Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Dúvida mortal.

Tudo sobre Paintball Cenário.
FilipeDelaValle
Recruit
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Out 2010, 22:21

Dúvida mortal.

Mensagem por FilipeDelaValle »

Buenas galera. Meu nome é Filipe, sou gaúcho, e venho acompanhando o fórum faz um bom tempo como visitante. Confesso que sempre fui um entusiasta do mundo dos armamentos em geral, e sempre gostei de estudar suas propriedades técnicas e afins, mesmo que não fosse ser útil... hehe

Bem, recentemente em um jogo recreativo peguei a doença incurável do paintball. Quem já pegou deve saber como é, sem dúvida... E estou faz três meses pesquisando para a aquisição de um marcador. Atirei com alguns marcadores baratos, para teste, e fiz uma pesquisa virtual realmente GIGANTE. Passei pelo Ebay, Amazon, e tive o choque ao descobrir o processo burocrático por traz da importação de equipamento. Desisti instantaneamente. (Maldita constituição :ranger: ...)

Bem, depois de mais pesquisas, resolvi comprar um marcador por aqui mesmo, pela internet. Optei por um SL-68... E não venha me dizeri porquê escolhi um pump! Isso é pessoal, e não vem ao caso :loko:

O problema real disso tudo é o seguinte: Sou menor de idade. Tenho 15 anos apenas, por mais que essa dicção toda mascare tal característica. Bem, minha dúvida é:
Posso comprar um marcador por intermédio de meus responsáveis, com toda a papelada "no nome" de um deles? Ou seria considerado uso ilegal? Eu teria, sob permissão deles, o direito para transportar o marcador (Devidamente debilitado de qualquer possibilidade de disparo) e uso em jogos?

Ou como menor de idade sou estritamente proibido de até mesmo me inscrever em jogos sem estar acompanhado de um responsavel?

É isso por momento... Obrigado.
Avatar do usuário
geovamneto
sergeant
sergeant
Mensagens: 359
Registrado em: 18 Set 2009, 19:22
Localização: Santa Rita - PARAÍBA
Contato:

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por geovamneto »

Seja bem vindo ao fórum e ao paintball, Filipe!
As respostas são:
Posso comprar um marcador por intermédio de meus responsáveis, com toda a papelada "no nome" de um deles? Ou seria considerado uso ilegal?
Sim, você pode comprar um marcador com nota em nome de qualquer pessoa, e usá-lo tranquilamente em qualquer CAMPO DE PAINTBALL...
Eu teria, sob permissão deles, o direito para transportar o marcador (Devidamente debilitado de qualquer possibilidade de disparo) e uso em jogos?
O direito de transportar é um pouco complicado, pois você teria que ter um documento para isso (olha esse tópico aqui: http://www.paintballcenario.com/forum/v ... =7&t=11163), e em questão ao uso em jogos, você não teria problema algum...
Espero ter te ajudado...
Avatar do usuário
FabaoBH350
Administrador
Administrador
Mensagens: 2518
Registrado em: 06 Fev 2009, 22:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por FabaoBH350 »

Salve Felipe....

Bem vindo ao fórum, e não posso deixar de te dar os parabéns pelo seu português, é raro uma pessoa da sua idade escrever assim... Parabéns mesmo, deixou muito marmanjo no chinelo... ahahhaha :lol: :lol: :lol: :lol:

Sobre o transporte não sei te dizer nada, pois nunca fiz o processo de regularização.
Sobre a compra é super tranquilo, pode comprar sim no nome de um maior sem problema nenhum...
Sobre jogar, eu desconheço uma lei que proiba menores de praticar o esporte, aliás, o esporte nem está regulamentado, e a grande maioria dos campos tbém te deixar jogar.
Em certos casos, os organizadores de jogos exigem maioridade, (mas apenas por questão de segurança), não por força de lei, ou uma declaração de responsabilidade dos pais ou responsáveis, mas nada de mais, um documento bem elaborado, que certemente não será problema pra vc, com a assinatura deles já resolve...

Abração :yessir: :yessir: :yessir: :legal: :legal: :legal:
Avatar do usuário
geovamneto
sergeant
sergeant
Mensagens: 359
Registrado em: 18 Set 2009, 19:22
Localização: Santa Rita - PARAÍBA
Contato:

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por geovamneto »

É, isso que o Fabão falou sobre transporte, é só você desmontar seu marcador bem tranquilo, de um modo que ele não fique com nenhuma aparência com um armamento real...
M.SITTA
captain
captain
Mensagens: 1289
Registrado em: 11 Mai 2007, 11:35

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por M.SITTA »

não é tão simples assim,

entre em contato com a Fpesp que eles poderão te informar melhor qual é nossa atual realidade.
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por Edgard »

Filipe :wcome: ao forum!

Compre o marcador com Nota fiscal e filie-se, eu considero como dois passos básicos e importantes para começar com o pé direito...

Como o Sitta falou a FPESP poderá lhe instruir como proceder em relação a demais documentos, no seu caso.


Bom jogos!
Avatar do usuário
B_M_S
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1120
Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
Federado: FPERJ: #0424
Localização: São Gonçalo RJ

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por B_M_S »

Bem vindo Filipe!
Exatamente que o Sitta disse. Pela portaria que está aludida aqui no fórum ( http://paintballcenario.com/forum/viewt ... =7&t=10785 ), você NÃO pode comprar marcador, não pode manuzear marcador, não pode transportar marcador. É proibida a venda e transporte por menor de 18 anos. Agora, se você quer comprar o marcador em nome de um maior de idade e utilizá-lo, você até pode mas... fique sabendo que estarão cometendo uma contravenção o maior e você. Se for pego em qualquer situação podem ser enquadrados, lógico que quem responderá será o maior. Portanto como nós do fórum não apoiamos "manobras" ilegais é melhor estudar bem o caso antes de qualquer atitude. Também não podemos ser hipócritas, (eu mesmo não possuo registro) apenas não estimulamos tais atitudes.

Portanto como o Sitta "falou", entre em contato com a FPESP para maiores informações.
Edgard escreveu:Filipe :wcome: ao forum!

Compre o marcador com Nota fiscal e filie-se, eu considero como dois passos básicos e importantes para começar com o pé direito...

Como o Sitta falou a FPESP poderá lhe instruir como proceder em relação a demais documentos, no seu caso.


Bom jogos!
Edgard, a FPESP não aceita federação de menores de idade justamente pelo posicionamento em relação a portaria do COLOG.

Cumps.
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por Edgard »

Verdade! Muito bem observado...foi o costume de chamar a todos para se filiar... :oops:

:legal:
Avatar do usuário
B_M_S
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1120
Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
Federado: FPERJ: #0424
Localização: São Gonçalo RJ

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por B_M_S »

A intenção é perfeita. rsrs

Cumps.
FilipeDelaValle
Recruit
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Out 2010, 22:21

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por FilipeDelaValle »

Obrigado pelas boas vindas, galera! Tinha certeza que vocês me ajudariam, pois sabia de antemão que todos eram gente finissima, e são mesmo.

Bem, ao visto a situação está se revelando mais delicada do que imaginei.
B_M_S escreveu:Bem vindo Filipe!
Exatamente que o Sitta disse. Pela portaria que está aludida aqui no fórum ( http://paintballcenario.com/forum/viewt ... =7&t=10785 ), você NÃO pode comprar marcador, não pode manuzear marcador, não pode transportar marcador. É proibida a venda e transporte por menor de 18 anos. Agora, se você quer comprar o marcador em nome de um maior de idade e utilizá-lo, você até pode mas... fique sabendo que estarão cometendo uma contravenção o maior e você. Se for pego em qualquer situação podem ser enquadrados, lógico que quem responderá será o maior. Portanto como nós do fórum não apoiamos "manobras" ilegais é melhor estudar bem o caso antes de qualquer atitude. Também não podemos ser hipócritas, (eu mesmo não possuo registro) apenas não estimulamos tais atitudes.

Portanto como o Sitta "falou", entre em contato com a FPESP para maiores informações.
Era o que eu temia. Eu já havia lido este mesmo tópico, e isso me levou a criação deste aqui. Aí só se refere ao comerciante que VENDER o produto ao menor, não nessesariamente o menor que tiver o equipamento adquirido com seus responsáveis... Então tive algum resquício de esperança.

Minha esperança ainda é esta: De que eu possa ter o uso de armas de pressão à gás atravéz de algum tipo de documento em que meus responsáveis aceitem total responsabilidade por meus atos enquanto eu estiver em uso do equipamento.

É um problema, de fato. Ficaria grato se vocês dessem suas opiniões sobre a pergunta acima.

Outra coisa que me "encafifa" é o seguinte: Vocês, jogadores já entrosados com o esporte, enfrentam alguma grande burocracia para jogar? Digo se os marcadores e seus documentos são sempre checados, e se devem estar sempre em dia, como com um carro. Se há fiscalização forte em pontos onde acontece jogos, e se são comuns a aplicação de penas àqueles que tentarem burlar a lesgilação?

É que ouvi a seguinte frase de um amigo, que adquiriu uma X-7 G36 atravéz daquelas lojas no outro lado da fronteira com o Paraguai, com a ajuda do "burrinho": "Velho, depois que tu tá com o marcador esquece, ninguém liga mais."

Por favor, não me pensem que quero burlar a legislação! De forma alguma, quero estudar bem o caso e tomar a melhor decisão, nem que seja esperar dois anos e dois meses para poder sair de casa com um marcador.

Obrigado novamente pela ajuda, mesmo. A propósito enviei o e-mail para a FPESP, e aguardo a resposta que postarei aqui.
Avatar do usuário
Roger
Administrador
Administrador
Mensagens: 7770
Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
Federado: FPESP #2
Localização: SP
Contato:

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por Roger »

B_M_S escreveu:Bem vindo Filipe!
Exatamente que o Sitta disse. Pela portaria que está aludida aqui no fórum ( http://paintballcenario.com/forum/viewt ... =7&t=10785 ), você NÃO pode comprar marcador, não pode manuzear marcador, não pode transportar marcador. É proibida a venda e transporte por menor de 18 anos. Agora, se você quer comprar o marcador em nome de um maior de idade e utilizá-lo, você até pode mas... fique sabendo que estarão cometendo uma contravenção o maior e você. Se for pego em qualquer situação podem ser enquadrados, lógico que quem responderá será o maior. Portanto como nós do fórum não apoiamos "manobras" ilegais é melhor estudar bem o caso antes de qualquer atitude. Também não podemos ser hipócritas, (eu mesmo não possuo registro) apenas não estimulamos tais atitudes.

Portanto como o Sitta "falou", entre em contato com a FPESP para maiores informações.
Edgard escreveu:Filipe :wcome: ao forum!

Compre o marcador com Nota fiscal e filie-se, eu considero como dois passos básicos e importantes para começar com o pé direito...

Como o Sitta falou a FPESP poderá lhe instruir como proceder em relação a demais documentos, no seu caso.


Bom jogos!
Edgard, a FPESP não aceita federação de menores de idade justamente pelo posicionamento em relação a portaria do COLOG.

Cumps.
Olá B_M_S,

Você esta equivocado na sua informação.

A FPESP aceita sim a inscrição de menores de idade com a autorização dos responsáveis. Quem faz esta restrição sobre a aquisição de marcadores de menores de idade é o EB e não a FPESP.

A FPESP foi criada por jogadores de paintball veteranos e todos nós temos a convicção que o esporte em hipótese nenhuma pode ser proibido para menor de idade.

Marcadores de paintball não tem poder letal. Nunca poderia ser enquadrado na mesma categoria de arma de fogo, porém como a R-105 diz isto o EB executou a lei nós temos que acatar, só que ninguém pode impedir a FPESP de ensinar as crianças e adolescentes a maneira correta de ingressar no esporte e lutar pelo seu direito de praticar o esporte.

:legal:
M.SITTA
captain
captain
Mensagens: 1289
Registrado em: 11 Mai 2007, 11:35

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por M.SITTA »

Filipi,

tenho uma triste noticia pra vc....segundo a nossa atual legislação é necessario ter CR para ter o marcador devidamente regularizado, porém o CR só é expedido para maiores de 25 anos.
A Federação está tentando mudar esta realidade, e o melhor jeito para ajudar é filiando-se!
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por Edgard »

B_M_S

Fiquei com nossa converssa na cabeça, quando cheguei em casa ontem e ví que eu estava certo no meu primeiro post...rs Muito trampo na cabeça..rs peço desculpas.
Inclusive um dos primeiros filiados à FPESP é menor de idade se não me engano.

Portanto:

Filien-se todos! Todos são bem vindos, independente de idade, sexo, modalidade e etc...

:legal:
Avatar do usuário
B_M_S
first lieutenant
first lieutenant
Mensagens: 1120
Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
Federado: FPERJ: #0424
Localização: São Gonçalo RJ

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por B_M_S »

Roger escreveu:
B_M_S escreveu:Bem vindo Filipe!
Exatamente que o Sitta disse. Pela portaria que está aludida aqui no fórum ( http://paintballcenario.com/forum/viewt ... =7&t=10785 ), você NÃO pode comprar marcador, não pode manuzear marcador, não pode transportar marcador. É proibida a venda e transporte por menor de 18 anos. Agora, se você quer comprar o marcador em nome de um maior de idade e utilizá-lo, você até pode mas... fique sabendo que estarão cometendo uma contravenção o maior e você. Se for pego em qualquer situação podem ser enquadrados, lógico que quem responderá será o maior. Portanto como nós do fórum não apoiamos "manobras" ilegais é melhor estudar bem o caso antes de qualquer atitude. Também não podemos ser hipócritas, (eu mesmo não possuo registro) apenas não estimulamos tais atitudes.

Portanto como o Sitta "falou", entre em contato com a FPESP para maiores informações.
Edgard escreveu:Filipe :wcome: ao forum!

Compre o marcador com Nota fiscal e filie-se, eu considero como dois passos básicos e importantes para começar com o pé direito...

Como o Sitta falou a FPESP poderá lhe instruir como proceder em relação a demais documentos, no seu caso.


Bom jogos!
Edgard, a FPESP não aceita federação de menores de idade justamente pelo posicionamento em relação a portaria do COLOG.

Cumps.
Olá B_M_S,

Você esta equivocado na sua informação.

A FPESP aceita sim a inscrição de menores de idade com a autorização dos responsáveis. Quem faz esta restrição sobre a aquisição de marcadores de menores de idade é o EB e não a FPESP.

A FPESP foi criada por jogadores de paintball veteranos e todos nós temos a convicção que o esporte em hipótese nenhuma pode ser proibido para menor de idade.

Marcadores de paintball não tem poder letal. Nunca poderia ser enquadrado na mesma categoria de arma de fogo, porém como a R-105 diz isto o EB executou a lei nós temos que acatar, só que ninguém pode impedir a FPESP de ensinar as crianças e adolescentes a maneira correta de ingressar no esporte e lutar pelo seu direito de praticar o esporte.

:legal:
Opa pessoal, me desculpem pelo equívoco. Eu interpretei de forma errônia esse texto:
Roger escreveu:
Marinho_GOTP escreveu: Roger, tuh tira uma duvida minha? tipo... eu gostaria de saber se quando um menor de idade que possui marcador se filia a uma federação... o registro/carteirinha da federação pode servir como uma especie de CR? eu só ainda num investi na compra de um marcador por causa dessa portaria, pq senão ja tinha arrumado um jeito de comprar um... té mais povo!



De maneira alguma. Não temos este poder para substituir um clube de tiro.

As leis são claras e a FPESP não incentiva ninguém a praticar o esporte fora da lei, porém nós não concordamos da maneira como o R-105 e a nova portaria nos enquadrou, desta forma estamos lutando e trabalhando para mudar este cenário do paintball em geral.
Imagem
Esse post foi retirado do tópico: http://paintballcenario.com/forum/viewt ... &start=330.
Pela minha interpretação a FPESP não filiava menores pois a lei não permite que eles possam praticar o esporte. Entenderam o meu raciocíneo?

Desculpem-me, pelo equívoco.

Mas de qualquer forma, pela legislação não é possível para um menor de idade . Talvez com autorização de um Juiz... mas acho bem difícil. Infelizmente...

Cumps.
FilipeDelaValle
Recruit
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Out 2010, 22:21

Re: Dúvida mortal.

Mensagem por FilipeDelaValle »

Bem, agradeço a todos vocês por terem esclarecido dúvidas minhas, mesmo eu sendo um piazinho, hehe.

A resposta da FPERJ demorou a chegar, tanto que pensei que havia acontecido algum erro, ou algo do tipo. Mesmo que essa discução já tenha sido dada como encerrada, vou postá-la para um total esclarecimento sobre o assunto.

Pergunta: Olá, meu nome é Filipe, sou Gaúcho, e recentemente me interessei pelo Paintall Cenário. Minha dúvida é a seguinte: Tenho 15 anos, sou menor de idade, e estou interessado em adquirir um marcador. Por lei, um menor de 18 anos é proibido de adquirir marcadores tanto em lojas físicas quanto virtuais. Então me pergunto sobre o seguinte: Eu, sendo menor de idade, posso adquirir um marcador por meio de meus responsáveis? E também transportá-lo e utilizá-lo em jogos? Obrigado desde já, Filipe.

Resposta:

Boa tarde Filipe,

A lei é clara e veta a compra e transporte de marcador de paintball por menores de idade.

Estamos trabalhando ativamente com os órgãos regulamentadores para tentar acabar com estas exigências, porém neste momento você deve seguir as leis vigentes.

Seus responsáveis podem comprar e transportar seu marcador com os documentos exigidos por lei.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Att,

Rogério Guarniero

FPESP - Federação Paintball Estado de São Paulo
Trancado

Voltar para “Geral.”