Se você está com dificuldade em logar, esqueceu seu usuário e senha, por favor entre em contato conosco mandando uma mensagem em nossa página do facebook: Fórum Paintball Cenário que iremos lhe auxiliar.

Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Manutenção de marcadores e acessórios.
Avatar do usuário
spank
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 199
Registrado em: 01 Nov 2008, 13:04
Localização: Araraquara - SP

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por spank »

Depois que desmontei minha Alpha Black, não consigo mais faze-la voltar a ser como era antes.
Acho que exagerei um pouco no óleo, ta bem melada...do resto ta tudo ok...
porém quando atiro, o bolt da 2 tiros e o ferrolho volta pra frente, ai tenho que puxa-lo pra trás novamente.

:swat: :horse:

Alguém sabe me dizer o que poderia ser ?

Valeu !!!
Avatar do usuário
DJTom
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Out 2008, 16:00
Localização: Canoas - RS

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por DJTom »

spank escreveu:Depois que desmontei minha Alpha Black, não consigo mais faze-la voltar a ser como era antes.
Acho que exagerei um pouco no óleo, ta bem melada...do resto ta tudo ok...
porém quando atiro, o bolt da 2 tiros e o ferrolho volta pra frente, ai tenho que puxa-lo pra trás novamente.
Provavelmente é pelo excesso de lubrificação ou algum o-ring danificado!!!
Abra o marcador novamente. Verifique os o-rings internos. Retire o excesso de lubrificação (não lubrifique por dentro) e apenas pingue uma gotinha em cada o-ring interno e espalhe com o dedo por todo o o-ring (não é necessário retirá-lo do local). Creio que isto fará ela funcionar normalmente.

Quando faço a limpeza da minha Tipp98, dou apenas um leve pingo de óleo nos o-rings. Sempre ficou show!!! (é que sou meio chato pra limpeza do equipamento e por isso que faço manutenção/limpeza a cada 3 ou 4 partidas que dá na média de 1 manutenção por caixa de balls).

Depois posta o resultado!!!

Abço!!!
Avatar do usuário
Yuri Rodrigues
private
private
Mensagens: 60
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:09

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por Yuri Rodrigues »

Prezados(das)

Antes de mais nada , gostaria de dar meus parabens pelo OTIMO SITE , e um Abraço a todos os participantes !!!
Estou iniciando juntamente com meu filho este Hobbye , comprei 2 marcadores Icon X e uma Tippman 98 , minhas duvidas são muitas ( como todo todo iniciante ) porem as principais são : posso usar oleo de maquina de costura para lubrificar as partes metalicas ou WD40 ? para fazer a limpeza querosene ? e por ultimo posso retirar o cilindro ainda cheio do marcador para quarda-lo, existe alguma técnica ou é so desrosquear ?

Abraços

Yuri
Avatar do usuário
CoelhoPB
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 706
Registrado em: 10 Out 2008, 12:51
Localização: Blumenau-SC

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por CoelhoPB »

é "provavel" que óleo de máquina ira danificar os o'rings, óleos muito viscosos poderam piorar o deslize das peças e aumentar a vaiação no disparo, como por ex, se quer voltar o martelo("hammer") que desliza muito rapidamente pra frente e pra traz, tem óleo especial no mercado, que custa R$15,00 e dura um ano(sem exagero) e é esse o recomendado.
qq dúvida me procure, ou solicita a alguem do forum, bem vindo ao Painball!!!!!!!

pode, e deve tirar o cilindro após o uso, pra facilitar, pode jogar uma gotinha do mesmo óleo na rosca.(NÃO RECOMENDADO NO CASO DO USO DE AR COMPRIMIDO)somente para CO2, OK
Avatar do usuário
Yuri Rodrigues
private
private
Mensagens: 60
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:09

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por Yuri Rodrigues »

Valeu Amigo

Obrigado pelas informações e pelas boas vindas !!!

Abraços

Yuri
Avatar do usuário
Mortiis
Recruit
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Nov 2009, 18:20

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por Mortiis »

e ae rapaziada

sou novo no paintball, e comprei um tippmann 98 para começar

pois bem apos desmonta-la para uma limpeza, fiz tudo como o recomendado. mas apos fechar o marcador e dar uns disparos com CO2 vi q saia uma ligeira fumaça pelo bolt(aquela peça q puxa para engatilhar) alguem poderia me dizer se é normal ou fiz alguma coisa errada?

desde já obrigado
Avatar do usuário
CoelhoPB
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 706
Registrado em: 10 Out 2008, 12:51
Localização: Blumenau-SC

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por CoelhoPB »

fica tranquilo, aquilo ali é o gás que sai do power tube que impulsiona o hammer para traz, se vc não usa remote ou camara de expasão, o gás será masi branco ainda, sem problemas, esse é o motivo no qual aquela peça que vc engatilha volta para traz, e esse gás tem que sair por algum lugar, e ali é o lugas... :grin:
Avatar do usuário
Mortiis
Recruit
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Nov 2009, 18:20

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por Mortiis »

muito obrigado pela resposta amigo, fiquei mais aliviado.
Avatar do usuário
jremerich
private
private
Mensagens: 29
Registrado em: 27 Ago 2009, 07:28

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por jremerich »

CoelhoPB escreveu:é "provavel" que óleo de máquina ira danificar os o'rings, óleos muito viscosos poderam piorar o deslize das peças e aumentar a vaiação no disparo, como por ex, se quer voltar o martelo("hammer") que desliza muito rapidamente pra frente e pra traz, tem óleo especial no mercado, que custa R$15,00 e dura um ano(sem exagero) e é esse o recomendado.
qq dúvida me procure, ou solicita a alguem do forum, bem vindo ao Painball!!!!!!!

pode, e deve tirar o cilindro após o uso, pra facilitar, pode jogar uma gotinha do mesmo óleo na rosca.(NÃO RECOMENDADO NO CASO DO USO DE AR COMPRIMIDO)somente para CO2, OK
E aí coelho, blz?

Seguinte, você comentou em passar uma gotinha de óleo na rosca do cilindro. Fiz isso blz! Mas pretendo usar ar comprimido futuramente e o meu receio é quanto à lubrificação INTERNA. Eu não poderei mais lubrificar os o'rings internos quando estiver usando HPA?

Fiquei cabreiro agora! hahahahaha
Avatar do usuário
CoelhoPB
first sergeant
first sergeant
Mensagens: 706
Registrado em: 10 Out 2008, 12:51
Localização: Blumenau-SC

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por CoelhoPB »

não pode ser óleo a base de petrolio, tem que ser sintético,e não é aconselhavel usilizar esse na camara de pressão, tanto no marcador quanto no cilindri(principalmente), o problema é quando entra óleo no cilindro (HPA) alta pressão, o hammer e outras partes continua usando sem problemas, porém não use mais na roda do cilindro nem no fill niple, e não pingue mais gotas dentro da mangueira(inline) ou do remote!
Não vejo pq usar HPA em 98, masi tudo bem..... :loko:
Avatar do usuário
jremerich
private
private
Mensagens: 29
Registrado em: 27 Ago 2009, 07:28

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por jremerich »

CoelhoPB escreveu:não pode ser óleo a base de petrolio, tem que ser sintético,e não é aconselhavel usilizar esse na camara de pressão, tanto no marcador quanto no cilindri(principalmente), o problema é quando entra óleo no cilindro (HPA) alta pressão, o hammer e outras partes continua usando sem problemas, porém não use mais na roda do cilindro nem no fill niple, e não pingue mais gotas dentro da mangueira(inline) ou do remote!
Não vejo pq usar HPA em 98, masi tudo bem..... :loko:
Pois é.. todo mundo que eu falo que pretendo colocar HPA me chinga dizendo que é desnecessário... Mas creio que o custo seja mais baixo. Um simples cálculo é que em apresentações de eventos que vejo por aí os preços são basicamente os mesmos:

20oz - R$ 10,00
12oz - R$ 7,00
HPA - R$ 5,00 (independente da pressão ou do CI)

Sem contar que o HPA vc pode dividir uma scuba em 2 e mandar ver. O CO2 isso não é tão simples.

E um bom cilindro de HPA dá muito mais tiros que um 20oz de CO2, ou estou errado?
tecseg
lt. colonel
lt. colonel
Mensagens: 1979
Registrado em: 14 Jun 2008, 16:59
Localização: Nova Friburgo, RJ

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por tecseg »

Amigo, ficaria mais interessante mostrar um polimento interno que todos gostam de fazer. Utiliza lixa dágua
Avatar do usuário
landocf
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 126
Registrado em: 13 Abr 2010, 13:22
Localização: Angra dos Reis - RJ

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por landocf »

Muito bacana.... vou consultar este post com muita frequencia....

Sds.

Orlando. :legal:
Avatar do usuário
landocf
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 126
Registrado em: 13 Abr 2010, 13:22
Localização: Angra dos Reis - RJ

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por landocf »

Qual a quantidade de óleo ideal para um bom funcionamento do marcador????

:hlp:
Gunther
lance corporal
lance corporal
Mensagens: 160
Registrado em: 13 Dez 2009, 23:53

Re: Limpeza preventiva na Tippmann 98 Custom

Mensagem por Gunther »

Eu tenho um vídeo de manutenção para a 98.
Ele tem em torno de 15min. Muito legal.
Será que dá p postar aqui no fórum (tamanho, direitos autorais...)?
Caso seje permitido, eu posso dispô-lo.
Responder

Voltar para “Manutenção.”