter é um fabricante muito antigo que faz algumas das melhores pumps tipo Nelson que existem! O Dave Youngblood, dono da Dye, trabalhou lá durante vários anos. Depois, quando ele fundou a Dye e teve algum suce$$o, ele comprou a Carter e o próprio Earon Carter foi trabalhar na Dye. O Carter é uma verdadeira lenda do paintball, maior que o próprio Dave. Mais tarde o Carter quis voltar pro Havaí (de onde ele era originalmente) e comprou de volta a marca e passou a fabricar as armas dele na garagem, como ele fazia antes. Mais info sobre a Carter aqui:

http://www.cartermachine.com/

Se alguém precisar comprar um power tube e cortar pro tamanho certo, aqui tem um "guia" legal de como fazer:
http://www.mcarterbrown.com/forums/cci/ ... tting.html

Desçam um pouco a página que vocês chegam nas fotos.

bom, pessoal, é isso. Acho que agora todo mundo aqui vai ser um "especialista" em pumps tipo Nelson. Espero ter ajudado.

Abs!
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mauhilst
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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por mauhilst »

PUMPs são ótimos marcadores... mecanicas limpas e simpels...

eu tenho uma paixão declarada por Pumps e não tenho vergonha de dizer isso...

MPSD fez um otimo trabalho com o material neste tópico e vim contribuir com oq tenho...


estes dias resolvi continuar a manutenção/ressureição da minha Tippmann 68 SPecial "Hunter" de 1989... apesar de não ser uma PUMP os sealcups dão o mesmo problema...

Percebi q um dos sealcups estava vazando MUITO... então resolvi abrir e conferir o q podia ser feito...

Imagem
uma imagem da valvula toda desmontada... pelo q me lembro é uma Carbine da Tippmann

Imagem
Imagem
aqui uma imagem das duas peças... sendo a da direita a original e a da esqueda a feita reparo...

Como foi feito ? eehhehe

passei uma broca de fresa de 1,7mm pelo rebaixo onde tinha o oring... limpei tudo e apliquei cola-quente... isso mesmo... simples e barata cola-quente...
esperei secar e fiz o recorte com um estilete e boa...

montei e selou perfeitamente...

pode não durar a vida toda... mas vai servir até eu poder comprar ou fazer os novos...


espero isso ajudar a galera nesses casos... :drink:

:fair: :tropa:
mpsd
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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por mpsd »

Valeu, mauhilst!

Sobre a cola quente, realmente não sei como é a durabilidade. O que acontece é que com ar comprimido, a tendência seria a temperatura subir e, eventualmente, a cola derreter, escorrendo e gerando o vazamento. Com CO2 (a Hunter, assim como a Tippmann 68 Special não funciona com ar comprimido e exige CO2 liquido), seria o oposto. A tendência seria o congelamento ou forte resfriamento. Com isso, por termo-física, o material deve encolher e liberar espaço pro gás escapar. Também pode gerar uma variação alta na temperatura fazendo com que ele endureça e quebre.

Tudo isso é teoria então, depois de testar, avisa aí como a solução aguentou ou não o tranco, por favor. Fiquei curioso!

Abs,

Mendel.
lreinehr
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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por lreinehr »

Já fiz teste com cola quente nos primórdios das minhas pumps. Posso dizer que não funciona mesmo.

Na pressurização veda bem e tudo mais, mas quando se começa a atirar a cola quente sai junto com o gás pressurizado, isso mesmo, sai gás, bolinha e cola quente pelo cano. :shock:

Minha solução depois de testar muita coisa (inclusive cup seals de spyder) foi comprar um tarugo pequeno de Duraprene e cortar pedaços pequenos pra colocar no lugar do o'ring da válvula. Ele deforma e tudo mais mas se molda em torno da válvula e não vaza.

Essa pump que estou te mandando Mendel, tem essa "solução" hehehe

Outra "solução" é colocar um o'ring grande na conexão do cilindro com a válvula. Pra quem não conhece, as válvulas dessas pumps antigas não tem o ressalto que faz o o'ring comum do cilindro vedar, por isso desse o'ring extra.

Abraço de mais um apaixonado declarado de pumps tipo nelson. :grin:
mpsd
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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por mpsd »

Pois é, estou ansioso pra ver essa pump aqui :) Agora tenho que achar uma Speed Master pra comprar. Está difícil... A Lonely (pistola Speed Master) não vou nem tentar achar porque essa vai ser impossível. Só numa sorte muito grande mesmo, como dei com a Speed Master Semi que achei no Mercado Livre.

Outra nacional antiga que ainda vai me faltar é a Brute O'Matic. Bobeei e deixei de comprar uma ano passado mas uma hora dessas aparece outra. Essa não é tão rara assim.

Se alguém aqui no forum tiver uma dessas dando sopa e quiser vender é só me falar.

Abs!
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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por Japa »

mpsd escreveu:
Para ajustar a velocidade da sua pump (FPS de tiro), existem basicamente duas maneiras:

- Alterar as molas principal e da válvula. Fazendo isso você vai alterar a força de impacto do hammer contra o power tube e o tempo de abertura da válvula, respectivamente, o que vai alterar os FPS da bola.
- Alterar a pressão do bolt sobre a mola principal. Para isso, no entanto, você precisa de um bolt ajustável, o que nem todas as pumps tem.

Valeu Mendel,
eu ainda tenho a minha primeira pump. Eu sempre achei que não dava pra ajustar a velocidade. Muito obrigado.
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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por mpsd »

Tem mais um truque que é instalar um regulador entre a arma e o cilindro. Se fizer isso não precisa mexer em mola dentro da arma.

Agora, por acaso essa sua primeira pump não é uma Speed Master, é? Ainda to procurando uma... :(
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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por Japa »

Xi não sei..rsrs :loko:
é parecida com essa sua vermelha, porém, a minha é cinza. E não me lembro de ter nada escrito nela. Vou tentar encontra-la amanhã (senão acordo td mundo aqui em casa, rs), daí posto uma foto. Quem sabe vc conhece.

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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por mpsd »

Se é cinza é capaz de ser uma Competition como as duas que tenho na mesma foto (de cima pra baixo, a segunda, entre as Busterball e a Tippmann 68 Special).

Manda fotos que eu identifico ela pra você.

Abs!
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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por Japa »

Fotinho da minha pump. Será que é uma Competition? O tom do cinza é outro.
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Re: Como fazer manutenção em PUMPS tipo Nelson

Mensagem por mpsd »

É uma Competition com certeza absoluta. Só que ela foi repintada nesse outro tom de cinza. Eu vejo pelo frame, feedneck e válvula de Busterball (as duas foram feitas pela Tecnav no início dos anos 90), pelo pump que imita o da Bushmaster e pelo cano que tem esse "degrau" e deixa ele mais fino na frente. 100% de certeza mesmo!

Dá uma olhada nas minhas:

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