Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Movimentação em mata

Comunicação, Estratégias e Perícias.
Avatar do usuário
tonyldo
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 101
Registrado em: 13 Jul 2010, 23:18

Re: Movimentação em mata

Mensagem por tonyldo »

Cara, ,muito legal esse tópico já q estou começando a jogar e no local onde jogo aqui em Sergipe existe uma pequena mata. E a unica coisa que posso passar com a experiência é que cuidado com plantas urticantes, em especial o cansanção presente em abundância em nossa região ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Cansan%C3% ... 8planta%29 ). Olhe bem onde você vai se movimentar , se sentar e deitar. Nesse ultimo caso não quero nem pensar se vc se deitar por cima de uma planta dessas, vai parar no hospital.
Avatar do usuário
chrsinmon
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 189
Registrado em: 04 Jul 2007, 14:18

Re: Movimentação em mata

Mensagem por chrsinmon »

putz, a plantinha é o capeta hein?
Avatar do usuário
Taguchi Japa
lt general
lt general
Mensagens: 6213
Registrado em: 17 Mar 2010, 23:03
Federado: FPESP # 0132
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Re: Movimentação em mata

Mensagem por Taguchi Japa »

Excelente post...
muito bom mesmo...movimentar-se na mata exige muita tecnica e tatica...

e tenho que concordar que isso vc so adquire com o tempo de jogo...


P.s: com esse post vai fik mais dificil matar o pessoal na mata...
kkkkkkkkkkk

brincadeiras a parte...

abraços
Taguchi
Avatar do usuário
cdesiro
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 115
Registrado em: 22 Abr 2009, 18:37
Localização: Assis / Sao Paulo

Re: Movimentação em mata

Mensagem por cdesiro »

otimas dicas, aqui jogamos só em mata, pequena mas é mata, e observo muito o pessoal jogando, acham q se correr mais tem vantagem, pois a regra é de bandeira adversaria, porem, quem pega a bandeira tem q voltar com ela no seu probrio campo, entao, falo p pessoal q nao adanta sair correndo, da pra esperar o pessoal invadir, mas sempre, é claro o silencio e a observaçao é funcamental.
Avatar do usuário
calcabrina
corporal
corporal
Mensagens: 200
Registrado em: 01 Mar 2010, 15:31
Localização: Vale do Aço MG

Re: Movimentação em mata

Mensagem por calcabrina »

Uma coisa que orientamos quando jogamos em matas de nossa região (Vale do Aço) é o uso de repelente por causa de carrapatos.
Uma tática que usamos é dois progredirem em silêncio absoluto (silencioso e lentamente) um terceiro aguarda até a confirmação ou contagem de tempo para progredir e chamar a atenção do fogo inimigo, sendo o OVELHINHA, assim se faz de noob e corre igual doido, normalmente vendo a presa fácil o predador vai no encalço e quando percebe a matilha faz o banquete... o legal de mata é que na maioria das vezes não se vê de onde vem o tiro, se ouvir um tiro e este passar alguns metros de você pode ser alguém querendo só te fazer movimentar para ter certeza de sua localização...
Quem é do EB ai, dá uma explanada para nós (mais técnica) a respeito da supressão de fogos...
menegotto
sergeant
sergeant
Mensagens: 305
Registrado em: 27 Mar 2008, 10:31

Re: Movimentação em mata

Mensagem por menegotto »

Bom galera algumas dicas de mata que é a minha praia!!

Progressão de patrulha/recon: É quando vc está progredindo na mata, sem saber ao certo se há inimigos ou não. Vc não vai atravessar 2km de mata fechada rastejando pelo chão como uma cobra para não ser percebido. Irá demorar 2 horas, quando chegar ao objetivo/target seus amigos estarão tomando uma SKOL e rindo de vc.

- Logo, nesse estilo de progressão caminhe com a silhueta baixa, com os joelhos levemente dobrados. É mais dificil acertar uma pessoa com 1,3 de altura do que uma com 1,7m.

- Cada deslocamento deve demorar algo em torno de 2 a 3 segundos. Vc está num cover, desloca para o próximo. Se proteja, faça a visada e desloque novamente pro próximo. E assim sucessivamente. Pq 2 segundos? Pq o humano é meio lesado, e em 2 segundos poucos tem reflexo suficiente para perceber vc, empunhar a arma, visar e atirar com eficiência. Diria que somente otimos atiradores instintivos conseguiriam tal feito.

- Ao mesmo tempo que verifica o perimetro, olhe os possíveis *SOFT COVER e *HARD COVER que podem ser usados no caso de combate eminente.

- Evite trilhas. Se alguém armar uma emboscada certamente será numa trilha.

- O posicionamento depende da area a ser enquadrada. As vezes duas filas é suficiente, com 5 metros de distância entre cada. As vezes, 4 ou 5 filas são necessárias, sempre respeitando a distância de 5 metros de cada combatente.

- Ao ouvir disparo, se abrigue no cover mais próximo. Espere alguns instantes e comece a verificar pela audição de onde vem os disparos. Depois disso faça a visada.

- Faça a visada com arma em punho. De nada adianta ver o inimigo e não poder responder com fogo. Trocou alguns disparos, não evoluiu seu estado, troque de posição usando *PROGRESSÃO FURTIVA.

2 tipos básicos de cobertura:

1º: SOFT COVER: Aquela onde o inimigo te encherga mas pode atirar um zilhão de vezes que a bolinha não passa. Um ótimo exemplo são "moitas" de mato alto, capim, etc... Ela salva a sua pele no instante do combate eminente, porém vc precisa pensar rápido numa maneira de sumir desse local, pois certamente seu inimigo vai dar um jeito de te cercar.

2º: HARD COVER: É aquela onde não é visto. Na mata é muito comum arvores, buracos ou obstáculos.

PROGRESSÃO FURTIVA

É utilizada quando há certeza da presença do inimigo ou quando não quer ser descoberto. Não adianta, nessa situação tem que encostar o saco no chão e rastejar. Em alguns tipos de mata "gatinhar" garante 100% de furtividade e boa velocidade de deslocamento.

- Camuflagem é FUNDAMENTAL. De nada adianta rastejar usando uma camiseta laranja. Novamente será motivo de risadas.

- Atenção ao equipamento. Já vi combatente sair rastejando precisamente, porém deixando um rastro de POD's, tipo uma trilha de migalhas hehehehe

- Muita atenção onde rasteja. Ortaliças e formigueiros fazem um estrago.

- A noite, é possível progredir furtivamente sem rastejar. Porém caminhe com a silhueta mais baixa possível e muito devagar, o som ao pisar uma folha seca é suficiente para vc virar uma bola gigante escrito "atire em mim"
menegotto
sergeant
sergeant
Mensagens: 305
Registrado em: 27 Mar 2008, 10:31

Re: Movimentação em mata

Mensagem por menegotto »

CAMINHADA:

Coisa básica mas muitos que vejo jogar não sabem ou não utilizam. Pise sempre com o calcanhar e com o pé levemente dobrado pra fora. Isso te livrará de muitos tropeços e tombos.

Caminhar com os joelhos dobrados é cansativo e doloroso. Treine os musculos da coxa. 3X por semana é suficiente. Mas como? seja bem vindo ao www.google.com.br!!!! há vários exercicios de agachamento com pesos para fortalecer a musculatura das pernas.

MASCARA:

Seja bem vindo a mata. Alta humidade irá te garantir uma mascara embaçada em minutos. E não existe "aguinha milagrosa" a solução é COOLER DE PC de 20 ou 30mm. Podem ser encontrados em www.casadocooler.com.br

TIRO ABRIGADO:

É quando vc está num cover e pretende atirar no inimigo. Faça a visada e atire. O inimigo vai se proteger. Pronto, a posição é sua. Permaneça com o inimigo em vista, mirando o cover dele. Logo ele enfiará sua linda cabecinha pra fora do cover para "espiar" não sei o que... essa é a chance de elimina-lo. Deu alguns disparos, troque de posição. Mantenha a silhueta minima possivel. Exponha no seu cover somente seu marcador e o minimo para visar o inimigo. Tem combatente que parece um frango querendo voar segurando o marcador. Antes mesmo de visar, já está com o braço todo exposto. Esse é safe-zone na certa.

TIRO EM DESLOCAMENTO/FOGO DE SUPRESSÃO/COBERTURA

Vc visou um inimigo. Verificou que ele está sozinho ou dupla. Está na hora dele cair. Sozinho vai ser dificil, então chame seu esquadrão. Use a técnica do tiro abrigado, faça a visada e atire. Porém permaneça com fogo. Mantenha uma cadência de 1-3 bps no cover do inimigo. É desperdicio de munição??? EM PARTES. Nessa situação o inimigo vai se acuar e proteger, estará um tremendo barulho de disparos. Quer momento melhor para seus companheiros progredirem???? Então, atire no cover do inimigo e seus companheiros avançam. Seus companheiros fazem o fogo de supressão e vc avança. Assim, em instantes vc estará atirando num cover todo pintado, porém seu companheiro estará tocando o ombro do inimigo e dizendo RENDIDO.

CONTROLE DE MUNIÇÃO:

Vc vai fazer fogo de supressão? Ótimo, porem não vá deixar acabar a munição na metade da corrida dos seus colegas. Certamente eles serão metralhados e vão te agradecer muito pela cobertura furada. Se preciso, 2 fazem o fogo de supressão. Um esvazia o loader enquanto o outro recarrega.

RECARGA TÁTICA:

O normal que eu vejo é o combatente esvaziar o loader. Ouviu um tiro seco, se abriga e recarrega. Demora 2 minutos e 20 segundos pq seu colete ultra-hiper-mega-blaster tático tem um zilhão de ziper e velcros. Seu pod com fita isolante. Seu loader amarrado com borrachinha de dinheiro. PRONTO, recarregou e ao lado está o inimigo dizendo "RENDIDO". Eu sempre faço isso, vejo que o combatente foi recarregar, saio correndo no maior sprint que consigo e rendo o vivente. Porém tenha certeza que o inimigo ficou sem munição no loader, ou será safe zone na certa.

- Então: Atirou. Conte seus tiros. Falta 2-3 pro fim? Cesse o fogo, porém NÃO PARE DE VISAR O INIMIGO. Pegue seu pod, abra e carregue o loader. Deixe o pod pelo canto. Em momento algum pare de visar o inimigo. Se vc parar de olhar 5 segundos que seja, ele troca de posição e vc está em desvantagem.

- Eu gosto no tempo vago de treinar recargas. Monto meu colete, encho pods e fico carregando sentado no sofá da sala. Isso garante um reflexo e destreza absurda na recarga, ficando um processo praticamente instintivo.
menegotto
sergeant
sergeant
Mensagens: 305
Registrado em: 27 Mar 2008, 10:31

Re: Movimentação em mata

Mensagem por menegotto »

galera tem mais coisas... mas também não posso entregar todo o ouro pro bandido!!! hehehehe

Boa leitura e bom combate na selva!
Avatar do usuário
dirickson
private
private
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Out 2010, 20:53
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Movimentação em mata

Mensagem por dirickson »

Valeu Menegotto, é isso ai!

Acho que só faltou falar de progressão à noite em matas...

Uma coisa que eu adoro é Tacar a lanterna pra longe em cima de uma moita e quando o inimigo da sua posição atirando chegar por trás dele em meio aos sons dos disparos!
Avatar do usuário
RROSSI-LWOLVES
staff sergeant
staff sergeant
Mensagens: 473
Registrado em: 14 Jun 2010, 15:31
Localização: Jaú/SP
Contato:

Re: Movimentação em mata

Mensagem por RROSSI-LWOLVES »

Sem comentarios, simplesmente excelente o topico, um dos melhores que já li. PARABENS A TODOS!!!
Foi falado por um companheiro sobre cansaço dos joelhos, e realmente isso é o que mais prejudica nos jogos, a exaustão.
Treinem o condicionamento fisico, principalmente pernas, pq andar "agaixado" é barra. Outra coisa, respiração, se for preciso, providencie aquele trequinho de colar no nariz que ajuda a respirar, pq qnd vc estiver no jogo, com a mascara, aquele calor de raxar mamona, vai sofrer pra respirar e vai chegar a dar ate um certo desespero, entao, faça pelo menos uma caminha.
Outra coisa, não se encha de água no inicio do jogo, uma boa forma de se hidratar para um jogo, é começar a beber aos poucos umas 2 horas antes, devagar.
E pra completar, não é fechando o olho e "sentando o dedo" que vc vai progredir, entao, por mais tensa a situação, mantenha a calma, observe, ouça, e haja, sempre saiba o que esta fazendo e como ira fazer, isso foi muito falado em todo o topico, e as pessoas sabem o que falam.

Aproveitem e vamos jogar!

PARABENS A TODOS QUE POSTARAM E CONTRIBUIRAM, EU ADOREI ESSE TOPICO!
Avatar do usuário
Edgard
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2448
Registrado em: 11 Dez 2009, 16:07
Federado: FPESP #29
Localização: Cotia - SP

Re: Movimentação em mata

Mensagem por Edgard »

ótimas dicas menegotto :legal:
Avatar do usuário
Montoya
private
private
Mensagens: 29
Registrado em: 16 Nov 2010, 15:13
Localização: Uberlandia MG
Contato:

Re: Movimentação em mata

Mensagem por Montoya »

Show, show, show.....vou dar um olé este fim de semana nos adversarios.
Parbens mesmo pelo post.
Avatar do usuário
Balu
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 175
Registrado em: 06 Ago 2008, 18:40
Federado: fpesp #94
Localização: Araçatuba

Re: Movimentação em mata

Mensagem por Balu »

muito bom....
vou mostrar pra galera do time....
ver se aprendemos alguma coisa.....rs

vlew
Avatar do usuário
Petrukio
sergeant
sergeant
Mensagens: 320
Registrado em: 12 Jun 2010, 11:11

Re: Movimentação em mata

Mensagem por Petrukio »

So não concordo quando diz que mirar e perda de tempo. Ja eliminei varios oponentes que disparavam como loucos. Apenas me cobrindo e encontrando boa posição de tiro. Então aguardo o oponente cessar fogo e disparo o mais certeiro que posso. normalmente uns 3 a 4 disparos p/ ter mais chance de acerto. Se não acerto, espero uma nova oportunidade.
Avatar do usuário
zarro
master sergeant
master sergeant
Mensagens: 623
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:50
Localização: Linhares - ES
Contato:

Re: Movimentação em mata

Mensagem por zarro »

Valeu pelas dicas.. 90% da minha estratégia é na mata ou em ambiente de natureza..
Responder

Voltar para “Técnicas e Táticas.”