Check list de Manutenção - Como Proceder
Enviado: 10 Set 2010, 09:54
Amigos, tenho observado muito que aqui no forum as pessoas não sabem como começar um check list e daí partem para a parte mais difícil da manutenção de um marcador ou acessórios
Como trabalho com check list o tempo todo aqui na plataforma resolvi montar este post com intuito de ajudar todos e daí partir-mos para uma montagem mais clara de um check list que sirva para que cada jogador possa realizar uma manutenção mais clara e objetiva em sua casa mesmo.
Com este check list até um novato que nunca colocou a mão em seu marcador poderá tranquilamente resolver seus problemas em casa.
Oque acha de todos montar-mos este check list? Não seria uma ótima para todos?
Então vamos lá e podem opinar tb. Sempre uma ajuda é bem vinda
1 passo
1º- manual
2º- local aberto e arejado par que posssa espalhar as peças que for manusear. Boa iluminação e uma cadeira proícia a geral bom conforto durante o procedimento
3º- feramentas em local certo e arrumado para nao se confunfir depois
4º- anotação de peças que pode se esquecer de usar
5º- bloco de pael e lapis
Manutenção de marcadora (exemplo tippmanns)
Sua marcadora não atira? Ela está deixando de dar rajada? montou RT e nao funciona? tem vazamento dentro dela? perdeu pressão? Ciclone não gira?
- Comece por partes simples como por exemplo: mangueiras de ciclone, pás se foram trocadas ou se está com original, mangueiras de coneção para ar ou CO2 do frame
- reveja como está seu cilindro. veja a pressão, veja o peso se tem o correto, veja se a válvula está liberando pressçao suficiente para a marcadora funcionar
OBS: Assim que vc verificar estas partes e não ter nenhum resultado vá subindo o grau de complexidade.
- Parta para RT (se tiver). Se ela for nova, retire as mangueiras e observe se tem algo obstruindo a marcadora, se for trocada veja se a vedação está correta
PS: Se for Egrip deixe para etapas seguintes
- Vá anotando tudo e sempre com o Lay Out da marcadora aberta em sua frente. Não tenha pressa, leia com atenção os nomes das peças, veja fotos delas e com isso se tiver que desmontar, organize de uma forma que seja em sequência em sua frente e assim poderá montar tranquilamente a marcadora.
- testou o cilindro e nao funcionou, testou a RT e Não funcionou. Anote no paell para saber do histórico do que fez e vamos para a próxima.
- Cheque seu remote (se tiver) observe se é Slide Check ou Quickly Disconnect? veja sem tem oring solto dentro. veja a condição da mangueira, escute vazamento ao conectar. Primeiro aperte todo a válvula do on off e faça o teste.
Não funcionou, volte meia válvula
- Não funcionou? então iremos partir para a marcadora
- Anote seu progresso e observações para não se perder.
Coloque a marcadora a sua frente, fique em uma cadeira confortável de preferência (pois vc irá suar um pouco) e posicione a coluna adequadamente
PS: a posição da coluna é fundamental para não estressar suas costas e assim vc deixar de realizar uma melhor manutenção por causa da dor. Isso acontece muito aqui (na plataforma aonde trabalho como Engenheiro de Segurança do Trabalho). Muitos deixam de fazer algo corretamente por causa de problemas ergonômicos.
- Se for frame separado da marcadora, retire-o primeiro. Se for egrip, não mexa na placa se não tiver experiência. Com egrip verifique a bateria se é a mesma que o manual pede.
PS: Algumas marcadoras utilizam baterias de 9.6voltz e com isso nao funcionando adequadamente com baterias de 9 (o caso das MR's o qual penei para descobrir isso) Coloque exatamente a bateria que o fabricante pede e de preferência Littium
Não funcionou. vamos para a próxima
- Vai froxando os parafusos para que ao retirar o corpo da marcadora nenhuma mola salte e com isso vc se desespere para tentar achar da onde era.
- Reveja o Lay out da marcadora e veja aonde estão as molas para que , caso se soltem, vc possa coloca-las no lugar.
- vá afrouxando a marcadora do corpo de uma forma que os parafusos não se soltem (se for parafuso longo) e para que as molas não soltem.
- Solte os parafusos em paralelos
- vá organizando passo a passo os parafusos de sua marcadora em sua frente acima da marcadora.
- sempre deixe 1 lado da mesa, para peças, 1 lado para o manual, 1 lado para a marcadora, 1 lado para a cerveja (vai precisar - brincadeira). defina os lados a serem organizados tudo inclusive as cheves L que irá usar.
- Após afrouxar tudo e retirados os parafusos verifique as partes simples, como, gatilho, conecção de mangueiras no power tube, estado das molas, lubrificação, polimento se há, estados dos bolts (ainda não estou falando do hammer bolt dentro do power tube) estados dos pinos. Se não achar nada de diferente, revendo o lay out, organíze-os em sua frente e parta para a próxima etapa.
- retire o power tube e veja se há dano.
Não há?
Observe o corpo da marcadora se tem algum desvido, nivelamento, amassados.
Não obteve resultado?
- pegue o corpo da marcadora, (agora já sem todas as peças) e lave com detergente e uma escova bem leve e fina. Após lavada, seque bem para que, quando for lubrificar, nao possa ficar nehum resíduo
- Anote seu progresso.
- não lubrifique demais pois pode prejudicar a performance e pressão da marcadora
OBS: eu particularmente gosto de fazer um polimento dentro quando abro (apenas 1 vez) com caol e lixa dágua utilizando meus equipamentos de retífica para limpeza e livelamento. Se não tem conhecimento de como não tentem fazer pois pode danificar sua marcadora.
Utiliza uma graxa de boa qualidade. Eu gosto das T-techs.
- Não resolveu??
- Veja o Bolt. tem oring quebrado, está arranhado, espessura diferente (meça com um paquímetro) tamanho diferente do original?
Não resolveu?
- anote seu progresso
- Vá para o power tube e retire o hammer dentro dele. Nunca meta uma chave de fenda pontiaguda ou algo que possa danificar a peça. Dê preferência para ferramentas de borracha. seja cauteloso e cuidadosos pois as peças de marcadoras não são igual a sogra, não se enfie porrada.
- Retirou observe o hammer se tem algum oring com problema. tenha cuidado ao retirar , observar a posição que estava. reveja o lay out e separe o power tube.
OBS:bom vamos dizer que vc achou o problema no hammer que era o oring dentro dele. Troque o oring e volte o hammer com cuidado para a marcadora.
Voltou a peça. e Aí oque faço agora? é a minha primeira vez fazendo manutenção? estou perdido?
Nããããooo!!!!
Olhe suas anotações, dê uma olhada no lay out e olhe as peças que está a sua frente em relação ao lay out. Vc irá perceber que o que fez é mais simples do ue imagina, pois vc organizou todo seu local de trabalho. tudo que anotou serviu para remanusear a marcadora. VC progrediu em seu conhecimento pois anotou, estudou todas as partes dela e nem percebeu nisso pois estava preocupado com a manutenção.Parabéns. Vc já está conhecendo sua marcadora sem perceber que fez um estudo detalhado dela junto a manutenção e montagem do histórico
Levante da cadeira, tome um ar, relaxe, alongue a coluna pois provavelmente vai estar doendo (quem nunca teve a coluna doendo por causa de manutenção de marcadoras e acessórios que jogue a primeira pedra)
volte ao seu local de trabalho. Coloque uma música, tire a esposa de sua frente, tire seus filhos de sua frente, se tranque em algum lugar. Dê preferência a uma loira, loira gelada na sua frente e começe o trabalho.
Se lembra das anotações o qual falei para ir fazendo e enumerando?
Vc fez algo em ordem crescente, agora vai fazer o passo a passo decrescente. Simples , mais simples que isso é impossível.
Vá voltando as peças para a marcadora, colocando os parafusos em paralelo
IMPORTANTE - Ao apertar os parafusos, não apertem demaise somente aperte em ordem paralela (técnicas de manutenção universal)
Observe o manual sempre quando for colcando as peças. Se vc anotou tudo em seu histórico , provavelmente nem irá olhar o manual, mas como sou de utilizar todas as ferramentas de verificação eu olho mais uma vez como check -up.
Colocou as peças e os parafusos? Observe em volta da mesa se tem algo faltando? Observe sem tem algum pino, trava, buraco vazio, faltando peça, em posição diferente, e etc...
Tudo okay?
Comece a apertar os parafusos levemente. Não aperte que nem uma amante que e a base do arroxo não, vá com calma e perceba no toque o ponto certo. Nuca aperte fortemente pois se precisar abrir novamente irá utilizar a chave L e assim poderá comer a rosca do parafuso e assim ficando que nem um doido aqui no forumprocurando peças de reposição para comprar pois vc mesmo estragou a peça.
Volte o frame (no caso de for separado)
Parafuse a mangueira de pressão no frame (como fez anteriormente para desparafusar) e limpe seu local de trabalho.
revise mais uma vez na mesa se tem alguma peça sobrando. Leia seu manual ( o seu histórico que fez durante todo tempo)
está tudo correto?
Conecte o cilindro de pressão (Co2 ou ar) e faça o teste. Se funcionou, parabéns!. em sua primeira manutenção vc conseguiu fazer tudo certo.
Se não conseguiu, veja se no frame(caso seja egrip) tem algo estranho. Se não for abilitado a mexer em uma placa, solenoide e etc.. não mecha. Somente observe se o egrip está voltando em pressão desejada. veja se o imâ está em boas condições. veja se a mola está em boa condição. veja se o gatinho est´bom e observe dentro se tem algum cabo eletronico solto, desencapado, estragado, velho.
Se não for o egrip e concertou meu parabéns.
guarde seu resultado para uma próxima manutenção , pois com certeza riá precisar destes datos pois eles são valiosos para sua marcadora.
Se seguir este passo a passo com certeza irá fazer algo correto 100%. Este método eu utilizo em meu trabalho e até uso uma planilha para manutenção de equipamentos.
A questão colocada aqui não foi sobre a manutenção de Tippmann, é sobre manutenção geral. nao importando se é tip, bt, rap4, smart ou marcadoras de speed.
O importante é ser organizado, fazer todos os relatos, seguir todos os procedimentos que vc mesmo irá montar. Não precisa ser basicamente as que estou postando, mas o importante é realisr todo o histórico e seguir em ordem crescente dos problemas e de dificuldades de peças.
Como disse, muitos não conseguem realizar boas manutenções, pois não seguem estas regras, partem para o mais difícil, nao se organizam e perdem muitas das vezes peças importantes para o bom funcionamento de suas marcadoras.
Elaborem o Check list. anexe o Lay out da marcadora, faça um check -in dele e mantenha-o guardado. tenho certeza que , com isso, poderá tranquilamente manusear seu material tranquilamente.
espero que tenho ajudado com isso a todos
Como trabalho com check list o tempo todo aqui na plataforma resolvi montar este post com intuito de ajudar todos e daí partir-mos para uma montagem mais clara de um check list que sirva para que cada jogador possa realizar uma manutenção mais clara e objetiva em sua casa mesmo.
Com este check list até um novato que nunca colocou a mão em seu marcador poderá tranquilamente resolver seus problemas em casa.
Oque acha de todos montar-mos este check list? Não seria uma ótima para todos?
Então vamos lá e podem opinar tb. Sempre uma ajuda é bem vinda
1 passo
1º- manual
2º- local aberto e arejado par que posssa espalhar as peças que for manusear. Boa iluminação e uma cadeira proícia a geral bom conforto durante o procedimento
3º- feramentas em local certo e arrumado para nao se confunfir depois
4º- anotação de peças que pode se esquecer de usar
5º- bloco de pael e lapis
Manutenção de marcadora (exemplo tippmanns)
Sua marcadora não atira? Ela está deixando de dar rajada? montou RT e nao funciona? tem vazamento dentro dela? perdeu pressão? Ciclone não gira?
- Comece por partes simples como por exemplo: mangueiras de ciclone, pás se foram trocadas ou se está com original, mangueiras de coneção para ar ou CO2 do frame
- reveja como está seu cilindro. veja a pressão, veja o peso se tem o correto, veja se a válvula está liberando pressçao suficiente para a marcadora funcionar
OBS: Assim que vc verificar estas partes e não ter nenhum resultado vá subindo o grau de complexidade.
- Parta para RT (se tiver). Se ela for nova, retire as mangueiras e observe se tem algo obstruindo a marcadora, se for trocada veja se a vedação está correta
PS: Se for Egrip deixe para etapas seguintes
- Vá anotando tudo e sempre com o Lay Out da marcadora aberta em sua frente. Não tenha pressa, leia com atenção os nomes das peças, veja fotos delas e com isso se tiver que desmontar, organize de uma forma que seja em sequência em sua frente e assim poderá montar tranquilamente a marcadora.
- testou o cilindro e nao funcionou, testou a RT e Não funcionou. Anote no paell para saber do histórico do que fez e vamos para a próxima.
- Cheque seu remote (se tiver) observe se é Slide Check ou Quickly Disconnect? veja sem tem oring solto dentro. veja a condição da mangueira, escute vazamento ao conectar. Primeiro aperte todo a válvula do on off e faça o teste.
Não funcionou, volte meia válvula
- Não funcionou? então iremos partir para a marcadora
- Anote seu progresso e observações para não se perder.
Coloque a marcadora a sua frente, fique em uma cadeira confortável de preferência (pois vc irá suar um pouco) e posicione a coluna adequadamente
PS: a posição da coluna é fundamental para não estressar suas costas e assim vc deixar de realizar uma melhor manutenção por causa da dor. Isso acontece muito aqui (na plataforma aonde trabalho como Engenheiro de Segurança do Trabalho). Muitos deixam de fazer algo corretamente por causa de problemas ergonômicos.
- Se for frame separado da marcadora, retire-o primeiro. Se for egrip, não mexa na placa se não tiver experiência. Com egrip verifique a bateria se é a mesma que o manual pede.
PS: Algumas marcadoras utilizam baterias de 9.6voltz e com isso nao funcionando adequadamente com baterias de 9 (o caso das MR's o qual penei para descobrir isso) Coloque exatamente a bateria que o fabricante pede e de preferência Littium
Não funcionou. vamos para a próxima
- Vai froxando os parafusos para que ao retirar o corpo da marcadora nenhuma mola salte e com isso vc se desespere para tentar achar da onde era.
- Reveja o Lay out da marcadora e veja aonde estão as molas para que , caso se soltem, vc possa coloca-las no lugar.
- vá afrouxando a marcadora do corpo de uma forma que os parafusos não se soltem (se for parafuso longo) e para que as molas não soltem.
- Solte os parafusos em paralelos
- vá organizando passo a passo os parafusos de sua marcadora em sua frente acima da marcadora.
- sempre deixe 1 lado da mesa, para peças, 1 lado para o manual, 1 lado para a marcadora, 1 lado para a cerveja (vai precisar - brincadeira). defina os lados a serem organizados tudo inclusive as cheves L que irá usar.
- Após afrouxar tudo e retirados os parafusos verifique as partes simples, como, gatilho, conecção de mangueiras no power tube, estado das molas, lubrificação, polimento se há, estados dos bolts (ainda não estou falando do hammer bolt dentro do power tube) estados dos pinos. Se não achar nada de diferente, revendo o lay out, organíze-os em sua frente e parta para a próxima etapa.
- retire o power tube e veja se há dano.
Não há?
Observe o corpo da marcadora se tem algum desvido, nivelamento, amassados.
Não obteve resultado?
- pegue o corpo da marcadora, (agora já sem todas as peças) e lave com detergente e uma escova bem leve e fina. Após lavada, seque bem para que, quando for lubrificar, nao possa ficar nehum resíduo
- Anote seu progresso.
- não lubrifique demais pois pode prejudicar a performance e pressão da marcadora
OBS: eu particularmente gosto de fazer um polimento dentro quando abro (apenas 1 vez) com caol e lixa dágua utilizando meus equipamentos de retífica para limpeza e livelamento. Se não tem conhecimento de como não tentem fazer pois pode danificar sua marcadora.
Utiliza uma graxa de boa qualidade. Eu gosto das T-techs.
- Não resolveu??
- Veja o Bolt. tem oring quebrado, está arranhado, espessura diferente (meça com um paquímetro) tamanho diferente do original?
Não resolveu?
- anote seu progresso
- Vá para o power tube e retire o hammer dentro dele. Nunca meta uma chave de fenda pontiaguda ou algo que possa danificar a peça. Dê preferência para ferramentas de borracha. seja cauteloso e cuidadosos pois as peças de marcadoras não são igual a sogra, não se enfie porrada.
- Retirou observe o hammer se tem algum oring com problema. tenha cuidado ao retirar , observar a posição que estava. reveja o lay out e separe o power tube.
OBS:bom vamos dizer que vc achou o problema no hammer que era o oring dentro dele. Troque o oring e volte o hammer com cuidado para a marcadora.
Voltou a peça. e Aí oque faço agora? é a minha primeira vez fazendo manutenção? estou perdido?
Nããããooo!!!!
Olhe suas anotações, dê uma olhada no lay out e olhe as peças que está a sua frente em relação ao lay out. Vc irá perceber que o que fez é mais simples do ue imagina, pois vc organizou todo seu local de trabalho. tudo que anotou serviu para remanusear a marcadora. VC progrediu em seu conhecimento pois anotou, estudou todas as partes dela e nem percebeu nisso pois estava preocupado com a manutenção.Parabéns. Vc já está conhecendo sua marcadora sem perceber que fez um estudo detalhado dela junto a manutenção e montagem do histórico
Levante da cadeira, tome um ar, relaxe, alongue a coluna pois provavelmente vai estar doendo (quem nunca teve a coluna doendo por causa de manutenção de marcadoras e acessórios que jogue a primeira pedra)
volte ao seu local de trabalho. Coloque uma música, tire a esposa de sua frente, tire seus filhos de sua frente, se tranque em algum lugar. Dê preferência a uma loira, loira gelada na sua frente e começe o trabalho.
Se lembra das anotações o qual falei para ir fazendo e enumerando?
Vc fez algo em ordem crescente, agora vai fazer o passo a passo decrescente. Simples , mais simples que isso é impossível.
Vá voltando as peças para a marcadora, colocando os parafusos em paralelo
IMPORTANTE - Ao apertar os parafusos, não apertem demaise somente aperte em ordem paralela (técnicas de manutenção universal)
Observe o manual sempre quando for colcando as peças. Se vc anotou tudo em seu histórico , provavelmente nem irá olhar o manual, mas como sou de utilizar todas as ferramentas de verificação eu olho mais uma vez como check -up.
Colocou as peças e os parafusos? Observe em volta da mesa se tem algo faltando? Observe sem tem algum pino, trava, buraco vazio, faltando peça, em posição diferente, e etc...
Tudo okay?
Comece a apertar os parafusos levemente. Não aperte que nem uma amante que e a base do arroxo não, vá com calma e perceba no toque o ponto certo. Nuca aperte fortemente pois se precisar abrir novamente irá utilizar a chave L e assim poderá comer a rosca do parafuso e assim ficando que nem um doido aqui no forumprocurando peças de reposição para comprar pois vc mesmo estragou a peça.
Volte o frame (no caso de for separado)
Parafuse a mangueira de pressão no frame (como fez anteriormente para desparafusar) e limpe seu local de trabalho.
revise mais uma vez na mesa se tem alguma peça sobrando. Leia seu manual ( o seu histórico que fez durante todo tempo)
está tudo correto?
Conecte o cilindro de pressão (Co2 ou ar) e faça o teste. Se funcionou, parabéns!. em sua primeira manutenção vc conseguiu fazer tudo certo.
Se não conseguiu, veja se no frame(caso seja egrip) tem algo estranho. Se não for abilitado a mexer em uma placa, solenoide e etc.. não mecha. Somente observe se o egrip está voltando em pressão desejada. veja se o imâ está em boas condições. veja se a mola está em boa condição. veja se o gatinho est´bom e observe dentro se tem algum cabo eletronico solto, desencapado, estragado, velho.
Se não for o egrip e concertou meu parabéns.
guarde seu resultado para uma próxima manutenção , pois com certeza riá precisar destes datos pois eles são valiosos para sua marcadora.
Se seguir este passo a passo com certeza irá fazer algo correto 100%. Este método eu utilizo em meu trabalho e até uso uma planilha para manutenção de equipamentos.
A questão colocada aqui não foi sobre a manutenção de Tippmann, é sobre manutenção geral. nao importando se é tip, bt, rap4, smart ou marcadoras de speed.
O importante é ser organizado, fazer todos os relatos, seguir todos os procedimentos que vc mesmo irá montar. Não precisa ser basicamente as que estou postando, mas o importante é realisr todo o histórico e seguir em ordem crescente dos problemas e de dificuldades de peças.
Como disse, muitos não conseguem realizar boas manutenções, pois não seguem estas regras, partem para o mais difícil, nao se organizam e perdem muitas das vezes peças importantes para o bom funcionamento de suas marcadoras.
Elaborem o Check list. anexe o Lay out da marcadora, faça um check -in dele e mantenha-o guardado. tenho certeza que , com isso, poderá tranquilamente manusear seu material tranquilamente.
espero que tenho ajudado com isso a todos