Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7529/10, do deputado Paes de Lira (PTC-SP), que permite a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de réplicas e simulacros de armas de fogo usados para a prática desportiva. A proposta altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), que atualmente permite a venda desses produtos apenas para fins de instrução e adestramento e para colecionadores, em condições definidas pelo Exército.
Paes de Lira lembra que a Constituição declara o fomento à prática desportiva como um dever do Estado, além de direito individual. “Ao fazer isso, o texto constitucional demonstra a importância da prática desportiva para a sociedade brasileira”, afirma.
“Este projeto corrige essa ausência legal e permite que milhares de desportistas e profissionais que atuam nessa área tenham a sua atividade devidamente autorizada pelo diploma legal específico”, disse Lira.
Portaria Atualmente, a Portaria nº 2/10, do Comando de Logística do Exército, regulamenta práticas esportivas que utilizam armas de pressão, como o airsoft (jogo de simulações policiais ou militares) e o paintball (em que equipes disputam território usando carregadores de bolas de tinta). O dono tem de registrar o equipamento no Exército - mesma regra das armas de fogo – e também se submete a outras regras o Estatuto do Desarmamento.
Ainda segundo a portaria, a fabricação de armas de pressão no País depende de autorização do Exército, e a importação deve ser regida por regulamento e legislação específicos. O texto também veda a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de armas de brinquedo.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo (*) pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
* - Pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário.
Fonte:
http://www2.camara.gov.br/agencia/notic ... RTIVA.html
Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.
Projeto libera venda de réplica de arma usada em esporte
- daniel braga
- master gunnery sergeant
- Mensagens: 893
- Registrado em: 14 Nov 2009, 16:52
- Localização: São Paulo
Re: Projeto libera venda de réplica de arma usada em esporte
Nossa, isso é um avanço.
Mas será que se aprovado, isso muda a portaria?
Mas será que se aprovado, isso muda a portaria?
- B_M_S
- first lieutenant
- Mensagens: 1120
- Registrado em: 18 Jul 2010, 16:21
- Federado: FPERJ: #0424
- Localização: São Gonçalo RJ
Re: Projeto libera venda de réplica de arma usada em esporte
Com certeza isso é um grande passo para nós. Vamos acompanhar e esperar essa votação. De preferência aqueles que puderem ficar de olho na TV Câmara para ver quando será votada e acompanhar a discussão.
Dep
Dep
- Barreto
- corporal
- Mensagens: 244
- Registrado em: 17 Ago 2009, 09:05
- Federado: FPESE #002
- Localização: Aracaju/SE
Re: Projeto libera venda de réplica de arma usada em esporte
As eleições estão ai. Em vez de votar no tiririca, seria interessante manter esse deputado com mandato para que continuasse esse trabalho. #cruzemosdedos
- Roger
- Administrador
- Mensagens: 7770
- Registrado em: 16 Abr 2007, 22:53
- Federado: FPESP #2
- Localização: SP
- Contato:
Re: Projeto libera venda de réplica de arma usada em esporte
Já existe um tópico com o mesmo assunto. Vamos focar por lá?
http://paintballcenario.com/forum/viewt ... 17&t=13059
http://paintballcenario.com/forum/viewt ... 17&t=13059